Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Filosofia, Conhecimento e Educação

Apresentação

O objetivo desta especialização é desenvolver metodologias de pesquisa em nível de pós-graduação, estimulando capacidades cognitivas indispensáveis para a atuação profissional nas áreas de filosofia, conhecimento e educação, bem de acordo com a missão do Centro de Formação de Professores (CFP) que valoriza a formação continuada em proveito da prática docente.

Dessa maneira, a filosofia assume seu objetivo de problematizar o conhecimento para formar educadores críticos capazes de articular os conceitos de autonomia, emancipação e esclarecimento em diálogo com o campo educacional, visando a consolidação da formação científica e filosófica dos discentes. Em síntese, o curso pretende: (1) aprofundar os conhecimentos filosóficos nos campos da epistemologia, da ética, da estética e do ensino da filosofia; (2) consolidar a formação crítica de professores de filosofia, oportunizando formação continuada aos pesquisadores do Recôncavo da Bahia e regiões adjacentes, bem como a todas as pessoas que tiverem interesse em continuar seus estudos nesta área.

Assim, a Pós-graduação Lato Sensu em Filosofia, conhecimento e educação, modalidade à distância, é oportuna frente aos desafios assumidos pelo CFP, diante do compromisso social desta instituição com a consolidação deste campus, empenhando-se na formação de professores e pesquisadores capacitados para contribuir com o desenvolvimento humano, social, educativo e científico do Brasil.

O Campus do Centro de Formação de Professores (CFP) da UFRB, situado na cidade de Amargosa, constitui em Polo sede, responsável pela implementação da coordenação didático e pedagógica do projeto, abarcando estudantes matriculados no Curso, onde os estudantes deverão comparecer para as atividades presenciais previstas no final de cada semestre.

Canal do Curso no Youtube

Logo Curso Pós Graduação Lato Sensu em Filosofia UFRB

Processo seletivo

Período: 01/10/21 a 17/11/21

Clique aqui para fazer sua inscrição

Resultado final do Processo seletivo: alunos convocados

Resultado preliminar do Processo de Heteroidentificação

Resultado parcial do Processo Seletivo

Divulgação do resultado da Etapa 3 – Avaliação do currículo

Resultado do julgamento de recursos relacionados à Etapa 3 – Avaliação do currículo

Resultado preliminar da Etapa 3 – Avaliação do currículo

Resultado da Etapa 2 – Projeto de pesquisa

Resultado do julgamento de recursos relacionados à Etapa 2 – Projeto de pesquisa

Resultado preliminar da Etapa 2 – Projeto de pesquisa

Resultado da Etapa 1 – Carta de intenção

Resultado preliminar da Etapa 1 – Carta de intenção

Homologação Final das Inscrições

Resultado do Julgamento de Recursos

Homologação das Inscrições

Formulários de Autodeclaração

Template - Projeto do Pesquisa

Barema para análise do Currículo Lattes

Tutorial para realizar inscrição

EDITAL DE SELEÇÃO 01/2021

Estrutura Curricular

A integralização da carga horária do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Filosofia se dará em 442h de atividades curriculares correspondentes a disciplinas obrigatórias especificadas na Estrutura Curricular. O estudante cumprirá todas as disciplinas e as atividades curriculares listadas no primeiro e segundo semestres. No terceiro semestre, o estudante se matriculará no componente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a fim de elaborar seu TCC, na forma de artigo científico, sob supervisão de um(a) orientador(a), cabendo aos docentes responsáveis pelo componente organizar a socialização das diversas pesquisas realizadas no período do curso. Clique aqui para visualizar a Estrutura Curricular, com informações sobre os Créditos e a Carga Horária de cada Componente Curricular.

Metodologia

A abordagem metodológica da presente proposta adere integralmente à modalidade de ensino à distância, contemplando em sua matriz curricular um espaço para atividades semipresenciais que visam uma maior proximidade e interação humana (em caso de superação das condições atuais de distanciamento social impostas pela pandemia do Covid-19). Embora não se exija presença física na maior parte do Curso, haverá um encontro presencial como atividade obrigatória ao final de cada semestre – realizados no componente Seminários de Pesquisa I e II (no primeiro e segundo semestre respectivamente). Nestes Seminários o estudante poderá apresentar e discutir resultados parciais da pesquisa realizada. Ao final do terceiro semestre, o discente apresentará, também de modo presencial, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) à Banca avaliadora, na forma de artigo científico.

A critério da coordenação do Curso e das disponibilidades tecnológicas, serão desenvolvidas aulas em videostreaming, webconferência ou outras formas de transmissão que permitam o monitoramento remoto. O uso de plataformas de aprendizagem como Moodle, Turma Virtual (SIGAA) ou de organizações parceiras da UFRB como o Google Meet ou Sala da Aula, poderão favorecer a aquisição de autonomia gradativa dos estudantes no processo de construção do conhecimento. Estão previstos chats online, fóruns de discussão e diversas atividades de aprendizagem, orientadas para a revisão de conteúdos e para a investigação, promovendo a interatividade entre estudante-docente e estudante-estudante para instauração paulatina de uma comunidade de investigação online de acordo com a necessidade de cada docente e a especificidade de cada turma.

A estratégia de ensino contará, assim, com diferentes técnicas tais como aulas expositivas dialogadas (gravadas ou transmitidas por webconferência); discussão de textos em fóruns online; apresentação de trabalhos individuais e em grupo, além de debates e seminários entre outras possibilidades didáticas inovadoras.

Colegiado do Curso

Pablo Enrique Abraham Zunino (Coordenador)

Giovana Carmo Temple (Vice-Coordenadora)

Portaria Nº 296, de 25 de junho 2021