Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Produções e participações acadêmicas 2024

Nesta seção estão listados artigos, resumos expandidos, resumos, capítulos de livro e livros, apresentando-se a referência, a modalidade, um resumo do texto, a linha de pesquisa a qual se vincula, e o link para o acesso ao trabalho, publicados e/ou apresentados durante o ano de 2024. No caso dos discentes e egressos, também são relacionados os orientadores.

Tal produção é composta por textos que foram aprovados e apresentados em livros, periódicos, eventos científicos e outras ocasiões voltadas para divulgação entre pares. A relação destes textos, organizada por ordem cronológica, não exaure toda a produção acadêmica de professores, técnicos, discentes e egressos do Programa.

Também estão relacionadas audiovisuais com palestras e participações dos membros do PPG_GPP em eventos científicos.

 

2024 - Capítulo de livro

Referência

Vínculo dos autores com o PPGGPP

Parágrafo do texto

Costa, Marcela da Conceição ; Pinheiro, Josemare Pereira dos Santos ; ALMEIDA, RENATO DE ; Silva, Elizabete Rodrigues da . REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE MEIO AMBIENTE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ELEMENTOS PARA A FORMAÇÃO CONTIUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. In: BORGES, A.J.S.; SILVA, E.R.; PINHEIRO, J.P.S.. (Org.). Desenvolvimento e meio ambiente: interface para transformações regionais. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2024, v. , p. 66-82.

Docente do PPG_GPP Renato de Almeida

[..] o presente estudo objetiva, de modo geral, identificar as representações sociais de meio ambiente dos(as) professores(as) do Ensino Fundamental e da Educação Infantil da rede pública municipal Cruz das Almas-BA, buscando elementos para a proposição de uma formação continuada docente na perspectiva ambiental. Especificamente, objetiva identificar os elementos das representações sociais de meio ambiente compartilhadas pelo grupo de professores(as) do Ensino Fundamental e da Educação Infantil; mapear as práticas pedagógicas de educação ambiental desenvolvidas pelos(as) professores(as); e, destacar as relações das práticas pedagógicas em EA com as RS’s de meio ambiente expressas pelo grupo.

Formato

Linha de Pesquisa

Link

Capítulo

Linha 2: Gestão de Políticas Ambientais

https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/dowload-post/84245

 

2024 - Artigos publicados em periódicos

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

MACEDO LEAL, Manuela; DE ALMEIDA, Renato. Revisão narrativa da educação ambiental freiriana: apontamentos recentes. Revista Sergipana de Educação Ambiental, [S. l.], v. 11, p. 1–32, 2024. DOI: 10.47401/revisea.v11.19724.

Egressa e Docente do PPG_GPP

O presente ensaio apresenta resultados de uma revisão de periódicos das plataformas Scielo e Google Acadêmico que tratam da Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Foram utilizados na meta-análise apenas os artigos científicos publicados no período de cinco anos entre 2017 e 2022 que tinham em seu título as expressões ‘Educação Ambiental’ e ‘Paulo Freire’ ou ‘Freiriana’. Foram excluídos da revisão: artigos sem resumo/abstract; publicados em revistas sem avaliação e que deixaram de utilizar alguma referência direta da obra de Paulo Freire. Os resultados apontaram que em sua maioria foram realizadas pesquisas bibliográficas e que houve um esforço comum dos autores em traduzir a Educação Ambiental numa perspectiva Freiriana. Alguns artigos tentaram construir uma verdadeira metodologia para a ‘Educação Ambiental Freiriana’. A análise permitiu concluir que a Educação Ambiental tradicionalmente normativa deve ser superada, dando lugar a construção de uma educação não neutra, autocrítica, construtivista e libertadora.

Formato

Linha de Pesquisa

Link

Artigo

Linha 02 -  Gestão de Políticas Ambientais

https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/19724

 

2024 - Artigos publicados em anais de eventos

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

SANTANA, Bárbara Nunes de. ASSESSORIAS PARA QUEM OFERTADAS: o olhar de artesãs do Recôncavo da Bahia sobre o CESOL Recôncavo. V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) ISSN:  2595-5187. Belo Horizonte, 4 a 6 de Setembro de 2023

Discente do PPG_GPP

O presente estudo discute a política de assessoria técnica em gestão de empreendimentos econômicos solidários (EES) implementadas pelo Centro Público de Economia Solidária (CESOL Recôncavo) para o segmento do artesanato.  No Brasil houve um aumento da atuação de pesquisadores, organizações e políticas públicas em assessoria de gestão para EES.  A gestão é algo complexo e precisa ser feita nos EES na troca de saberes e na coletividade dos(as) sócios(as), o que nem sempre acontece.  Neste estudo, buscou-se entender as implicações das práticas metodológicas da assessoria em gestão aplicadas pelo CESOL Recôncavo para empreendimentos solidários de artesãs. Foi realizada pesquisa de campo com aplicação de entrevistas semiestruturadas, uso de relatos e conversas informais com 30 artesãs de EES assessorados pelo Centro, e análise de relatório técnico de atividade do   CESOL.   Pela   percepção   das   artesãs   pesquisadas, observa-se   que   as   práticas metodológicas implementadas pelo Centro nas assessorias adotam elementos de uma educação tradicional e com baixa participação das assessoradas.  A partir da reflexão das artesãs, sugere-se uma mudança nessas práticas, com atenção à educação popular e princípios da economia solidária para assegurar a autonomia e sustentabilidade dos EES e suas associadas

Formato

Linha de Pesquisa

Link

Artigo em Anais de Eventos

Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais

https://anepecp.org/ojs/index.php/br/article/view/322/165

 

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

DANTAS, Lys Maria Vinhaes; SILVEIRA, Olivia Silveira; GUIMARAES, Larissa Trindade. Democratização da Educação Superior e políticas de enfrentamento à evasão. V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) ISSN:  2595-5187. Belo Horizonte, 4 a 6 de Setembro de 2023

Docente do PPG_GPP Lys Dantas

No cenário de políticas de educação superior que levem à sua democratização, no Brasil, este texto se junta a outros ao defender que o uso de um indicador inadequado – o de evasão de curso – pode mascarar a realidade e dificultar a tomada de decisões nos centros de ensino/universidades.  Para tanto, analisa as 10 metas e estratégias da Política de Enfrentamento à Evasão do CAHL-UFRB, construída com base em dois diagnósticos e em uma revisão sistemática de literatura. A política, implementada em 2023, foi desenvolvida de maneira coletiva e já é possível observar alguns resultados. A partir deles, argumentamos que: 1) a Política de Enfrentamento à Evasão, enquanto não houver uma melhor definição do conceito  de  evasão,  não  trará  resultados  esperados;  2)  outros  indicadores  devam  ser pensados e assumam centralidade na gestão universitária, como o indicador de mobilidade e como o indicador de evasão de instituição (no lugar de curso); e 3) a forma de registro dos discentes seja alterada, de modo a favorecer seu acompanhamento cada vez que ele ou ela mudem de curso ou que continuem seus estudos na pós-graduação.

Formato

Linha de Pesquisa

Link

Artigo em Anais de Eventos

Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais

https://anepecp.org/ojs/index.php/br/article/view/79/244

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

SANTOS, Sérgio Mascarenhas; MONTEIRO, Doraliza Auxiliadora Abranches; DANTAS, Lys Maria Vinhaes. Dimensões para criação da Escola de Governo da Receita Federal do Brasil e seu uso para a estruturação de outras escolas. V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) ISSN:  2595-5187. Belo Horizonte, 4 a 6 de Setembro de 2023

Docente do PPG_GPP Lys Dantas

Neste artigo são apresentadas sete dimensões para criação da Escola de Governo da Receita Federal do Brasil (EGRFB), propostas com base em pesquisa documental em escolas de governo brasileiras. A  dimensão  jurídica  trata  de  normas que  regulamentam  a  criação  e  o funcionamento  de  escola  de  governo; acadêmica diz respeito à construção  pedagógica, contemplando a metodologia de ensino, destinatários, tipos, duração e certificação das ações pedagógicas; a dimensão administrativa envolve aspectos relacionados à  posição organizacional da escola, regimento interno e concepção das equipes docente, discente e de apoio  administrativo;  a estrutural trata de infraestrutura  geral  e  estrutura  de  tecnologia  da informação e aprendizagem e a financeira  endereça  as  fontes  de  financiamento  e  o pagamento  dos  instrutores.  As dimensões de interação com a sociedade e a político-institucional possuem elementos relacionados ao uso de tecnologias e práticas pedagógicas inovadoras de interação com o cidadão, como as mídias sociais, além das questões relacionadas às negociações políticas que envolverão a criação da escola de governo. O modelo de sete dimensões basilares para criação da EGRFB pode ser replicado em outros entes da federação, com as adaptações necessárias às particularidades de órgãos, Municípios, Estados e no Distrito Federal.

Formato

Linha de Pesquisa

Link

Artigo em Anais de Eventos

Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais

https://anepecp.org/ojs/index.php/br/article/view/507/77

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

MONTEIRO, Doraliza Auxiliadora Abranches; NASCIMENTO, Raflézia de Souza Almeida; DANTAS, Lys Maria Vinhaes; CORDEIRO, Elaine Silva. Análise contrastiva do desempenho acadêmico de cotistas e não cotistas em Gestão Pública no Recôncavo. V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) ISSN:  2595-5187. Belo Horizonte, 4 a 6 de Setembro de 2023

Docente e egressa do PPG_GPP, Lys Dantas e Elaine Cordeiro

No contexto de celebração dos 10 anos da Lei de Cotas e da sua revisão, prevista em lei, este estudo busca analisar o desempenho acadêmico de cotistas e não cotistas do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.  Na abordagem teórica destacam-se estudos sobre cotas e desempenho acadêmico nas universidades federais e na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica brasileira. Os dados coletados abrangem o período de 2012 a 2022 e a fonte de dados foi documental, contemplando, prioritariamente, históricos escolares dos egressos e documentos institucionais do curso. Realizou-se análise exploratória dos dados, teste de médias para amostras independentes e regressão linear múltipla.  Os resultados apontam que não há diferença significativa entre o desempenho acadêmico de alunos cotistas e não cotistas no curso de Gestão Pública do Recôncavo e que outros fatores têm relação com o rendimento acadêmico dos alunos, como o tempo de permanência no curso, o número de reprovações e a idade de conclusão do curso. 

Formato

Linha de Pesquisa

Link

Artigo em Anais de Eventos

Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais

https://anepecp.org/ojs/index.php/br/article/view/75/243

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

REUTER, Karla; SANTANA, Aline, Acesso, acessibilidade e comunicação pública organizacional: uma relação desafiadora no IFBA. V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) ISSN:  2595-5187. Belo Horizonte, 4 a 6 de Setembro de 2023

Discentes do PPG_GPP

A comunicação pública organizacional proporciona um  diálogo entre uma organização/instituição e seu público alvo, de forma transparente e mais próxima dos/as cidadãos/ãs. A forma como ela se materializa nos ambientes educacionais, vai influenciar no acesso e na acessibilidade das pessoas.  Este artigo tem como proposição a compreensão da relação da comunicação pública organizacional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) para o acesso e a acessibilidade das pessoas na Instituição e de que forma ela pode interferir nestes processos.  A pesquisa classifica-se como exploratória, ancorada na utilização das pesquisas bibliográfica e documental.  O acesso e a acessibilidade são conceitos que apresentam significados diferentes e há, em alguns momentos, confusão semântica e de aplicação por parte da sociedade. Em seus processos de ingresso, o IFBA proporciona aos/às candidatos/as com deficiência atendimento específico, além de respeitar a reserva de vagas. Apresenta um site oficial adequado às orientações brasileiras quanto à acessibilidade para PcD-Pessoas com Deficiência, contudo precisa de uma melhor adequação quanto à linguagem de editais e a criação de novas formas de dialogar com a comunidade, através de ferramentas midiáticas mais atuais

Formato

Linha de Pesquisa

Link

Artigo em Anais de Eventos

Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais

https://anepecp.org/ojs/index.php/br/article/view/285/36

 

Referência

Vínculo dos autores com o PPG_GPP

Resumo

REIS, Karla Reuter; QUEIRO, Suiane; GARCIA, Rosineide Mubarack; GOMES, Daiane. A heteroidentificação na lei de cotas no Brasil: um olhar avaliativo à luz do relatório do TCU. V Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ENEPCP) ISSN:  2595-5187. Belo Horizonte, 4 a 6 de Setembro de 2023

Discentes e docente do PPG_GPP

Este artigo tem o objetivo de discutir a heteroidentificação na Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) com um olhar avaliativo à luz do relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), processo TC 004.907/2002-1, publicado em 03/11/2022. Nesse relatório, o TCU indicou que há fragilidades na execução, no monitoramento e na avaliação da política de cotas. Dentre essas fragilidades, elegeu-se para este artigo o procedimento de heteroidentificação nas instituições federais de ensino superior (Ifes), buscando revelar quais as consequências das limitações dos processos de heteroidentificação para a política de cotas nas Ifes. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, descritiva e analítica. O relatório do TCU conclui que a omissão do Ministério da Educação (MEC) na regulamentação para a realização da heteroidentificação é a principal concernente a este procedimento, gerando percepção negativa e baixa credibilidade da sociedade em relação à política de cotas, baixa representatividade da população negra nas Ifes, manutenção da desigualdade racial, custo social e financeiro para a política de cotas

Formato

Linha de Pesquisa

Link

Artigo em Anais de Eventos

Linha 1: Gestão de Políticas Sociais e Educacionais

https://anepecp.org/ojs/index.php/br/article/view/293/37

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página