Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dia 15.09, às 10h - Mesa Redonda Conexões Antirracistas, Cenários e Perspectivas

Notícia retransmitida do CEERT SÃO PAULO

Nesta quinta-feira, 15 de setembro, de 10h às 12h, o CEERT coordena a mesa redonda "Anansi — Observatório da Equidade Racial na Educação Básica: conexões antirracistas, cenários e perspectivas", que integra a programação do XII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as - COPENE. A iniciativa do CEERT tem como objetivo apresentar o Anansi Observatório para pesquisadores(as) de várias partes do país e da América Latina, interessados pela tema da educação antirracista. A plataforma Anansi busca contribuir com o monitoramento e controle social da equidade racial na educação no Brasil, a partir da produção, troca e compartilhamento de conteúdos, além da incidência em políticas públicas. Além disso, a produção de conhecimento objetiva subsidiar e qualificar o debate público para a agenda da equidade racial na educação e fortalecer o controle social do cumprimento da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), obrigando o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Para participar do evento, clique no link do canal da ABPN no YouTube. E ative a notificação!

https://bit.ly/anansi_copene
SOBRE O COPENE
O XII Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as - COPENE, organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as - APBN, será realizado entre 11 e 16 de setembro de 2022, com o tema "Democracia, Poder e Antirracismos: avanços e retrocessos constitucionais e ações institucionais". O COPENE é considerado um dos maiores eventos acadêmicos-científicos brasileiros e latino-americanos, que congrega pesquisadores/as negros/as com o objetivo de produzir e difundir pesquisas científicas voltados à realidade da população negra no Brasil e no contexto da diáspora negra.

MESA
Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica: conexões antirracistas, cenários e perspectivas"
Data: 15/09/2022
Horário: entre 10h00 e 12h00

Ementa: Apresentação do Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica: conexões, cenários, conteúdos e perspectivas de fortalecimento da implementação do marco legal antirracista na educação básica.

Resumo:
Dispositivo que articula redes de observação, informação e ação coletiva no campo da educação básica. Organiza estratégias de mobilização política, ferramentas e subsídios de intervenção para incidir nos poderes da União, Estados e Municípios, em defesa da pauta da equidade racial nas escolas.Vem para pressionar o controle social da Lei 10.639/2003-11645/2008; subsidiar o debate antirracista em pleitos eleitorais e visibilizar os cenários da situação educacional da população negra.

Componentes da Mesa:
Advogado: Daniel Bento Teixeira (Diretor Executivo CEERT)
Profa. Dra. Maria das Graças Gonçalves (UFF/CEERT)
Profa. Dra. Marly Silveira (UNB/CEERT)
Profa. Dra Rosa Margarida (ABPN/SANKOFA)
Prof. Dr. Alan Alves Brito (UFRGS)
A mesa sobre o Anansi Observatório contará com transmissão no canal da ABPN no YouTube. Para participar, acesse o link abaixo do YouTube e ative a notificação.

ANANSI OBSERVATÓRIO - YOUTUBE

registrado em:
Fim do conteúdo da página