Inscrições abertas para o XII CONSAD. Vale a pena conferir.

O CONSAD é um evento que ocorre regularmente em Brasília e que agrega inúmeros praticantes e pesquisadores sobre o serviço público. É considerado um dos congressos mais importantes para o setor público e vai ocorrer, em 2023, entre os dias 22 e 24  de agosto.

Vale a pena conferir. Clique aqui para maiores informações.

O prazo para submissão dos resumos se encerra em 20 de abril. Caso os resumos sejam aprovados, um novo prazo é estabelecido para encaminhamento dos artigos completos. Para 2023, são 09 áreas temáticas:

ÁREAS TEMÁTICAS

1 – Gestão de Pessoas: (i) atração, seleção e desenvolvimento de pessoas; (ii) planejamento, gestão de desempenho e movimentação da força de trabalho; (iii) inovações em gestão de pessoas; (iv) teletrabalho e coworking no serviço público; (v) desenvolvimento, desempenho e engajamento de lideranças; (vi) desafios dos sistemas de alta liderança no setor público, a partir das experiências internacionais e nacionais; e (vii) saúde e segurança do servidor.

2 – Transformação Digital: (i) objetivos, diretrizes, condições e estruturas necessárias para a Transformação Digital em Governo; (ii) modelo conceitual e técnico para organizar a arquitetura tecnológica e de serviços nos Governos; (iii) transformação digital de serviços públicos: caminhos e métodos de acordo com as necessidades dos cidadãos; e (iv) relacionamento com o cidadão: soluções digitais inovadoras com foco na melhoria da experiência do usuário e na ampliação de canais de atendimento.

3 – Compras Públicas: (i) desafios de implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC) nos Estados: os espaços de regulamentação pelos entes federados; (ii) governança em compras públicas: o papel da alta administração diante da NLLC; (iii) Portal Nacional de Contratações Públicas: desafios e oportunidades de criação de uma plataforma nacional; e (iv) gestão por competências, capacitação e certificação em compras públicas: desafios e oportunidades à luz da NLLC.

4 – Ciência de Dados: (i) integração e governança de dados no setor público; (ii) desenvolvimento de fluência em dados: engajamento de equipes para o trabalho com dados; (iii) experiências de visualização de dados em organizações públicas; e (iv) Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

5 – Gestão de Ativos: (i) fundo imobiliário; (ii) alienação de bens móveis e imóveis: credenciamento de leiloeiros, avaliações e demais processos; (iii) gestão do patrimônio móvel e imóvel: cadastramento, levantamento, inventário, sistema de informação; e (iv) modelos de permutas de imóveis: público vs. Privado.

6 – Concessões e PPP: (i) regulação contratual de concessões e PPP; (ii) concessões e PPP de parques; (iii) inovações/oportunidades em contratos de PPP em infraestrutura social; e (iv) desafios da estruturação de projetos de concessões e PPP.

7 – Comunicação Institucional: (i) jornalismo de dados; (ii) representatividade e diversidade na comunicação; (iii) comunicação interna e gestão de pessoas; e (iv) formas inovadoras de comunicação externa com cidadão.

8 – Escolas de Governo: (i) profissionalização na gestão pública; (ii) metodologias ativas de ensino e aprendizagem; (iii) inovações em Escolas de Governo; e (iv) desafios e Perspectivas na gestão pública, sob o olhar das Escolas de Governo.

9 – Responsabilidade Ambiental, Social e Governança (ESG): (i) incentivo à preservação dos ativos florestais; (ii) engajamento e participação da comunidade no processo de preservação; (iii) experiências de fomento de programas com foco no desenvolvimento sustentável dos ativos; (iv) integração da avaliação sobre o risco climático no planejamento e implementação de políticas públicas; (v) projetos e planos de mitigação e adaptação; (vi) financiamento sustentável; (vii) integração da diversidade aos processos institucionais; e (viii) valorização e desenvolvimento do capital humano diverso das organizações públicas.