Projetos, programas e bolsistas
Projetos
TITULO: Banco de sementes crioulas e Educação do Campo: construindo caminhos agroecológicos para a soberania alimentar
COORDENAÇÃO: Ana Paula Inácio Diório
RESUMO: O projeto visa a continuidade da implantação de bancos comunitários de sementes crioulas, o qual está baseado nas práticas agroecológicas para soberania alimentar e nutricional e na tentativa de garantir a sobrevivência de espécies nativas que têm sido utilizadas pelos agricultores familiares como resistência à invasão de sementes híbridas voltadas para as indústrias do agronegócio que fomenta a lógica de dependência e de ameaça à soberania alimentar dos povos do campo. Atrelado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo essa proposição visa contribuir na construção de uma matriz formativa que dialogue com o trabalho e com a vida no campo, com o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e as ações afirmativas e a curricularização da extensão. Esse projeto diz respeito a continuidade das ações iniciadas nos anos de 2015 e 2016 através do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) da UFRB, o qual proporcionou a implantação do primeiro banco comunitário de sementes crioulas na Comunidade Lagoa do Cedro, em Cruz das Almas, BA. Essa ação já está registrada na PROEXT/UFRB desde 2015 sob o número 39002/2018 e que agora segue para atualização através do SIGAA e vinculação ao Programa de Extensão Êre.
TITULO: Criação de Conteúdos Matemáticos e Produção de Vídeos
COORDENAÇÃO: Anderon Melhor Miranda
RESUMO: O projeto Criação de Conteúdos Matemáticos e Produção de Vídeos consiste numa nova abordagem e ferramenta para a formação do professor e no ensino de matemática, podendo contemplar outras áreas do conhecimento humano. As atividades consistem em meios de desenvolvermos produtos em formas de vídeos, e-books e PDF sobre conteúdos de matemática e que contemple as necessidades de comunidades escolares do campo e de cidades.
TITULO: CETENS na Feira
COORDENAÇÃO: ANDERSON DOURADO SISNANDO
RESUMO: A atividade tem como finalidade promover a popularização da ciência, uma vez que possibilitará divulgação do conhecimento científico-tecnológico para a população em geral de forma a minimizar a distância entre a sociedade e a academia, atuando também como ferramenta de inclusão social. Após levantamento dos temas de interesse e dos locais onde serão desenvolvidas as atividades, estas serão preparadas de acordo com o local de acontecimento, podendo ser palestras ou montagem de estandes para que especialistas pertencentes à comunidade do Cetens, ou de instituições parceiras, dialoguem com o público e esclareçam sobre o tema abordado. Os locais selecionados para a realização das atividades do projeto devem ser de grande circulação de pessoas, como shoppings, galerias, bares/restaurantes, parques e escolas públicas e/ou privadas. Esses momentos serão oportunos também para a divulgação dos cursos do Cetens assim como para a divulgação da pesquisa, das atividades e dos projetos desenvolvidos no Centro. Porém neste período de Pandemia as atividades, cursos, palestras, etc, serão de forma remota/online.do primeiro banco comunitário de sementes crioulas na Comunidade Lagoa do Cedro, em Cruz das Almas, BA.
TITULO: Avaliação de processos produtivos com foco na implementação de tecnologias da Indústria 4.0 e Lean Seis Sigma
COORDENAÇÃO: ANDRE DE MENDONCA SANTOS
RESUMO: A automatização e tecnologias da informação estão sendo as bases da quarta revolução industrial, as empresas que não se modernizarem podem perder mercado e deixarão de ser competitivas e sustentáveis, isso ainda é mais grave se tratando de pequenas empresas, uma vez que possuem menores condições de investimento. Com isso, o objetivo desse trabalho é avaliar a utilização de tecnologias da indústria 4.0 (I4.0) e ferramentas do Lean Seis Sigma (LSS) em pequenas empresas seriadas no recôncavo da Bahia, com intuito de propor melhorias de processos e implementação de novas tecnologias. A metodologia proposta envolve visitas e reuniões periódicas para entender os processos produtivos das empresas, seguida de coleta de dados por meio de entrevistas, questionários e análise visuais. As etapas presenciais poderão, eventualmente, serem substituídas por tarefas virtuais devido pandemia do Covid-19. Em seguida, serão apresentadas as propostas de melhorias com base na adoção de tecnologias I4.0 e uso de ferramentas do LSS, concomitantemente. Os resultados esperados envolvem verificar: (i) se as empresas investigadas utilizam tecnologias da I4.0 e ferramentas do LSS, (ii) como as tecnologias da I4.0 podem auxiliar na redução de problemas e melhoria da produtividade dos processos estudados, (iii) como se relacionam as ferramentas do LSS e as tecnologias I4.0 nos processos estudados. Além disso, espera-se identificar o estágio de implementação das tecnologias nas empresas, e as principais dificuldades e barreiras encontradas para implementação da indústria 4.0. As principais conclusões almejadas envolvem confirmar a importância e utilização das tecnologias 4.0 e do LSS para melhoria de produtividade em um cenário de empresas familiares de menor porte, que por vezes se mantêm a margem do desenvolvimento tecnológico e da inovação de processos.
TITULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO E QUESTÃO AGRÁRIA NO MUNICÍPIO DE ITAGUAÇU DA BAHIA: ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E TROCA DE CONHECIMENTOS
COORDENAÇÃO: Bruna Pires Pereira
RESUMO: Esse projeto de extensão será desenvolvido na associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Quilombolas Firmino Pereira Gomes, que está localizada na Comunidade de Alegre no município de Itaguaçu da Bahia. tendo por objetivo geral - Promover a troca de experiência entre os discentes de graduação da Educação do Campo com os membros da Associação Rural Quilombola Firmino Pereira Gomes na comunidade de Alegre, através de encontros formativos, objetivando o dia da consciência negra, o cooperativismo e o associativismo. ao passo que os objetivos específicos são: a) dialogar sobre os princípios do cooperativismo e associativismo; b) discutir sobre o dia da consciência negra; c) desenvolver rodas de conversa objetivando a troca de saberes e conhecimentos entre os membros da associação e o estudantes da Ledoc. O projeto terá um número de 55 participantes, sendo esses 40 membros que estão associados e 15 estudantes da Licenciatura em Educação do Campo. Os objetivos do projeto foram apontados pelos próprios membros da instituição, na qual, apontaram dificuldades de entender como funciona a associação de acordo com o associativismo, e o dia da consciência negra adentrou nas ações, devido a turma da Ledoc está sempre organizando eventos na comunidade que envolve a questão da cultura e tradição dos povos quilombolas. Dessa maneira, espera-se que as ações providas durante o desenvolvimento do projeto possam agregar de forma positiva na vida dos participantes.
TITULO: Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e Engenharias
COORDENAÇÃO: Caroline Morais Batista Cerqueira
RESUMO: O Projeto Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e Engenharias prevê a realização de seminários, palestras e mesas-redondas, em formato virtual, e a gravação de vídeos e podcasts em que meninas e pesquisadoras dessas áreas apresentarão as suas trajetórias acadêmica e profissional, com o objetivo de despertar o interesse vocacional de alunas da rede básica de ensino por essas carreiras.
TITULO: Grupo de Afinidade IEEE WIE
COORDENAÇÃO: Cristiane Agra Pimentel
RESUMO: O Women in Engineering (WIE) é uma rede global que conecta cerca de 20000 membros em mais de 100 países dedicados à promoção de mulheres na tecnologia. Nossa missão é a de inspirar e encorajar mulheres dos ambientes pré-universitário, universitário e profissional a perseguirem e alcançarem o sucesso e a excelência em suas carreiras nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Imagina-se uma comunidade vibrante de mulheres e homens IEEE, usando coletivamente seus diversos talentos para inovar para o benefício da humanidade. O WIE UFRB atua incentivando meninas e mulheres a seguir a carreira nas ciências exatas, visto que ainda existe um predomínio masculino. O projeto visa incentivar as graduandas nos cursos de engenharia a desenvolverem projetos e incentivos à permanência nas graduações de exatas. No decorrer do semestre serão realizadas atividades como capacitação, minicurso, visitas técnicas, palestras e eventos com a intenção de capacitar nossos membros e trazer conteúdo e inspiração para as mulheres e meninas.
TITULO: Vamos trocar uma ideia? – Lives da Biblioteca do Cetens/ UFRB.
COORDENAÇÃO: Fábio Jesus dos Santos
RESUMO: Diante do contexto mundial atual, onde (con)vivemos com uma pandemia pelo Coronavírus (COVID 19), buscou-se a reinvenção das relações laborais, culturais, educacionais e sociais. Nessa perspectiva, e observando como se daria essas novas relações, diante da necessidade do distanciamento social e a da suspensão das aulas presenciais na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, passamos a utilizar amplamente as redes sociais para potencializar o contato com os nossos usuários na perspectiva virtual. Nesse âmbito, pensou-se numa interação mais próxima e as lives foram uma alternativa para fortalecer a comunicação entre a Biblioteca do Cetens e a comunidade universitária, bem como levar para toda a comunidade externa temas relevantes para uma reflexão coletiva e crítica.
TITULO: Formação de Professores para Escolas Quilombolas no Município de Antônio Cardoso
COORDENAÇÃO: Frederik Moreira dos Santos
RESUMO: Este projeto está focado em fornecer um curso de formação para os educadores do campo que atuam nas escolas municipais de Antônio Cardoso e no Colégio Estadual do Campo Genivaldo de Almeida Brandão, locado no mesmo município. Tal iniciativa, foi sugerida inicialmente pelos gestores do Colégio supracitado, no decorrer da realização das ações do programa de residência pedagógica (CAPES) do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) da UFRB-CETENS. O fato desta instituição está em processo de construção de um Projeto Político-Pedagógico mais condizente com uma escola do campo a levou a acionar os professores ligados a este curso de graduação da UFRB. O fato do coordenador do projeto presente ser um pesquisador ligado ao Grupo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Educação das Relações Étnico-Raciais (GERA) já desenvolver atividades de pesquisa e aquelas atreladas à residência pedagógica neste colégio, o levou a iniciativa construir este projeto de formação de professores construído em diálogo com os gestores deste colégio. Este contato e iniciativa também levou ao interesse da coordenação de Educação do Campo e Quilombola do município de Antônio Cardoso a se interessar pela ação. Assim, este projeto propõe uma formação de aprofundamento teórico sobre os princípios da Agroecologia e Educação do Campo para os educadores do Campo no município de Antônio Cardoso de forma dialógica e remota, respeitando os protocolos sanitários da pandemia.
TITULO: PRODUÇÃO DE ÓRTESE PARA PESSOAS COM SEQUELAS DA HANSENÍASE
COORDENAÇÃO: Hilda Costa dos Santos Talma
RESUMO: O projeto descrito é uma contribuição para reabilitação e tratamento especializado do paciente com sequelas da hanseníase. Pessoas com alterações na função de um membro do corpo geralmente apresentam dificuldades na realização de atividades funcionais. Nesse contexto destaca-se a prescrição e confecção de recursos de tecnologia assistiva, que tem como objetivo aumentar habilidades funcionais e promover a inclusão social. Na área de reabilitação física o terapeuta ocupacional utiliza órteses, que são recursos que tem como objetivo melhorar o posicionamento, manter ou aumentar a amplitude de movimento articular e permitir a função. O projeto foi criado em 2017 e já desenvolveu um número relativamente grande de produto para a reabilitação físico-motora: rede elástica; tábua de exercícios flexível; extensor para membros inferiores e superiores; tábuas de flexão e apoio para membros nferiores e Superiores; Escadas de Dedos; Patim de Exercício; Massageador para os pés; bola de exercícios. Estes produtos favorecem a flexibilização dos membros superiores e inferiores o que facilita as atividades cotidianas. Os Produtos desenvolvidos foram disponibilizados para o Setor de Hanseníase do Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Leda – CSE em Feira de Santana na Bahia. A continuidade do projeto é de grande importância para o setor de reabilitação de pessoas com sequelas de hanseníase para que seja desenvolvido um número ainda maior de órtese para atender a todos os pacientes do centro. O projeto poderá ser estendido para outros municípios da Bahia.
TITULO: OBARÁ: saúde, sabores e cheiros da culinária ancestral dos Territórios de Identidade Portal do Sertão, Sertão Produtivo e Oeste da Bahia
COORDENAÇÃO: Isabel de Jesus Santos dos Santos
RESUMO: O objetivo geral deste projeto é fortalecer as práticas da arte culinária das comunidades quilombolas dos Territórios de Identidade Portal do Sertão, Sertão Produtivo e Sudoeste da Bahia. Essas comunidades encontram-se nos municípios de Antônio Cardoso, São Gonçalo dos Campos, Irará, Água Fria, Coração de Maria, Santanópolis, Feira de Santana, Teodoro Sampaio, Vitória da Conquista e Palmas de Monte Alto, lugares que serão desenvolvidas as atividades. A duração do projeto são três anos, com ações em torno do fortalecimento dos sistemas agroalimentares locais, na busca por uma alimentação saudável e com manejo agroecológico do solo, fortalecendo a cultura alimentar ancestral, em dialogo com a alimentação escolar quilombola.
TITULO: Introdução à Astronomia/CETENS
COORDENAÇÃO: Jairo Cavalcanti Amaral
RESUMO: Este projeto de extensão tem o intuito de divulgar a astronomia e fornecer conhecimento sobre astronomia básica, história da astronomia e uso de telescópios, na UFRB/CETENS, no município de Feira de Santana. A finalidade deste projeto consiste em despertar e incentivar o interesse das pessoas na astronomia, e indiretamente aumentar a visibilidade da UFRB. A metodologia a ser utilizada consistirá em seminários de astronomia de posição, história da astronomia, astronomia geral e observações astronômicas via EAD. Os seminários incluirão o uso de imagens ao vivo de telescópios ou imagens de software de planetário, dependendo das condições do tempo.
TITULO: DIÁLOGO INTERCULTURAL, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONSTRUINDO E DIVERSIFICANDO OS SABERES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS
COORDENAÇÃO: Janilson Medeiros da Silva
RESUMO: Esse projeto foi pensado em torno do contexto que estamos vivenciando nesse ano de 2020, com a proliferação do vírus da COVID-19, que por sua vez, paralisou todas as atividades dentro da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Devido ao vírus as pessoas foram obrigadas a aderir às orientações do Organização Mundial de Saúde - OMS, entre elas o distanciamento social, cujo às tivemos que nos adaptar da melhor forma possível, ou seja, utilizando os recursos que nos estavam disponíveis, os ambientes virtuais. Nesse intuito e objetivando levar um pouco de nossas culturas e tradições existente na realidade que pertencemos, desenvolvemos uma página nas plataformas digitais Instagram, facebook, intitulada Diálogo Intercultural, Diversidade e Educação do Campo: Construindo e Diversificando os Saberes Indígenas e Quilombolas, cujo também, iremos trabalhar com as plataforma google meet. Na qual nosso objetivo geral: Desmistificar os estereótipos construídos a respeito dos povos indígenas e quilombolas, assim como, retratar a proximidade que elas possuem em seu contexto histórico, político e cultural, baseando nas experiências vividas dentro da aldeia Tuxá e a comunidade quilombola de Barreiros de Itaguaçu, ao passo que os objetivos específicos são: a) promover o diálogo entre os povos Indígena e Quilombolas; b) levar aos telespectadores um pouco de informação sobre a cultura e Tradição dos povos Indígenas e Quilombolas; c) dialogar temas relevantes a nossa realidade Indígena e Quilombola de forma simples e crítica; d) Abordar o contexto social, cultural e econômico das aldeias indígenas e quilombolas; e) Contextualizar as vivências dentro da aldeia Tuxá e a comunidade quilombola de Barreiros de Itaguaçu; f) Identificar como a intercultural (indígena/quilombola) constrói a formação identitária dos povos tradicionais.
TITULO: Implementando Serviços de Emprego Apoiado para pessoas com deficiência
COORDENAÇÃO: Jesus Carlos Delgado Garcia
RESUMO: Este projeto surge como uma continuidade do Curso de Extensão: A Tecnologia Assistiva do Emprego Apoiado, que foi uma atividade do Projeto de Extensão Inovação Tecnológica e as Perspectivas da Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade no Mercado de Trabalho (Registro Num. 96102/2019 CETENS. Processo Associado: 23007.00025487/2019-40). Nesse curso de extensão, o trabalho final dos/as alunos/as consistiu em que fizessem um plano de implementação de serviços da Tecnologia Assistiva do Emprego Apoiado na sua realidade. No relatório dessa atividade, foram identificados e descritos os 21 trabalhos finais dos participantes, para os quais a PROEXT já disponibilizou o correspondente certificado. Trata-se agora de oferecer para esses participantes, e para as entidades envolvidas, uma continuidade em forma de capacitação de tipo prático, metodológico, operacional, incluindo também um adequado monitoramento com o objetivo de que reúnam condições técnicas para implementação dos serviços de Emprego Apoiado que foram descritos nesses planos. Cabe notar que, previsivelmente, estarão envolvidos no projeto uma diversidade muito significativa de participantes e instituições nas quais desenvolvem atividades: Entidades da sociedade civil, órgãos públicos, empresas e instituições de ensino superior, dentre elas a própria UFRB. Ao mesmo tempo, este projeto atuará em harmonia e interface com atividades de pesquisa, com 01 projeto PIBIC (identificado a seguir) e com 01 projeto PIBITI (identificado a seguir). A razão da articulação deste projeto de extensão com os projetos PIBIC e PIBITI reside em que essas três atividades se complementam, fortalecendo-se mutuamente, como se explicará. Todo esse conjunto de ações, as já realizadas na extensão e as que estão em andamento no PIBIC e no PIBITI, juntando-se às ações que agora se propõem, visa iniciar a implementação de serviços da Tecnologia Assistiva do Emprego Apoiado em Feira de Santana, preferencialmente, mas sem excluir outros locais em que seja possível e viável, exequível. O efeito final de todas as atividades consiste em atingir o objetivo de que pessoas com deficiência que desejem trabalhar consigam um emprego formal, de acordo com a legislação trabalhista e previdenciária, respeitando suas preferências e habilidades, e que nesse emprego se realizem profissionalmente alcançando retenção e progressão. Em seguida, desencadear-se-á um processo expansivo de todo um conjunto de melhoras na qualidade de vida dessas pessoas e suas famílias. Este projeto está pensado em 03 etapas ou fases: Primeira Etapa: Levantamento e análise de potencialidades e necessidades dos prestadores/iniciantes de serviços da Tecnologia Assistiva do Emprego Apoiado. Esta primeira etapa abrange duas atividades: a) Análise dos trabalhos finais do Curso de Extensão: A Tecnologia Assistiva do Emprego Apoiado; b) Levantamento e Caracterização das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em Feira de Santana com Interesse em Serviços de Emprego Apoiado (Projeto PIBIC/FAPESB, Num. 3091/2020 – cota 2020 – Bolsista ARTHUR ANDRADE ALMEIDA) Segunda Etapa: Capacitação em metodologia da prática do Emprego Apoiado: ferramentas de qualidade e boas práticas. Esta etapa inclui formação em produtos de Tecnologia Assistiva para o trabalho, mediante a interface com o Projeto Mapeamento e catalogação de produtos de tecnologia assistiva disponíveis no Brasil para utilização no trabalho por pessoas com deficiência (Projeto PIBITI/CNPq - Edital 2020/2021, bolsista KERCIA CRISTINE ROSÁRIO ASSIS SOUZA.) Terceira Etapa: Implementação monitorada dos serviços de Emprego Apoiado. Esta etapa inclui, como avaliação do projeto, a análise, enquanto profissionais reflexivos, da identificação, descrição e compartilhamento dos aprendizados gerados.
TITULO: Educação do Campo e das Águas: construindo caminhos, demarcando novas territorialidades e rompendo desafios
COORDENAÇÃO: Kássia Aguiar Norberto Rios
RESUMO: Este projeto prevê o desenvolvimento de ações educativas para os sujeitos oriundos das comunidades tradicionais do estado da Bahia tendo como referência uma pedagogia que dialogue com os saberes tradicionalmente construídos e os modos de vida destas comunidades. A partir da articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão busca-se ainda a efetivação de novas pontes de diálogo e troca de conhecimentos entre as comunidades envolvidas, docentes e discentes da UFRB e demais IEs parceiras. Metodologicamente, as atividades planejadas encontram-se organizadas através de 4 eixos principais: Formação Política, Formação Pedagógica, Formação Técnica e Diversos. A partir desses eixos, serão desenvolvidas oficinas de formação política, oficinas de formação técnica, oficinas de formação pedagógica por área de conhecimento, rodas de conversas, seminários temáticos entre outras atividades que contribuam para a qualidade de vida dos beneficiários e no desenvolvimento dos territórios tradicionais. Nosso recorte espacial consiste, inicialmente, nos municípios de Feira de Santana, Salvador, Santo Amaro, Antônio Cardoso, Irará, Central, Iraquara e Itaguaçu da Bahia. Nosso público alvo são os/as moradores/as desses municípios que integram as comunidades tradicionais pesqueiras e quilombolas, agricultores e agricultoras familiares, lideranças de associações, cooperativas, docentes e discentes da UFRB e demais IEs parceiras. Nossa estimativa é estar beneficiando de 350 a 400 pessoas.
TITULO: Potencialização dos saberes e das culturas dos povos campesinos: a etnomatemática como propulsora das habilidades virtuais de produtores rurais
COORDENAÇÃO: KLEBER PEIXOTO DE SOUZA
RESUMO: O Projeto de Extensão: Potencialização dos saberes e das culturas dos povos campesinos: a etnomatemática como propulsora das habilidades virtuais dos produtores rurais da Fazenda Bom Sucesso, propõe atividades exclusivamente desenvolvidas na modalidade remota, respeitando os protocolos de segurança exigidos para fazer frente a COVID-19. A ideia do projeto surge neste momento da difícil crise sanitária que o mundo vive, e se volta para um dos tantos grupos que tiveram sua exclusão potencializada com a pandemia, os pequenos produtores rurais. Assim, o objetivo é desenvolver, em tempos de pandemia, debates na perspectiva da etnomatemática que potencializem os saberes e as culturas de produtores rurais da Fazenda Bom Sucesso. As ações propostas serão desenvolvidas em parceria com a Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais da Fazenda Bom Sucesso (AMPERBES), localizada no município de Anagé, BA. Com o desenvolvimento do Projeto esperamos seguir desenvolvendo estratégias para afirmação das tradições que ao longo dos anos foram se perdendo, especificamente tradiçoes relacionadas aos modos como a matemática está envolvida no cotidiano dos produtores rurais da comunidade de Bom Sucesso. Por consequência das atividades que já desenvolvemos na comunidade podemos dizer que tanto os moradores de mais idade quanto as novas gerações já compreendem que mobilizam conhecimentos etnomatemáticos capazes de permitir o conhecimento e a valorização dos saberes historicamente presentes na localidade. Por estarmos vivendo um estado de pandemia as ações também são capazes de promover a relação intergeracional extremamente necessária para potencialização do uso das tecnologias pelos associados. Nesse sentido, os mais jovens das famílias participantes do Projeto contribuem auxiliando nas atividades através do uso das tecnologias nas atividades. As ações metodológicas são realizadas em ambientes virtuais, através da formação com os agricultores/as objetivando o uso de mídias digitais, plataformas e redes sociais. A partir da formação inicial por meio de lives temáticas denominadas Prosas Virtuais Formativas já foram criados vídeos temáticos sobre: Dialogo com o passado e o presente: as formas culturais e os saberes matemáticos utilizados no cotidiano dos produtores rurais; Compreendendo a Etnomatemática e sua existência no cotidiano do campo; Antigas e novas culturas como possibilidade de fortalecimento das identidades da comunidade. Por fim, entendemos que as vivências com os pequenos agricultores poderá contribuir nesse momento pandêmico (e mesmo após a crise sanitária) para que os agricultores aperfeiçoem o uso das ferramentas digitais, contribuindo assim para manutenção dos seus processos de organização coletiva. Além do mais, o Projeto poderá proporcionar debates em que os agricultores percebam o valor dos saberes populares, sobretudo aqueles relacionados à matemática, pois, ao valorizas a própria história estarão potencializando suas identidades e a cultura local.
TITULO: Formação Docente e Educação do Campo: aprendizagens e vivências para licenciandos de Matemática e Ciências da Natureza do CETENS
COORDENAÇÃO: KLEBER PEIXOTO DE SOUZA
RESUMO: A presente proposição encontra-se relaciona com as ações já desenvolvidas pelos proponentes no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - EDITAL Nº 2/2020), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Seguindo as orientações do citado Programa, as ações desenvolvidas pelos docentes e discentes do CETENS estão associadas a um Subprojeto, por sua vez integrante do Projeto Institucional do PIBID/UFRB, denominado: Formação Docente e Educação do Campo. As atividades de ensino já desenvolvidas em seis escolas, de quatro diferentes Municípios (Feira de Santana; Irará; Iraquara e Itaguaçu da Bahia) também apresentam características extensionistas, portanto, solicitamos o cadastro do Projeto de Extensão ora denominado: Formação Docente e Educação do Campo: aprendizagens e vivências para licenciandos de Matemática e Ciências da Natureza do CETENS. O objetivo geral é oportunizar aos licenciandos vivências da docência através de atividades que possibilitem a reflexão sobre a realidade educacional das escolas do campo. Vivências essas em contato direto com a comunidade escolar e com membros de organizações sociais da localidade. Guiados por esse objetivo geral entendemos ser possível incentivar a autonomia dos estudantes através de atividades de iniciação à docência, bem como das atividades de extensão, que possibilitem o desenvolvimento da capacidade dos bolsistas em constatar, explicar e propor ações educativas para organização do trabalho pedagógico na sala de aula, na escola e na comunidade. O Subprojeto da Licenciatura em Educação do Campo e, consequentemente o Projeto de Extensão aqui proposto, se organiza em seis Núcleos de Iniciação à Docência (NID), três localizados em escolas dos distritos de Humildes, Ipuaçu e Jaíba, no município de Feira de Santana, BA. Outros três atuando em escolas dos municípios de Irará, Iraquara e Itaguaçu da Bahia. Para cada NID existe um coordenador de Área (docente da UFRB), um Supervisor (Professor da Educação Básica) e oito discentes da licenciatura, perfazendo um total de 56 bolsistas. Temos ainda uma docente voluntária que, nessa proposta de atividade de extensão, é uma das proponentes. Metodologicamente, as atividades que já desenvolvemos nas escolas parceiras se organizam em torno do que denominamos Plano de Ações do Núcleo de Iniciação à Docência (PANID). As atividades do PANID oportunizam aos licenciandos a percepção, reflexão e análise da organização e do planejamento das escolas do campo, da organização do trabalho pedagógico nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza e das relações com a comunidade externa. Atividades estas descritas no campo específico dessa proposta de Projeto de Extensão.
TITULO: Protagonismo das Crianças do Campo: afirmação das identidades e culturas de infâncias em escolas do campo
COORDENAÇÃO: Leila Damiana Almeida dos Santos Souza
RESUMO: O Projeto de Extensão Protagonismo das Crianças do Campo foi desenvolvido nos anos de 2019 e 2020, portanto, trata-se de uma renovação do Projeto já desenvolvido na Escola Núcleo Municipal Cândido Vitoriano de Cerqueira, localizado no distrito de Humildes, no município de Feira de Santana, Bahia. O objetivo é desenvolver ações com a comunidade de um núcleo de escolas do campo em dois eixos: Cirandas Temáticas voltadas para a comunidade escolar e Vivências das infâncias campesinas que acontecerá por meio de produção de registros orais e escritos de crianças acerca dos processos constitutivos da identidade infantil camponesa. Metodologicamente para o primeiro eixo serão desenvolvidas atividades formativas por meio de webinários. Já dentre as atividades do segundo eixo propomos: cirandas infantis (momentos de diálogos, discussões temáticas, oficinas, visitas), processos de registro do cotidiano escolar utilizando tecnologias de áudio, vídeo e fotografias, bem como o registro oral das narrativas da cultura infantil através da Poteca (biblioteca oral formada por potes de barro). Essas atividades, guiadas por uma intencionalidade metodológica buscará impulsionar as histórias orais acerca da constituição das identidades infantis. Ainda no plano metodológico, ressaltamos que, guiados pelas demandas apresentadas pelas escolas, precisamos manter momentos com os professores, gestores e famílias das crianças. Essas atividades formativas serão organizadas por meio da orientação para produção do Inventário da Realidade e, por sua vez, se operacionalizará por intermédio das Cirandas Temáticas. A presente proposta é a tentativa de seguir contribuindo para que, junto com o Núcleo Municipal Cândido Vitoriano, as crianças sejam valorização como atores sociais, produtoras de culturas que reinterpretam e reinventam o contexto social, educacional, político e cultural em que vivem. Evidenciamos que, assim como foi em 2020, modificar essa forma de conceber a criança, seus saberes e seu espaço, requer um trabalho formativo com os professores do Núcleo. Por já termos desenvolvido atividades no ano de 2019 (com o foco nas crianças) e em 2020 (com Webinários de formação para professores, crianças e famílias) podemos seguir com ações que possibilitem a compreensão da negação que as estruturas sociais tentam impor para a infância campesina, mas que, sobretudo, é possível criarmos coletivamente (re)interpretações da infância que se constroem a partir das experiências da vida do campo e como estas são (re)significadas dentro do espaço escolar.
TITULO: Estratégias para promoção do fortalecimento produtivo na comunidade Rural do Juazeiro, Irará, Bahia
COORDENAÇÃO: Liz Oliveira dos Santos
RESUMO: A agricultura familiar desempenha um importante papel na vida dos brasileiros, alimentá-los. Por ser responsável por 70% da produção dos alimentos, os agricultores/as vêm buscando formas de resistir ao uso de agrotóxicos, a mecanização da agricultura e a monocultura, na tentativa de produzir alimentos saudáveis. Diante de tantos desafios, é notório a necessidade de políticas públicas e tecnologias que atendam a necessidade desses sujeitos. Desta forma, este projeto tem como objetivo desenvolver ações de formação técnica e política que visem contribuir para a melhoria da renda dos agricultores familiares da comunidade do Juazeiro, município de Irará, através da diversificação, organização e comercialização da produção. Esta demanda foi levantada a partir do Diagnóstico Rural Participativo realizado na comunidade.
TITULO: Pipoca e Paisagem
COORDENAÇÃO: LUCIENE GOMES
RESUMO: Neste projeto de extensão intitulado Princesas da Tecnologia no Recôncavo, a qual faz referência ao codinome utilizado para a cidade de Feira de Santana como Princesa do Sertão e a região do entorno, onde será realizado, pretende-se investigar e incentivar o interesse de estudantes de escolas públicas e que fazem graduação, na área de exatas, especialmente do sexo feminino. A finalidade deste projeto consiste em despertar e incentivar o interesse de meninas para carreiras nas áreas de ciências exatas e tecnológicas, através de eventos, palestras, oficinas e ensaio fotográfico virtual. Deste modo, espera-se atrair um público feminino maior na área tecnológica e poder contribuir para uma possível redução nos índices de evasão nos cursos de engenharia, especialmente da UFRB, além de apoiar a maior diversidade no público discente. Sensibilizando ainda, a comunidade acadêmica e a sociedade sobre o papel da mulher e seu empoderamento, eliminando os estereótipos de gênero.
TITULO: Diálogos Sobre Energias Renováveis
COORDENAÇÃO: LUIZ HENRIQUE SANTOS SILVA
RESUMO: Esse evento tem como propósito a difusão do conhecimento da área de energia através de palestras, exposições, minicurso, mesa redonda e debates sobre os assuntos que tangem as energias renováveis. Nesse evento pretende-se convidar especialistas, cientistas e profissionais que atuam no mercado de energias com intuito de contribuir para formação acadêmica dos discentes da UFRB bem como informar/estimular a relevância do tema para toda comunidade externa em âmbito regional e nacional.
TITULO: Projeto de extensão em Educação ambiental Green Idea
COORDENAÇÃO: MARGARETE VIRGINIA DAS VIRGENS BARBOSA
RESUMO: O Projeto de extensão em Educação Ambiental Green Ideas é um projeto de idéias e práticas em Sustentabilidade, que visa mobilizar e conscientizar comunidades neste período da pandemia, COVID-19, através de postagens nas redes sociais: instagram, facebook e Tumblr, trazendo informações sobre a preservação do meio ambiente. É um convite ao indivíduo fazer uma reflexão sobre sua relação com o meio ambiente, e oportunidade de desempenhar seu papel de cidadão participativo na proteção do planeta, visando, principalmente, a harmonia e o equilíbrio ambiental.
TITULO: Projeto de Extensão em língua inglesa: Inter Connection Conversation Club
COORDENAÇÃO: MARGARETE VIRGINIA DAS VIRGENS BARBOSA
RESUMO: O Projeto de extensão em língua inglesa Inter Connection Conversation Club tem como principal objetivo estimular os participantes a estudar a língua inglesa através do IC Coffee & toasts (rodas de conversa) com uma variedade de temáticas, voltada para a cultura inglesa e americana, literatura, fatos históricos e sociais do Reino Unido e EUA, meio ambiente, sustentabilidade, entre outros. O projeto visa fomentar ações em língua inglesa que favoreçam diálogos interculturais, com o intuito de estreitar laços internacionais, estimular o aprendizado da língua inglesa e fortalecer o processo de internacionalização na UFRB. O projeto também propõe a realização de cursos de curta duração, eventos e também de rodas de conversa sobre temáticas de estudo da língua inglesa visando desmistificá-la e despertar o interesse dos participantes no aprendizado da língua. As rodas de conversa também contarão com a participação de colaboradores nacionais e internacionais, através de webconferência.
TITULO: Projeto de extensão: Decolando com o Google
COORDENAÇÃO: MARGARETE VIRGINIA DAS VIRGENS BARBOSA
RESUMO: O projeto de extensão Decolando com o Google visa treinar os participantes a utilizarem as variadas ferramentas Google para maior engajamento e interação em sala de aula. É um projeto que tem como objetivo principal promover a formação continuada de professores da rede básica de ensino e oportunizar aos interessados em geral uma imersão nas ferramentas da Google em nível básico, intermediário e avançado. O projeto será realizado em parceria com o Grupo de educadores Google do Brasil e promoverá vários encontros mensalmente, com o propósito de fomentar diálogos sobre sala de aula inovadora, metodologias ativas, educação 4.0 e aprendizagem significativa com o uso das ferramentas Google.
TITULO: IV Ciclo de exposições de Cultura e História Americana: Picturing USA
COORDENAÇÃO: MARGARETE VIRGINIA DAS VIRGENS BARBOSA
RESUMO: O IV Ciclo de exposições de Cultura e História Americana: Picturing USA é um ciclo de continuidade da exposição itinerante Picturing USA iniciada no ano de 2017. Este ciclo de exposições será realizado no ano de 2022 e tem como proposta retratar a cultura americana e fatos da história dos EUA através da exposição de posteres do material “Picturing America” e “Picture US” que engloba uma coleção de trabalhos artísticos diversos que visam apresentar a história e cultura americanas. Pretende-se com este ciclo não somente trazer um significativo enriquecimento cultural sobre a vida nos Estados Unidos para a comunidade acadêmica e externa, mas também provocar uma reflexão que permita aos visitantes fazerem uma viagem ao passado através das imagens e visualizar alguns marcos da história dos EUA ao longo dos anos.
TITULO: ASAS: Acessibilidade em Saúde no Atendimento de Surdos
COORDENAÇÃO: MIDIAN JESUS DE SOUZA
RESUMO: O projeto ASAS busca oferecer formação básica em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para profissionais da área de saúde buscando promover acessibilidade na referida língua para usuários surdos do Sistema Único de Saúde (SUS). O foco desta formação será a aprendizagem significativa da Libras, em uma perspectiva dialógica e instrumental em que vivenciaremos momento de interação e comunicação através da língua em questão.
TITULO: Estudo de Viabilidade Econômica: Capacitação e Assessoria para o fortalecimento da implantação de agroindústrias familiares.
COORDENAÇÃO: MIDIELE DANTAS GOMES
RESUMO: O referente projeto tem como objetivo geral promover capacitação e assessoria para empreendimentos econômicos solidários da agricultura familiar, no tocante a viabilidade econômica dos grupos produtivos. A partir das experiências vivenciadas pelos estudantes do curso de Tecnologia de Alimentos na Educação do campo, por meio dos projetos de Intervenção em andamento realizados nas comunidades, após a verificação do Diagnóstico Organizacional Participativo (DOP) se dará início as definições do Estudo de Viabilidade Econômica dos Empreendimentos almejados por eles. Serão desenvolvidas ações de formação e assessoria para o desenvolvimento da viabilidade econômica dos empreendimentos, buscando identificar se os grupos já realizaram o estudo ou não, para posteriormente auxiliar na realização ou resgate desses estudos. Assim, esperamos promover um ambiente de socialização de conhecimento acerca da viabilidade econômica dos projetos, para minimizar as chances de insucesso e prejuízos dos grupos produtivos.
TITULO: Projeto de apoio a discentes com deficiência do ensino fundamental I matriculados na rede municipal da cidade de Aramari.
COORDENAÇÃO: Nilmar de Souza
RESUMO: O acompanhamento de educandos do ensino fundamental I encontra barreiras à inclusão de estudantes com deficiência, seja pela falta de recursos ou pela falta de instrução para utilização dos dispositivos disponíveis. Considerando o papel extensionista da universidade estamos propondo desenvolver uma série de ações com o objetivo de apoiar os professores da sala de recursos da cidade de Aramari. Desse modo, o objetivo geral da presente proposta é oferecer cursos e recursos para a promoção de uma maior integração dos educandos com deficiência matriculados no ensino fundamental I na rede municipal da cidade de Aramari. Para isso será necessário elaborar cursos de formação para os profissionais que atendem os estudantes com deficiência. Considerando que parte das demandas apresentadas pelos estudantes são específicas, será necessário realizar avaliação interdisciplinar dos melhores recursos de Tecnologia Assistiva para esses usuários. Nos casos em que não haja disponível dispositivos que atendam às necessidades desses usuários os participantes do projeto irão modelar, e quando possível, produzir tais soluções tecnológicas. Os usuários participantes do projeto serão indicados pelos professores responsáveis pela sala de recursos e passaram pela avaliação de um grupo de professores. A partir dessas ações a equipe almeja que os participantes tenham maior integração com os colegas da turma e possam desenvolver suas atividades com maior autonomia.
TITULO: Desenvolvimento de catálogo sobre recursos de Tecnologia Assistiva para mobilidade, atividades de vida diária e comunicação alternativa e aumentativa, com tutoriais.
COORDENAÇÃO: RENATA DE SOUSA MOTA
RESUMO: Este projeto de extensão apresenta como temática central a área de Produtos de Tecnologia Assistiva. Surgiu a partir de uma demanda de clínicas de reabilitação, as quais apresentam necessidade frequente de um instrumento que possa demonstrar aos seus pacientes e familiares, de maneira simples e objetiva, uma listagem de recursos de TA para mobilidade, comunicação e Atividades de Vida Diária AVD`s), assim como existe a necessidade para informar aos usuários desses recursos como desenvolver alguns recursos simples de TA com materiais de baixo custo através de tutoriais. Desta forma, o objetivo deste estudo é desenvolver um catálogo ilustrativo.
TITULO: Residência Pedagógica: Diálogos, Trilhas e Reflexões sobre Formação de Professores
COORDENAÇÃO: RITA DE CACIA SANTOS CHAGAS
RESUMO: Projeto Interdisciplinar Residência Pedagógica: Diálogos, Trilhas e Reflexões sobre Formação de Professores, discute sobre Formação Continuada de Professores e nos remete ao fato de que formação é um processo contínuo e inacabado, próprio da condição humana – ou seja, a de existir como ser humano e das implicações desse existir que, diferentemente dos demais seres vivos, não possuem consciência de sua existência – e, por este caminho, repensar o currículo da formação inicial e, consequentemente, a formação dos professores da formação continuada no campo pedagógico, torna-se uma discussão relevante. Entendemos que os modelos, métodos e práticas educativas que estão postas na atualidade são legítimos – tais concepções propiciam avanços socioeconômicos e culturais, ao mesmo tempo em que favorecem a discussão sobre outras formas de pensar a própria educação. Neste sentido, as Atividades serão desenvolvidas da seguinte forma: a) As formações acontecerão de 15 em 15 dias, em forma de Ciclo de Palestras distribuídas por três módulos, totalizando vinte encontros de 2h cada, com temáticas de sobre vários campos do conhecimento, totalizando 42 horas de trabalho. Entre os espaços tempos formativos (entre uma palestra e outra), serão desenvolvidos estudos orientados, totalizando 40h. Carga horária final: 82h.
TITULO: PROSA INTERCULTURAL: SABERES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS MEDIADOS PELA ARTE
COORDENAÇÃO: RITA DE CACIA SANTOS CHAGAS
RESUMO: Este projeto será desenvolvido em torno do contexto que estamos vivenciando desde 2020, com a proliferação do vírus da COVID-19 que provocou mudanças radicais no cotidiano do povo brasileiro. Devido ao vírus, a sociedade brasileira foi obrigada a aderir às orientações da Organização Mundial de Saúde - OMS, como por exemplo, o distanciamento social. Para PASINI; CARVALHO; ALMEIDA (2020. p. 8) “uma crise sanitária é superada, também, por uma maior educação. Os instrumentos tecnológicos estão aí para nos auxiliar e diminuir as distâncias”. Uma das, entre as mudanças que tivemos, está o uso de ferramentas digitais no campo da arte e da cultura, que viabilizou a comunicação e permitiu que através das telas pudéssemos desenvolver atividades em forma de palestras, roda de conversa, oficinas e eventos via modalidade remota. Nesta direção, o trabalho sobre arte, cultura dos povos indígenas e quilombolas em uma página nas plataformas digitais Facebook e Instagram intitulada: Prosa Intercultural: Saberes Indígenas e Quilombolas mediados pela Arte, traz o debate acerca do legado da cultura/arte desses povos para a constituição do povo brasileiro e desmistificar os estereótipos que foram introjetados no imaginário social ao longo dos anos.
TITULO: Processo formativo em Libras para ouvintes e Língua Portuguesa para surdos
COORDENAÇÃO: SÁTILA SOUZA RIBEIRO
RESUMO: O projeto “Processo formativo em Libras para ouvintes e Língua Portuguesa para surdos”, se dá na formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunidade acadêmica e comunidade externa em Feira de Santana-Bahia, e na aprendizagem da Língua Portuguesa (LP) para surdos. Serão oferecidos cursos de Libras nos níveis básico e intermediário para ouvintes; também será oferecido curso de Língua portuguesa na modalidade escrita para surdos. Haja vista que, a pessoa surda possui particularidades em sua aprendizagem na modalidade escrita da LP, considerando que ‘“a produção escrita dos alunos surdos sempre será de um “estrangeiro” usuário da língua portuguesa. Desta forma, ao ter a Libras como base, suas marcas poderão ser sentidas nos textos por eles escritos.”’ (LODI, 2014, p. 180). Na busca de diminuir os entraves enfrentados pelos surdos com relação a aprendizagem da Língua Portuguesa escrita, surge esse presente projeto, em parceria com a UFRB/CETENS. Ao final de cada curso: Libras para ouvintes e LP escrita para surdos, os cursistas passarão por uma avaliação prática em Libras e em LP, para, então, receberem a certificação. Teremos como público-alvo estudantes, docentes e técnicos da UFRB (CETENS), familiares de surdos, surdos e comunidade externa.
TITULO: TECSOL – Tecnologias Sociais para Sistemas de Produção e Beneficiamento de Frutas de Empreendimentos Econômicos Solidários da Agricultura Familiar dos Territórios do Portal do Sertão e Sisal – Bahia
COORDENAÇÃO: Tatiana Ribeiro Velloso
RESUMO: Este projeto tem como finalidade de proporcionar geração de trabalho e renda para mulheres e jovens rurais, a partir de 5 empreendimentos econômicos solidários da agricultura familiar, situados nos Territórios do Portal do Sertão, Recôncavo e do Sisal, através da reaplicação e aperfeiçoamento de tecnologias sociais de produção e beneficiamento de frutas. Este projeto tem sua fundamentação nas tecnologias sociais na relação com a economia solidária, a agroecologia, a educação do campo e a convivência com o semiárido, articulado com programas governamentais e políticas públicas da agricultura familiar, na relação com as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão universitária. Para tanto, a sua execução seguem princípios participativos na construção e na socialização de conhecimentos e saberes entre as comunidades acadêmicas e territoriais, vinculados com referenciais metodológicos de inclusão social e econômica com sustentabilidade de continuidade das ações.
TITULO: Fortalecimento de Grupos Produtivos da Agricultura Familiar do estado da Bahia
COORDENAÇÃO: Tatiana Ribeiro Velloso
RESUMO: O projeto tem integra o ambiente universitário para contribuição na geração de trabalho e renda, de forma digna, para agricultores e agricultoras familiares organizados em grupos produtivos que se encontram em situação de fragilidade na organização coletiva, expostos aos riscos e a toda sorte de exploração, a partir dos cursos de Educação do Campo, em especial de Tecnologia em Alimentos. É a possibilidade de contribuir a partir da construção de conhecimentos na relação com os grupos produtivos da agricultura familiar, na relação acadêmica de ensino, pesquisa e extensão universitária, voltadas para o processo de inclusão social, econômica, política e cultural, especialmente das mulheres rurais, com a construção de conhecimentos implicados para a promoção do desenvolvimento rural. Portanto, o objetivo geral é de proporcionar ações de fortalecimento de grupos produtivos da agricultura familiar, voltadas para a geração de trabalho, renda e cidadania, na articulação de ações acadêmicas a partir da relação com as políticas públicas, na promoção da segurança alimentar e nutricional e da geração de trabalho e renda, especialmente para as mulheres rurais do estado da Bahia. A metodologia é qualitativa com princípios pautados na participação social, com a abrangência em 12 unidades produtivas da agricultura familiar situadas nos Territórios de Identidade do Recôncavo, do Portal do Sertão, do Vale do Jiquiriçá e Irecê, com a estratégia de consolidar 4 Redes de Intercooperação da Agricultura Familiar em distintos sistemas produtivos.
TITULO: Fortalecimento das ações comunitárias da comunidade quilombola de Engenho da Ponte – Cachoeira.
COORDENAÇÃO: Tatiana Ribeiro Velloso
RESUMO: Este projeto tem como objetivo de promover ações formativas de fortalecimento comunitário da Comunidade Quilombola de Engenho da Ponte – Cachoeira – BA, através da relação com as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa, extensão e políticas afirmativas. Para tanto, as atividades serão integradas a dinâmica do curso de Licenciatura em Educação do Campo – Matemática no contexto da Pedagogia da Alternância, em que o tempo comunidade será espaço de ensino e articulado com este projeto de extensão, a partir de ações formativas voltadas para a Associação de Desenvolvimento dos Moradores do Engenho da Ponte, a Juventude Rural da Comunidade Quilombola de Engenho da Ponte e os Movimentos Sociais do Campo existentes no Vale do Iguape. A forma de desenvolvimento das atividades será participativa e integrada com a agenda da comunidade, em que se delinearam as ações a partir do Diagnóstico Rural Participativo – DRP. Assim, espera-se que o desenvolvimento deste projeto de extensão possa contribuir, por um lado, com a formação acadêmica do curso de Educação do Campo, e por outro, de promover o fortalecimento das ações comunitárias da Comunidade Quilombola de Engenho da Ponte – Cachoeira – BA.
TITULO: Programando o conhecimento técnico-científico: Construção de modelos de documentos para atividades acadêmicas e administrativas da UFRB
COORDENAÇÃO: TIAGO OLIVEIRA MOTTA
RESUMO: O presente projeto de extensão apresenta uma proposta para a disponibilização de Modelos de Documentos a serem utilizados pela comunidade acadêmica, tais como artigos, apresentações, banners, livros, atas de reunião e etc. Ao final dessa atividade, espera-se que o bolsista participante do projeto seja capaz de produzir templates para fins acadêmicos e que os participantes da capacitação prevista passem a utilizar a linguagem LaTeX para a produção de seus documentos a partir dos modelos produzidos e que explorem as funcionalidades disponíveis nessa linguagem de programação baseada em scripts.
TITULO: Alimentos da Terra: fortalecimento de circuitos curtos de comercialização de alimentos da agricultura familiar em Feira de Santana – BA
COORDENAÇÃO: WILON MAZALLA NETO
RESUMO: Esse projeto visa promover o fortalecimento e o fomento dos circuitos curtos de comercialização de alimentos da agricultura familiar e camponesa no município de Feira de Santana – Ba e seus distritos rurais, com vistas a contribuir com processos de construção da agrocecologia e da soberania alimentar. Para tanto, pretende-se realizar uma série de ações que visam aumentar a qualidade e padronização dos alimentos fornecidos à população local, através de espaços formativos, do fortalecimento das Boas Práticas de Manipulação de alimentos e da gestão organizacional do processo produtivo nas iniciativas de comercialização.
TITULO: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS: PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS EM EMPREENDIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DA BAHIA.
COORDENAÇÃO: WILON MAZALLA NETO
RESUMO: O projeto faz parte do Programa de Residência Profissional Agrícola, promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), sendo regido também pela Portaria MAPA No 193, de 16 de junho de 2020, com o objeto de apoiar a qualificação técnica de estudantes e recém-egressos de cursos de ciências agrárias e afins, por meio de treinamento prático, supervisionado e orientado por Instituição de Ensino e realizado em Unidades Residentes. O projeto visa, assim, contribuir com a capacitação técnica e qualificação profissional de jovens recém egressos das Ciências Agrárias, bem como mediar vivências e experiências concretas em unidade produtivas da agricultura familiar. Ao mesmo passo, o projeto propõe contribuir com o desenvolvimento rural e a agricultura familiar na produção de riquezas e de abastecimento interno de alimentos, potencializando a produção e o beneficiamento, os processos de comercialização e o acesso aos mercados. Este projeto será realizado nas unidades residentes no Território de Identidade do Sisal, serão três Unidades Residentes: a Fundação APAEB, a COOPERSABOR e a Bahiater. O Território de identidade do Médio Rio das Contas terá duas Unidades Residentes: Uniagro e a Bahiater. O município de Cabaceiras do Paraguaçu terá como unidade residente a Fazenda Santa Lúcia. O povoado de Jiló, do município de Várzea Nova, terá como unidade residente a COOPAG, com residentes egressos da UFRB.