Projetos, programas e bolsistas
Projetos
PROJETOS 2023 VIGENTES (EM EXECUÇÃO)
TITULO: Renascer é Preciso: Ação de Preservação da Nascente do Rio Sonhém na Comunidade de Sonhém, Iraquara - Bahia
COORDENAÇÃO: ABIEZER DA ENCARNACAO ROCHA
RESUMO: O projeto Renascer é Preciso: ação de preservação da nascente do rio Sonhém tem como objetivo desenvolver ações para a preservação e reconstrução da nascente do Rio do Sonhém fonte de identidade e lazer da comunidade e surge de uma atividade desenvolvida por um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB. O projeto é fruto de uma atividade realizada na Comunidade tradicional do Sonhém, situada no município de Iraquara/BA, localizada no território de Identidade da Chapada Diamantina. Essa atividade foi desenvolvida por meio do Diagnóstico Rural Participativo (DRP), que é uma ferramenta que permite às comunidades fazer a sua própria avaliação e a partir daí começarem a gerenciar o seu planejamento e o seu desenvolvimento de ações para melhorar a vida das pessoas. Com isso, a partir da utilização da ferramenta citada acima, a Comunidade apresentou as suas necessidades apontando vários problemas, onde a maioria dos participantes identificaram como problema principal, a falta de preservação da nascente do Sonhém, pois, a comunidade de Sonhém é banhada por uma bonita nascente de água cristalina, sendo a única com recurso de abastecimento de água doce para toda a comunidade e regiões circunvizinhas. Esse recurso natural também é uma das únicas formas de lazer para os moradores e seus visitantes tornando assim, um fontanário de identidade, agregando os valores para a comunidade. Tais fatos aumentam ainda mais as nossas preocupações em relação aos cuidados com o rio e a importância da preservação desse bem tão valioso. O projeto foi construído em diálogo com a comunidade e será desenvolvido com os moradores do Sonhém, contemplando as suas especificidades e atendendo as demandas de conservação e revitalização do rio, pois, todos têm direito ao acesso à água de qualidade. Além disso, o rio tem papel relevante na vida dos moradores, pois sem ele seria inviável as condições de vida digna na nossa comunidade, já que a água é a fonte de vida e está sempre presente em nossas necessidades e afazeres, sendo um elemento indispensável a vida humana.
TITULO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO: SABERES E FAZERES DO CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA DE UM COLÉGIO ESTADUAL EM CARDEAL DA SILVA, BA
COORDENAÇÃO: Ana Paula Inácio Diório
RESUMO:O projeto Formação de professores do campo: saberes e fazeres do curso Técnico em Agroecologia de Colégio Estadual de Tempo Integral Doutor José Antônio de Araújo Pimenta, em Cardeal da Silva, BA é uma ação em resposta a demanda levantada por um egresso do curso de pós-graduação do Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS/UFRB) e professor da escola estadual onde o projeto será desenvolvido. O colégio oferece o curso técnico no âmbito da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI) integral de 7h e do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). O egresso do curso, enquanto orientando de mestrado, descobriu por meio de seu trabalho de pesquisa que a escola que leciona é do campo e isso despertou o interesse em aprofundar sobre a questão do ponto de vista teórico-prático e do currículo. A partir da dissertação desenvolvida na escola intitulada “Cartografia Participativa e Educação do Campo: uma experiência com estudantes da Rede Básica de Ensino em Cardeal Da Silva- BA” e um produto educacional gerado desse trabalho a comunidade escolar também foi mobilizada em torno da importância do reconhecimento da unidade enquanto uma escola do campo. Essa mobilização do professor egresso juntamente com a gestão da escola gerou a aprovação do curso Técnico em Agroecologia nas formas EPI e PROEJA. Contudo, para sua implantação e bom andamento das ações o grupo de professores entendeu que precisam de uma formação acerca da temática da Educação do Campo, sobretudo, da pautada na Agroecologia para práxis na Educação Básica. Para tanto, temos como objetivo promover um espaço de formação através da Educação do Campo e a partir de um conjunto de atividades integradas ao ensino, pesquisa e extensão e ações afirmativas com os cursos de Licenciatura em Educação do Campo e Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade. A fim de proporcionar aos professores do campo uma formação comprometida com o trabalho no campo e a reprodução da vida com ênfase na construção de conhecimentos agroecológicos que respeite e acolha os saberes ancestrais no diálogo com os saberes acadêmicos e a compreensão crítica acerca do é a escola do campo e suas contradições e possibilidades didático-pedagógicas e de formação humana.
TITULO: Banco de sementes crioulas e Educação do Campo: construindo caminhos agroecológicos para a soberania alimentar
COORDENAÇÃO: Ana Paula Inácio Diório
RESUMO: O projeto visa a continuidade da implantação de bancos comunitários de sementes crioulas, o qual está baseado nas práticas agroecológicas para soberania alimentar e nutricional e na tentativa de garantir a sobrevivência de espécies nativas que têm sido utilizadas pelos agricultores familiares como resistência à invasão de sementes híbridas voltadas para as indústrias do agronegócio que fomenta a lógica de dependência e de ameaça à soberania alimentar dos povos do campo. Atrelado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo essa proposição visa contribuir na construção de uma matriz formativa que dialogue com o trabalho e com a vida no campo, com o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e as ações afirmativas e a curricularização da extensão. Esse projeto diz respeito a continuidade das ações iniciadas nos anos de 2015 e 2016 através do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) da UFRB, o qual proporcionou a implantação do primeiro banco comunitário de sementes crioulas na Comunidade Lagoa do Cedro, em Cruz das Almas, BA. Essa ação já está registrada na PROEXT/UFRB desde 2015 sob o número 39002/2018 e que agora segue para atualização através do SIGAA e vinculação ao Programa de Extensão Êre.
TITULO: DESAFIOS X-MATH: Um método no ensino e aprendizagem da matemática
COORDENAÇÃO: ANDERON MELHOR MIRANDA
RESUMO: O projeto consiste num método de ensino e aprendizagem da matemática que utilizará as redes sociais (Youtube, Instagram, WhatsApp, FAcebook e Google meet) como meio na resolução de questões e exercícios de matemática do ensino fundamental e médio na forma de desafios matemáticos, dividida em categorias de níveis: fácil, médio e difícil. Os desafios serão lançados no perfil do Canal X-Math no Instagram, do qual os participantes terão 24 horas para responder. Além disso teremos um grupo no WhatsApp para os participantes resenharem sobre as suas resoluções e possíveis dúvidas sobre os desafios. Este espaço também servirá como um local de troca de conhecimentos, no qual os participantes poderão dialogar-se um com o outro sobre assuntos e conteúdos matemáticos pertinentes e de seus interesses.
TITULO: CETENS na Feira
COORDENAÇÃO: ANDERSON DOURADO SISNANDO
RESUMO: A atividade tem como finalidade promover a popularização da ciência, uma vez que possibilitará divulgação do conhecimento científico-tecnológico para a população em geral de forma a minimizar a distância entre a sociedade e a academia, atuando também como ferramenta de inclusão social. Após levantamento dos temas de interesse e dos locais onde serão desenvolvidas as atividades, estas serão preparadas de acordo com o local de acontecimento, podendo ser palestras ou montagem de estandes para que especialistas pertencentes à comunidade do Cetens, ou de instituições parceiras, dialoguem com o público e esclareçam sobre o tema abordado. Os locais selecionados para a realização das atividades do projeto devem ser de grande circulação de pessoas, como shoppings, galerias, bares/restaurantes, parques e escolas públicas e/ou privadas. Esses momentos serão oportunos também para a divulgação dos cursos do Cetens assim como para a divulgação da pesquisa, das atividades e dos projetos desenvolvidos no Centro. Porém neste período de Pandemia as atividades, cursos, palestras, etc, serão de forma remota/online.do primeiro banco comunitário de sementes crioulas na Comunidade Lagoa do Cedro, em Cruz das Almas, BA.
TITULO:A valorização da mandiocultura no semiárido: lutar é resistir.
COORDENAÇÃO: CASSIA KIS MIGUEL DA COSTA
RESUMO: O projeto “A valorização da mandiocultura no semiárido: lutar é resistir” tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar no município de Itaguaçu da Bahia na Associação de Mulheres da Tiririca, atraves da geração de renda para as mesmas com a comercialização dos produtos no contexto do desenvolvimento territorial. Será desenvolvido na Associação de Mulheres da Tiririca no período de junho de 2023 a janeiro de 2024, envolvendo cerca de 23 pessoas. Nesse período serão desenvolvidas oficinas de rotulagem e boas práticas de fabricação, além de oficinas voltadas a elaboração da tabela nutricional. Também serão desenvolvidas atividades visando fortalecer a comercialização dos produtos.
TITULO: Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e Engenharias
COORDENAÇÃO: Jacira Teixeira Castro
RESUMO: O Projeto Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e Engenharias prevê a realização de seminários, palestras e mesas-redondas, em formato virtual, e a gravação de vídeos e podcasts em que meninas e pesquisadoras dessas áreas apresentarão as suas trajetórias acadêmica e profissional, com o objetivo de despertar o interesse vocacional de alunas da rede básica de ensino por essas carreiras.
TITULO: Aproveitamento Integral de Alimentos e Reaproveitamento de Alimentos sem Valor Comercial
COORDENAÇÃO: CONSUELO CRISTINA GOMES SILVA
RESUMO: O presente projeto visa capacitação do público alvo no que tange o aproveitamento integral de alimentos e o reaproveitamento de alimentos sem valor comercial, o projeto será desenvolvido em forma de oficinas teóricas e práticas onde o público aprenderá técnicas de aproveitamento, armazenamento, conservação e beneficiamento de alimentos. O objetivo é otimizar a oferta dos nutrientes que os alimentos oferecem, minimizar as perdas geradas através do descarte de produtos sem valor comercial, diminuir a produção de lixo, conscientização da comunidade quanto ao reaproveitamento desses alimentos, reduzir os gastos financeiros com alimentação e geração de renda com o desenvolvimento de produtos com valor agregado. Espera-se ao final do projeto que o público esteja apto a colocar em prática todos as técnicas e conceitos apresentados. Como produto esse projeto entregará todas as atividades desenvolvidas em forma de cartilha.
TITULO: Ciência Itinerante: A Universidade além dos muros
COORDENAÇÃO: CONSUELO CRISTINA GOMES SILVA
RESUMO: O projeto, intitulado “Ciência Itinerante: A Universidade além dos muros.”, tem por objetivo despertar/estimular alunos de escola públicas o interesse pelas ciências exatas e engenharia, além de contribuir para a qualificação do ensino da matemática e física por meio da contextualização em soluções de engenharia. Com esse projeto pretende-se difundir o conhecimento dos saberes da Universidade para com a comunidade externa. A metodologia utilizada inclui a realização de palestras de sensibilização nas escolas públicas e comunidades, o desenvolvimento de projeto, a construção de maquetes e protótipos, realização de cursos e oficinas onde os estudantes terão a oportunidade de identificar problemas e propor soluções por meio do diálogo e do conhecimento obtido nas componentes curriculares do curso de Engenharia de Energias e os saberes populares da comunidade do Portal do Sertão. Dessa forma, é possível despertar o interesse e incentivar os alunos de escolas públicas e comunidades a resolverem problemas nas mais diversas áreas de energias atendendo a demanda da comunidade/sociedade, órgãos e instituições, com atenção especial a regiões de mais vulnerabilidade social.
TITULO: Estudo e análise da demanda de cursos de pós-graduação na indústria de Feira de Santana
COORDENAÇÃO: DJOILLE DENNER DAMM
RESUMO: No processo de desenvolvimento econômico de um país um fator preponderante é o desenvolvimento e capacitação de mão de obra para uma atuação qualificada nos mercados de trabalho. A presente proposta tem como finalidade o levantamento, o estudo e a análise sistemática da demanda de cursos de Pós-Graduação pelo mercado/indústria do município de Feira de Santana e região do Portal do Sertão. A execução do projeto de extensão visa ampliar o diálogo com as empresas circunvizinhas ao CETENS, o que permitirá entender melhor as demandas de capacitação profissional do mercado de trabalho e, no segundo momento, propor cursos de pós-graduação direcionados para o mercado. Isso proporcionará uma qualificação aprimorada dos alunos do CETENS e da comunidade de Feira de Santana e Região, além de atualização, capacitação e reciclagem dos profissionais que já se encontram inseridos no mercado de trabalho feirense. Além de tudo, poderá proporcionar aos profissionais da indústria e alunos da graduação, a seguintes vantagens competitivas: um excelente referencial, visto que por meio do desenvolvimento de produtos, protótipos, processos, projetos e análise de casos de interesse industrial, a capacidade de buscar soluções inovadoras para problemas práticos do setor industrial; colocá-lo a par da cultura tecnológica e de conhecimentos na área específica de trabalho; promover pesquisa aplicada, criando ambientes favoráveis ao desenvolvimento intelectual e técnico dos discentes. Concomitante a isso, os professores do CETENS também ministram disciplinas na graduação e orientam Iniciação Científica (IC). Muitos alunos da graduação, na maioria das vezes bolsistas de IC ou voluntários, auxiliam nos projetos dos docentes, e com a implantação de cursos de pós-graduação entende-se que será criada mais uma demanda para atividades relacionadas aos projetos de pesquisa aplicada, despertando nos graduandos o interesse pela aplicação da pesquisa e pós-graduação em um contexto industrial. Cabe ressaltar que a presença de um polo industrial e logístico em Feira de Santana, constitui estímulo para a qualificação da mão de obra local, com vistas a capacitar os discentes do CETENS nas novas tecnologias que propiciem soluções para os desafios enfrentados pela indústria local, além de fixar na região os trabalhadores e suas famílias, fomentando o desenvolvimento de conhecimento aplicado, inserção facilitada de profissionais qualificados no mercado local de trabalho e promover assim o desenvolvimento de cursos de formação continuada como os de pós-graduação Stricto Sensu pautados sempre em Sustentabilidade e Inovação Tecnológica, que é a essência do CETENS.
TITULO: DETECÇÃO PRECOCE DE DALTONISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
COORDENAÇÃO: EDNA LOBO MACHADO
RESUMO: O daltonismo é uma condição que afeta cerca de 5% das pessoas em todo o mundo, e é causado por uma questão genética, que consiste na alteração do cromossomo X. Embora ele não represente um problema grave de saúde, pode ter um impacto significativo na vida das pessoas que a possuem, especialmente ainda na infância (CITAÇÃO?). A condição do daltonismo pode dificultar atividades simples do cotidiano, como a identificação de sinais de trânsito, a escolha de roupas e a leitura de gráficos e tabelas. Isso pode levar a problemas de aprendizado e socialização na escola, e pode ter um impacto emocional negativo nas crianças afetadas pela condição (CITAÇÃO?). Por isso, a detecção precoce do daltonismo na infância é importante para que sejam adotadas medidas que ajudem a criança a lidar com a condição, bem como as possíveis estratégias de prevenção e tratamento, e a minimizar seus efeitos negativos. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal propor um teste para detecção precoce do daltonismo em crianças de 3 a 5 anos de idade da educação infantil. A adoção de um teste nas escolas para a educação infantil pode ser uma ferramenta importante para a detecção precoce do daltonismo na infância, permitindo que as crianças afetadas pela condição recebam apoio adequado desde cedo. Além disso, essa iniciativa pode ajudar a reduzir o estigma associado ao daltonismo, aumentando a conscientização sobre a condição e promovendo um ambiente mais inclusivo nas escolas. Para alcançar os objetivos propostos, será adotada uma metodologia que envolve a revisão bibliográfica de estudos e pesquisas sobre o assunto, bem como propor um protocolo para disponibilizar aos professores da educação infantil para capacita-los na detecção de crianças com daltonismo. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para o avanço do conhecimento sobre o daltonismo na infância e para a melhoria das estratégias de adaptação à condição.
TITULO: Vamos trocar uma ideia? – Lives da Biblioteca do Cetens/ UFRB.
COORDENAÇÃO: Fábio Jesus dos Santos
RESUMO: Diante do contexto mundial atual, onde (con)vivemos com uma pandemia pelo Coronavírus (COVID 19), buscou-se a reinvenção das relações laborais, culturais, educacionais e sociais. Nessa perspectiva, e observando como se daria essas novas relações, diante da necessidade do distanciamento social e a da suspensão das aulas presenciais na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, passamos a utilizar amplamente as redes sociais para potencializar o contato com os nossos usuários na perspectiva virtual. Nesse âmbito, pensou-se numa interação mais próxima e as lives foram uma alternativa para fortalecer a comunicação entre a Biblioteca do Cetens e a comunidade universitária, bem como levar para toda a comunidade externa temas relevantes para uma reflexão coletiva e crítica.
TITULO: PRODUÇÃO DE ÓRTESE PARA PESSOAS COM SEQUELAS DA HANSENÍASE
COORDENAÇÃO: Hilda Costa dos Santos Talma
RESUMO: O projeto descrito é uma contribuição para reabilitação e tratamento especializado do paciente com sequelas da hanseníase. Pessoas com alterações na função de um membro do corpo geralmente apresentam dificuldades na realização de atividades funcionais. Nesse contexto destaca-se a prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva, que tem como objetivo aumentar habilidades funcionais e promover a inclusão social. Na área de reabilitação física o terapeuta ocupacional utiliza órteses, que são recursos que tem como objetivo melhorar o posicionamento, manter ou aumentar a amplitude de movimento articular e permitir a função. O projeto foi criado em 2017 e já desenvolveu um número relativamente grande de produto para a reabilitação físico-motora: rede elástica; tábua de exercícios flexível; extensor para membros inferiores e superiores; tábuas de flexão e apoio para membros nferiores e Superiores; Escadas de Dedos; Patim de Exercício; Massageador para os pés; bola de exercícios. Estes produtos favorecem a flexibilização dos membros superiores e inferiores o que facilita as atividades cotidianas. Os Produtos desenvolvidos foram disponibilizados para o Setor de Hanseníase do Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Leda – CSE em Feira de Santana na Bahia. A continuidade do projeto é de grande importância para o setor de reabilitação de pessoas com sequelas de hanseníase para que seja desenvolvido um número ainda maior de órtese para atender a todos os pacientes do centro. O projeto poderá ser estendido para outros municípios da Bahia.
TITULO: Reciclando para um Condomínio mais Sustentável
COORDENAÇÃO: Hilda Costa dos Santos Talma
RESUMO: O projeto “Reciclando para um condomínio sustentável” é uma intervenção que possibilita a sensibilização de acadêmicos, estudantes e professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, além de moradores e funcionários de condomínios localizados no SIM em Feira de Santana. Esta proposta busca como objetivos principais a coleta seletiva de lixo nos condomínios bem como a destinação destes resíduos a cooperativas de catadores, especificamente a Associação Regional dos Trabalhadores em Materiais Recicláveis – ARTEMARES de Feira de Santana. Este projeto será desenvolvido nos condomínios localizados no SIM em Feira de Santana. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2020 e possibilitou a implantação da coleta seletiva no condomínio Residencial Village Damha 1 com êxito, atendendo acerca de 1500 pessoas, levando renda para a Artemares.
TITULO: OBARÁ: saúde, sabores e cheiros da culinária ancestral dos Territórios de Identidade Portal do Sertão, Sertão Produtivo e Oeste da Bahia
COORDENAÇÃO: Isabel de Jesus Santos dos Santos
RESUMO: O objetivo geral deste projeto é fortalecer as práticas da arte culinária das comunidades quilombolas dos Territórios de Identidade Portal do Sertão, Sertão Produtivo e Sudoeste da Bahia. Essas comunidades encontram-se nos municípios de Antônio Cardoso, São Gonçalo dos Campos, Irará, Água Fria, Coração de Maria, Santanópolis, Feira de Santana, Teodoro Sampaio, Vitória da Conquista e Palmas de Monte Alto, lugares que serão desenvolvidas as atividades. A duração do projeto são três anos, com ações em torno do fortalecimento dos sistemas agroalimentares locais, na busca por uma alimentação saudável e com manejo agroecológico do solo, fortalecendo a cultura alimentar ancestral, em dialogo com a alimentação escolar quilombola.
TITULO: Introdução à Astronomia/CETENS
COORDENAÇÃO: IURI SANTOS SOUZA
RESUMO: Este projeto de extensão tem o intuito de divulgar a astronomia e fornecer conhecimento sobre astronomia básica, história da astronomia e uso de telescópios, na UFRB/CETENS, no município de Feira de Santana. A finalidade deste projeto consiste em despertar e incentivar o interesse das pessoas na astronomia, e indiretamente aumentar a visibilidade da UFRB. A metodologia a ser utilizada consistirá em seminários de astronomia de posição, história da astronomia, astronomia geral e observações astronômicas via EAD. Os seminários incluirão o uso de imagens ao vivo de telescópios ou imagens de software de planetário, dependendo das condições do tempo.
TITULO: Sábado no Planetário - Parque do Saber/CETENS
COORDENAÇÃO: JAIRO CAVALCANTI AMARAL
RESUMO: Este projeto de extensão consiste em elaborar e executar apresentações quinzenais de planetário, com a colaboração do Parque do Saber. O público inclui de adolescentes em diante, mas os temas serão mais avançados que apresentações típicas e focados em astronomia. Eles poderão ser aulas de astronomia clássica ou abordar temas da atualidade, mantendo o ritmo quinzenal de apresentações. A limitação de vagas também ajudará a manter o foco e a organização.
TITULO:Institutos de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado da Bahia - INCITE Rede Pró-Alimentos: Inovação, Ciência e Tecnologia
COORDENAÇÃO: JÉSSICA SOUZA RIBEIRO
RESUMO: Visando alavancar a área de Ciência e Tecnologia de Alimentos no Estado, e Rede Pró-Alimentos surge da parceria entre 8 instituições, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UFSB, SENAI/CIMATEC e SDR, em 6 territórios de identidade, iniciando uma rede de colaboração com mais de 30 pesquisadores, 20 deles bolsistas de produtividade do CNPq, com competências que se complementam para acelerar a geração de conhecimento científico inovador e aplicado na área de alimentos, além de uma robusta estrutura multiusuária, que a capacitam a ser um vetor de transformação social com o avanço da agroindústria familiar baiana. A proposta da Rede Pró-Alimentos materializa o anseio das instituições parceiras em fazer dela a referência no estado na Área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, como seu Instituto de Ciência, Inovação e Tecnologia – INCITE para a condução de ações de excelência nesse segmento. A integração científica da Rede Pró-Alimentos permeará entre duas linhas de atuação, com capacidade de abranger diversas cadeias produtivas de alimentos no estado, visando unir as competências da equipe para um desenvolvimento científico mais rápido e produtivo. Uma das linhas envolverá a identificação de contaminantes (antibióticos, pesticidas, micotoxinas, metais potencialmente tóxicos), fraudes e autenticidade de alimentos. Nessa linha, nos diversos projetos a serem conduzidos, será verificado o avanço científico, entre outros, nos seguintes segmentos: - métodos espectroscópicos para identificação de fraudes e autenticidade em alimentos; - métodos cromatográficos e eletroforéticos para análise de perfil proteômico e de peptídeos em alimentos; - identificação e quantificação de metais potencialmente tóxicos em alimentos; - métodos para identificação de antibióticos, pesticidas e micotoxinas em alimentos; - desenvolvimento de biossensores para monitoramento de contaminantes; - aplicação de quimiometria no desenvolvimento de métodos rápidos de detecção de compostos; - identificação/discriminação de origem de produtos regionais por meio do uso de métodos espectroscópicos. A outra linha envolverá a valorização de resíduos agroindustriais das cadeias produtivas, a partir da sua utilização para fins diversos, incluindo: - desenvolvimento de novos produtos na indústria de alimentos; - produção de enzimas de interesse a partir da fermentação de resíduos; - produção de microrganismos probióticos; - produção de nanoparticulas de metais com aplicações na indústria farmacêutica e de alimentos; - produção de embalagens plásticas biodegradáveis, ativas e/ou inteligentes; - prospecção e purificação de compostos bioativos e pigmentos naturais de interesse para uso na indústria farmacêutica e de alimentos; - produção de carvões ativados e suportes para biorreatores enzimáticos a partir de resíduos; - análise do impacto ambiental de resíduos agroindustriais de diferentes cadeias produtivas; - produção de biogás e/ou biocombustíveis. Nessas linhas, os temas propostos irão abordar de maneira direta ou transversal problemas identificados do setor de alimentos no estado, buscando o subsídio científico para entendê-los e propor alternativas inovadoras e viáveis tecnologicamente. Na condução dos projetos que serão propostos, haverá a colaboração dos participantes da Rede, com atuação de membros de diferentes núcleos, conjuntamente como orientadores e co-orientadores. No CETENS/UFRB, a atuação do projeto estará focada na qualificação da produção agroindustrial, com realização de análises físico-químicas e de composição, para a viabilização de registros e elaboração de rótulos nutricionais; a elaboração de materiais técnicos, artigos e patentes; a realização de treinamentos e outras ações extensionistas nas agroindústrias; e o desenvolvimento de novos produtos e subprodutos.
TITULO: Implementando Serviços de Emprego Apoiado para pessoas com deficiência
COORDENAÇÃO: Jesus Carlos Delgado Garcia
RESUMO: Este projeto surge como uma continuidade do Curso de Extensão: A Tecnologia Assistiva do Emprego Apoiado, que foi uma atividade do Projeto de Extensão Inovação Tecnológica e as Perspectivas da Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade no Mercado de Trabalho (Registro Num. 96102/2019 CETENS. Processo Associado: 23007.00025487/2019-40). Nesse curso de extensão, o trabalho final dos/as alunos/as consistiu em que fizessem um plano de implementação de serviços da Tecnologia Assistiva do Emprego Apoiado na sua realidade. No relatório dessa atividade, foram identificados e descritos os 21 trabalhos finais dos participantes, para os quais a PROEXT já disponibilizou o correspondente certificado. Trata-se agora de oferecer para esses participantes, e para as entidades envolvidas, uma continuidade em forma de capacitação de tipo prático, metodológico, operacional, incluindo também um adequado monitoramento com o objetivo de que reúnam condições técnicas para implementação dos serviços de Emprego Apoiado que foram descritos nesses planos. Cabe notar que, previsivelmente, estarão envolvidos no projeto uma diversidade muito significativa de participantes e instituições nas quais desenvolvem atividades: Entidades da sociedade civil, órgãos públicos, empresas e instituições de ensino superior, dentre elas a própria UFRB. Ao mesmo tempo, este projeto atuará em harmonia e interface com atividades de pesquisa, com 01 projeto PIBIC (identificado a seguir) e com 01 projeto PIBITI (identificado a seguir). A razão da articulação deste projeto de extensão com os projetos PIBIC e PIBITI reside em que essas três atividades se complementam, fortalecendo-se mutuamente, como se explicará. Todo esse conjunto de ações, as já realizadas na extensão e as que estão em andamento no PIBIC e no PIBITI, juntando-se às ações que agora se propõem, visa iniciar a implementação de serviços da Tecnologia Assistiva do Emprego Apoiado em Feira de Santana, preferencialmente, mas sem excluir outros locais em que seja possível e viável, exequível. O efeito final de todas as atividades consiste em atingir o objetivo de que pessoas com deficiência que desejem trabalhar consigam um emprego formal, de acordo com a legislação trabalhista e previdenciária, respeitando suas preferências e habilidades, e que nesse emprego se realizem profissionalmente alcançando retenção e progressão. Em seguida, desencadear-se-á um processo expansivo de todo um conjunto de melhoras na qualidade de vida dessas pessoas e suas famílias. Este projeto está pensado em 03 etapas ou fases: Primeira Etapa: Levantamento e análise de potencialidades e necessidades dos prestadores/iniciantes de serviços da Tecnologia Assistiva do Emprego Apoiado. Esta primeira etapa abrange duas atividades: a) Análise dos trabalhos finais do Curso de Extensão: A Tecnologia Assistiva do Emprego Apoiado; b) Levantamento e Caracterização das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em Feira de Santana com Interesse em Serviços de Emprego Apoiado (Projeto PIBIC/FAPESB, Num. 3091/2020 – cota 2020 – Bolsista ARTHUR ANDRADE ALMEIDA) Segunda Etapa: Capacitação em metodologia da prática do Emprego Apoiado: ferramentas de qualidade e boas práticas. Esta etapa inclui formação em produtos de Tecnologia Assistiva para o trabalho, mediante a interface com o Projeto Mapeamento e catalogação de produtos de tecnologia assistiva disponíveis no Brasil para utilização no trabalho por pessoas com deficiência (Projeto PIBITI/CNPq - Edital 2020/2021, bolsista KERCIA CRISTINE ROSÁRIO ASSIS SOUZA.) Terceira Etapa: Implementação monitorada dos serviços de Emprego Apoiado. Esta etapa inclui, como avaliação do projeto, a análise, enquanto profissionais reflexivos, da identificação, descrição e compartilhamento dos aprendizados gerados.
TITULO: Aprimoramento da infraestrutura física da educação básica do município de Feira de Santana e microrregião de identidade Portal do Sertão através de produtos educacionais oriundo do reaproveitamento tecnológico de dispositivos de interceptação de sinais (TVBOX).
COORDENAÇÃO: JOAO LUIZ CARNEIRO CARVALHO
RESUMO: Os dispositivos TV Box são sistemas computacionais que se conectam à TV para reprodução de conteúdo multimídia, na maioria das vezes oriundos da Internet. Entretanto, grande parte destes aparelhos possuem Sistema Operacional que pirateia conteúdo de sistemas legais como TV por assinatura, cinema ou plataformas de streaming. Portanto, estes dispositivos são ilegais e sua importação e comercialização são combatidas pela Receita Federal do Brasil. Desta forma, este órgão apreende e armazena uma grande quantidade destes dispositivos ilegais, e o volume armazenado só cresce devido ao aumento da demanda por estes sistemas nos últimos tempos. Para evitar a geração de resíduos, a Receita Federal tem priorizado a remoção do sistema pirata e o reaproveitamento destes dispositivos ao invés de sua destruição. Neste sentido, este projeto propõe a reutilização das TV Box descaracterizadas em aplicações com relevante impacto científico e social, como sua aplicação em Robôs assistivos e educacionais e em sistemas Data Logger para pesquisa e indústria. Cabe ressaltar que a presença de um polo de educação na microrregião de identidade Portal do Sertão, constitui estímulo para a qualificação da mão de obra local, com vistas a capacitar os discentes do CETENS nas novas tecnologias que propiciem soluções para os desafios enfrentados pela sociedade, além de permitir o acesso à tecnologia e a internet outros entes componentes da educação municipal e estadual. As ações desse projeto de extensão permitirão o aprimoramento da infraestrutura da rede básica de ensino. As contribuições do projeto para a sociedade podem atingir níveis sem precedentes contribuindo para o desenvolvimento de conhecimento aplicado que permitirão acesso a educação e a informação àqueles que se encontram em uma posição mais vulnerável na sociedade. As ações a serem desenvolvidas nesse projeto são pautadas sempre em Sustentabilidade e Inovação Tecnológica, que é a essência do CETENS.
TITULO: Educação do Campo e das Águas: construindo caminhos, demarcando novas territorialidades e rompendo desafios
COORDENAÇÃO: Kássia Aguiar Norberto Rios
RESUMO: Este projeto prevê o desenvolvimento de ações educativas para os sujeitos oriundos das comunidades tradicionais do estado da Bahia tendo como referência uma pedagogia que dialogue com os saberes tradicionalmente construídos e os modos de vida destas comunidades. A partir da articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão busca-se ainda a efetivação de novas pontes de diálogo e troca de conhecimentos entre as comunidades envolvidas, docentes e discentes da UFRB e demais IEs parceiras. Metodologicamente, as atividades planejadas encontram-se organizadas através de 4 eixos principais: Formação Política, Formação Pedagógica, Formação Técnica e Diversos. A partir desses eixos, serão desenvolvidas oficinas de formação política, oficinas de formação técnica, oficinas de formação pedagógica por área de conhecimento, rodas de conversas, seminários temáticos entre outras atividades que contribuam para a qualidade de vida dos beneficiários e no desenvolvimento dos territórios tradicionais. Nosso recorte espacial consiste, inicialmente, nos municípios de Feira de Santana, Salvador, Santo Amaro, Antônio Cardoso, Irará, Central, Iraquara e Itaguaçu da Bahia. Nosso público alvo são os/as moradores/as desses municípios que integram as comunidades tradicionais pesqueiras e quilombolas, agricultores e agricultoras familiares, lideranças de associações, cooperativas, docentes e discentes da UFRB e demais IEs parceiras. Nossa estimativa é estar beneficiando de 350 a 400 pessoas.
TITULO: Tecnologia em Alimentos nas mídias sociais
COORDENAÇÃO: Kássia Aguiar Norberto Rios
RESUMO: O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos na Educação do Campo surge a partir das demandas dos movimentos sociais do estado da Bahia e tem como propósito promover uma formação para os sujeitos do campo voltada ao processamento e beneficiamento de alimentos da agricultura familiar. Desde o ano de 2018, visando uma maior interação entre coordenação, docentes, discentes e comunidade externa foram criadas algumas mídias sociais para o Curso: site e instagram. Nestes são disponibilizadas semanalmente informações sobre as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do Curso, além de informações gerais sobre a área de produção de alimentos na perspectiva da agricultura familiar. Nesse sentido, visando ampliar o desenvolvimento das ações do CST em Alimentos nas mídias sociais e promover uma maior socialização de informações entre docentes, discentes, técnicos, agricultores e comunidade em geral que propomos o projeto “Tecnologia em Alimentos nas mídias sociais” ao qual tem por objetivo socializar informações sobre as ações de ensino, pesquisa e extensão do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do CETENS/UFRB e a área da produção de alimentos na agricultura familiar.
TITULO: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ONLINE E A DISTÂNCIA
COORDENAÇÃO: KLAYTON SANTANA PORTO
RESUMO: Na investigação sobre os processos de ensino e aprendizagem, no contexto da educação online e a distância, a mediação pedagógica é elemento fundante e central. Deste modo, este projeto tem como objetivo geral planejar e executar um curso de formação continuada de professores, tutores e mediadores, de cursos online e a distância, de modo a contribuir e melhorar os processos de mediação, ensino e aprendizagem nestes cursos. Metodologicamente, o projeto se divide em 4 etapas, a saber: (i) programação de um ambiente virtual no Moodle, e seleção de recursos didáticos digitais, voltados para a formação continuada de professores, tutores e mediadores de cursos online e a distância; (ii) Planejamento e execução de um curso de formação continuada de professores, tutores e mediadores da EaD, com o foco nos processos de mediação, ensino e aprendizagem, em cursos online e a distância; (iii) investigações sistemáticas a respeito do papel da mediação pedagógica, realizada por professores, tutores e mediadores, nos processos de ensino e aprendizagem nos cursos online e a distância, participantes do projeto; (iv) socialização e divulgação, por meio de apresentação de trabalhos em eventos e publicação de artigos em periódicos, das vivências no ambiente virtual e no curso de formação continuada, propostos no projeto. Assim, espera-se com esse projeto melhorar a formação dos participantes, de modo que estes professores, tutores e mediadores proporcionem aos estudantes a interação e a integração com a proposta pedagógica do curso, o qual está cursando. De modo que estes possam gerenciar situações diversas, criar e manter o interesse dos estudantes sobre os temas abordados, e com isso possam acompanhar o percurso de aprendizagem dos alunos, no decorrer destes cursos, e reduzir os índices de evasão.
TITULO: CONEXÕES DE SABERES CIENTÍFICOS: PRÁTICAS DIALÓGICAS E INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
COORDENAÇÃO: KLAYTON SANTANA PORTO
RESUMO: O uso de estratégias de ensino investigativas e dialógicas tem sido bastante evidenciado nas pesquisas e intervenções pedagógicas que têm buscado propor, implementar e avaliar atividades didático-pedagógicas para o ensino de Ciências desenvolvido na educação básica (DELIZOICOV, 1982; MACHADO; CARVALHO, 2012; PONTE; BROCADO; OLIVEIRA, 2005). Assim, este Projeto de Extensão, a ser desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Formação de Professores (CETENS/UFRB/CNPq), tem como objetivo geral analisar as contribuições do ensino por investigação e da Abordagem Temática Freireana no desenvolvimento de práticas dialógicas no processo de ensino e aprendizagem de Ciências em escolas básicas do campo. Para isso, buscaremos desenvolvê-lo por meio do estreito diálogo entre a universidade, as escolas básicas do campo, professores de Ciências e estudantes destas escolas. A partir destas interlocuções, pretendemos conhecer a realidade destas escolas e destes estudantes, de modo que seja possível planejar e desenvolver estratégias e atividades investigativas de Ciências que busquem contribuir para tornar o processo de ensino e aprendizagem mais contextualizado e dialógico. Com isso, esperamos que os alunos envolvidos possam tomar consciência da realidade em que estão inseridos e, como consequência, possibilitar a melhoria de suas condições de vida, por meio de uma intervenção consciente na realidade que os cercam. Além disso, contribuir para que os conteúdos de Ciência da Natureza, trabalhados em sala de aula, façam sentido para os alunos, o que acreditamos que irá favorecer a aprendizagem destes conteúdos, o incentivo à investigação e ao diálogo, a participação ativa destes estudantes na construção dos seus conhecimentos, de forma dialógica, e a promoção da Alfabetização Científica.
TITULO: Estratégias para promoção do fortalecimento produtivo na comunidade Rural do Juazeiro, Irará, Bahia
COORDENAÇÃO: Liz Oliveira dos Santos
RESUMO: A agricultura familiar desempenha um importante papel na vida dos brasileiros, alimentá-los. Por ser responsável por 70% da produção dos alimentos, os agricultores/as vêm buscando formas de resistir ao uso de agrotóxicos, a mecanização da agricultura e a monocultura, na tentativa de produzir alimentos saudáveis. Diante de tantos desafios, é notório a necessidade de políticas públicas e tecnologias que atendam a necessidade desses sujeitos. Desta forma, este projeto tem como objetivo desenvolver ações de formação técnica e política que visem contribuir para a melhoria da renda dos agricultores familiares da comunidade do Juazeiro, município de Irará, através da diversificação, organização e comercialização da produção. Esta demanda foi levantada a partir do Diagnóstico Rural Participativo realizado na comunidade.
TITULO: Gestão de Riscos para elaboração Matriz de Riscos
COORDENAÇÃO: LORENA DOS SANTOS SANTANA COUTINHO
RESUMO: Treinamento e orientação para construção da Matriz de Riscos do Cetens e orientação da implementação da Gestão de Riscos.
TITULO: Pipoca e Paisagem
COORDENAÇÃO: LUCIENE GOMES
RESUMO: Neste projeto de extensão intitulado Princesas da Tecnologia no Recôncavo, a qual faz referência ao codinome utilizado para a cidade de Feira de Santana como Princesa do Sertão e a região do entorno, onde será realizado, pretende-se investigar e incentivar o interesse de estudantes de escolas públicas e que fazem graduação, na área de exatas, especialmente do sexo feminino. A finalidade deste projeto consiste em despertar e incentivar o interesse de meninas para carreiras nas áreas de ciências exatas e tecnológicas, através de eventos, palestras, oficinas e ensaio fotográfico virtual. Deste modo, espera-se atrair um público feminino maior na área tecnológica e poder contribuir para uma possível redução nos índices de evasão nos cursos de engenharia, especialmente da UFRB, além de apoiar a maior diversidade no público discente. Sensibilizando ainda, a comunidade acadêmica e a sociedade sobre o papel da mulher e seu empoderamento, eliminando os estereótipos de gênero.
TITULO: Diálogos Sobre Energias Renováveis
COORDENAÇÃO: LUIZ HENRIQUE SANTOS SILVA
RESUMO: Esse evento tem como propósito a difusão do conhecimento da área de energia através de palestras, exposições, minicurso, mesa redonda e debates sobre os assuntos que tangem as energias renováveis. Nesse evento pretende-se convidar especialistas, cientistas e profissionais que atuam no mercado de energias com intuito de contribuir para formação acadêmica dos discentes da UFRB bem como informar/estimular a relevância do tema para toda comunidade externa em âmbito regional e nacional.
TITULO: Ciência nas Escolas: Formação de uma Geração de Engenheiros e Cientistas do Futuro Conscientes do Seu Papel de Transformação Social.
COORDENAÇÃO: LUIZ HENRIQUE SANTOS SILVA
RESUMO: O presente proposta de trabalho, intitulado “Ciência nas Escolas: Formação de uma Geração de Engenheiros e Cientistas do Futuro Conscientes do Seu Papel de Transformação Social.”, tem por objetivo despertar/estimular alunos de escola públicas e privadas o interesse pelas ciências exatas e engenharia, além de contribuir para a qualificação do ensino da matemática e física por meio da contextualização em soluções de engenharia. Nesse projeto pretende-se realizar a difusão do conhecimento da Engenharia de Energias por meio de objetos de aprendizagem relacionados ao conhecimentos de elétrica predial, robótica educacional, energias renováveis, em especial a solar fotovoltaica. A metodologia utilizada inclui a realização de palestras de sensibilização nas escolas públicas e privadas, o desenvolvimento de projeto, a construção de maquetes e protótipos, realização de cursos e oficinas onde os estudantes terão a oportunidade de identificar problemas e propor soluções por meio do diálogo e do conhecimento obtido nas componentes curriculares do curso de Engenharia de Energias e os saberes populares da comunidade do Portal do Sertão. Dessa forma, é possível despertar o interesse e incentivar os alunos de escolas públicas e privadas a resolver problemas nas mais diversas áreas de energias atendendo a demanda da comunidade/sociedade, órgãos e instituições, com atenção especial a regiões de mais vulnerabilidade social.
TITULO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES POR MEIO DE TEMAS GERADORES
COORDENAÇÃO: MARICLEIDE PEREIRA DE LIMA MENDES
RESUMO: O projeto “Formação Continuada de Professores por meio de Temas Geradores” propõe a realização de formação continuada de professores do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, com o objetivo qualificar a atuação de professores ampliando as possibilidades de trabalhar com estratégias metodológicas que alcancem os estudantes nas suas diferenças sociais, raciais, culturais e de gênero, organizado por meio de Temas Geradores. Acreditamos que a formação continuada assume um caráter coletivo, o que propicia o diálogo para o desenvolvimento de práticas emancipatórias, num movimento de ação-reflexão-ação por meio da práxis dialógica. O projeto está pautado em uma perspectiva colaborativa, legitimando a ação dialógica como ação de formação continuada permanente, no qual uns contribuem com os outros. Por meio das atividades realizadas, esse projeto pretende contribuir com a consolidação dos Grupos, fortalecendo os processos de práxis docente e contribuir para ampliar e consolidar a formação continuada de professores por meio de Temas Geradores.
TITULO: CONHECER PARA ATUAR: INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR, DA TEORIA A PRÁTICA
COORDENAÇÃO: NELMA DE CASSIA SILVA SANDES
RESUMO: O projeto de extensão está vinculado a pesquisa da proponente, cadastrada no CETENS/UFRB e em desenvolvimento, intitulada CONTEXTUALIZAÇÃO DA REDE DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNOS UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DE FEIRA DE SANTANA-BAHIA, os resultados parciais indicam uma importante lacuna na socialização das boas práticas de inclusão no ensino superior principalmente quando o tema é o acesso, o uso e apropriação dos recursos de Tecnologia Assistiva. A atividade vincula-se também ao Ensino através do componente ministrado pela proponente no Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Educação Científica Inclusão e Diversidade (PPGECID), intitulado Tecnologia Assistiva e Educação, e ao componente ministrado no Bachalerado em Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, Fundamentos e Concepções de Deficiência II ( deficiências sensoriais), em ambos, os conteúdos programáticos são subsidiados por discussões teóricas e práticas que envolvem as necessidades educacionais das pessoas com deficiência sensorial relacionando-as com os limites e possibilidades no campo da Tecnologia Assistiva. Tanto nas atividades de pesquisa como de ensino a interlocução com a comunidade evidencia as poucas oportunidades formativas no campo da Acessibilidade ao Ensino Superior que são oferecidas na região metropolitana de Feira de Santana. Este projeto pretende atuar nesta lacuna propondo atividades formativas hibridas (presenciais e virtuais) envolvendo Seminário com Instituições de Ensino Superior da região, aulas virtuais e aulas práticas no Laboratório do Curso de Engenharia em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade do Cetens/UFRB. Espera-se como resultado disseminar as boas práticas de Inclusão no Ensino Superior, contribuindo para a autonomia e independência dos alunos com deficiência sensoriais discentes do Ensino Superior.
TITULO: CIRANDA INFANTIL NA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO CETENS
COORDENAÇÃO: PRISCILA BRASILEIRO SILVA DO NASCIMENTO
RESUMO:O referido projeto de extensão tem por objetivo materializar o espaço da ciranda infantil no âmbito da educação do campo do CETENS. Inspirada na ciranda infantil do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), a ciranda constitui-se em um ambiente de respeito as infâncias do campo em sua diversidade, bem como um espaço de construção de luta coletiva infantil e rede de apoio as mães estudantes . Dessa forma, enquanto espaço de encontro, com a ciranda da Educação do Campo do CETENS, pretendemos que a ciranda exerça o movimento do cirandar, do circular saberes a partir das realidades em que as crianças estão imersas a partir do cotidiano e suas origens. Para tanto, propomos um espaço de acolhimento que seja não escolar, mas constituído de atividades diversas como: músicas, desenhos, pinturas, teatros e intervenções artísticas, contação de historinhas, vídeos infantis, exercícios para a coordenação motora e psicomotricidade, ginástica, dança, cantigas de roda. as atividades serão realizadas com objetivos específicos para o universo infantil e contribuição na formação cultural e social das crianças envolvidas na proposta.
TITULO: WoManTech - Women Making Tech Accessible (Mulheres tornando a tecnologia acessível)
COORDENAÇÃO: RAISSA TAVARES VIEIRA QUEIROGA
RESUMO:Esta ação de extensão tem o objetivo de fomentar o conhecimento na área de engenharia garantindo conhecimento técnico dentro das universidades e escolas de ensino médio. Isto é alcançado por meio do estímulo do interesse de alunas universitárias e do ensino médio pelas ciências exatas. A ação propõe a realização de oficinas de eletrônica, ministradas em escolas públicas de ensino fundamental e médio com objetivo de atrair os olhares e despertar o interesse das alunas pela tecnologia na produção de um recurso de tecnologia assistiva que promove o acesso aos meios digitais por pessoas com deficiência. A ação é dividida em três etapas: a primeira é focada na capacitação de estudantes do ensino superior dos cursos de engenharia do CETENS – UFRB em eletrônica básica e tecnologias assistivas; a segunda etapa é focada na realização de uma oficina que engloba conteúdos de tecnologia assistiva e acessibilidade e eletrônica básica, ministrada pelas voluntárias que participaram da capacitação da primeira etapa, esta oficina será ministradas para alunas do ensino fundamental e médio de escolas municipais da cidade de Feira de Santana; na terceira e última etapa os recursos montados durante as oficinas nas escolas serão destinados a pessoas com deficiência de baixa renda.
TITULO: Desenvolvimento de catálogo sobre recursos de Tecnologia Assistiva para mobilidade, atividades de vida diária e comunicação alternativa e aumentativa, com tutoriais.
COORDENAÇÃO: RENATA DE SOUSA MOTA
RESUMO: Este projeto de extensão apresenta como temática central a área de Produtos de Tecnologia Assistiva. Surgiu a partir de uma demanda de clínicas de reabilitação, as quais apresentam necessidade frequente de um instrumento que possa demonstrar aos seus pacientes e familiares, de maneira simples e objetiva, uma listagem de recursos de TA para mobilidade, comunicação e Atividades de Vida Diária AVD`s), assim como existe a necessidade para informar aos usuários desses recursos como desenvolver alguns recursos simples de TA com materiais de baixo custo através de tutoriais. Desta forma, o objetivo deste estudo é desenvolver um catálogo ilustrativo.
TITULO: Implementação de um serviço de atendimento ao usuário de tecnologia assistiva
COORDENAÇÃO: RENATA DE SOUSA MOTA
RESUMO: De acordo com o Estudo de Mapeamento de Competências em Tecnologia Assistiva, realizado em 2013 pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, o Brasil possui um enorme potencial em relação à realização de projetos e produtos de Tecnologia Assistiva. Porém, para que tais projetos alcancem seu público alvo, é fundamental a participação de universidades no incentivo à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias que melhoram a qualidade de vida das pessoas com deficiência. A criação deste projeto, por parte da UFRB, constitui-se numa política de desenvolvimento educacional e tecnológico, inovadora e relevante para a região que está localizada (Portal do Sertão), a qual permite que esta instituição avance ainda mais no cumprimento do seu papel na formação inicial e continuada da massa crítica necessária a este campo do conhecimento, corroborando também com a atual pauta social do país. Este projeto permitirá acrescentar à sociedade feirense e baiana a possibilidade de abordar e aprofundar estudos e pesquisas voltados para a produção de conhecimento científico e o desenvolvimento tecnológicos, e à inovação com base no Plano Nacional de Tecnologia Assistiva (PNTA), na Lei nº 10.973/04, no Decreto nº 10.645/21, e assim, auxiliar nos processos de inclusão social da pessoa em condição de deficiência, incapacidades e mobilidade reduzida, enfatizando a criação de condições para sua autonomia, independência e qualidade de vida nos aspectos: social, educacional, laboral e de lazer. Esta proposta tem como proposta central implementar um serviço de atendimento ao usuário de tecnologia assistiva, contendo o processo de avaliação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ou idoso, o desenvolvimento de recursos para promoção da autonomia e independência de baixa e média complexidade tecnológica e o acompanhamento do usuário deste recurso. Para tanto, serão utilizados espaços de laboratórios já existentes, assim como recursos humanos que já possuem a expertise na área da TA.
TITULO: FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR: DIÁLOGOS, CONHECIMENTOS E SABERES
COORDENAÇÃO: RITA DE CACIA SANTOS CHAGAS
RESUMO: A Feira da Agricultura Familiar será um espaço interdisciplinar de Educação do Campo cujo princípio educativo do trabalho será balizador das ações extensionistas junto aos grupos de agricultores e agricultoras familiares que comercializarão seus produtos e ao mesmo tempo terão acesso às formações oferecidas pelo projeto. Para tanto, temos como objetivo promover um espaço de formação e comercialização de produtos da agricultura familiar no CETENS, através da Educação do Campo e a partir de um conjunto de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão e ações afirmativas dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Tecnologia em Alimentos e Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade. A fim de proporcionar aos sujeitos do campo acesso mais um espaço, forma de comercialização da produção, à renda e a formação comprometidas com o trabalho no campo e a reprodução da vida com ênfase na construção de conhecimentos agroecológicos que respeite e acolha os saberes ancestrais no diálogo com os saberes acadêmicos.
TITULO: Librando: Curso Básico de Libras
COORDENAÇÃO: SÁTILA SOUZA RIBEIRO
RESUMO: O projeto se dá na formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunidade acadêmica e comunidade externa na cidade de Feira de Santana. O projeto “Librando: Curso Básico de Libras", em Feira de Santana-Bahia, oferecerá curso da referida língua no nível básico. Ao final de cada nível, os cursistas passarão por uma avaliação prática em Libras, para então receberem a certificação da proficiência da língua estudada na referida etapa. Teremos como público-alvo estudantes, estudantes da UFRB (CETENS), familiares de surdos e comunidade externa. O curso focará na aprendizagem significativa da Libras, em uma concepção instrumental de forma que o cursista vivencie momento de interação e comunicação através da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
TITULO: Agentes Populares de Saúde: contribuindo na organização de territórios saudáveis de sustentáveis
COORDENAÇÃO: SILVANA LUCIA DA SILVA LIMA
RESUMO: O projeto Agentes Populares de Saúde traz uma concepção de saúde enquanto “determinação social”, ou seja, é resultado das formas de organização social na (re)produção da vida, uma questão social que vai para além dos fenômenos biológicos e, por isso, tem uma natureza estrutural fundada na sociedade de classes e na questão racial. Nesse âmbito, ela precisa ser concebida como direito fundamental e ser conquistado por meio de políticas públicas, o que implica na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e na reorganização da base territorial da vida e do trabalho, ou seja, o espaço usado pelas comunidades. Sendo o processo saúde-doença uma determinação sociopolítica explicitada pelas condições socioeconômicas e de trabalho, a concepção de Saúde Popular dialoga com as questões alimentar, agrária, étnico-racial, ambiental, hídrica, energética, da água e saneamento básico e, do emprego e renda no âmbito da construção popular de uma outra sociedade, dialogando profundamente com a Agroecologia. Para a sua efetivação, o projeto selecionará 20 bolsistas e 20 voluntários que participarão do curso de Formação de Formadores de Agentes Populares de Saúde e da organização de 'Brigadas de Solidariedade'. As brigadas são constituídas por grupos sociais vulnerável que desejem ser beneficiários do projeto. Ser beneficiário do projeto significar participar de processos de formação com temas relativos à saúde e se envolver diretamente nas ações comunitárias promotoras da saúde. Os bolsistas serão orientados coletivamente por um(a) docente da UFRB e juntos constituirão um Núcleo de Base, instância responsável pelo planejamento, desenvolvimento e prestação de contas das ações. Dentre as ações destacamos a mobilização da comunidade, participação no curso de formação de formadores, a realização do diagnóstico participativo do município junto à comunidade e, ao longo do projeto, produzir um resumo expandido, relato de experiência ou artigo destinado à divulgação científica da(s) experiência(s) vivenciada(s) no projeto em eventos internos ou externo da UFRB.
TITULO: Café com Agroecologia: diálogo de saberes do/no Laboratório Vivo da UFRB nas comunidades aprendentes
COORDENAÇÃO: SILVANA LUCIA DA SILVA LIMA
RESUMO: A construção do conhecimento agroecológico é fruto do diálogo e da troca de saberes populares e científicos entre camponeses, povos originários, representações dos movimentos sociais, estudantes e pesquisadores/as e extensionistas. Estes se encontram na academia, nos eventos educacionais, culturais e políticos, bem como, nas comunidades rurais, nas escolas do/no campo e universidades, no campo e na cidade. O que se (re)produz nesses encontros precisa ser reconhecido, sistematizado e publicizado porque, assim como a Educação do Campo, a Agroecologia é luta, é prática social/educacional e Ciência que se faz imbricada aos processos que garantem a reprodução social camponesa e sua formação, na relação com a natureza em sua diversidade e complexidade avançando rumo à transformação social. Por isso, estamos organizando espaços coletivos que permitam o encontro, a troca e o diálogo entre saberes, fazeres e valores culturais degustando os sabores da agricultura camponesa como o café que pode vir acompanhado do cuscuz, do beiju, do biscoito de polvilho ou da torrada com geleia de abacaxi com pimenta. Organizaremos encontros no formato roda de conversa ao som da música, do canto dos pássaros e do chiado das rãs nas unidades de produção do Laboratório Vivo que estão no CETENS, na comunidade Volta do Américo (em Lençóis), em Micaela em Caem), em Duas Irmãs (Manoel Vitorino), no Matão (Valença) ou, nas escolas do campo e Escolas Famílias Agrícolas onde nossos estudantes atuam, as comunidades aprendentes. Realizaremos encontros mensais em que os convidados principais serão os mais velhos da comunidade, gerando cards, registros fotográficos e vídeos e, textos a serem divulgados nas redes sociais e nos eventos técnicos científicos pertinentes.
TITULO: Educação, Agroecologia e Arborização do Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria
COORDENAÇÃO: SIMONE MIRANDA TELES FERNANDES
RESUMO: O referido projeto envolverá as áreas de Ciências da Natureza contextualizadas com agroecologia, buscando articular teoria e prática entre os docentes, discentes e funcionários do Colégio estadual do Campo Maria Quitéria com o objetivo de proporcionar um ambiente mais saudável e sustentável possível e um ar limpo e menos sufocante para uma escola do campo. Para tanto, serão desenvolvidas, no âmbito do Programa Residência Pedagógica, ações práticas de manjo e cuidado do solo, produção de adubo através de compostagem e plantio de mudas de árvores, plantas medicinais e ornamentais, priorizando as nativas do semiárido. Buscamos com esse projeto proporcionar a construção e manutenção de áreas arborizadas na escola de modo a combater o aquecimento do ambiente escolar visando a conscientização da importância dessas plantas para a saúde e bem-estar dos sujeitos que ali residem/estudam. Pensando na sustentabilidade das ações a longo prazo, é de suma importância que processos formativos envolvendo toda a unidade escolar sejam promovidos.
TITULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO: DO ESTÁGIO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OS SABERES POPULARES NA PERSPECTIVA CRÍTICA-INTERDISCIPLINAR
COORDENAÇÃO: TATIANA DA SILVA SOUZA
RESUMO: Serão realizadas no Estágio atividades temáticas, tais como: Compostagem com resíduos de mandioca, tendo como abordagem metodológica, exposições, diálogos e reflexões teórico-prático em torno das temáticas, além das atividades práticas em forma de oficinas; como as roda de conversa; Planejamento, organização, divulgação e realização das atividades no Colégio lócus do Estágio; Desenvolver Oficinas sobre produção de Horta Agroecológica;5. Serão desenvolvidas Oficina sobre manipueira (biofertilizante) com os estudantes do Colégio, lócus do Estágio; Acontecerá Oficinas sobre Beneficiamento dos derivados da Mandioca; Serão realizadas Oficina sobre o uso da Folha da Mandioca na alimentação animal; Elaboração de questionário para as entrevista com participantes: das oficinas; Criação de um instrumento de avaliação para identificar os impactos das Oficinas. Ao passo que nossos objetivos são: Estabelecer relação entre as áreas da Educação do Campo e do Ensino de Ciências da Natureza, sendo o Estágio o articulador do processo de ensino aprendizagem de estudantes do 9º dos Anos Finais do Ensino Fundamental, na perspectiva do ensino contextualizado e interdisciplinar.
TITULO: Fortalecimento de Grupos Produtivos da Agricultura Familiar do estado da Bahia
COORDENAÇÃO: Tatiana Ribeiro Velloso
RESUMO: O projeto tem integra o ambiente universitário para contribuição na geração de trabalho e renda, de forma digna, para agricultores e agricultoras familiares organizados em grupos produtivos que se encontram em situação de fragilidade na organização coletiva, expostos aos riscos e a toda sorte de exploração, a partir dos cursos de Educação do Campo, em especial de Tecnologia em Alimentos. É a possibilidade de contribuir a partir da construção de conhecimentos na relação com os grupos produtivos da agricultura familiar, na relação acadêmica de ensino, pesquisa e extensão universitária, voltadas para o processo de inclusão social, econômica, política e cultural, especialmente das mulheres rurais, com a construção de conhecimentos implicados para a promoção do desenvolvimento rural. Portanto, o objetivo geral é de proporcionar ações de fortalecimento de grupos produtivos da agricultura familiar, voltadas para a geração de trabalho, renda e cidadania, na articulação de ações acadêmicas a partir da relação com as políticas públicas, na promoção da segurança alimentar e nutricional e da geração de trabalho e renda, especialmente para as mulheres rurais do estado da Bahia. A metodologia é qualitativa com princípios pautados na participação social, com a abrangência em 12 unidades produtivas da agricultura familiar situadas nos Territórios de Identidade do Recôncavo, do Portal do Sertão, do Vale do Jiquiriçá e Irecê, com a estratégia de consolidar 4 Redes de Intercooperação da Agricultura Familiar em distintos sistemas produtivos.
TITULO: Formação em Economia Solidária e Desenvolvimento Territorial: Ações Acadêmicas de Fortalecimento da Participação e Inclusão Social e Econômica
COORDENAÇÃO: Tatiana Ribeiro Velloso
RESUMO: Este projeto tem como objetivo de promover ações formativas no contexto de contribuir, por um lado, na indissociabilidade na relação acadêmica da extensão com o ensino, a pesquisa e as políticas afirmativas, e por outro, na geração de trabalho e renda através do fomento e do fortalecimento de empreendimentos da economia solidária, contextualizadas na política de desenvolvimento territorial no estado da Bahia. Este projeto é integrado ao programa de extensão da Incubadora de Empreendimentos Solidários – INCUBA da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB em rede com a Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus de Valença, que tem como finalidade de contribuir na geração de trabalho e renda, com sustentabilidade ambiental e humana, através das atividades acadêmicas de extensão, ensino e pesquisa articuladas com ações afirmativas. Para tanto, as ações de incubação são desenvolvidas através da construção de conhecimentos que possibilite a capacidade de intervenção, a ação coletiva e a apropriação dos sujeitos sociais nos ambientes territoriais, organizacionais e acadêmicos, fundamentados nos princípios da Economia Solidária no desenvolvimento de tecnologias sociais voltados para a promoção do desenvolvimento territorial.
TITULO: Programando o conhecimento técnico-científico: Construção de modelos de documentos para atividades acadêmicas e administrativas da UFRB
COORDENAÇÃO: TIAGO OLIVEIRA MOTTA
RESUMO: O presente projeto de extensão apresenta uma proposta para a disponibilização de Modelos de Documentos a serem utilizados pela comunidade acadêmica, tais como artigos, apresentações, banners, livros, atas de reunião e etc. Ao final dessa atividade, espera-se que o bolsista participante do projeto seja capaz de produzir templates para fins acadêmicos e que os participantes da capacitação prevista passem a utilizar a linguagem LaTeX para a produção de seus documentos a partir dos modelos produzidos e que explorem as funcionalidades disponíveis nessa linguagem de programação baseada em scripts.
TITULO: Banco de Sementes Crioulas e Nativas no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Jacuípe II: implementação de práticas formativas em agroecologia
COORDENAÇÃO: THIAGO LEANDRO DA SILVA DIAS
RESUMO: O projeto busca promover espaços formativos e colaborativos para subsidiar a implantação e consolidação do banco de sementes crioulas e nativas na unidade escolar CETEP da Bacia do Jacuípe II João Campos, localizada no município de Riachão do Jacuípe (Ba). Surge da articulação com professores e estudantes do Curso Técnico em Agroecologia e da percepção de uma problemática local em torno da redução de práticas de conservação de variedades crioulas, do avanço do processo de desertificação do bioma caatinga e das sementes transgênicas. Portanto, pretende resgatar sementes e saberes agroecológicos que situem o conhecimento científico e popular a serviço da vida e da transformação das condições de desigualdade e do silenciamento da memória biocultural das populações campesinas, assegurando assim uma formação e capacitação em torno dos processos de coleta, armazenamento, beneficiamento, multiplicação, análise e troca de sementes crioulas e nativas.
TITULO: Alimentos da Terra: fortalecimento de circuitos curtos de comercialização de alimentos da agricultura familiar em Feira de Santana – BA
COORDENAÇÃO: WILON MAZALLA NETO
RESUMO: Esse projeto visa promover o fortalecimento e o fomento dos circuitos curtos de comercialização de alimentos da agricultura familiar e camponesa no município de Feira de Santana – Ba e seus distritos rurais, com vistas a contribuir com processos de construção da agrocecologia e da soberania alimentar. Para tanto, pretende-se realizar uma série de ações que visam aumentar a qualidade e padronização dos alimentos fornecidos à população local, através de espaços formativos, do fortalecimento das Boas Práticas de Manipulação de alimentos e da gestão organizacional do processo produtivo nas iniciativas de comercialização.
TITULO: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS EM EMPREENDIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DA BAHIA.
COORDENAÇÃO: WILON MAZALLA NETO
RESUMO: O projeto faz parte do Programa de Residência Profissional Agrícola, promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), sendo regido também pela Portaria MAPA No 193, de 16 de junho de 2020, com o objeto de apoiar a qualificação técnica de estudantes e recém-egressos de cursos de ciências agrárias e afins, por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado por Instituição de Ensino e realizado em Unidades Residentes. O projeto visa, assim, contribuir com a capacitação técnica e qualificação profissional de jovens recém egressos das Ciências Agrárias, bem como mediar vivências e experiências concretas em unidade produtivas da agricultura familiar. Ao mesmo passo, o projeto propõe contribuir com o desenvolvimento rural e a agricultura familiar na produção de riquezas e de abastecimento interno de alimentos, potencializando a produção e o beneficiamento, os processos de comercialização e o acesso aos mercados. Este projeto será realizado nas unidades residentes no Território de Identidade do Sisal, serão três Unidades Residentes: a Fundação APAEB, a COOPERSABOR e a Bahiater. O Território de identidade do Médio Rio das Contas terá duas Unidades Residentes: Uniagro e a Bahiater. O município de Cabaceiras do Paraguaçu terá como unidade residente a Fazenda Santa Lúcia. O povoado de Jiló, do município de Várzea Nova, terá como unidade residente a COOPAG, com residentes egressos da UFRB.