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Produções e participações acadêmicas em 2023

Nesta seção estão listados artigos, resumos expandidos, resumos, capítulos de livro e livros, apresentando-se a referência, a modalidade, um resumo do texto, a linha de pesquisa a qual se vincula, e o link para o acesso ao trabalho, publicados e/ou apresentados durante o ano de 2023. No caso dos discentes e egressos, também são relacionados os orientadores.

Tal produção é composta por textos que foram aprovados e apresentados em livros, periódicos, eventos científicos e outras ocasiões voltadas para divulgação entre pares. A relação destes textos, organizada por ordem cronológica, não exaure toda a produção acadêmica de professores, técnicos, discentes e egressos do Programa.

Também estão relacionadas audiovisuais com palestras e participações dos membros do PPGGPPSS em eventos científicos.

 

2023 – Livros

Referência

Vínculo dos autores com o PPGGPP

Apresentação

SILVA N.; FERREIRA, R. A. . Formação de professores na Licenciatura em Biologia/UFRB: saberes em construção. 1. ed. Cruz das Almas: Editora UFRB, 2023. 224p

Docente do PPG_GPP Neilton da Silva

Esta obra, em formato de e-book, intitulada “Formação de professores na Licenciatura em Biologia/UFRB: saberes em construção” se constitui como uma produção coletiva de docentes e discentes do curso de Licenciatura em Biologia da UFRB. A sua intenção é disseminar saberes em construção por esses atores atuantes no curso, voltados a temas relevantes sobre a formação de professores. O livro se apresenta organizado em duas partes que se complementam. A primeira trata de temas pertinentes aos processos vivenciados por professores e estudantes nas escolas, ou nos processos de formação de professores, tais como: escola e disciplinarização dos corpos; afiliação de estudantes negros na UFRB, egressos da Licenciatura em Biologia, entre outros; já a segunda, volta-se para o debate sobre dinâmicas curriculares e o ensino de Ciências, com o foco em temas como a BNCC, materiais didático, práticas pedagógicas, conhecimento químicos e físicos dos licenciandos, ensino de Biologia na EJAI. Como uma obra em movimento, pretende contribuir para a formação docente tanto na Licenciatura em Biologia da UFRB, quanto nas escolas públicas da região do Recôncavo.

Formato

Linha de Pesquisa

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Livro

Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais

https://ufrb.edu.br/editora/component/chronoforms5/?chronoform=ver-livro&id=212

 

2023 - Capítulos de livros

Referência

Vínculo dos autores com o PPGGPP

Resumo

PIMENTEL, S. C.; PEREIRA, D. S. S. . Removendo barreiras por meio do desenho universal para a aprendizagem. In: Ana Carla Ramalho Evangelista Lima; Iron Pedreira Alves; Juliana Laranjeira Pereira. (Org.). Itinerários formativos para a docência universitária. 1ed.Feira de Santana: Zarte, 2023, v. , p. 1-303.

Docente do PPG_GPP Susana Pimentel

Este artigo é produto de estudos realizados, pelas autoras, durante o componente curricular “Educação e Diversidade no Contexto da Escola Brasileira” desenvolvido no Programa de Pós[1]Graduação em Educação - PPGE, na UFBA. Esses estudos objetivaram analisar a relação entre sociedade e escola, na perspectiva da educação especial e inclusiva, refletindo sobre como os processos psicossociais de inclusão conduzem à construção de uma escola que respeite e valorize a diferença de seus estudantes.

Formato

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Capítulo

Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais

https://editora.ioles.com.br/index.php/iole/catalog/download/203/390/623-1?inline=1

   

Referência

Vínculo dos autores com o PPGGPP

Resumo

PIMENTEL, S. C.; PEREIRA, D. S. S. . Removendo barreiras por meio do desenho universal para a aprendizagem. In: Ana Carla Ramalho Evangelista Lima; Iron Pedreira Alves; Juliana Laranjeira Pereira. (Org.). Itinerários formativos para a docência universitária. 1ed.Feira de Santana: Zarte, 2023, v. , p. 1-303.

Docente do PPG_GPP Susana Pimentel

 Não disponível

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Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais

 não disponível                                                                                                                          

  

Referência

Vínculo dos autores com o PPGGPP

Resumo

REIS, Karla Reuter dos. Empoderamento Feminino em foco: mulheres tecendo em rede e fortalecendo os “nós”.  In: Pinto Júnior, Joelias Silva; Logsdon, Louise (Org). Teresas empreendedoras: relatos de empoderamento e empreendedorismo feminino no Programa Teresa de Benquela. Guarujá: Científica Digital, 2023. P. 29-45

Mestranda Karla Reis

A participação neste livro vem como uma forma de compartilhar as alegrias, aprendizados, desafios e dores da realização de um projeto de extensão, aprovado pelo edital da Pró Reitoria de Extensão do IFMT, que integra o Programa Teresa de Benguela. Foram cinco meses intensamente vividos, no ano de 2017. O público-alvo foi um grupo de mulheres, com suas singularidades, sejam elas culturais, religiosas, trabalhadoras formais ou não. Muitas delas vieram do nordeste do país, em busca de uma vida melhor, proporcionada pela região do agronegócio. Estou falando de Campo Novo do Parecis, interior do Mato Grosso e, mais especificamente, do bairro Boa Esperança. Algumas apresentavam alta vulnerabilidade socioeconômica. Outras “apenas” não se viam enquanto mulheres. Nem capazes. Nem importantes. Iniciamos o projeto com 17 mulheres e finalizamos com oito. Algumas ficaram pelo caminho, impedidas pelos companheiros que não permitiram a participação, principalmente, por algumas atividades ocorrerem à noite. Os objetivos estavam alicerçados em ofertar a essas mulheres momentos de capacitação, através de práticas voltadas a produção de massas, pães e sequilhos, que pudessem ampliar as oportunidades para a geração de renda. Porém, nesse processo, a troca de saberes e principalmente, o fortalecimento e sentimento de pertencimento, enriqueceram a nossa trajetória. Desta forma, te convido a me acompanhar, neste relato de experiência, com o intuito de compartilhar mais conhecimento sobre projetos de extensão, emoções proporcionadas e crescimentos adquiridos.

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Capítulo

Linha 1: Gestão em Segurança Social

https://downloads.editoracientifica.com.br/books/978-65-5360-400-1.pdf

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPGGPP

Paragrafo inicial

SILVA N.; PAZ, M. S. . Percepções dos licenciandos em Biologia sobre os conhecimentos químicos e físicos. Formação de professores na Licenciatura em Biologia/UFRB: saberes em construção. 1ed.: Editora UFRB, 2023, v. , p. 173-.

Docente do PPG_GPP Neilton Silva

A obrigatoriedade do ensino de Ciências, durante o ensino funda[1]mental, representou um grande passo na educação científica, no Brasil, sobretudo a partir dos anos de 1950 (PORTO; RAMOS; GOULART, 2009). Entretanto, observa-se que o espaço escolar apresenta alguns desafios que dificultam a abordagem da alfabetização científica. Dentre eles, as  concepções e as crenças limitantes dos estudantes e professores em  torno da ciência, em decorrência da visão simplista sobre os métodos, as  estratégias pedagógicas descontextualizadas, entre outras. Tais obstáculos se deve ao dogmatismo dos conteúdos, a fragilidade das reflexões críticas, das poucas oportunidades de pesquisas sobre as situações de aprendizagem evidenciadas junto aos estudantes, bem como das lacunas na formação inicial de professores.

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Capítulo

Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais

https://ufrb.edu.br/editora/component/chronoforms5/?chronoform=ver-livro&id=212

  

Referência

Vínculo dos autores com o PPGGPP

Paragrafo inicial

SILVA N.; SOUZA, I. A. S. . Implicações da BNCC no Ensino e na Aprendizagem de Ciências. Formação de professores na Licenciatura em Biologia/UFRB: saberes em construção. 1ed.: Editora UFRB, 2023, v. , p. 109-

Docente do PPG_GPP Neilton Silva

Os processos de ensino e de aprendizagem ocorrem por meio de vivências mediadas, de natureza complexa, e fortemente marcadas por interações humanas, em articulação com objetos de conhecimentos capazes de contribuir para a formação cidadã. Para tanto, torna-se essencial a construção de um currículo que leve em conta as mudanças da  sociedade, os problemas sociocientíficos que ela enfrenta e o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação, cuja compreensão e definição das finalidades e das intencionalidades carecem de ser abordadas  desde a escola, extrapolando o ensino propedêutico e a aprendizagem  descontextualizada

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Capítulo

Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais

https://ufrb.edu.br/editora/component/chronoforms5/?chronoform=ver-livro&id=212

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPGGPP

Paragrafo inicial

SILVA N.; PASSOS, R. S. . Estratégias de afiliação de estudantes negros na Licenciatura em Biologia. Formação de professores na Licenciatura em Biologia/UFRB: saberes em construção. 1ed.Cruz das Almas: Editora UFRB, 2023, v. , p. 77-.

Docente do PPG_GPP Neilton Silva

A formação de professores de Ciências e Biologia no século XXI tem se dado num contexto de mudanças e incertezas, cujos reflexos se impõem nas indagações acerca do lugar e dos sentidos da docência na atualidade, bem como recaem sobre os saberes ao ofício de ensinar tais áreas do conhecimento, em consonância com os problemas sociais e científicos que enfrentamos hoje. Baseado no exposto, o currículo da formação de professores e as dinâmicas curriculares voltadas para um ensino facilitador da aprendizagem de Ciências e de Biologia, com foco nos estudantes pertencentes aos níveis e ou modalidades da Educação Básica, são pautas constantes no debate sobre a formação, a construção da identidade e a prática profissional docente desde o ingresso na graduação.

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Linha de Pesquisa

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Capítulo

Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais

https://ufrb.edu.br/editora/component/chronoforms5/?chronoform=ver-livro&id=212

  

Referência

Vínculo dos autores com o PPGGPP

Parágrafo inicial

SILVA, C. S. ; GARCIA, Rosineide Pereira Mubarack . Egressos da Licenciatura em Biologia da UFRB. In: Rosilda Arruda Ferreira; Neilton da Silva.. (Org.). Formação de professores na Licenciatura em Biologia/UFRB: saberes em construção. 1ed.Cruz das Almas/Bahia: EDUFRB, 2023, v. , p. 91-106.

Docente do PPG_GPP Rosineide Mubarack

Este capítulo apresenta reflexões sobre os egressos do Curso de Licenciatura em Biologia do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), resultado de um trabalho de conclusão de curso. No âmbito educacional, faz-se necessário realizar uma análise quanto à atuação profissional dos egressos, bem como verificar se a formação acadêmica proporcionada pela instituição no decorrer da graduação contribuiu no processo formativo e na sua vida profissional

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Linha de Pesquisa

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Capítulo

Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais

https://ufrb.edu.br/editora/component/chronoforms5/?chronoform=ver-livro&id=212

  

Referência

Vínculo dos autores com o PPGGPP

Parágrafo do texto

Cintrón, G. ; Schaeffer-Novelli, Y. ; Rovai, A.S. ; Coelho-Jr, C. ; Menghini, R.P. ; ALMEIDA, R. ; Vale, C. C. ; BERNINI, E. ; ABUCHALA, G. ; Cunha-Lignon, M. . Variability of Mangroves Along the Brazilian Coast: Revisiting.. In: Yara Schaeffer-Novelli; Guilherme Moraes de Oliveira Abuchahla; Gilberto Cintrón-Molero. (Org.). Brazilian Mangroves and Salt Marshes. 1ed.: Springer Nature Switzerland AG, 2023, v. , p. 43-65.

Docente do PPG_GPP Renato de Almeida

Brazil’s coastline contains landscape features that are favorable for mangrove development. By revisiting the 1990 paper entitled “Variability of Mangroves Along the Brazilian Coast,” we review aspects of the notion of variability, considering coasts among the most dynamic places on the planet, shifting from a theoretical to an empiric approach. In the previous work, hereafter referred to as the 1990 paper, we suggested mangroves developed in seven out of eight coastal segments inspired by the coastal environmental settings’ framework. We expand the previous work using concepts of complex systems theory to illuminate contemporaneous coastal management issues related to multiple spatial and temporal scales. Here, we suggest that these eight segments occur within three major process domains: Northernmost Domain, Central Deltaic Coast Domain, and Cabo Frio do Laguna Domain, where different factors work together to form geoecological characteristics that are unique, and irreplaceable if lost.

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Capítulo

Linha 2: Gestão de Políticas Ambientais

https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-13486-9

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPGGPP

Parágrafo do texto

ALMEIDA, R.; Schaeffer-Novelli, Y. ; DELGADO-MENDEZ, J. M. ; ABUCHAHLA, G. M. O. ; Coelho-Jr, C. . Contribution of Environmental Education to Mangrove Conservation. In: Yara Schaeffer-Novelli; Guilherme Moraes de Oliveira Abuchahla; Gilberto Cintrón-Molero. (Org.). Brazilian Mangroves and Salt Marshes. 1ed.: Springer Nature Switzerland AG, 2023, v. , p. 355-364.

Docentes do PPG_GPP Renato de Almeida e Jesus Mendez

Raising awareness about the ecological importance of one of the most productive ecosystems on this planet requires a call to emphasize the urgent need to strengthen conservation policies. Such efforts include environmental education programs. The national scientific literature on mangroves and environmental education highlights the educational challenges of marine biodiversity conservation. This chapter discusses experiences related to an educational program based on mangroves and associated systems which culminated in a national project: The Marvelous Mangroves Curriculum Guide. We emphasize that as important as creating new protected areas, mangrove educational programs are an indispensable part of the environmental management process itself. This experience suggests that the Ministry of the Environment should continue to strengthen the management of Brazilian coastal and marine protected areas, by also encouraging environmental education as a process to engage young citizens and their communities towards conservation.

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Linha de Pesquisa

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Capítulo

Linha 2: Gestão de Políticas Ambientais

https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-031-13486-9

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPGGPP

Parágrafo do texto

Anders J. Schmidt, Jesus Manuel Delgado-Mendez & Marília Cunha-Lignon. Mangrove and Salt Marsh Protected Areas in Brazil. In: Yara Schaeffer-Novelli; Guilherme Moraes de Oliveira Abuchahla; Gilberto Cintrón-Molero. (Org.). Brazilian Mangroves and Salt Marshes. 1ed.: Springer Nature Switzerland AG, 2023, v. , p. 355-364.

Docente do PPG_GPP Jesus Mendez

Concerns about protecting coastal wetlands in Brazil date back to the eighteenth century, and in the 1960s, mangroves and salt marshes were declared “Permanent Preservation Areas.” Environmental legislation currently includes a system of protected areas (PAs) within many different management categories. In addition to reviewing the history of those PAs in Brazil, this chapter discusses three issues: (i) the importance of PAs for guaranteeing mangrove and salt marsh ecosystems, (ii) the undermining of PAs resulting from the lack of resources and by recent changes in Brazilian legislation, and (iii) the increase in the numbers of officially designated areas that allow the sustainable use of natural resources – at the expense of areas requiring full protection (i.e., no-take areas). The chapter ends by discussing future mangrove conservation challenges as well as ideological and political explanations for the difficulties faced by the Brazilian system of PAs.

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Capítulo

Linha 2: Gestão de Políticas Ambientais

https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-031-13486-9_16

  

 

2023 - Artigos publicados em periódicos

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

MELO, ANALOUISE SANTOS DE ; GARCIA, ROSINEIDE PEREIRA MUBARACK . A Responsabilidade social nas instituições de ensino superior na perspectiva do modelo RSU Ursula: uma abordagem centrada na avaliação participativa. CAOS. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, v. 2, p. 316-336, 2023.

Discente e Docente do PPG_GPP

A Responsabilidade Social Universitária (RSU) é uma temática que tem ganhado espaço e se tornado relevante nos debates sobre o papel das instituições de ensino superior na promoção de ações que contribuam para o desenvolvimento da sociedade em múltiplos aspectos. Existem na literatura modelos que buscam orientar as instituições na tarefa de colocar a responsabilidade social em ação. Este artigo objetiva discutir a responsabilidade social universitária a partir do modelo publicado pela União de Responsabilidade Social Universitária Latino Americana (URSULA), que possui uma metodologia de autodiagnóstico institucional alinhado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas (ODS), entendendo-o como um método que tem enfoque na avaliação participativa. Perpassando pelo entendimento da responsabilidade social universitária não como um compromisso social, mas sim como uma obrigação, na qual se exige a imputabilidade do sujeito responsável que deve ser questionado e cobrado por suas atitudes, abordando o conceito e a importância da responsabilidade social universitária, apresentando o modelo e discorrendo sobre a avaliação centrada nos participantes. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre a temática nas bases de publicações científicas acessíveis e fontes documentais, como relatórios e manual. Concluiu-se que, apesar de novo, o modelo enfatiza a sustentabilidade e as relações internas e externas das instituições, e seu enfoque na avaliação participativa possibilita que a instituição se desenvolva ao longo da avaliação, e as instituições quando se propõem a adotá-lo desvelam o seu compromisso em aprimorar as suas dinâmicas, analisando pontos a serem melhorados e potencializando transformações nas estratégias e políticas institucionais.

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Linha de Pesquisa

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Artigo

Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais

https://periodicos.ufpb.br/index.php/caos/article/view/67362

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

COUTO PIMENTEL, S.; GUIMARÃES MIRANDA, T. ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REMOTO: NOTAS SOBRE PRÁTICAS CONSTRUÍDAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 64–84, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30831.

Docente do PPG_GPP, Profa. Susana Pimentel

O ensino remoto emergencial foi uma alternativa educacional encontrada para minimizar os efeitos das medidas de distanciamento social, durante a crise sanitária decorrente da pandemia da Covid 19, em virtude dos riscos de contágio pelo coronavírus SARS-COV-2. Essa mudança abrupta no meio de realização do ensino, do presencial para o remoto, gerou a necessidade de readequação das instituições com vistas a minimizar danos pedagógicos e garantir qualidade nos processos de ensino e aprendizagem. As readequações abrangeram aspectos diversos, dentre os quais: disponibilização de ferramentas digitais; ampliação das redes de dados; formação de professores; condições de acessibilidade etc. Nesse sentido, esta investigação teve como objetivo analisar produções divulgadas em periódicos do Brasil, no último biênio, sobre como os estudantes com deficiência foram incluídos no ensino remoto em cursos de graduação. Como metodologia foi utilizada a revisão de literatura, a partir de publicações divulgadas no Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados indicam, por um lado, um silenciamento acadêmico sobre a inclusão de estudantes com deficiência no ensino remoto emergencial, sendo encontrados apenas três artigos e, por outro lado, revela uma tendência de investimentos institucionais em recursos digitais acessíveis e pouca ênfase em acessibilidade metodológica no ensino mediado por tecnologias. Ademais, as produções analisadas abordam, majoritariamente, as condições de acessibilidade relativas à deficiência visual e auditiva. O silenciamento sobre essa temática ratifica a invisibilidade vivenciada por esse segmento da população na educação superior, sendo necessário reafirmar o direito de aprender por todos os estudantes e a criação de condições para esse fim.

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Linha de Pesquisa

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Artigo

Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais

https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30831.

  

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

Marins, Daniela & Lordelo, Lidiane. (2023). ANÁLISE DAS ÁREAS AMBIENTALMENTE PROTEGIDAS NA BACIA DO RIO CAPIVARI EM CRUZ DAS ALMAS – BA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DOS DADOS DO CEFIR. Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais. 10.9771/gesta.v0i2.54970.

Discente e Docente do PPG_GPP

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento de gestão ambiental criado pela Lei nº 12.651/12 em nível federal ou, em âmbito estadual na Bahia, denominado Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais. Seu principal objetivo é compilar informações sobre propriedades rurais, como Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente, para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico, visando combater o desmatamento. Essas informações são armazenadas em um banco de dados acessível ao público e podem subsidiar ações de monitoramento em áreas protegidas. A área da Bacia do Rio Capivari, localizada no município de Cruz das Almas (BA), foi selecionada como área de estudo devido à sua relevância para a segurança hídrica da região, além da preocupação com o atual cenário de uso e ocupação do solo da mesma. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo geral analisar o atual cenário dos imóveis rurais localizados na bacia do Rio Capivari, com ênfase nas áreas ambientalmente protegidas, por meio do banco de dados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), com o intuito de sinalizar a importância deste instrumento de regularização ambiental dentro da política de conservação ao meio ambiente. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, visando um estudo detalhado dos marcos teóricos e legais; e a utilização da plataforma do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), para coleta dos dados e posterior confecção de mapas temáticos da área de estudo para discussão da conformidade com a legislação vigente. Por meio desse estudo foi possível detectar uma baixa adesão dos proprietários rurais, localizados na área de estudo, e informações com baixa confiabilidade por se tratar de um cadastro autodeclaratório, esse cenário torna-se um importante impulsionador na discussão estratégica sobre a atuação dos órgãos ambientais no processo de validação desse instrumento de gestão ambiental.

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Artigo

Linha 02 -  Gestão de Políticas Ambientais

https://periodicos.ufba.br/index.php/gesta/article/view/54970

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

  1. SANTOS, I. C. P. dos; OLIVEIRA NETO, J.  S.; GARCIA, J. C.D.  Inovação e o desenvolvimento regional de municípios de pequeno e médio porte no Recôncavo da Bahia: desafios e oportunidades. v. 10 n. 10 (2023): Agora é nós por nós" : as políticas de ação afirmativa e a (re)organização política afro-indígena nas universidades 

Egresso e Docentes do PPG_GPP

O desenvolvimento regional em suas diversas esferas está intimamente ligado à melhoria das dinâmicas e estruturas dos ambientes de inovação e empreendedorismo das cidades, sejam elas urbanas ou rurais. Grande parte dos municípios baianos compartilham o desafio de estruturar estes ambientes, pois envolve a concepção e execução de iniciativas e políticas públicas, identificação e participação de múltiplos atores estratégicos nos mais variados eixos de atuação. O presente estudo busca identificar quais os principais desafios em comum dos Municípios de Pequeno e Médio Porte do Recôncavo da Bahia na busca do desenvolvimento regional, e por outro lado propor alternativas de atuação. A proposta metodológica conceitua-se como uma pesquisa exploratória de caráter descritivo, e utiliza técnicas de revisão bibliográfica e documental. Dentre os principais resultados, destaca-se o papel do estímulo à inovação e empreendedorismo como importante elo propulsor do desenvolvimento regional para os municípios do Recôncavo da Bahia.

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Artigo

Linha 03 -  Gestão de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação

https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7163

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

COUTO PIMENTEL, S.; GUIMARÃES MIRANDA, T. ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REMOTO: NOTAS SOBRE PRÁTICAS CONSTRUÍDAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 64–84, 2023. DOI: 10.21680/1984-3879.2021v21n1ID30831

Docente do PPG_GPP

O ensino remoto emergencial foi uma alternativa educacional encontrada para minimizar os efeitos das medidas de distanciamento social, durante a crise sanitária decorrente da pandemia da Covid 19, em virtude dos riscos de contágio pelo coronavírus SARS-COV-2. Essa mudança abrupta no meio de realização do ensino, do presencial para o remoto, gerou a necessidade de readequação das instituições com vistas a minimizar danos pedagógicos e garantir qualidade nos processos de ensino e aprendizagem. As readequações abrangeram aspectos diversos, dentre os quais: disponibilização de ferramentas digitais; ampliação das redes de dados; formação de professores; condições de acessibilidade etc. Nesse sentido, esta investigação teve como objetivo analisar produções divulgadas em periódicos do Brasil, no último biênio, sobre como os estudantes com deficiência foram incluídos no ensino remoto em cursos de graduação. Como metodologia foi utilizada a revisão de literatura, a partir de publicações divulgadas no Portal de Periódicos da CAPES. Os resultados indicam, por um lado, um silenciamento acadêmico sobre a inclusão de estudantes com deficiência no ensino remoto emergencial, sendo encontrados apenas três artigos e, por outro lado, revela uma tendência de investimentos institucionais em recursos digitais acessíveis e pouca ênfase em acessibilidade metodológica no ensino mediado por tecnologias. Ademais, as produções analisadas abordam, majoritariamente, as condições de acessibilidade relativas à deficiência visual e auditiva. O silenciamento sobre essa temática ratifica a invisibilidade vivenciada por esse segmento da população na educação superior, sendo necessário reafirmar o direito de aprender por todos os estudantes e a criação de condições para esse fim.

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Artigo

Linha 1: Gestão em Segurança Social

https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/30831

  

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

SPOSATI, A.; ARAÚJO, E. T.; BOULLOSA, R. F. Assistência Social e Desenvolvimento Social: regressão de direitos socioassistenciais?. Revista Vértices, [S. l.], v. 25, n. 2, p. e25220624, 2023. DOI: 10.19180/1809-2667.v25n22023.20624. Disponível em: https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/20624. Acesso em: 30 ago. 2023.

Professor Edgilson Tavares

O Desenvolvimento Social enquanto um campo mais amplo que a Política de Assistência Social, quando rebaixada à condição de ação tuteladora, tem sido uma questão presente insistentemente na orientação neoliberal. A questão esteve presente em debates no processo de transição do novo Governo Luís Inácio Lula da Silva (2023-2025), que buscou construir um modelo de concertação direcionado ao restauro democrático. Governos de 2016 a 2022 destituíram a condição do Estado garantidor de direitos sociais. Ilusoriamente apresentavam a lógica da oferta de emancipação e cidadania pela inserção no trabalho, num contexto de grande desemprego e aumento das desproteções sociais. Políticas de proteção social foram rechaçadas, destituídas de recursos, de participação social, de coordenação interfederativa. É dever do Estado Social e do Estado Fiscal resgatar e fortalecer o Sistema Único de Assistência Social e garantir direitos constitucionais. Este texto visa a tensionar a compreensão dos elementos que distinguem a direção do desenvolvimento social da política de assistência social, entendendo que não são sinônimos e nem antônimos. São trazidos argumentos históricos e analíticos sobre tal compreensão situando desafios atuais e futuros para o SUAS.

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Artigo

Linha 1: Gestão em Segurança Social

https://editoraessentia.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/20624

  

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

SANTANA, B. N.; ROCHA, A. G. P. . Capital social e gestão: estudo de caso da Associação de Artesãs do CHITARTE em Cachoeira – Bahia. BAHIA. Tessituras - Revista de Antropologia e Arquitetura, p. 165 - 176, 20 jan. 2023.

Mestranda Bárbara Nunes Santas.

Esse artigo aborda o capital social na gestão de um grupo de artesãs, através de um estudo de caso na Associação Artesanal Chitarte de Cachoeira Bahia, localizada no Recôncavo. Teve como objetivo geral compreender os efeitos do capital social na gestão de um empreendimento da economia solidária. O trabalho foi baseado na coleta de dados primários e secundários, a partir de uma abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas com as artesãs e com integrantes das organizações de assessoria de gestão desenvolvida no empreendimento. Foi utilizado, também, um conjunto de informações registradas no processo de assessoria do grupo. A análise, pautada em diferentes dimensões do capital social, revelou que a Chitarte, com o trabalho de assessoria, tem uma trajetória de fortalecimento no processo organizativo, evidenciando a presença de capital social. Os avanços ocorridos podem ser associados à melhoria na gestão, pautada no fortalecimento das relações de confiança e solidariedade entre as artesãs.

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Linha de Pesquisa

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Artigo

Linha 1: Gestão em Segurança Social

https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/tessituras/article/view/4889

  

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

DANTAS, Lys Maria Vinhaes; MONTEIRO, D. A. A. . TCC em gestão pública: Profissionalização e inovação. CADERNOS DE GESTÃO PÚBLICA, v. 28, p. 1-20, 2023.

Profa. Lys Vinhaes

Neste artigo, são discutidos o papel e a adoção do trabalho de conclusão de curso (TCC) em formatos monográficos e não monográficos, e uma reflexão sobre as contribuições da avaliação como indutora da adoção de TCCs voltados para o desenvolvimento de tecnologias de Gestão Pública. De início, o texto apresenta uma discussão sobre o que é um trabalho de conclusão de curso e os tipos de TCC. Na sequência, é apresentado um levantamento de TCCs adotados pelos Cursos Superiores Tecnológicos de Gestão Pública no Brasil. Fica patente que são poucos os cursos que divulgam informações sobre a adoção ou não de TCC, e há pequeno número de cursos que lidam com o TCC no formato não tradicional. Conclui-se com uma defesa da adoção de TCCs que incentivem o desenvolvimento de tecnologias de gestão pública e com reflexão sobre como os critérios de avaliação asseguram ou dificultam o desenvolvimento de TCCs.

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Linha de Pesquisa

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Artigo

Linha 1: Gestão em Segurança Social

https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc/article/view/88561

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

BONFIM, ALAN FERREIRA ; DOS SANTOS, JURACY MARQUES ; DE ALMEIDA, RENATO ; ANICETO, ELON SOUZA . Ethno-Ornithological Study of Cinegetic Avifauna in the Jaguarari Mountain Region, Bahia, Brazil: Food Practices and Conservation. RGSA (ANPAD), v. 18, p. e04563, 2023.

Docente do PPG_GPP Renato de Almeida

Objective: The research objective was to record the species of cinegetic birds, capture techniques used by hunters, and implement practices that preserve mountain birds. Method: The study adopted a qualitative-quantitative methodology. Data collection occurred through interviews with local experts, focusing on investigating the use of avifauna by rural communities and its implications for conservation in the region. Results and conclusions: The knowledge of 20 rural residents of the municipality of Jaguarari, Bahia, Brazil, was recorded. We identified 11 ethnospecies used as trophic resources, in which birds with high body mass are the hunting targets. Regarding the capture, five techniques were recorded (arapuca, trapdoor, slingshot, shotgun, and jackfruit sap). Thus, the diversity of technologies in hunting birds is remarkable and common in the region.x

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Linha de Pesquisa

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Artigo

Linha 2: Gestão de Políticas Ambientais

https://rgsa.emnuvens.com.br/rgsa/article/view/4563

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

Ojú, E. ; Viana, T.C.X. ; Teixeira, M.C. ; ALMEIDA, R. ; Paiva, J.M. ; Aguiar, V. . Educação Ambiental Crítica e Filosofias Africanas na planície quaternária do Rio Doce. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 10, p. 1-23, 2023.

Docente do PPG_GPP Renato de Almeida

Propomos uma bibliografia inicial para reconhecer, discutir e analisar o fazer filosófico de tradições africanas e indígenas presentes na planície quaternária do Rio Doce, localizada no litoral norte do estado do Espírito Santo, recortando especificamente as cidades de Conceição da Barra, São Mateus e Linhares. Deduz-se que tais tradições filosóficas — em especial, a cosmologia Bantu-Kongo, verificada nas festas e manifestações culturais das chamadas brincadeiras em devoção a São Benedito, compreendidas enquanto epistemologias geradas pela auto-organização política dos brincantes quilombolas do Sapê do Norte — possam auxiliar educadores(as) ambientais em sua prática docente crítica, bem como nas modalidades pedagógicas emancipadoras e contra-hegemônicas, como a educação do campo e quilombola.

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Artigo

Linha 2: Gestão de Políticas Ambientais

https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19734

 

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

ALMEIDA, R.; Oliveira, A.R. de ; Melo, R.M.S. . Educação ambiental junto as Paneleiras de Goiabeiras: uso sustentável da casca de mangue vermelho. REVISTA GUARÁ, p. 1, 2023.

Docente do PPG_GPP Renato de Almeida

As "Paneleiras de Goiabeiras", em Vitória-ES, são artesãs tradicionais que utilizam cascas da árvore Rhizophora mangle para pintar panelas de barro. Porém, essa prática tem impactado negativamente os manguezais, levando à morte das árvores. O “modo de fazer” panelas de barro é o primeiro patrimônio cultural imaterial brasileiro. Em 1997, foram realizadas atividades de extensão e educação ambiental para desenvolver estratégias de gestão do ecossistema de forma participativa. Grupo focal foi a técnica utilizada, além de entrevistas com 30 artesãs e 3 casqueiros, para coleta de dados. Duas avaliações foram conduzidas (Março/2000 e Março/2001) para monitorar mudanças de atitudes e comportamentos na comunidade. A extração de casca é individual e informações sobre áreas de mangue inexploradas não são compartilhadas. Após 20 meses, constatou-se que os casqueiros continuavam removendo a casca, porém, dessa vez, escolhendo árvores maduras com maior concentração de taninos. As artesãs também melhoraram o planejamento da produção, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência da pintura das panelas. É essencial envolver instituições e a sociedade civil no diálogo sobre a conservação dos manguezais, incluindo as Paneleiras de Goiabeiras. A preservação do ecossistema é crucial para garantir a continuidade dessa tradição cultural.

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Artigo

Linha 2: Gestão de Políticas Ambientais

https://periodicos.ufes.br/guara/article/view/40789

 

 2023 - Artigos publicados em anais de eventos

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

PIMENTEL, L. S. ; GARCIA, Rosineide Pereira Mubarack . As práticas avaliativas compartilhadas nos repositórios institucionais das universidades públicas da Bahia. In: II Congresso Nacional de Avaliação para Aprendizagem - II CONAAP, 2023, Salvador/Bahia. Anais do Congresso de Avaliação para Aprendizagem: olhar sensível às diferenças. Salvador/Bahia: - II CONAAP, 2023. p. 1-12.

Docente do PPG_GPP

Avaliar faz parte da vida, seja no âmbito pessoal ou profissional, na forma de ver o mundo e de nos colocar nele. No contexto educacional, o campo da avaliação pode envolver diferentes dimensões sobre os resultados escolares, políticas institucionais, políticas e programas de avaliação da rede básica e superior. Desta forma, investigar sobre as práticas avaliativas desenvolvidas pelos docentes é colocar em evidência a relevância das ações, modelos, instrumentos, procedimentos e função da avaliação da aprendizagem no contexto educativo. Para dialogar sobre o tema: Hoffmann (2002); Sant’Anna (1995); Guba e Lincoln (1989). Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas avaliativas compartilhadas nos Repositórios Institucionais (RI) das universidades públicas da Bahia. Para realização desta pesquisa foram utilizadas as características teórico metodológicas da pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, com finalidade descritiva. Foi identificado uma avalição com muitas dimensões, porque não as retratam apenas aos estudantes e sim a própria práxis dos docentes. Os trabalhos revelaram uma prática pautada na negociação, segundo o modelo da quarta geração onde é característico o diálogo entre docentes e estudantes. Identificamos também, que o planejamento é uma etapa fundamental para avaliar com eficiência, sendo a garantia do sucesso para efetivação da aprendizagem, e a diversificação dos instrumentos avaliativos corroboram para avaliação eficaz, é pressuposto para o desenvolvimento de habilidades e competências que serão essenciais para elevar a comunicação, consequentemente o aprendizado dos estudantes.

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Artigo em Anais de Eventos

Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais

https://www.even3.com.br/anais/iiconaap/633919-as-praticas-avaliativas-compartilhadas-nos-repositorios-institucionais-das-universidades-publicas-da-bahia/

 

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

PEREIRA, D. S. S. ; PIMENTEL, Susana Couto . FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: CONSTRUINDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2023, São Carlos. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial. Campinas: Galoá, 2023. v. 10. p. 1-17.

Docente do PPG_GPP

A formação continuada de professores sobre o Desenho Universal para Aprendizagem foi o produto educacional da pesquisa de mestrado realizada com professores do Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e da EJA. Entende-se que a formação do professor se caracteriza como ponto substancial para a escola se tornar inclusiva . Assim, a formação teve como objetivos: conhecer os princípios orientadores do DUA como estratégia para construção de práticas pedagógicas inclusivas; refletir sobre as implicações das práticas pedagógicas baseadas no DUA no processo de inclusão de estudantes; e elaborar planejamentos pedagógicos baseados no DUA. A pesquisa colaborativa possibilitou que os professores refletissem sobre saberes e fazeres pedagógicos, com vista a assumirem práticas pedagógicas inclusivas. Ao final da formação os professores demonstraram apropriação do conhecimento teórico trabalhado, aplicando na elaboração de planejamentos baseados nos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem, sendo o curso avaliado positivamente.

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Artigo em Anais de Eventos

Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais

https://proceedings.science/cbee/cbee-2023/trabalhos/formacao-continuada-de-professores-sobre-o-desenho-universal-para-aprendizagem-c?lang=pt-br

 

   

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

PIMENTEL, Susana Couto; MIRANDA, T. G. . ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REMOTO: ESTUDO EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR. In: Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2023, São Carlos. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial. Campinas: Galoá, 2023. v. 10. p. 1-18

Docente do PPG_GPP

As políticas afirmativas têm promovido a reparação de uma história de exclusão educacional de pessoas com deficiência, assegurando acesso a todos os níveis de ensino. No início da década de 2020, devido à pandemia da Covid-19, foi adotado o distanciamento social para redução do risco de contágio pelo coronavírus. Essa atitude envolveu a adoção do ensino remoto para manutenção das atividades letivas nas instituições de ensino, gerando demandas de acessibilidade de estudantes com deficiência, sobretudo nas dimensões digital, metodológica e comunicacional. Esta pesquisa objetivou analisar medidas adotadas pelas instituições de educação superior quanto à acessibilidade de estudantes com deficiência ao ensino remoto. A metodologia utilizada envolveu a aplicação de questionário enviado às dez instituições públicas de educação superior com sede na Bahia, com retorno de oito instituições. Os resultados demonstraram: investimento na formação de professores; construção de normativos e orientações sobre as atividades acadêmicas; e busca de condições de acessibilidade ao ensino remoto. As dificuldades enfrentadas pelos estudantes com deficiência envolveram barreiras comunicacionais, digitais, metodológicas, atitudinais e instrumentais. Devido a tais barreiras, registrou-se o trancamento de matrículas por estudantes com deficiência, embora tenha sido ressaltado o compromisso das instituições com ações voltadas à permanência e à equidade.

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Artigo em Anais de Eventos

Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais

https://proceedings.science/cbee/cbee-2023/trabalhos/estudantes-com-deficiencia-no-ensino-remoto-estudo-em-instituicoes-publicas-de-e?lang=pt-br

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

CRUZ, F. N. B. ; SILVA, Suylan de Almeida Midlej e, DANTAS, Lys Maria Vinhaes . De qual interdisciplinaridade estamos falando? Ementários de projetos pedagógicos de cursos do Campo de Públicas. In: Anais do VIIII Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração. Florianópolis: Imaginar o Brasil Editora, 2023. v. 1. p. 360-374

Profa. Lys Vinhaes

Há duas décadas, o Campo de Públicas vem se constituindo e se apresenta ora como área de conhecimento multidisciplinar, ora como área de conhecimento interdisciplinar. Seus processos de articulação de saberes e formação voltam-se à atuação nos âmbitos das políticas públicas, da administração pública e da gestão social. Ao ser artefatualizado por professores, pesquisadores, estudantes e demais profissionalidades “de públicas”, o Campo se vincula de modo denso a áreas de conhecimento de ciências sociais aplicadas e ciências humanas, apresentando distinções nos processos formativos entre as ênfases de abordagem política, administrativa, sociológica e filosófica, jurídica e contábil ou metodológica, a depender da historicidade e do tipo de curso oferecido. Este paper é um dos produtos preliminares da investigação realizada pela Rede de Pesquisa do Campo de Públicas (RPCP), realizada pela Diretoria de Pesquisa da Associação Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas (ANEPECP), e compartilha a análise textual dos ementários de 47 projetos político-pedagógicos de cursos (PPC) de graduação. Nesta reflexão, o propósito é compartilhar as interpretações da Rede sobre as disciplinas obrigatórias de cursos do campo, discorrendo sobre algumas nuances dos caminhos entre a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade percorridos na formação acadêmica de cursos tecnólogos e de bacharelado de Administração Pública, Gestão Pública, Gestão de Políticas Públicas e correlatos.

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Artigo em anais de evento

Linha 1: Gestão em Segurança Social

https://drive.google.com/file/d/1luWMNm-mJE3esOMPKn-A4pLKkyySmV2d/view

     
     

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

LIMA, Juliene Vieira Correia. Análise do Índice Oxford COVID-19 Government Response Tracker (OXCGRT) como Instrumento de Avaliação Políticas Públicas. In: Anais do VIII Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração, 2023, Florianópolis.

Mestranda Juliene Vieira Correia Lima

No contexto da pandemia Sars-COV 02, esse artigo tem como objetivo principal: analisar a aplicação do Índice Oxford Covid-19 Government Response Tracker (OXCGRT), como instrumento de Avaliação de Políticas de Combate ao Covid -19, e sua adequação à realidade brasileira.

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Artigo em anais de evento

Linha 1: Gestão em Segurança Social

https://y0leyygp.r.us-east-1.awstrack.me/L0/https:%2F%2Fredeord.org%2F2023-viii-coloquio-internacional-de-epistemologia-e-sociologia-da-ciencia-da-administracao%2F/1/01000188c4af4f05-b0326541-81a0-4b93-b08e-7744a94fd564-000000/Jw4Vkj97NPR4DMvFhgL1imH-7gU=326

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

DANTAS, LYS MARIA VINHAES; JESUS, Lucidalva Conceição de . Implicações da pesquisa A percepção dos munícipes de São Félix ? Bahia sobre as atribuições do Conselho Tutelar. In: X EBAP - Encontro Brasileiro de Administração Pública, 2023, Brasília. Anais do X Encontro Brasileiro de Administração Pública, 2023. p. 1-14.

Docente do PPG_GPP Lys Vinhaes

Apresentamos a pesquisa A percepção dos munícipes de São Félix – Bahia sobre as atribuições do Conselho Tutelar, assim como suas implicações, dado que uma das pesquisadoras também atua como Conselheira Tutelar. Para assegurar a garantia da defesa dos direitos, conselheiros devem exercer suas atribuições baseadas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Em 2022, com objetivo geral de analisar as semelhanças e divergências entre as atribuições do Conselho Tutelar previstas na norma e as demandas de munícipes registradas em atas, foi realizada análise documental nos livros de registros de casos de 2016 e 2017. Foram analisados 221 casos. Conclui-se que os munícipes de São Félix veem o órgão como repressor / protetor das crianças e adolescentes, e não como zelador do cumprimento dos seus direitos. Após conclusão da pesquisa, seus resultados foram discutidos com o CMDCA, ASCOM-Prefeitura e o próprio Conselho, quando foram definidas linhas de ação para corrigir distorções.

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Artigo em Anais de Eventos

Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais

https://sbap.org.br/ebap-2023/anais/documento_final-181.pdf

 

 

 

 

2023 - Resumos expandidos

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

SILVA, E. M. da; RODRIGUES, E. S.; PINTO, D. M. R. ; REIS, D., ABDUD, E. B., FERREIRA, R. dos S., COELHO, F. N. A importância da ética para o profissional contábil. In: Anais do V Congresso Sul-Americano de Pesquisa da Educação Adventista, Cachoeira, 2023. v. 1.

Mestre Felipe Novaes Coelho

 

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Resumo expandido

Linha 1: Gestão em Segurança Social

 

 

2023 - Resumos

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

SILVA, E. M. ; KEFFER, N. D. ; PINTO, D. M. R. ; REIS, D. ; ABBUD, E. B. ; FERREIRA, R. S. ; COELHO, F. N. . A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO DAS PESSOAS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL. In: Anais do V Congresso Sul-Americano de Pesquisa da Educação Adventista, 2023, Cachoeira.

Mestre Felipe Novaes Coelho

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Resumo simples

Linha 1: Gestão em Segurança Social

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