ESCOLA LIVRE DE GESTÃO SOCIAL

EQUIPE:

Rosana de Freitas Boullosa (UFBA) – Coordenadora

Edgilson Tavares de Araújo (UFRB)

Airton Cardoso Cançado (UFT)

Horácio Hastenreiter Filho (UFBA)

Ives Romero Tavares Nascimento (UFCa)

Jeovár Torres Silva Júnios (UFCa)

Pablo Vieira Fiorentino (IFBA)

Órgão de cooperação técnica e financeira: FAPESB

pERÍODO: 2016 – em andamento

RESUMO

Este projeto de pesquisa tecnológica, intitulado Escola Livre de Gestão Social, busca construir e oferecer processos de formação livre em gestão social, na modalidade de ensino a distância, por meio de um ambiente virtual de aprendizagem, no formato de percursos interativos de aprendizagem, para um público de praticantes não especializado ou com baixa especialização neste tema, que deseje ampliar seus conhecimentos e contribuindo para o seu próprio empoderamento. Trata-se prioritariamente de formações voltadas para praticantes (gestores, técnicos, voluntários etc.) que atuam diretamente com a formulação e implementação de políticas, projetos e ações sociais, que atuem em movimentos sociais, ONGs, associações, órgãos públicos, conselhos de direitos etc. A Escola Livre de Gestão Social consiste em uma plataforma virtual que irá conter um conjunto definido de possibilidades formativas, que serão oferecidas aos usuários a partir de seus próprios perfis. Os perfis possíveis, construídos a partir do cruzamento de poucas informações, tais como idade, formação pregressa, motivação, interesse específico, tempo semanal disponível (de 2 à 10 horas), tempo total disponível (de um a três módulos de 12 horas), além de algumas preferências sobre meios de aprendizagem, serão classificados segundo uma matriz de distribuição e sugestão de percursos formativos. Os materiais para a construção dos percursos serão textos, vídeo-aulas de 5 a 30 minutos), sites, dicionários, revistas específicas, referências bibliográficas, estudos bibliométricos, mapeamentos das ofertas formativas existentes em níveis de graduação e pós-graduação, mapeamento de grupos de pesquisa, mapeamento de ementas de disciplinas em gestão social, dentre outros. O funcionamento da Escola Livre de Gestão Social ocorrerá por meio de mecanismos assíncronos de ensino a distância, contando com a colaboração de pesquisadores da Rede de Pesquisadores em Gestão Social, estudantes de graduação e pós-graduação das instituições de ensino envolvidas no projeto, que poderão colaborar como autores de conteúdos escritos e audiovisuais, mediadores de debates, entre outras possibilidades. Este projeto é fruto da experiência direta do Observatório da Formação em Gestão Social.