Processos seletivos CNPq lança novas Chamadas PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM
Submissão de propostas até 24/05/24

CNPq lança novas Chamadas PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM

Publicado: Segunda, 29 Abril 2024 10:46 , Última Atualização: Segunda, 29 Abril 2024 19:06 | Acessos: 63

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lança nesta terça-feira, 09 de abril, Chamadas Públicas para os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica Edição 2024-2027: PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM. Os Programas visam, cada qual com sua especificidade, contribuir para atração e qualificação de recursos humanos para ciência e tecnologia, além de promover a formação científica e tecnológica de profissionais para quaisquer áreas de atuação.

As novas Chamadas públicas passam a ser trienais e as instituições selecionadas poderão implementar as bolsas em três ciclos de 12 meses: o primeiro ciclo a ser iniciado em 1º de setembro de 2024, o segundo em 1º de setembro de 2025 e o terceiro em 1°de setembro de 2026.

A submissão das propostas deve ser efetuada, exclusivamente, pelo Representante de Iniciação Científica (RIC), via Plataforma Integrada Carlos Chagas. As instituições a serem contempladas devem desenvolver pesquisa científica e/ou tecnológica, bem como manter uma política de iniciação científica e tecnológica institucionalizada.

A Chamada para o PIBIC-Af - Iniciação Científica nas Ações Afirmativas 2024/2027, dirigida a instituições de natureza pública que mantenham ações afirmativas para o ingresso na graduação de estudantes oriundos de grupos historicamente excluídos, será lançada em breve.

PIBIC - Programa Institucional de Iniciação Científica 2024/2027

Chamada CNPq N° 05/2024

Programa histórico do CNPq que busca promover a formação de estudantes de graduação no método científico e em outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento científico, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC). Nesta edição está prevista a concessão de 28.100 bolsas IC.

Leia o texto completo da Chamada.

PIBITI - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2024/2027

Chamada CNPq N° 06/2024

Programa voltado ao estímulo da pesquisa tecnológica e de inovação entre estudantes de graduação de Universidades e Centros de Pesquisa, públicos ou privados, que desenvolvam pesquisa científica e tecnológica e mantenham política de inovação, com a concessão de 3.845 bolsas de Iniciação Tecnológica (IT).

Leia o texto completo da Chamada.

PIBIC-EM - Programa Institucional de Iniciação Científica no Ensino Médio 2024-2027

Chamada CNPq N° 07/2024

Programa de Iniciação Científica mais recente do CNPq, envolve Universidades e Centros de Pesquisa na criação de projetos de educação científica direcionados a estudantes do Ensino Médio, buscando estimular a permanência dos alunos nas escolas e incentivar o interesse pela ciência e o desenvolvimento de talentos científicos. Para concorrer no processo seletivo, é necessário que a instituição já seja participante do PIBIC ou PIBITI. A Chamada prevê a concessão de 5.602 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ), destinadas a alunos do Ensino Médio de escolas públicas de ensino regular, militares e técnicas, bem como escolas de aplicação reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Leia o texto completo da Chamada.

Com informações do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico