Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso, comumente chamado TCC, é uma atividade obrigatória no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Tem objetivo de proporcionar ao estudante experiência em pesquisa e utilização do referencial teórico, desenvolvido durante o curso, no estudo de problemas relevantes em sua área. Esta experiência contribuirá para um bom desempenho profissional.

Indispensável para que o aluno obtenha seu diploma, o TCC é definido como produção acadêmica individual sobre um tema específico. O TCC em Gestão Pública pode ser um trabalho de exposição teórica ou de exposição teórico-empírica. Consulte aqui os eixos de pesquisa em Gestão Pública.

Para o desenvolvimento do TCC, o aluno precisa cursar as disciplinas TCC I (com 68 horas) e TCC II (com 34 horas), além de estar sob orientação de um dos professores vinculados à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. TCC I e TCC II são duas disciplinas idealmente cursadas no último ano de formação. No entanto, o aluno já pode se aproximar do tema e da pesquisa desde o início do curso.

Para aprovação na disciplina TCCI, o aluno precisa entregar um texto com a fundamentação teórica e a proposta de método para a sua abordagem, desenvolvidos durante um semestre.

Somente aqueles aprovados em TCC I poderão cursar TCC II. A avaliação em TCC II é composta pela nota do aluno na apresentação pública e pela nota no texto monográfico. Uma banca é formada para fazer a avaliação e, na sequência, conferir a nota.

Trabalhos já aprovados estão publicados no sítio do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. Confira aqui.

Em 2021, foi publicado o livro Gestão Pública no Recôncavo: panorama de estudos, organizado pelas Profas. Daniela Matos, Doraliza Monteiro e Siélia Barreto. Este livro é fruto da parceria entre orientandos e orientadores de TCC e reflete a produção acadêmica do Curso. A maior parte dos textos diz respeito ao território do Recôncavo e busca contribuir com a resolução de problemas locais a partir de diagnósticos críticos e análises contextualizadas.

Para saber mais sobre o TCC, leia as resoluções CONAC 004/2019 e CONAC 018/2017.

Resolução CONAC 004/2019 - Dispõe sobre o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (TCC) na Universidade Federal do Recôncavo  da Bahia

(ANTIGA) Resolução CONAC 016/2008- Dispõe sobre o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (TCC) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resolução CONAC 018/2017 - Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação (TCC) do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública.

(ANTIGA) Resolução CONAC 022/2012 Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Trabalho de Conclusão do Curso de Tecnologia em Gestão Pública