Memória das apresentações dos TCCs em 2013.2

Em 2013.2, Gestão Pública avaliou dezessete trabalhos de conclusão de curso, todos aprovados. Este é um breve registro das apresentações. A maior parte das fotos aqui registradas foi enviada por Cassia Carvalho.

As defesas foram iniciadas em 27 de março de 2014, com a apresentação dos trabalhos de Cássia e de Jefferson.

Cássia Carvalho defendeu Crianças com transtorno do espectro autista: o direito a educação, orientada pela Profa Inês Ferreira.

cassia defende Cássia defende seu trabalho.

Jefferson Carlos de Jesus apresentou o TCC O Programa Mais Educação em uma escola no município de Feira de Santana, também orientado pela Profa. Inês Ferreira.

No dia 28 de março, mais dois trabalhos foram apresentados. O primeiro, Gênero e Democracia: A representação política feminina no poder legislativo de Salvador, foi defendido por Stephanie Nascimento, orientada pela Profa Inês Ferreira.

stephanie defende
Stephanie apresenta seu trabalho.

No início da tarde, Helena Cazaes defendeu Gestão democrática: a experiência do planejamento participativo 2014-2017 de Santo Amaro - Bahia., também orientada pela Profa. Inês Ferreira.

No dia 01 de abril, Catiane Caldas defendeu "Irreverência com Consistência"? A Marcha das Vadias-Salvador na formação de novas arenas de políticas públicas de gênero., orientada pelo Prof. Edgilson Tavares.

catiane defende assistencia nas defesas
Catiane defende o seu TCC Assistência frequente às defesas.

No dia 02 de abril, a sessão de defesas foi iniciada com a apresentação do trabalho Gestão pública contemporânea no Brasil: avanços no governo eletrônico e na inclusão digital., por Ivonei Freitas, orientado por Profa Lys Vinhaes.

Ivonei defende leitura da ata ivonei
 Ivonei responde os questionamentos da banca.  Profa Lys lê a ata da defesa de Ivonei.

Na sequência, também orientada pela Profa. Lys, Iasminni Souza defendeu Expectativas e estratégias que favorecem a longevidade escolar para as famílias de baixa renda: um estudo em Santo Amaro da Purificação - Ba.

iasminni defende defesadeiamini
Iasminni responde a banca.  Defesa de Iasminni.

Logo após Iasminni, Jaciara Scher defendeu Os desafios observados na implementação do caráter tecnológico em cursos superiores: o caso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública – UFRB., orientada por Profa. Lys.

defesa de jaci jaci defende

Após a defesa de Jaci, Iasminni, Cássia e Stephanie vieram comemorar!

Jaci defende seu TCC.

O dia 02 foi concluído com a apresentação do trabalho As estratégias utilizadas pelos alunos do CAHL para permanecerem nos estudos diante dos problemas de mobilidade no Recôncavo da Bahia por Iran H. Neves, orientado por Profa Lys.

iran defende defesa de iran
Iran apresenta o trabalho. Iasminni, Jefferson e Stephanie e um abraço após a defesa.

As defesas no dia 03 de abril foram iniciadas pela apresentação do TCC O trabalho desenvolvido pela Assessoria Financeira da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana - BA: uma análise à luz do princípio da eficiência, de autoria de Tamile Brito, orientada pelo Prof. Pedro Lepikson.

No tarde do dia 03, Aline Conceição apresentou Da política à gestão: a atuação da Secretaria Municipal de Saúde de São Félix, orientada pelo Prof. Jose Mascarenhas Bisneto.

alineapresenta alineassinaaata aprovacaoaline
 Aline apresenta o TCC.   Assinatura da ata.  Aline e Prof. Mascarenhas

Em seguida, Jaciel Arruda defendeu Instrumentos de planejamento governamental na gestão do Programa Bolsa Família em Feira de Santana – BA, sob orientação do Prof. Mascarenhas.

bancajacielmelhor Ufa acabou
Profs. Jorge, Sielia e Mascarenhas formaram a banda de avaliação de Jaciel. Parceiros durante o curso, Jaciel e Nelson.

Concluindo as apresentações do dia 03 de abril, Nelson Boaventura apresentou Controle interno: contribuições para a melhoria da gestão municipal de Feira de Santana – BA, também orientado por Prof. Mascarenhas.

banca de nelson leitura da ata nelson
Nelson e Jaciel compartilham a banca. Leitura da ata, com a aprovação de Nelson.

Em 04 de abril, Wilson Souza defendeu O Ministério Público da Bahia e as garantias aos direitos à saúde dos idosos no município de Salvador., orientado por Prof. José Mascarenhas Bisneto.

leitura da ata wilson wilson assina ata
Prof. Mascarenhas lê a ata de defesa de Wilson. Wilson assina a ata.

Em 14 de abril, Charles Carmo defendeu Desafios para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos um olhar a partir das ações da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, orientado por Prof. Edgilson Tavares.

charles se apronta leitura da ata charles
Charles prepara a apresentação. Prof. Edgilson lê a ata de defesa de Charles.

Também orientada por Prof. Edgilson, Fernanda Silveira defendeu A efetividade do Facebook como instrumento de participação: monitoramento das relações entre cidadãos e Ouvidoria Geral do Estado da Bahia.

banca de fernanda fernanda defende
Profs. Daniela, Heleni e Edgilson compoem a banca de avaliação do TCC de Fernanda. Fernandinha apresenta seu TCC.

No dia 21, encerrando as apresentações, Pedro Machado defendeu Políticas de permanência estudantil: o Programa de Permanência Qualificada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)”, sob orientação de Prof. José Mascarenhas Bisneto.