Palestra *Ecologia Histórica da Amazônia: as heranças da ocupação humana no passado e suas implicações para as populações atuais*, dia 01.11, 10h, remota.

Ciclo de Seminários do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio)

PALESTRA : *Ecologia Histórica da Amazônia: as heranças da ocupação humana no passado e
suas implicações para as populações atuais*
PALESTRANTE:
André B. Junqueira (Instituto de Ciência e Tecnologia Ambientais, Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha)
Língua usada na palestra: Português

QUANDO:
01/11/2022, às 10:00 AM BRT

Onde: Evento remoto, Zoom,

RESUMO:  Ao longo das últimas décadas, a ideia da Amazônia como uma floresta intocada tem dado lugar ao entendimento de que grande parte da região foi ocupada e transformada por populações numerosas e complexas. Nessa palestra, apresentarei as principais evidências que têm contribuído para essa mudança de entendimento, com foco particular nos solos antrópicos (conhecidos como 'Terra Preta'), e discutirei como as heranças da ocupação pretérita da Amazônia são incorporadas nas práticas e conhecimentos das populações atuais.
Biografia do palestrante: André B. Junqueira é biólogo, mestre em Botânica pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e doutor em Ecologia da Produção e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade de Wageningen (Holanda). Possui experiência com pesquisas interdisciplinares nas áreas de etnoecologia, conhecimento ecológico local, ecologia de agroecosistemas e ecologia histórica. Suas pesquisas dialogam entre disciplinas e sistemas de conhecimento para entender as complexidades e dinâmicas dos sistemas locais de uso e manejo de recursos naturais, visando promover a sua conservação e manejo sustentável.

ciclo