UFRB divulga inscrições para Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

Publicado: Terça, 05 Setembro 2023 14:38

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura das inscrições para o Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), para o primeiro semestre de 2024, com funcionamento no Campus Amargosa. Serão oferecidas cinco vagas para a UFRB, das quais três são para cotistas.

selecao profqui feedAs inscrições podem ser feitas até as 17h do dia 16 de outubro, no endereço profqui.iq.ufrj.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00 e deverá ser pago à Sociedade Brasileira de Química.

Poderão participar do Exame Nacional de Acesso, portadores(as) de diplomas de graduação em Química (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação; estejam em exercício de docência em Química na Educação Básica, com atuação preferencial na rede pública de ensino.

O PROFQUI é um curso semipresencial voltado para docentes do Ensino Básico atuantes na disciplina de Química, diplomados(as) em cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação que atendam às exigências das Instituições Associadas para entrada na pós-graduação, e que sejam aprovados no Exame Nacional de Acesso.

O PROFQUI tem como foco proporcionar formação continuada, qualificada e atualizada em Química, considerando-se temas de pesquisa, desenvolvimento de produtos e material didático que seja relevante para docentes em pleno exercício da docência em educação básica do país. O PROFQUI tem quatro linhas de pesquisas: Novas tecnologias e comunicação; Química ambiental e energia; Química da vida; e Novos materiais.

Seleção

O Exame Nacional de Acesso ao PROFQUI será feito em duas etapas, sendo a primeira etapa a realização de uma prova de caráter eliminatório, e a segunda etapa a elaboração e envio de uma carta de intenção. A prova de múltipla escolha será realizada no dia 29 de outubro de 2023 e terá duração máxima de três horas. Os(As) candidatos(as) aprovados(as) para a segunda etapa deverão enviar a carta de intenção entre os dias 6 e 15 de dezembro de 2023.

PROFQUI

O Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) é um programa de pós-graduação stricto sensu em Química, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, e tem como objetivo proporcionar ao professor de Química do Ensino Básico formação Química aprofundada e relevante ao exercício da docência.

O Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional – PROFQUI é formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/CAPES, e coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo a cogestão da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e o apoio das Instituições Associadas, entre elas, a UFRB.

O PROFQUI é reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação e tem avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) com nota 4 - numa escala de 3 a 5.

Confira o Edital PROFQUI - Nº 1036.

Mais sobre o mestrado em: profqui.iq.ufrj.br.

Telefone: (75) 3634-3921 - horário de atendimento: 8h às 21h.