Prazo de submissão de trabalhos para o X EBAP se encerra 10 de março de 2023

xebap

(Divulgação, na íntegra, de comunicação da EBAP em 02 de janeiro de 2023)

O ano de 2023 marca os dez anos do Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP), evento que é, por excelência, uma plataforma de conexão entre pesquisadores e gestores públicos para discussão de conhecimentos científicos e técnicos para melhoria da gestão pública brasileira.

O primeiro EBAP foi realizado em 2013, ano que também marca a fundação da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP), sua organização promotora, sendo sediado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. Ao longo desses anos, a comunidade sbapiana e ebapiana consolidaram-se, respectivamente, fazendo da SBAP, o principal espaço e do EBAP, o principal evento, de aprofundamento de discussões que norteiam o campo da administração pública.

As edições de 2013 e 2015 foram realizadas nas cidades de Natal, seguiram-se Florianópolis (2016), João Pessoa (2017), Viçosa (2018) e Salvador (2019) No ano de 2020 o evento deveria ter sido realizado na cidade de Brasília, mas, por força da pandemia de Covid-19, ganhou uma versão virtual. O ano de 2021 repetiu o formato virtual por conta do contexto da pandemia. Em 2022, o IX EBAP foi realizado nas modalidades presencial e virtual na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas – FGV, em São Paulo-SP (FGV/EAESP).

Em 2023 e de modo especial para marcar sua jornada de dez anos, o EBAP será realizado em Brasília. Em parceria com Instituto de Direito Público (IDP) e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), o X EBAP reunirá na Capital Federal sua abrangente rede nacional e internacional de associados e parceiros para debater por meio de Conferências, Mesas Redondas e Grupos de Trabalho à luz do tema “Inovação na Administração Pública é criar valor para a sociedade” propostas que visem subsidiar as decisões sobre temas centrais para o fortalecimento e alinhamento da gestão e das políticas públicas com o interesse público em suas variadas vertentes, da accountability à gestão das organizações públicas, do federalismo à gestão social, das políticas públicas à Relações Raciais e Interseccionalidade na Administração Pública, apenas para citar alguns.

O EBAP é uma conquista do campo da administração pública, campo este que tem como marca distintiva de sua essência, a multidisciplinaridade na investigação e atuação profissional voltadas ao Estado, ao Governo, à Administração Pública e Políticas Públicas, à Gestão Pública, à Gestão Social e à Gestão de Políticas Públicas.

Fazer parte dessa comunidade e especialmente presidir a SBAP nesse significativo momento que marca a sua trajetória e muito me honra, e traz  uma grande responsabilidade para continuar o legado dos que antecederam a atual gestão, os quais, nomeadamente, presto as minhas homenagens nas pessoas dos ex-presidentes: Élvia Fadul, gestão 2013-2014; Frederico Lustosa, gestão 2014-2016; Fernando Coelho, gestão 2016-2018; Magnus Emmendoerfer, gestão 2018-2020 e Leonardo Secchi, gestão 2020-2022.

Todo início de é marcado por desejos a concretizar e a SBAP não é diferente. Para que o ano que se inicia seja repleto de realizações, reafirmamos e reforçamos nosso compromisso de realizar um especial X EBAP engajando nossa comunidade acadêmica e profissional da administração pública para o fortalecimento de políticas, programas, planos e projetos públicos verdadeiramente nacionais.

P.S.: O X EBAP ocorrerá nos dias 05, 06 e 07 de junho de 2023. O prazo final para a submissão de trabalhos é 10 de março de 2023. Para maiores informações visite o sítio eletrônico: https://sbap.org.br/ebap2023/.