Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Universidade Aberta à Maturidade

O programa Universidade Aberta à Maturidade – Promat/UFRB tem como proposta integrar adultos e idosos que não acessaram o ensino superior no desenvolvimento de ações integradas de ensino, extensão e pesquisa na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. A experiência piloto, realizada em 2016, possibilitou a criação de indicadores de avaliação dos resultados para construção de um programa continuado de integração da maturidade e socialização dos conhecimentos gerados a partir das experiências.
O Promat/UFRB, que começou ofertando vagas em três componentes curriculares na sua versão piloto, cresceu e já disponibilizou 325 vagas em 52 componentes curriculares de 15 cursos de graduação da Universidade. As vagas, disponibilizadas por meio de edital semestral, são nas cidades onde a UFRB tem centro de ensino: Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.
A gestão do projeto é feita pelo Núcleo de Educação e Ações Comunitárias (Nuedac) da Coordenadoria de Cultura e Universidade (CCU) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da UFRB. O programa conta com a colaboração dos(as) docentes e discentes que aceitam o desafio de sair da sua zona de conforto e vivenciar toda a diversidade de experiências que este programa inclusivo e inovador propõe.
O Promat defende a educação permanente enquanto direito humano da pessoa adulta. Para esta iniciativa, a sala de aula possibilita vivências e inclusão social que vão além da qualificação técnica ou formação profissional.
Outros princípios norteadores são a inclusão e a interação no ensino superior, a troca de saberes e a superação da hierarquia entre educadores e educandos. O programa pretende colaborar para a renovação das formas tradicionais de aprendizagem, considerando a potencialidade da construção coletiva de conhecimentos.


Saiba mais sobre o Programa: https://www.ufrb.edu.br/maturidade
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (75) 3621-4315

Fim do conteúdo da página