Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Pesquisadores do programa de Ciência Animal da UFRB publicam artigo em revista internacional de biometeorologia

Publicado: Segunda, 04 Mai 2020 08:16

O resultado da pesquisa de Camilla Diniz Barreto, egressa do Programa de Mestrado Profissional em Ciência Animal da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi publicado no periódico internacional Journal of Biometeorology, que possui classificação B1 na área de avaliação pelo Qualis/CAPES. O Qualis é uma ferramenta de avaliação utilizada pelo Ministério da Educação para estratificar a qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação do Brasil. E como resultado, disponibiliza uma lista com a classificação dos periódicos utilizados pelos programas de pós-graduação para a divulgação da sua produção, sendo dividido em oito estratos, em ordem decrescente de valor: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C.        

O artigo denominado "Infrared thermography for evaluation of the environmental thermal comfort for livestock" teve como objetivo utilizar a termografia por infravermelho como ferramenta de monitoramento do microclima para predição do conforto térmico proporcionado por espécies arbóreas a pasto. 

O trabalho foi uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Corte no estado do Mato Grosso do Sul, idealizado pela pesquisadora Fabiana Villa Alves. A discente foi orientanda no mestrado pela professora Meiby Carneiro de Paula Leite (UFRB), e teve como co-orientaodor o docente Carlos Eduardo Crispim de Oliveira Ramos (UFRB). Recebeu contribuições ainda dos professores Laudí Cunha Leite (UFRB) e Nivaldo Karvatte Junior (UFG).

Confira o artigo completo.   

registrado em:
Fim do conteúdo da página