Projetos, programas e bolsistas
Projetos
TITULO: Renascer é Preciso: Ação de Preservação da Nascente do Rio Sonhém na Comunidade de Sonhém, Iraquara - Bahia
COORDENAÇÃO: ABIEZER DA ENCARNACAO ROCHA
RESUMO: O projeto Renascer é Preciso: ação de preservação da nascente do rio Sonhém tem como objetivo desenvolver ações para a preservação e reconstrução da nascente do Rio do Sonhém fonte de identidade e lazer da comunidade e surge de uma atividade desenvolvida por um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB. O projeto é fruto de uma atividade realizada na Comunidade tradicional do Sonhém, situada no município de Iraquara/BA, localizada no território de Identidade da Chapada Diamantina. Essa atividade foi desenvolvida por meio do Diagnóstico Rural Participativo (DRP), que é uma ferramenta que permite às comunidades fazer a sua própria avaliação e a partir daí começarem a gerenciar o seu planejamento e o seu desenvolvimento de ações para melhorar a vida das pessoas. Com isso, a partir da utilização da ferramenta citada acima, a Comunidade apresentou as suas necessidades apontando vários problemas, onde a maioria dos participantes identificaram como problema principal, a falta de preservação da nascente do Sonhém, pois, a comunidade de Sonhém é banhada por uma bonita nascente de água cristalina, sendo a única com recurso de abastecimento de água doce para toda a comunidade e regiões circunvizinhas. Esse recurso natural também é uma das únicas formas de lazer para os moradores e seus visitantes tornando assim, um fontanário de identidade, agregando os valores para a comunidade. Tais fatos aumentam ainda mais as nossas preocupações em relação aos cuidados com o rio e a importância da preservação desse bem tão valioso. O projeto foi construído em diálogo com a comunidade e será desenvolvido com os moradores do Sonhém, contemplando as suas especificidades e atendendo as demandas de conservação e revitalização do rio, pois, todos têm direito ao acesso à água de qualidade. Além disso, o rio tem papel relevante na vida dos moradores, pois sem ele seria inviável as condições de vida digna na nossa comunidade, já que a água é a fonte de vida e está sempre presente em nossas necessidades e afazeres, sendo um elemento indispensável a vida humana.
TITULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO: SABERES E FAZERES DO CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA DE UM COLÉGIO ESTADUAL EM CARDEAL DA SILVA, BA
COORDENAÇÃO: Ana Paula Inácio Diório
RESUMO:O projeto Formação de professores do campo: saberes e fazeres do curso Técnico em Agroecologia de Colégio Estadual de Tempo Integral Doutor José Antônio de Araújo Pimenta, em Cardeal da Silva, BA é uma ação em resposta a demanda levantada por um egresso do curso de pós-graduação do Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS/UFRB) e professor da escola estadual onde o projeto será desenvolvido. O colégio oferece o curso técnico no âmbito da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI) integral de 7h e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). O egresso do curso, enquanto orientando de mestrado, descobriu por meio de seu trabalho de pesquisa que a escola que leciona é do campo e isso despertou o interesse em aprofundar sobre a questão do ponto de vista teórico-prático e do currículo. A partir da dissertação desenvolvida na escola intitulada “Cartografia Participativa e Educação do Campo: uma experiência com estudantes da Rede Básica de Ensino em Cardeal Da Silva- BA” e um produto educacional gerado desse trabalho a comunidade escolar também foi mobilizada em torno da importância do reconhecimento da unidade enquanto uma escola do campo. Essa mobilização do professor egresso juntamente com a gestão da escola gerou a aprovação do curso Técnico em Agroecologia nas formas EPI e PROEJA. Contudo, para sua implantação e bom andamento das ações o grupo de professores entendeu que precisam de uma formação acerca da temática da Educação do Campo, sobretudo, da pautada na Agroecologia para práxis na Educação Básica. Para tanto, temos como objetivo promover um espaço de formação através da Educação do Campo e a partir de um conjunto de atividades integradas ao ensino, pesquisa e extensão e ações afirmativas com os cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade. A fim de proporcionar aos professores do campo uma formação comprometida com o trabalho no campo e a reprodução da vida com ênfase na construção de conhecimentos agroecológicos que respeite e acolha os saberes ancestrais no diálogo com os saberes acadêmicos e a compreensão crítica acerca do é a escola do campo e suas contradições e possibilidades didático-pedagógicas e de formação humana.
TITULO: Banco de sementes crioulas e Educação do Campo: construindo caminhos agroecológicos para a soberania alimentar
COORDENAÇÃO: Ana Paula Inácio Diório
RESUMO: O projeto visa a continuidade da implantação de bancos comunitários de sementes crioulas, o qual está baseado nas práticas agroecológicas para soberania alimentar e nutricional e na tentativa de garantir a sobrevivência de espécies nativas que têm sido utilizadas pelos agricultores familiares como resistência à invasão de sementes híbridas voltadas para as indústrias do agronegócio que fomenta a lógica de dependência e de ameaça à soberania alimentar dos povos do campo. Atrelado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo essa proposição visa contribuir na construção de uma matriz formativa que dialogue com o trabalho e com a vida no campo, com o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e as ações afirmativas e a curricularização da extensão. Esse projeto diz respeito a continuidade das ações iniciadas nos anos de 2015 e 2016 através do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) da UFRB, o qual proporcionou a implantação do primeiro banco comunitário de sementes crioulas na Comunidade Lagoa do Cedro, em Cruz das Almas, BA. Essa ação já está registrada na PROEXT/UFRB desde 2015 sob o número 39002/2018 e que agora segue para atualização através do SIGAA e vinculação ao Programa de Extensão Êre.
TITULO: REZAS E BENZIMENTOS NA ENCRUZILHADA DO SERTÃO
COORDENAÇÃO: ANA KARLA DE QUEIROZ SANTOS
RESUMO: Uma herança cultural e religiosa bem típica da região nordeste, as benzedeiras usam elementos da fé para curar as dores do corpo e da alma. Essa é uma tradição que resiste ao tempo. Rezas e Benzimentos na Encruzilhada do Sertão, é fruto de um projeto contemplado no ano de 2021 pela lei Aldir Blanc, que tem em sua proposta fazer um levantamento, registrar e documentar os saberes e fazeres das rezadeiras e benzedeiras em ofício, entendendo a importância dessa tradição que sofre ameaça, tendo em vista o desinteresse da nova geração, o que impossibilita a continuidade dessa fé secular. A continuidade desse projeto, visa a manutenção dessa tradição, através do apoio acadêmico, com a proposta de construir uma série de diálogos e encontros de saberes entre essas rezadeiras, como uma espécie de intercâmbio entre as comunidades de origem, com a intenção de fortalecer e reforçar a importância do ofício, envolvendo toda a comunidade nos encontros. A partir dos diálogos e encontros serão feitos registros audiovisuais para construção de um mini documentário a ser exibido posteriormente na universidade e nas comunidades.
TITULO: CETENS na Feira
COORDENAÇÃO: ANDERSON DOURADO SISNANDO
RESUMO: A atividade tem como finalidade promover a popularização da ciência, uma vez que possibilitará divulgação do conhecimento científico-tecnológico para a população em geral de forma a minimizar a distância entre a sociedade e a academia, atuando também como ferramenta de inclusão social. Após levantamento dos temas de interesse e dos locais onde serão desenvolvidas as atividades, estas serão preparadas de acordo com o local de acontecimento, podendo ser palestras ou montagem de estandes para que especialistas pertencentes à comunidade do Cetens, ou de instituições parceiras, dialoguem com o público e esclareçam sobre o tema abordado. Os locais selecionados para a realização das atividades do projeto devem ser de grande circulação de pessoas, como shoppings, galerias, bares/restaurantes, parques e escolas públicas e/ou privadas. Esses momentos serão oportunos também para a divulgação dos cursos do Cetens assim como para a divulgação da pesquisa, das atividades e dos projetos desenvolvidos no Centro. Porém neste período de Pandemia as atividades, cursos, palestras, etc, serão de forma remota/online.do primeiro banco comunitário de sementes crioulas na Comunidade Lagoa do Cedro, em Cruz das Almas, BA.
TITULO:A valorização da mandiocultura no semiárido: lutar é resistir.
COORDENAÇÃO: CASSIA KIS MIGUEL DA COSTA
RESUMO: O projeto “A valorização da mandiocultura no semiárido: lutar é resistir” tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar no município de Itaguaçu da Bahia na Associação de Mulheres da Tiririca, atraves da geração de renda para as mesmas com a comercialização dos produtos no contexto do desenvolvimento territorial. Será desenvolvido na Associação de Mulheres da Tiririca no período de junho de 2023 a janeiro de 2024, envolvendo cerca de 23 pessoas. Nesse período serão desenvolvidas oficinas de rotulagem e boas práticas de fabricação, além de oficinas voltadas a elaboração da tabela nutricional. Também serão desenvolvidas atividades visando fortalecer a comercialização dos produtos.
TITULO: Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e Engenharias
COORDENAÇÃO: Jacira Teixeira Castro
RESUMO: O Projeto Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e Engenharias prevê a realização de seminários, palestras e mesas-redondas, em formato virtual, e a gravação de vídeos e podcasts em que meninas e pesquisadoras dessas áreas apresentarão as suas trajetórias acadêmica e profissional, com o objetivo de despertar o interesse vocacional de alunas da rede básica de ensino por essas carreiras.
TITULO: Vamos trocar uma ideia? – Lives da Biblioteca do Cetens/ UFRB.
COORDENAÇÃO: Fábio Jesus dos Santos
RESUMO: Diante do contexto mundial atual, onde (con)vivemos com uma pandemia pelo Coronavírus (COVID 19), buscou-se a reinvenção das relações laborais, culturais, educacionais e sociais. Nessa perspectiva, e observando como se daria essas novas relações, diante da necessidade do distanciamento social e a da suspensão das aulas presenciais na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, passamos a utilizar amplamente as redes sociais para potencializar o contato com os nossos usuários na perspectiva virtual. Nesse âmbito, pensou-se numa interação mais próxima e as lives foram uma alternativa para fortalecer a comunicação entre a Biblioteca do Cetens e a comunidade universitária, bem como levar para toda a comunidade externa temas relevantes para uma reflexão coletiva e crítica.
TITULO: PRODUÇÃO DE ÓRTESE PARA PESSOAS COM SEQUELAS DA HANSENÍASE
COORDENAÇÃO: Hilda Costa dos Santos Talma
RESUMO: O projeto descrito é uma contribuição para reabilitação e tratamento especializado do paciente com sequelas da hanseníase. Pessoas com alterações na função de um membro do corpo geralmente apresentam dificuldades na realização de atividades funcionais. Nesse contexto destaca-se a prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva, que tem como objetivo aumentar habilidades funcionais e promover a inclusão social. Na área de reabilitação física o terapeuta ocupacional utiliza órteses, que são recursos que tem como objetivo melhorar o posicionamento, manter ou aumentar a amplitude de movimento articular e permitir a função. O projeto foi criado em 2017 e já desenvolveu um número relativamente grande de produto para a reabilitação físico-motora: rede elástica; tábua de exercícios flexível; extensor para membros inferiores e superiores; tábuas de flexão e apoio para membros nferiores e Superiores; Escadas de Dedos; Patim de Exercício; Massageador para os pés; bola de exercícios. Estes produtos favorecem a flexibilização dos membros superiores e inferiores o que facilita as atividades cotidianas. Os Produtos desenvolvidos foram disponibilizados para o Setor de Hanseníase do Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Leda – CSE em Feira de Santana na Bahia. A continuidade do projeto é de grande importância para o setor de reabilitação de pessoas com sequelas de hanseníase para que seja desenvolvido um número ainda maior de órtese para atender a todos os pacientes do centro. O projeto poderá ser estendido para outros municípios da Bahia.
TITULO: Reciclando para um Condomínio mais Sustentável
COORDENAÇÃO: Hilda Costa dos Santos Talma
RESUMO: O projeto “Reciclando para um condomínio sustentável” é uma intervenção que possibilita a sensibilização de acadêmicos, estudantes e professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, além de moradores e funcionários de condomínios localizados no SIM em Feira de Santana. Esta proposta busca como objetivos principais a coleta seletiva de lixo nos condomínios bem como a destinação destes resíduos a cooperativas de catadores, especificamente a Associação Regional dos Trabalhadores em Materiais Recicláveis – ARTEMARES de Feira de Santana. Este projeto será desenvolvido nos condomínios localizados no SIM em Feira de Santana. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2020 e possibilitou a implantação da coleta seletiva no condomínio Residencial Village Damha 1 com êxito, atendendo acerca de 1500 pessoas, levando renda para a Artemares.
TITULO: OBARÁ: saúde, sabores e cheiros da culinária ancestral dos Territórios de Identidade Portal do Sertão, Sertão Produtivo e Oeste da Bahia
COORDENAÇÃO: Isabel de Jesus Santos dos Santos
RESUMO: O objetivo geral deste projeto é fortalecer as práticas da arte culinária das comunidades quilombolas dos Territórios de Identidade Portal do Sertão, Sertão Produtivo e Sudoeste da Bahia. Essas comunidades encontram-se nos municípios de Antônio Cardoso, São Gonçalo dos Campos, Irará, Água Fria, Coração de Maria, Santanópolis, Feira de Santana, Teodoro Sampaio, Vitória da Conquista e Palmas de Monte Alto, lugares que serão desenvolvidas as atividades. A duração do projeto são três anos, com ações em torno do fortalecimento dos sistemas agroalimentares locais, na busca por uma alimentação saudável e com manejo agroecológico do solo, fortalecendo a cultura alimentar ancestral, em dialogo com a alimentação escolar quilombola.
TITULO:Institutos de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado da Bahia - INCITE Rede Pró-Alimentos: Inovação, Ciência e Tecnologia
COORDENAÇÃO: JÉSSICA SOUZA RIBEIRO
RESUMO: Visando alavancar a área de Ciência e Tecnologia de Alimentos no Estado, e Rede Pró-Alimentos surge da parceria entre 8 instituições, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UFSB, SENAI/CIMATEC e SDR, em 6 territórios de identidade, iniciando uma rede de colaboração com mais de 30 pesquisadores, 20 deles bolsistas de produtividade do CNPq, com competências que se complementam para acelerar a geração de conhecimento científico inovador e aplicado na área de alimentos, além de uma robusta estrutura multiusuária, que a capacitam a ser um vetor de transformação social com o avanço da agroindústria familiar baiana. A proposta da Rede Pró-Alimentos materializa o anseio das instituições parceiras em fazer dela a referência no estado na Área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, como seu Instituto de Ciência, Inovação e Tecnologia – INCITE para a condução de ações de excelência nesse segmento. A integração científica da Rede Pró-Alimentos permeará entre duas linhas de atuação, com capacidade de abranger diversas cadeias produtivas de alimentos no estado, visando unir as competências da equipe para um desenvolvimento científico mais rápido e produtivo. Uma das linhas envolverá a identificação de contaminantes (antibióticos, pesticidas, micotoxinas, metais potencialmente tóxicos), fraudes e autenticidade de alimentos. Nessa linha, nos diversos projetos a serem conduzidos, será verificado o avanço científico, entre outros, nos seguintes segmentos: - métodos espectroscópicos para identificação de fraudes e autenticidade em alimentos; - métodos cromatográficos e eletroforéticos para análise de perfil proteômico e de peptídeos em alimentos; - identificação e quantificação de metais potencialmente tóxicos em alimentos; - métodos para identificação de antibióticos, pesticidas e micotoxinas em alimentos; - desenvolvimento de biossensores para monitoramento de contaminantes; - aplicação de quimiometria no desenvolvimento de métodos rápidos de detecção de compostos; - identificação/discriminação de origem de produtos regionais por meio do uso de métodos espectroscópicos. A outra linha envolverá a valorização de resíduos agroindustriais das cadeias produtivas, a partir da sua utilização para fins diversos, incluindo: - desenvolvimento de novos produtos na indústria de alimentos; - produção de enzimas de interesse a partir da fermentação de resíduos; - produção de microrganismos probióticos; - produção de nanoparticulas de metais com aplicações na indústria farmacêutica e de alimentos; - produção de embalagens plásticas biodegradáveis, ativas e/ou inteligentes; - prospecção e purificação de compostos bioativos e pigmentos naturais de interesse para uso na indústria farmacêutica e de alimentos; - produção de carvões ativados e suportes para biorreatores enzimáticos a partir de resíduos; - análise do impacto ambiental de resíduos agroindustriais de diferentes cadeias produtivas; - produção de biogás e/ou biocombustíveis. Nessas linhas, os temas propostos irão abordar de maneira direta ou transversal problemas identificados do setor de alimentos no estado, buscando o subsídio científico para entendê-los e propor alternativas inovadoras e viáveis tecnologicamente. Na condução dos projetos que serão propostos, haverá a colaboração dos participantes da Rede, com atuação de membros de diferentes núcleos, conjuntamente como orientadores e co-orientadores. No CETENS/UFRB, a atuação do projeto estará focada na qualificação da produção agroindustrial, com realização de análises físico-químicas e de composição, para a viabilização de registros e elaboração de rótulos nutricionais; a elaboração de materiais técnicos, artigos e patentes; a realização de treinamentos e outras ações extensionistas nas agroindústrias; e o desenvolvimento de novos produtos e subprodutos.
TITULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO: Formação Político pedagógica - Desafios e perspectivas
COORDENAÇÃO: JEFFERSON NASCIMENTO DE BRITO
RESUMO:O Curso da Educação do Campo é fruto da luta e resistência dos movimentos sociais na busca por uma educação que dialogue com a realidade dos sujeitos em sua diversidade cultural, social, política, econômica e de base, pensada para atender as diferentes esferas da sociedade, campo/cidade, com uma educação que seja de qualidade, acessível e gratuita a todos. Nessa direção, pensando nos novos perfis de estudantes que estão adentrando o curso da Educação do Campo é que esse projeto intitulado - Educação do Campo: Formação Político Pedagógica, Desafios e Perspectivas foi se constituindo. O objetivo inicial desse projeto é apresentar aos novos estudantes esse universo que é a universidade, a partir de encontros formativos realizados pelos estudantes veteranos, na perspectiva de aproveitar a experiência adquiridas durante sua trajetória na instituição, auxiliando aos novos discentes nessa nova jornada de suas vidas dentro da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Nessa direção, serão desenvolvidos eventos, cursos e encontros formativos, norteados pelas necessidades dos estudantes da Educação do Campo, ou seja, ações voltadas ao sistema do SIGAA, currículo lattes, orientações sobre projeto de extensão, diretório, coletivos, programas institucionais, bolsas, núcleos acadêmicos, entre outras que perpassa a vida universitária, fortalecendo as ações coletivas dos estudantes da Educação do Campo.
TITULO: Projeto CARAPRETA: Conversão de Aparelhos e Remoção de Aplicativo Pirata para Reaproveitamento em Ensino e Tecnologias Aplicadas
COORDENAÇÃO: JOAO LUIZ CARNEIRO CARVALHO
RESUMO: Atualmente, a maioria dos aparelhos conhecidos como TV Box constituem um tipo de sistema computacional de baixo custo e baixa potência. Embora sua aplicação típica seja a reprodução de conteúdo audiovisual pirateado, pesquisadores e entusiastas têm conseguido transformar estes dispositivos em minicomputadores de propósito geral. A partir desta iniciativa, tornou-se possível reaproveitar aparelhos do tipo TV Box apreendidos pela Receita Federal do Brasil (RFB) como dispositivos com aplicação social, como computadores para escolas públicas, recursos de Tecnologia Assistiva e sistemas computacionais para projetos científicos em universidades, apenas para citar alguns exemplos. Neste contexto, a proposta desta ação de extensão é desenvolver o projeto piloto que materializa um conjunto de ações que põem em prática a parceria entre a UFRB, a Receita Federal e a comunidade de uma escola pública, a fim de dar uma destinação sustentável a estes dispositivos, ao mesmo tempo em que são aplicados em uma iniciativa de elevado impacto social. Mais especificamente, a Receita Federal será a parceira da UFRB na cessão de aparelhos TV Box apreendidos, assim como, materiais de consumo necessários à descaracterização destes dispositivos. A equipe executora deste projeto de extensão será responsável por transformar os aparelhos em minicomputadores configurados para aplicações sociais, bem como, capacitar os seus utilizadores. Por fim, a escola pública poderá absorver estes recursos, utilizando-os em atividades didáticas e científicas e dialogando com a UFRB, a fim de construir as melhores soluções baseadas nos aparelhos, assim como deverá cumprir o papel de realimentador e multiplicador das ideias desenvolvidas no âmbito deste projeto.
TITULO: Robótica como ferramenta para introdução da cultura maker e programação na educação básica
COORDENAÇÃO: NILMAR DE SOUZA
RESUMO: A robótica é uma ferramenta poderosa na automatização de processos. Por outro lado, ela pode ser utilizada como elemento facilitador do ensino da programação e difusor da cultura maker. Adicionalmente a robótica também pode auxiliar no desenvolvimento de diversas habilidades requeridas na formação dos estudantes da educação básica. Neste projeto, propõe-se promover cursos de robótica nos quais os participantes serão motivados a montar experimentos e implementar conceitos de lógica e programação. A partir das atividades de robótica os participantes poderão ser estimulados a participar de torneios e integrarem grupos da universidade. Com as atividades manuais, espera-se que os participantes possam articular conceitos vistos nos componentes curriculares com a vivência, melhorando a compreensão dos conteúdos e oportunizando melhoria no rendimento acadêmico. Além de apoiar as atividades vinculadas a conteúdos escolares a participação de jovens em situação de vulnerabilidade social pode abrir portas para novas oportunidades de trabalho. Espera-se que sejam realizadas intervenções em pelo menos dois bairros de Feira de Santana, com cursos de robótica com duração de 2 meses cada. Parcerias serão prospectadas com o objetivo de que ao menos mais uma cidade seja contemplada.
TITULO: Educação do Campo e das Águas: construindo caminhos, demarcando novas territorialidades e rompendo desafios
COORDENAÇÃO: Kássia Aguiar Norberto Rios
RESUMO: Este projeto prevê o desenvolvimento de ações educativas para os sujeitos oriundos das comunidades tradicionais do estado da Bahia tendo como referência uma pedagogia que dialogue com os saberes tradicionalmente construídos e os modos de vida destas comunidades. A partir da articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão busca-se ainda a efetivação de novas pontes de diálogo e troca de conhecimentos entre as comunidades envolvidas, docentes e discentes da UFRB e demais IEs parceiras. Metodologicamente, as atividades planejadas encontram-se organizadas através de 4 eixos principais: Formação Política, Formação Pedagógica, Formação Técnica e Diversos. A partir desses eixos, serão desenvolvidas oficinas de formação política, oficinas de formação técnica, oficinas de formação pedagógica por área de conhecimento, rodas de conversas, seminários temáticos entre outras atividades que contribuam para a qualidade de vida dos beneficiários e no desenvolvimento dos territórios tradicionais. Nosso recorte espacial consiste, inicialmente, nos municípios de Feira de Santana, Salvador, Santo Amaro, Antônio Cardoso, Irará, Central, Iraquara e Itaguaçu da Bahia. Nosso público alvo são os/as moradores/as desses municípios que integram as comunidades tradicionais pesqueiras e quilombolas, agricultores e agricultoras familiares, lideranças de associações, cooperativas, docentes e discentes da UFRB e demais IEs parceiras. Nossa estimativa é estar beneficiando de 350 a 400 pessoas.
TITULO: Tecnologia em Alimentos nas mídias sociais
COORDENAÇÃO: Kássia Aguiar Norberto Rios
RESUMO: O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos na Educação do Campo surge a partir das demandas dos movimentos sociais do estado da Bahia e tem como propósito promover uma formação para os sujeitos do campo voltada ao processamento e beneficiamento de alimentos da agricultura familiar. Desde o ano de 2018, visando uma maior interação entre coordenação, docentes, discentes e comunidade externa foram criadas algumas mídias sociais para o Curso: site e instagram. Nestes são disponibilizadas semanalmente informações sobre as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do Curso, além de informações gerais sobre a área de produção de alimentos na perspectiva da agricultura familiar. Nesse sentido, visando ampliar o desenvolvimento das ações do CST em Alimentos nas mídias sociais e promover uma maior socialização de informações entre docentes, discentes, técnicos, agricultores e comunidade em geral que propomos o projeto “Tecnologia em Alimentos nas mídias sociais” ao qual tem por objetivo socializar informações sobre as ações de ensino, pesquisa e extensão do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do CETENS/UFRB e a área da produção de alimentos na agricultura familiar.
TITULO: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ONLINE E A DISTÂNCIA
COORDENAÇÃO: KLAYTON SANTANA PORTO
RESUMO: Na investigação sobre os processos de ensino e aprendizagem, no contexto da educação online e a distância, a mediação pedagógica é elemento fundante e central. Deste modo, este projeto tem como objetivo geral planejar e executar um curso de formação continuada de professores, tutores e mediadores, de cursos online e a distância, de modo a contribuir e melhorar os processos de mediação, ensino e aprendizagem nestes cursos. Metodologicamente, o projeto se divide em 4 etapas, a saber: (i) programação de um ambiente virtual no Moodle, e seleção de recursos didáticos digitais, voltados para a formação continuada de professores, tutores e mediadores de cursos online e a distância; (ii) Planejamento e execução de um curso de formação continuada de professores, tutores e mediadores da EaD, com o foco nos processos de mediação, ensino e aprendizagem, em cursos online e a distância; (iii) investigações sistemáticas a respeito do papel da mediação pedagógica, realizada por professores, tutores e mediadores, nos processos de ensino e aprendizagem nos cursos online e a distância, participantes do projeto; (iv) socialização e divulgação, por meio de apresentação de trabalhos em eventos e publicação de artigos em periódicos, das vivências no ambiente virtual e no curso de formação continuada, propostos no projeto. Assim, espera-se com esse projeto melhorar a formação dos participantes, de modo que estes professores, tutores e mediadores proporcionem aos estudantes a interação e a integração com a proposta pedagógica do curso, o qual está cursando. De modo que estes possam gerenciar situações diversas, criar e manter o interesse dos estudantes sobre os temas abordados, e com isso possam acompanhar o percurso de aprendizagem dos alunos, no decorrer destes cursos, e reduzir os índices de evasão.
TITULO: CONEXÕES DE SABERES CIENTÍFICOS: PRÁTICAS DIALÓGICAS E INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
COORDENAÇÃO: KLAYTON SANTANA PORTO
RESUMO: O uso de estratégias de ensino investigativas e dialógicas tem sido bastante evidenciado nas pesquisas e intervenções pedagógicas que têm buscado propor, implementar e avaliar atividades didático-pedagógicas para o ensino de Ciências desenvolvido na educação básica (DELIZOICOV, 1982; MACHADO; CARVALHO, 2012; PONTE; BROCADO; OLIVEIRA, 2005). Assim, este Projeto de Extensão, a ser desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Formação de Professores (CETENS/UFRB/CNPq), tem como objetivo geral analisar as contribuições do ensino por investigação e da Abordagem Temática Freireana no desenvolvimento de práticas dialógicas no processo de ensino e aprendizagem de Ciências em escolas básicas do campo. Para isso, buscaremos desenvolvê-lo por meio do estreito diálogo entre a universidade, as escolas básicas do campo, professores de Ciências e estudantes destas escolas. A partir destas interlocuções, pretendemos conhecer a realidade destas escolas e destes estudantes, de modo que seja possível planejar e desenvolver estratégias e atividades investigativas de Ciências que busquem contribuir para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais contextualizado e dialógico. Com isso, esperamos que os alunos envolvidos possam tomar consciência da realidade em que estão inseridos e, como consequência, possibilitar a melhoria de suas condições de vida, por meio de uma intervenção consciente na realidade que os cercam. Além disso, contribuir para que os conteúdos de Ciência da Natureza, trabalhados em sala de aula, façam sentido para os alunos, o que acreditamos que irá favorecer a aprendizagem destes conteúdos, o incentivo à investigação e ao diálogo, a participação ativa destes estudantes na construção dos seus conhecimentos, de forma dialógica, e a promoção da Alfabetização Científica.
TITULO: Estratégias para promoção do fortalecimento produtivo na comunidade Rural do Juazeiro, Irará, Bahia
COORDENAÇÃO: Liz Oliveira dos Santos
RESUMO: A agricultura familiar desempenha um importante papel na vida dos brasileiros, alimentá-los. Por ser responsável por 70% da produção dos alimentos, os agricultores/as vêm buscando formas de resistir ao uso de agrotóxicos, a mecanização da agricultura e a monocultura, na tentativa de produzir alimentos saudáveis. Diante de tantos desafios, é notório a necessidade de políticas públicas e tecnologias que atendam a necessidade desses sujeitos. Desta forma, este projeto tem como objetivo desenvolver ações de formação técnica e política que visem contribuir para a melhoria da renda dos agricultores familiares da comunidade do Juazeiro, município de Irará, através da diversificação, organização e comercialização da produção. Esta demanda foi levantada a partir do Diagnóstico Rural Participativo realizado na comunidade.
TITULO: Pipoca e Paisagem
COORDENAÇÃO: LUCIENE GOMES
RESUMO: Neste projeto de extensão intitulado Princesas da Tecnologia no Recôncavo, a qual faz referência ao codinome utilizado para a cidade de Feira de Santana como Princesa do Sertão e a região do entorno, onde será realizado, pretende-se investigar e incentivar o interesse de estudantes de escolas públicas e que fazem graduação, na área de exatas, especialmente do sexo feminino. A finalidade deste projeto consiste em despertar e incentivar o interesse de meninas para carreiras nas áreas de ciências exatas e tecnológicas, através de eventos, palestras, oficinas e ensaio fotográfico virtual. Deste modo, espera-se atrair um público feminino maior na área tecnológica e poder contribuir para uma possível redução nos índices de evasão nos cursos de engenharia, especialmente da UFRB, além de apoiar a maior diversidade no público discente. Sensibilizando ainda, a comunidade acadêmica e a sociedade sobre o papel da mulher e seu empoderamento, eliminando os estereótipos de gênero.
TITULO: Diálogos Sobre Energias Renováveis
COORDENAÇÃO: LUIZ HENRIQUE SANTOS SILVA
RESUMO: Esse evento tem como propósito a difusão do conhecimento da área de energia através de palestras, exposições, minicurso, mesa redonda e debates sobre os assuntos que tangem as energias renováveis. Nesse evento pretende-se convidar especialistas, cientistas e profissionais que atuam no mercado de energias com intuito de contribuir para formação acadêmica dos discentes da UFRB bem como informar/estimular a relevância do tema para toda comunidade externa em âmbito regional e nacional.
TITULO: ENSINO DE CIÊNCIA (QUÍMICA E BIOLOGIA) NA EDUCAÇÃO DO CAMPO POR MEIO DE OFICINAS TEMÁTICAS
COORDENAÇÃO: MARICLEIDE PEREIRA DE LIMA MENDES
RESUMO: O projeto “Ensino de Ciência (Química e Biologia) na Educação do Campo por meio de oficinas temáticas” é um projeto que pretende constituir um espaço de interlocução entre pesquisador, alunos da Licenciatura em Educação do Campo da área de ensino de Ciências da Natureza, alunos do Programa de Pós-graduação em Educação Científica Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e estudantes da educação básica. Tem como objetivo proporcionar o conhecimento de conceitos da Química e da Biologia por meio de oficinas temáticas para alunos do Ensino Médio de uma escola do campo e proporcionar também estratégia de integração entre alunos de graduação (Licenciatura em Educação do Campo); Pós-graduação e extensão na formação inicial e continuada de professores. Este projeto irá proporcionar o desenvolvimento de atividades por meio de oficinas temáticas oferecidas para alunos de Ensino Médio de uma escola do campo localizada no município de Irará-BA, Brasil. Nosso projeto enquadra-se no contexto de uma proposta de inserção dos alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo e da Pós-graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade em atividades de extensão. As oficinas, planejadas serão conduzidas por alunos licenciandos e da pós (já professores formados) e abordarão aspectos de natureza interdisciplinar relacionados à Química e a Biologia.
TITULO: Banco de Sementes Crioulas e Nativas no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Jacuípe II: implementação de práticas formativas em agroecologia
COORDENAÇÃO: THIAGO LEANDRO DA SILVA DIAS
RESUMO: O projeto busca promover espaços formativos e colaborativos para subsidiar a implantação e consolidação do banco de sementes crioulas e nativas na unidade escolar CETEP da Bacia do Jacuípe II João Campos, localizada no município de Riachão do Jacuípe (Ba). Surge da articulação com professores e estudantes do Curso Técnico em Agroecologia e da percepção de uma problemática local em torno da redução de práticas de conservação de variedades crioulas, do avanço do processo de desertificação do bioma caatinga e das sementes transgênicas. Portanto, pretende resgatar sementes e saberes agroecológicos que situem o conhecimento científico e popular a serviço da vida e da transformação das condições de desigualdade e do silenciamento da memória biocultural das populações campesinas, assegurando assim uma formação e capacitação em torno dos processos de coleta, armazenamento, beneficiamento, multiplicação, análise e troca de sementes crioulas e nativas.
TITULO: Sábado no Planetário - Parque do Saber/CETENS
COORDENAÇÃO: JAIRO CAVALCANTI AMARAL
RESUMO: Este projeto de extensão consiste em elaborar e executar apresentações quinzenais de planetário, com a colaboração do Parque do Saber. O público inclui de adolescentes em diante, mas os temas serão mais avançados que apresentações típicas e focados em astronomia. Eles poderão ser aulas de astronomia clássica ou abordar temas da atualidade, mantendo o ritmo quinzenal de apresentações. A limitação de vagas também ajudará a manter o foco e a organização.
TITULO: CIRANDA INFANTIL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO CETENS
COORDENAÇÃO: LIZ OLIVEIRA DOS SANTOS
RESUMO:O referido projeto de extensão tem por objetivo materializar o espaço da ciranda infantil no âmbito da educação do campo do CETENS. Inspirada na ciranda infantil do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), a ciranda constitui-se em um ambiente de respeito às infâncias do campo em sua diversidade, bem como um espaço de construção de luta coletiva infantil e rede de apoio às mães estudantes . Dessa forma, enquanto espaço de encontro, com a ciranda da Educação do Campo do CETENS, pretendemos que a ciranda exerça o movimento do cirandar, do circular saberes a partir das realidades em que as crianças estão imersas a partir do cotidiano e suas origens. Para tanto, propomos um espaço de acolhimento que seja não escolar, mas constituído de atividades diversas como: músicas, desenhos, pinturas, textos e intervenções artísticas, contação de historinhas, vídeos infantis, exercícios para a coordenação motora e psicomotricidade, ginástica, dança, cantigas de roda. as atividades serão realizadas com objetivos específicos para o universo infantil e contribuição na formação cultural e social das crianças envolvidas na proposta.
TITULO: FAZENDO CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIA NA PRÁTICA: estimulando jovens para o estudo das ciências exatas e da engenharia com kits didáticos para aulas práticas
COORDENAÇÃO: LUCIANO SERGIO HOCEVAR
RESUMO:A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) tem se destacado pelo seu compromisso com a sustentabilidade e inovação, especialmente no campo das ciências e da sustentabilidade. Por meio do projeto “FAZENDO CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIA NA PRÁTICA: estimulando jovens para o estudo das ciências exatas e da engenharia com kits didáticos para aulas práticas” a UFRB incentiva jovens discentes da rede pública de ensino para o estudo das ciências exatas e da engenharia por meio de aulas práticas que utilizem kits didáticos construídos pelos próprios discentes. Desse modo, as atividades estimulam a conscientização ambiental, por meio de práticas com tecnologias limpas e energias renováveis, promovendo também a participação ativa desses jovens com o projeto, construção e uso dos kits em aulas práticas. Como metodologia o projeto adota desde seminários e palestras até iniciativas práticas de pesquisa e desenvolvimento. Os seminários e palestras proporcionam momentos de partilha entre profissionais, pesquisadores e discentes sobre suas experiências e conhecimentos sobre as ciências, seu ensino, prática e importância para o desenvolvimento tecnológico do nosso país. Esses momentos têm como objetivo inspirar e motivar jovens estudantes, especialmente do sexo feminino, a considerarem carreiras nas áreas de engenharia, ciências exatas e energias renováveis. Paralelamente, o projeto também promove atividades práticas de pesquisa e desenvolvimento, onde os/as discentes serão incentivadas a participar ativamente na criação de soluções inovadoras no campo das ciências exatas e da engenharia. Isso inclui o desenvolvimento de instrumentos educativos, sustentáveis e tecnológicos que utilizam biomassas como fonte de energia, com o objetivo de impulsionar práticas sustentáveis e acessíveis. Ao associar essas atividades ao projeto “Fazendo Ciências Exatas e Engenharia na Prática” a UFRB reforça seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, a inovação tecnológica e a inclusão, no campo das ciências exatas e engenharias. Ao capacitar e incentivar a participação de jovens discentes nas ciências exatas e na engenharia, o projeto visa não apenas promover a igualdade de oportunidades, mas também aproveitar todo o potencial criativo e inovador que a diversidade oferece.
TITULO: WoManTech - Women Making Tech Accessible (Mulheres tornando a tecnologia acessível)
COORDENAÇÃO: RAISSA TAVARES VIEIRA QUEIROGA
RESUMO:Esta ação de extensão tem o objetivo de fomentar o conhecimento na área de engenharia garantindo conhecimento técnico dentro das universidades e escolas de ensino médio. Isto é alcançado por meio do estímulo do interesse de alunas universitárias e do ensino médio pelas ciências exatas. A ação propõe a realização de oficinas de eletrônica, ministradas em escolas públicas de ensino fundamental e médio com objetivo de atrair os olhares e despertar o interesse das alunas pela tecnologia na produção de um recurso de tecnologia assistiva que promove o acesso aos meios digitais por pessoas com deficiência. A ação é dividida em três etapas: a primeira é focada na capacitação de estudantes do ensino superior dos cursos de engenharia do CETENS – UFRB em eletrônica básica e tecnologias assistivas; a segunda etapa é focada na realização de uma oficina que engloba conteúdos de tecnologia assistiva e acessibilidade e eletrônica básica, ministrada pelas voluntárias que participaram da capacitação da primeira etapa, esta oficina será ministradas para alunas do ensino fundamental e médio de escolas municipais da cidade de Feira de Santana; na terceira e última etapa os recursos montados durante as oficinas nas escolas serão destinados a pessoas com deficiência de baixa renda.
TITULO: Desenvolvimento de catálogo sobre recursos de Tecnologia Assistiva para mobilidade, atividades de vida diária e comunicação alternativa e aumentativa, com tutoriais.
COORDENAÇÃO: RENATA DE SOUSA MOTA
RESUMO: Este projeto de extensão apresenta como temática central a área de Produtos de Tecnologia Assistiva. Surgiu a partir de uma demanda de clínicas de reabilitação, as quais apresentam necessidade frequente de um instrumento que possa demonstrar aos seus pacientes e familiares, de maneira simples e objetiva, uma listagem de recursos de TA para mobilidade, comunicação e Atividades de Vida Diária AVD`s), assim como existe a necessidade para informar aos usuários desses recursos como desenvolver alguns recursos simples de TA com materiais de baixo custo através de tutoriais. Desta forma, o objetivo deste estudo é desenvolver um catálogo ilustrativo.
TITULO: Implementação de um serviço de atendimento ao usuário de tecnologia assistiva
COORDENAÇÃO: RENATA DE SOUSA MOTA
RESUMO: De acordo com o Estudo de Mapeamento de Competências em Tecnologia Assistiva, realizado em 2013 pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, o Brasil possui um enorme potencial em relação à realização de projetos e produtos de Tecnologia Assistiva. Porém, para que tais projetos alcancem seu público alvo, é fundamental a participação de universidades no incentivo à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que melhoram a qualidade de vida das pessoas com deficiência. A criação deste projeto, por parte da UFRB, constitui-se numa política de desenvolvimento educacional e tecnológico, inovadora e relevante para a região que está localizada (Portal do Sertão), a qual permite que esta instituição avance ainda mais no cumprimento do seu papel na formação inicial e continuada da massa crítica necessária a este campo do conhecimento, corroborando também com a atual pauta social do país. Este projeto permitirá acrescentar à sociedade feirense e baiana a possibilidade de abordar e aprofundar estudos e pesquisas voltados para a produção de conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológicos, e à inovação com base no Plano Nacional de Tecnologia Assistiva (PNTA), na Lei nº 10.973/04, no Decreto nº 10.645/21, e assim, auxiliar nos processos de inclusão social da pessoa em condição de deficiência, incapacidades e mobilidade reduzida, enfatizando a criação de condições para sua autonomia, independência e qualidade de vida nos aspectos: social, educacional, laboral e de lazer. Esta proposta tem como proposta central implementar um serviço de atendimento ao usuário de tecnologia assistiva, contendo o processo de avaliação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ou idoso, o desenvolvimento de recursos para promoção da autonomia e independência de baixa e média complexidade tecnológica e o acompanhamento do usuário deste recurso. Para tanto, serão utilizados espaços de laboratórios já existentes, assim como recursos humanos que já possuem a expertise na área da TA.
TITULO: FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR: DIÁLOGOS, CONHECIMENTOS E SABERES
COORDENAÇÃO: PRISCILA BRASILEIRO SILVA
RESUMO: A Feira da Agricultura Familiar será um espaço interdisciplinar de Educação do Campo cujo princípio educativo do trabalho será balizador das ações extensionistas junto aos grupos de agricultores e agricultoras familiares que comercializarão seus produtos e ao mesmo tempo terão acesso às formações oferecidas pelo projeto. Para tanto, temos como objetivo promover um espaço de formação e comercialização de produtos da agricultura familiar no CETENS, através da Educação do Campo e a partir de um conjunto de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão e ações afirmativas dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Tecnologia em Alimentos e Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade. A fim de proporcionar aos sujeitos do campo acesso mais um espaço, forma de comercialização da produção, à renda e a formação comprometidas com o trabalho no campo e a reprodução da vida com ênfase na construção de conhecimentos agroecológicos que respeite e acolha os saberes ancestrais no diálogo com os saberes acadêmicos.
TITULO: Librando: acessibilidade linguística para pessoas surdas sinalizantes
COORDENAÇÃO:SÁTILA SOUZA RIBEIRO
RESUMO: O projeto intitulado “Librando: acessibilidade linguística para pessoas surdas sinalizantes” surge da necessidade de comunicação entre a comunidade acadêmica da UFRB/Cetens e os estudantes surdos sinalizantes, através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), haja vista, o Cetens possuir, no momento, 02 (quatro) estudantes surdos da Graduação e 02 (dois) estudantes surdos da Pós-Graduação, totalizando quatro estudantes surdos sinalizantes. Sendo assim, há uma necessidade imperiosa de acessibilidade comunicacional entre a comunidade acadêmica e os estudantes surdos. O Librando se dará na formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunidade acadêmica do Cetens na cidade de Feira de Santana e oferecerá cursos da referida língua para estudantes, docentes e técnicos administrativos ao longo de 01 (um) ano. Ao final de cada etapa de curso (básico, intermediário e avançado) os cursistas passarão por uma avaliação prática em Libras, para então receberem a certificação da proficiência da língua estudada nas referidas etapas. Teremos como público-alvo (Docentes, Técnicos Administrativos e Terceirizados) da UFRB/ Cetens. A formação focará na aprendizagem significativa da Libras, em uma concepção instrumental de forma que o cursista vivencie momento de interação e comunicação através da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
TITULO: Vivências Agroecológicas: o biopoder camponês e a cromatografia da saúde do solo.
COORDENAÇÃO: SILVANA LUCIA DA SILVA LIMA
RESUMO: As Vivências Agroecológicas são práxis educativas de base popular em forma de eventos ou como ferramentas de intercâmbio, de imersão na realidade, diálogos de saberes socioculturais e produtivos, de acesso a serviços de saúde coletiva e popular ou, ação de cunho político cultural promovendo a Agroecologia enquanto relação social, prática, ciência e movimento, proposta experimentada por diversas organizações políticas e instituições de ensino. O projeto é uma ação do programa de extensão Laboratório Vivo de Agroecologia que foi criado em 2015 no seio dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação do Campo da UFRB, com vínculo orgânico com os movimentos sociais do campo. Assim como o programa de extensão, o projeto pauta-se nos princípios formativos do Trabalho, da Pesquisa, da Cultura popular e da relação sociedade – natureza, reorganizando suas práxis a partir das demandas dos povos territorializados nos referidos cursos. Em diálogo com as Escolas Famílias Agrícolas, com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana (SINTRAF) e com o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA Bahia) firmamos parceria para realizar etapas da Escola de Agroecologia Camponesa do MPA. Esta tem por objetivo fomentar o debate sobre a saúde do solo, realizar a cromatografia do solo e dos produtos da agricultura camponesa (alimentos, mel, extratos, óleos essenciais), bem como, incentivar a produção de biofertilizantes na perspectiva do Biopoder camponês. O biopoder advém da relação metabólica do camponês com a sua natureza em seus espaços de territorialização. Nessa relação ele conhece e pode exercer um poder sobre o território a partir do conhecimento. Desta forma realizamos o objetivo geral do Laboratório Vivo que é fazer Educação em Agroecologia tomando a natureza enquanto estrutura sistêmica articuladora da produção do conhecimento, vinculado à Educação do Campo e comprometida com a restauração ecológica capaz de enfrentar às mudanças climáticas.
TITULO: Educação, Agroecologia e Arborização do Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria
COORDENAÇÃO: SIMONE MIRANDA TELES FERNANDES
RESUMO: O referido projeto envolverá as áreas de Ciências da Natureza contextualizadas com agroecologia, buscando articular teoria e prática entre os docentes, discentes e funcionários do Colégio estadual do Campo Maria Quitéria com o objetivo de proporcionar um ambiente mais saudável e sustentável possível e um ar limpo e menos sufocante para uma escola do campo. Para tanto, serão desenvolvidas, no âmbito do Programa Residência Pedagógica, ações práticas de manjo e cuidado do solo, produção de adubo através de compostagem e plantio de mudas de árvores, plantas medicinais e ornamentais, priorizando as nativas do semiárido. Buscamos com esse projeto proporcionar a construção e manutenção de áreas arborizadas na escola de modo a combater o aquecimento do ambiente escolar visando a conscientização da importância dessas plantas para a saúde e bem-estar dos sujeitos que ali residem/estudam. Pensando na sustentabilidade das ações a longo prazo, é de suma importância que processos formativos envolvendo toda a unidade escolar sejam promovidos.
TITULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO: DO ESTÁGIO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OS SABERES POPULARES NA PERSPECTIVA CRÍTICA-INTERDISCIPLINAR
COORDENAÇÃO: TATIANA DA SILVA SOUZA
RESUMO: Serão realizadas no Estágio atividades temáticas, tais como: Compostagem com resíduos de mandioca, tendo como abordagem metodológica, exposições, diálogos e reflexões teórico-prático em torno das temáticas, além das atividades práticas em forma de oficinas; como as roda de conversa; Planejamento, organização, divulgação e realização das atividades no Colégio lócus do Estágio; Desenvolver Oficinas sobre produção de Horta Agroecológica;5. Serão desenvolvidas Oficina sobre manipueira (biofertilizante) com os estudantes do Colégio, lócus do Estágio; Acontecerá Oficinas sobre Beneficiamento dos derivados da Mandioca; Serão realizadas Oficina sobre o uso da Folha da Mandioca na alimentação animal; Elaboração de questionário para as entrevista com participantes: das oficinas; Criação de um instrumento de avaliação para identificar os impactos das Oficinas. Ao passo que nossos objetivos são: Estabelecer relação entre as áreas da Educação do Campo e do Ensino de Ciências da Natureza, sendo o Estágio o articulador do processo de ensino aprendizagem de estudantes do 9º dos Anos Finais do Ensino Fundamental, na perspectiva do ensino contextualizado e interdisciplinar.
TITULO: Formação em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial: Ações Acadêmicas de Fortalecimento da Participação e Inclusão Social e Econômica
COORDENAÇÃO: Tatiana Ribeiro Velloso
RESUMO: Este projeto tem como objetivo de promover ações formativas no contexto de contribuir, por um lado, na indissociabilidade na relação acadêmica da extensão com o ensino, a pesquisa e as políticas afirmativas, e por outro, na geração de trabalho e renda através do fomento e do fortalecimento de empreendimentos da economia solidária, contextualizadas na política de desenvolvimento territorial no estado da Bahia. Este projeto é integrado ao programa de extensão da Incubadora de Empreendimentos Solidários – INCUBA da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB em rede com a Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus de Valença, que tem como finalidade de contribuir na geração de trabalho e renda, com sustentabilidade ambiental e humana, através das atividades acadêmicas de extensão, ensino e pesquisa articuladas com ações afirmativas. Para tanto, as ações de incubação são desenvolvidas através da construção de conhecimentos que possibilite a capacidade de intervenção, a ação coletiva e a apropriação dos sujeitos sociais nos ambientes territoriais, organizacionais e acadêmicos, fundamentados nos princípios da Economia Solidária no desenvolvimento de tecnologias sociais voltados para a promoção do desenvolvimento territorial.
TITULO: Programando o conhecimento técnico-científico: Construção de modelos de documentos para atividades acadêmicas e administrativas da UFRB
COORDENAÇÃO: TIAGO OLIVEIRA MOTTA
RESUMO: O presente projeto de extensão apresenta uma proposta para a disponibilização de Modelos de Documentos a serem utilizados pela comunidade acadêmica, tais como artigos, apresentações, banners, livros, atas de reunião e etc. Ao final dessa atividade, espera-se que o bolsista participante do projeto seja capaz de produzir templates para fins acadêmicos e que os participantes da capacitação prevista passem a utilizar a linguagem LaTeX para a produção de seus documentos a partir dos modelos produzidos e que explorem as funcionalidades disponíveis nessa linguagem de programação baseada em scripts.
TITULO: Alimentos da Terra: fortalecimento de circuitos curtos de comercialização de alimentos da agricultura familiar em Feira de Santana – BA
COORDENAÇÃO: WILON MAZALLA NETO
RESUMO: Esse projeto visa promover o fortalecimento e o fomento dos circuitos curtos de comercialização de alimentos da agricultura familiar e camponesa no município de Feira de Santana – Ba e seus distritos rurais, com vistas a contribuir com processos de construção da agrocecologia e da soberania alimentar. Para tanto, pretende-se realizar uma série de ações que visam aumentar a qualidade e padronização dos alimentos fornecidos à população local, através de espaços formativos, do fortalecimento das Boas Práticas de Manipulação de alimentos e da gestão organizacional do processo produtivo nas iniciativas de comercialização.
TITULO: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS EM EMPREENDIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DA BAHIA.
COORDENAÇÃO: WILON MAZALLA NETO
RESUMO: O projeto faz parte do Programa de Residência Profissional Agrícola, promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), sendo regido também pela Portaria MAPA No 193, de 16 de junho de 2020, com o objeto de apoiar a qualificação técnica de estudantes e recém-egressos de cursos de ciências agrárias e afins, por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado por Instituição de Ensino e realizado em Unidades Residentes. O projeto visa, assim, contribuir com a capacitação técnica e qualificação profissional de jovens recém egressos das Ciências Agrárias, bem como mediar vivências e experiências concretas em unidade produtivas da agricultura familiar. Ao mesmo passo, o projeto propõe contribuir com o desenvolvimento rural e a agricultura familiar na produção de riquezas e de abastecimento interno de alimentos, potencializando a produção e o beneficiamento, os processos de comercialização e o acesso aos mercados. Este projeto será realizado nas unidades residentes no Território de Identidade do Sisal, serão três Unidades Residentes: a Fundação APAEB, a COOPERSABOR e a Bahiater. O Território de identidade do Médio Rio das Contas terá duas Unidades Residentes: Uniagro e a Bahiater. O município de Cabaceiras do Paraguaçu terá como unidade residente a Fazenda Santa Lúcia. O povoado de Jiló, do município de Várzea Nova, terá como unidade residente a COOPAG, com residentes egressos da UFRB.