Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) seguirá normas e diretrizes definidas em Colegiado de Curso e com atendimento ao disposto na legislação nacional e na Resolução CONAC nº 004/2019. A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatória para a integralização curricular. As normas e regras para o desenvolvimento do processo de elaboração, apresentação e orientação estão baseadas nas decisões do Colegiado de Curso e no Regimento específico do Curso.

Para o curso de Tecnologia de Alimentos – Educação do Campo, o TCC será reflexo do percurso formativo de cada discente em um processo integralizador, que envolverá as relações constituídas a partir da natureza pedagógica do curso, qual seja, a Pedagogia da Alternância – que requer políticas de recursos humanísticos, com a valorização do conhecimento e da força de trabalho em diversos níveis e tempos e lugares de formação profissional. Com efeito, a elaboração do TCC terá início já nos primeiros períodos, por conta do modelo de Acompanhamento Pedagógico. Busca-se, assim, promover a partir da experiência imediata do discente, em consonância com o PPC do Curso, as condições necessárias para viabilizar as estratégias centradas na capacidade de aprendizado e de transformação do trabalho segundo o conhecimento e proposta estabelecida.

Há dois componentes curriculares cuja ementa procura abordar as normas do TCC, bem como dos aspectos pedagógicos, que será de responsabilidade de um docente. Porém, cada discente terá um orientador docente a partir da temática que tratará o seu trabalho. Este trabalho será integrado no contexto das ações realizadas nos tempos formativos do curso: tempo universidade, a partir de conceitos teóricos e práticos vivenciados no curso; e no tempo comunidade, a partir da execução do Projeto de Intervenção e/ou do Estágio Supervisionado, ou de outras ações de pesquisa e/ou de extensão universitária.

O discente terá uma abertura mais ampla para decidir em conjunto com o Colegiado o modelo de proposição do TCC, podendo ser feito artigo científico, monografia, memorial descritivo do percurso ou mesmo um produto – como documentário, cartilha, material didático, etc. Desde que se tenha em vista, sobretudo, a proposta presente no PPC, bem como os objetivos ligados ao compromisso com a Tecnologia de Alimentos, com vistas a Educação do Campo e a Segurança Alimentar, o TCC poderá ser apresentando sob qualquer das formas citadas.

Vale dizer que, toda a estrutura curricular concorre enquanto força político-pedagógica para garantir as bases e a sustentação da elaboração final de um trabalho comprometido com a proposta do Curso, em seu viés coletivo e organizado com vistas a formação de atores sociais empenhados politicamente. Ademais, a estrutura curricular promove a partir de seus núcleos a formação necessária para atingir a proposta ora apresentada. O discente poderá fazer a escolha do tema do TCC com base na oferta dos componentes curriculares que darão suporte para os processos de integralização, bem como a partir das práticas formativas nas esferas da pesquisa e da extensão, que serão promovidas pelo corpo docente junto ao colegiado no atendimento das necessidades dos discentes – possibilidade para realização de trabalhos que viabilizem outros modos epistemológicos e de produção de saber.

O PPC de Tecnologia em Alimentos na Educação do Campo foi gestado com quatro núcleos que funcionam de maneira interdependente, são eles: Núcleo de Formação Pedagógica Integradora, Núcleo de Formação Geral, Núcleo de Formação Sócio-Política e de Desenvolvimento Territorial e o Núcleo de Formação Específica. Esses núcleos permitem uma flexibilização do conhecimento, e suas articulações internas, e apontam para a emergência em nossa sociedade de conhecimentos e de produção de tecnologias descentralizadas, com caráter inter/multidisciplinar que, no caso do Curso de Tecnologia de Alimentos, considerando o público participante dessa proposta pedagógica, permitem um avanço epistemológico nos processos de horizontalização das relações sociais –  considerando ainda, para tanto, aspectos ligados a uma educação popular comprometida com valores de uma economia solidária, ao tempo que promove, ao longo do processo, o desenvolvimento de novas tecnologias para constituição de forças produtivas ligadas a inovação. Portanto, a articulação entre os núcleos do PPC pode promover a capacitação tecnológica tão necessária nos dias de hoje – ligadas a uma demanda social com base nos princípios da agroecologia – e garante, ao mesmo tempo, elementos fundamentais, como os fatores de inovação dentro de uma dinâmica econômica alternativa, posto que com base numa economia solidária.

A formatação final do TCC, como reflexo do percurso formativo dos e discentes, também servirá de base para a auto-avaliação do curso, posto que a produção de saber deverá estar intimamente ligada a proposta do Projeto Político Pedagógico como um todo. O TCC do Curso de Tecnologia de Alimentos deverá servir de modelo e de inovação que foi produzido ao longo do curso e consiste no aproveitamento da força criativa decorrente da acumulação de conhecimento gerado na interação e na integração de saberes dos atores sociais envolvidos no processo, que envolvem a socialização de conhecimentos e a autonomia dos sujeitos. Ressaltamos aqui a importância dessas dimensões internas – quando se aborda a interação, haja vista a articulação de saberes no interior dos componentes curriculares – e sua dimensão externa – quando se aborda a integração, haja vista a articulação desses saberes com a realidade vivida – para garantir o caráter interdisciplinar na proposta vigente.

• Comissão Permanente de Trabalho de Conclusão de Curso do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos: Kássia Rios, Isabel Santos e Wilon Mazalla.