Fechar
Notícias INEP seleciona colaboradores para compor o BC-BNI/Saeb
Inscrições até 22/03/24

INEP seleciona colaboradores para compor o BC-BNI/Saeb

Publicado: Sexta, 23 Fevereiro 2024 13:40 , Última Atualização: Terça, 26 Março 2024 22:00 | Acessos: 427
imagem sem descrição.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Eduacionais Anísio Teixeira - INEP torna pública a abertura de inscrições para seleção e credenciamento de colaboradores interessados em compor o Banco de Colaboradores do Banco Nacional de Itens - BC-BNI do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb e para os processos nas áreas definidas em seu escopo.

O presente Edital tem por objetivo a seleção e o credenciamento de colaboradores para elaboração e revisão de itens das áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza do Ensino Médio.

Podem se inscrever, os candidaos que atendam  os requisitos mínimos obrigatórios para cadastramento e requisitos complementarescom critérios de pontuação para convocação em dois perfis:

PERFIL 1. Elaboradores e/ou revisores de itens de ciências humanas para etapa do ensino médio regular

Requisitos obrigatórios
Possuir graduação em curso de Licenciatura em História, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Ciências Sociais (ou Sociologia ou Ciência Política ou Antropologia), Licenciatura em Filosofia, reconhecidas pelo MEC.

Alcançar pontuação mínima de 8 pontos nos requisitos complementares.

Requisitos complementares Pontuação
Formação acadêmica (até 20 pontos)
>Segunda licenciatura na área de Educação ou nos componentes curriculares das Ciências Humanas (diferente da apresentada para cumprimento do requisito obrigatório). 2 pontos
Especialização na área de Educação ou nos componentes curriculares das Ciências Humanas. 4 pontos
Mestrado na área de Educação ou nos componentes curriculares das Ciências Humanas. 6 pontos
Doutorado na área de Educação ou nos componentes curriculares das Ciências Humanas. 8 pontos
Experiência docente nos últimos 10 anos (até 35 pontos)
Docência no Ensino Médio nos componentes curriculares das Ciências Humanas. 5,0 pontos para cada ano letivo de regência (até 20 pontos)
Docência no Ensino Fundamental nos componentes curriculares das Ciências Humanas. 1,0 ponto para cada ano letivo de regência (até 10 pontos)
Docência no Ensino Superior nos componentes curriculares das Ciências Humanas. 1,0 ponto para cada ano letivo de regência (até 05 pontos)
Experiência em elaboração e/ou revisão de itens (até 12 pontos)
Elaboração e/ou revisão de itens da Educação Básica em avaliações e exames de larga escala. 2 pontos por experiência, evento ou edição (até 12 pontos)
Produção bibliográfica (até 17 pontos)
Resumos ou trabalhos completos publicados em anais de congressos na área de Educação e de Ciências Humanas. 1 ponto para cada resumo ou trabalho publicado nos últimos 5 anos (até 5 pontos)
Artigos ou capítulos de livros publicados na área de Educação e de Ciências Humanas. 2 pontos para cada artigo ou capítulo publicado nos últimos 5 anos (até 6 pontos)
Livros publicados na área de Educação e de Ciências Humanas. 3 pontos para cada livro publicado (até 6 pontos)
PONTUAÇÃO MÁXIMA TOTAL 84 pontos

PERFIL 2. Elaboradores e/ou revisores de itens de ciências da natureza para ensino médio

Requisitos obrigatórios
Possuir graduação em curso de Licenciatura em Ciências, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Física, Licenciatura em Química, reconhecidos pelo MEC.

Alcançar pontuação mínima de 8 pontos nos requisitos complementares.

Requisitos complementares Pontuação
Formação acadêmica (até 20 pontos)
Segunda licenciatura na área de Educação ou nos componentes curriculares das Ciências da Natureza (diferente da apresentada para cumprimento do requisito obrigatório). 2 pontos
Especialização na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências da Natureza, ou na área de Física, ou na área de Química, ou na área de Ciências Biológicas. 4 pontos
Mestrado na área de Educação com ênfase no Ensino de Ciências da Natureza, ou na área de Física, ou na área de Química, ou na área de Ciências Biológicas. 6 pontos
Doutorado na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências da Natureza, ou na área de Física, ou na área de Química, ou na área de Ciências Biológicas. 8 pontos
Experiência docente nos últimos 10 anos (até 35 pontos)
Docência no Ensino Médio nos componentes de Ciências da Natureza 5,0 pontos para cada ano letivo de regência (até 20 pontos)
Docência no Ensino Fundamental nos componentes de Ciências da Natureza 1,0 ponto para cada ano letivo de regência (até 10 pontos)
Docência no Ensino Superior nos componentes de Ciências da Natureza 1,0 ponto para cada ano letivo de regência (até 05 pontos)
Experiência em elaboração e/ou revisão de itens (até 12 pontos)
Elaboração e/ou revisão de itens da Educação Básica em avaliações e exames de larga escala. 2 pontos por experiência, evento ou edição (até 12 pontos).
Produção bibliográfica (até 17 pontos)
Resumos ou trabalhos completos publicados em anais de congressos na área de Educação e Ensino de Ciências da Natureza, ou na área de Física, ou na área de Química, ou na área de Ciências Biológicas. 1 ponto para cada resumo ou trabalho publicado nos últimos 5 anos (até 5 pontos)
Artigos ou capítulos de livros publicados na área de Educação e Ensino de Ciências da Natureza, ou na área de Física, ou na área de Química, ou na área de Ciências Biológicas. 2 pontos para cada artigo ou capítulo publicado nos últimos 5 anos (até 6 pontos)
Livros publicados na área de Educação e Ensino de Ciências da Natureza, ou na área de Física, ou na área de Química, ou na área de Ciências Biológicas. 3 pontos para cada livro publicado (até 6 pontos)
PONTUAÇÃO MÁXIMA TOTAL 84 pontos

* Para efeitos de comprovação de experiência docente, os anos de docência que tenham sido exercidos simultaneamente no Ensino Fundamental/Superior e Médio serão pontuados apenas na etapa de maior valor (Ensino Médio).

Os(as) candidatos(as) também deverão ter disponibilidade e aptidão para elaboração de itens e revisão técnico-pedagógica de itens que poderão compor as avaliações da educação básica; conhecimentos de informática suficientes para acessar, editar e realizar serviços em plataformas na internet; Não ser do quadro de servidores efetivos ou comissionados do MEC, da CAPES, do Inep, do FNDE, do CNPq e FINEP ou neles em exercício; e não ter sido afastado do quadro de colaboradores do BNI por qualquer razão prevista em editais anteriores ou por razões de desempenho ou por atitudes julgadas inadequadas.

A inscrição deve ser realizada no período de 4 a 22 de março de 2024 pelo endereço eletrônico: http://bni.inep.gov.br/inscricao.

Cronograma do processo seletivo

EtapaPeríodo

Cadastramento dos Colaboradores (inscrição)

04 a 22 de março de 2024

Análise dos documentos

25 de março a 26 de abril de 2024

Divulgação preliminar dos classificados 30 de abril de 2024
Período para interposição de recursos 30 de abril a 05 de maio de 2024
Período de análise dos recursos 06 a 17 de maio de 2024
Divulgação final dos classificados 22 de maio de 2024

Confira o Edital nº 10/2022

Saiba mais em www.gov.br/inep/