Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Linhas de Pesquisa

Gestão em Segurança Social

Por segurança social entende-se a garantia dos direitos que protegem a integridade social, psíquica e biológica do indivíduo na sociedade. Neste sentido, pode-se afirmar que o conceito de segurança social incorpora o conceito de segurança humana desenvolvido no contexto das relações internacionais, baseado no humanitarismo, que introduz o ser humano no centro das atenções políticas. Assim, esta linha de pesquisa visa especialmente à proteção de Direitos diretamente relacionados à conquista da cidadania tais como direitos civis, políticos e sociais. Direitos estes que, no Brasil, não foram ainda totalmente conquistados e garantidos por grande parte da população.

Gestão de Políticas Ambientais

Esta linha de pesquisa possui como objetivo elaborar projetos que visem à formação nas áreas técnicas e científicas sobre gestão de políticas públicas sobre meio ambiente, de forma interdisciplinar, articuladas de um modo coeso com conhecimentos científicos sobre Meio Ambiente e Políticas Sociais, Planejamento e Gestão Ambiental, Legislação Ambiental, Educação Ambiental e Problemas Ambientais Regionais. Este entrelaçamento de diversas áreas relevantes dentro da área ambiental visa permitir aos profissionais que se interessem por esta linha de pesquisa, o desenvolvimento de uma visão integral dos problemas ambientais bem como capacitá-los para formularem estratégias voltadas para a sustentabilidade em suas atividades profissionais. A busca de procedimentos ambientalmente adequados e socialmente justos, aliando desenvolvimento econômico e sustentabilidade, é o grande desafio para esses profissionais e se constitui na contribuição efetiva desta linha.

Gestão de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação

Esta linha de pesquisa possui como objetivo, além de ampliar o conhecimento aplicado, contribuir para a formação de gestores das ações de governo, das empresas e das organizações não governamentais, em C&T&I. Destes gestores espera-se que atuem em um amplo arco. Desde a concepção de políticas de C&T&I, ao nível federal, ao nível das grandes agenciais de fomento e ministérios, até a gestão da aplicação dos recursos recebidos por órgãos dos poderes federal, estadual e municipal e por todas as formas de empresas, passando por uma atuação ao longo das cadeias que constituem o sistema de C&T e o Sistema de Inovação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página