Quais as medidas de enfrentamento à pandemia COVID 19 por municípios na Bahia? Confira o novo artigo da Profa. Doraliza Monteiro e colegas, publicado na Revista Bahia Análise & Dados.

Profa. Doraliza A. A. Monteiro (Curso de Gestão Pública - UFRB/ NPGA - UFBA), em coautoria com Profa. Karine Oliveira e Prof. Marco Antonio Carvalho Teixeira (FGV), publicaram o artigo Medidas de enfrentamento à pandemia e fatores relacionados à mortalidade por covid-19 nos municípios da Bahia no volume 33 da Revista Bahia Análise & Dados. No artigo, os autores analisam "os fatores relacionados à mortalidade por covid-19, a partir de respostas da gestão local no enfrentamento à pandemia e dos aspectos socioeconômicos municipais" na Bahia, a partir de bancos de dados secundários governamentais, tais como: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS),Controladoria-Geral da União (CGU) e Superintendência de Estudos Econômicose Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria de Planejamento doEstado da Bahia (Seplan-BA). Para "o tratamento e a análise dos dados foram realizadas análise exploratória e estimação de dois modelos de regressão linear múltipla. Os autores verificaram que os "decretos de isolamento social possibilitaram a redução nas taxas de mortalidade por covid-19 nos municípios baianos, assim como foi identificada a relação dessas taxas com algumas variáveis socioeconômicasmunicipais, principalmente as de escolaridade, trabalho, renda e raça."

Clique aqui para ter acesso ao artigo e boa leitura!