Feliz do Químico e da Química!

Publicado: Sábado, 18 Junho 2022 11:06

Parabenizamos a todos/as profissionais que exercem a química com garra, fluidez e com responsabilidade científica. Sem a química não compreenderíamos o mundo, nem as substância e suas transformações. Desejamos que seja um dia de luta e que transformem a educação química no nosso país de maneira equânime, democrática e com responsabilidade social.
Viva a nós que fazemos, reagimos e produzimos a química, em especial aqueles/as que ousam traduzi-la em forma de ensiná-la!

Nas palavras do presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Química:
“Desde o ano de 1956, comemoramos o Dia do/da Química/o no Brasil. A escolha da data deve-se ao dia em que a profissão de Químico foi oficialmente reconhecida por lei federal. No âmbito das possibilidades de atuação dos químicos, está o magistério. A função de ensinar é uma competência que precisa ser desenvolvida. O ensino de Química apresenta-se como uma área de atuação e pesquisa já constituída dentro das opções para um químico e, por isso, tem seus pressupostos e sua própria epistemologia já definidos a partir de grande número de pesquisadores do Brasil.  É fundamental que os profissionais ligados ao ensino de Química sejam ouvidos nas etapas de constituição de políticas públicas destinadas à educação.
Neste momento, docentes têm movido esforços que esgotam seus limites físicos e emocionais a fim de cumprirem suas demandas profissionais. Nesse sentido, é importante que se revejam determinadas decisões tomadas em esfera federal e que se superem preconceitos em relação à categoria dos professores e, em especial, à dos professores de Química, bem como ao próprio ensino de Química.
Nesta data, a SBEnQ traz sua homenagem às professoras e aos professores de Química. Neste tempo que nega os princípios científicos de cuidados e manutenção da saúde e da vida, cabe a nós, reforçar a importância do respeito ao conhecimento científico construído ao longo dos séculos.
Parabéns aos profissionais da Química, especialmente, docente, e também aos estudantes de Química. (Prof. Dr. Marcus Ribeiro - Presidente da SBEnQ)”.

Feliz nosso dia.

Parabéns, Químico!
Parabéns, Química!
São os votos desta coordenação.

At.te