Grupos de Pesquisa - CSTGP

Docentes e discentes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública fazem parte de diversos grupos de pesquisa certificados pela UFRB e pelo CNPq. Confira alguns desses grupos:

1. COMUM - Grupo de Pesquisa e Extensão Comunicação, Mídia e Narrativas de Mudança Cultural

O COMUM - Grupo de Pesquisa e Extensão em Comunicação, Mídia e Narrativas de Mudança Cultural reúne pesquisadores envolvidos em atividades relacionadas à pesquisa acadêmica no âmbito da graduação, por meio de trabalhos de iniciação científica, e da pós-graduação, no nível de mestrado e, também, egressos do Mestrado em Comunicação da UFRB que são doutorandos em outra instituição. Desse modo, o grupo opera como espaço de formação e contínuo debate no âmbito das questões implicadas no entrelaçamento da comunicação, mídia e narrativas, a partir de marcos teóricos e conceituais dos estudos culturais e do campo da estética.

O grupo atua em duas linhas de pesquisa: 1) Identidades, Narrativas e Movimentos Sociais e 2) Política, Mídia e Memória

2. GEPJUV - Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventude

Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventude está sediado no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e tem como objetivo central promover reflexões que considerem as juventudes - enquanto dimensão coletiva de experiência- e os sujeitos jovens na centralidade dos processos investigativos. As investigações desenvolvidas estão prioritariamente relacionadas aos campos da educação e da cultura, em interface com o mundo do trabalho e as diferentes experiências de subalternidades vivenciadas pelas juventudes brasileiras. O foco está numa perspectiva de estudo que procura visibilizar as práticas de resistências empreendidas pelos jovens e sua potencialidade enquanto atores de transformação social. Desse modo, pretende-se desenvolver uma pesquisa implicada com a realidade que contribua para o desenvolvimento de uma reflexão crítica a partir das opressões e estruturas de poder que configuram a sociedade brasileira no espaço urbano e no espaço rural.

O grupo atua em duas linhas de pesquisa: 1) Juventude, Cultura e Subalternidades e 2) Juventude, Educação e Trabalho

3. OrGPoP - Grupo de Pesquisa em Organizações, Gestão e Políticas Públicas

O grupo considera olhares estadocêntricos e racionalistas que concebem as políticas públicas como o governo em ação, com ênfase nas fases do policy cicle e seus subsistemas, bem como olhares sociocêntricos que concebem as policies enquanto processos multiatoriais voltados para o enfrentamento de problemas públicos e/ou oferta de bens/serviços públicos. Com abordagens diversas, tem como compromisso contribuir para o aprimoramento da gestão pública, das políticas públicas sociais e pela produção de conhecimentos sobre as populações locais, para a melhoria das condições de vida no território do Recôncavo da Bahia. Neste sentido, é regido por três princípios: 1) aproximação universidade- sociedade em torno dos problemas de pública relevância e suas possíveis alternativas de solução, buscando compartilhamento de saberes e democratização da universidade; 2) formação para a pesquisa e para a atuação implicada de estudantes de graduação e pós-graduação; e 3) compromisso com a res publica.

O grupo atua em três linhas de pesquisa: 1) Formação em gestão pública e em gestão social, 2) Gestão e políticas de Educação Pública e 3) Gestão e políticas públicas