Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública

 

O Curso Superior Tecnológico em Gestão Pública é uma graduação tecnológica oferecida no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no turno noturno. A carga horária total é igual a 1.870 horas, distribuídas ao longo de seis semestres.

Multidisciplinar, o processo de formação do Tecnólogo em Gestão Pública na UFRB visa desenvolver a compreensão da importância do contexto econômico, político e social na formulação de estratégias, no desenho, na implementação e na avaliação de programas e de políticas públicas de desenvolvimento regional e social. Seus objetivos específicos são:

1. Promover a formação teórica e prática de profissional qualificado para atuar como gestor em órgãos públicos, agências reguladoras e organizações não governamentais.

2. Provocar a formação e conhecimentos técnicos e científicos do Tecnólogo em Gestão nas áreas de planejamento, coordenação, direção, assessoramento, implementação e avaliação de políticas sociais públicas e de desenvolvimento social.

3. Propiciar aos estudantes uma formação teórica, metodológica e prática sólida em Gestão Pública.

4. Fornecer instrumentos para estabelecer relações com a pesquisa e a prática social.

5. Criar uma estrutura curricular que estimule a autonomia intelectual, a capacidade analítica dos estudantes, uma ampla formação humanística e uma “consciência social” local e global.

6. Desenvolver a concepção de que o curso é um percurso que abre um campo de possibilidades com alternativas de trajetórias e não apenas uma grade curricular (cf. Disciplinas Optativas).

7. Estimular a produção e reelaboração contínua de um projeto pedagógico flexível que explicite os objetivos do curso, a articulação entre disciplinas, as linhas e núcleos de pesquisa, as especificidades de formação, a tutoria e os projetos de extensão.

O campo de atuação para o profissional a ser formado pela UFRB é bastante amplo. O curso visa formar profissionais para atuar em órgãos governamentais públicos, nos níveis municipal, estadual ou federal, ou em organizações da sociedade civil, terceiro setor e em projetos sociais de fundações. Assim sendo, o profissional deve ser requisitado, em diversas organizações, para atuar nas etapas de análise de alternativas, definição de opções, formulação, implementação, monitoramento e acompanhamento de ações no âmbito das políticas públicas de desenvolvimento social.

Clique aqui para acessar o juramento do Campo de Públicas

Para ter acesso ao power point de divulgação sobre o Curso, clique aqui.

Para saber mais sobre o CSTGP, consulte a seção Documentos.

Para falar conosco, utilize o endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página