Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Chamada de trabalhos para a IX Reunião da ABAVE aberta até 15.04

IX Reunião Anual da ABAVE

O Plano Nacional de Educação e a Avaliação

 

A ABAVE – Associação Brasileira de Avaliação Educacional, cujo propósito é ser um espaço plural e democrático para o intercâmbio de experiências e ideias dos diferentes campos da avaliação educacional vem, por meio dessa, convidar os interessados a enviar resumos expandidos ou manuscritos completos de trabalhos originais, contendo resultados de suas atividades de pesquisa científica ou de execução de projetos de avaliação educacional tanto da educação básica, quanto da educação superior, para apresentação durante IX Reunião, a ser realizada de 16 a 18 de agosto de 2017, em Salvador, cuja temática será “O Plano Nacional de Educação e a Avaliação”.

O atual Plano Nacional de Educação, aprovado em junho de 2014, constitui-se em um instrumento de apoio para o planejamento, execução e aprimoramento de políticas, programas e ações destinadas à garantia do direito de todos a uma educação de qualidade. Prevê metas e estratégias para o ensino em todos os níveis, a serem executadas em um prazo de dez anos, assim como avaliação e monitoramento constantes dessas metas.

A diversidade de objetivos, metas e estratégias que compõe o documento impõe diversos desafios à sua avaliação e constante monitoramento, que abarcam desde a necessidade de especificar critérios e padrões para a avaliação, que permitam aquilatar a evolução da educação nacional e indicar direções para seu aprimoramento, até a especificação de indicadores e instrumentos para monitorar os avanços em direção à consecução das metas propostas. Como devem ser feitos o acompanhamento, monitoramento e avaliação das metas do Plano? Já se dispõe dos indicadores necessários a essa avaliação e monitoramento? Se não, que novos indicadores e instrumentos avaliativos devem ser construídos? A informação já disponível tem sido bem utilizada para aquilatar a evolução das metas propostas no documento? E possível perceber, por meio da avaliação, que as ações e estratégias ensejadas pelo Plano estão dando os resultados esperados? Qual é o papel da avaliação e do monitoramento no redirecionamento e consolidação das políticas educacionais que buscam garantir a qualidade e equidade da educação e a consecução do direito à educação a todas as crianças, adolescentes e jovens brasileiros?

Esses e outros aspectos relacionados ao monitoramento e à avaliação do Plano Nacional de Educação devem ser amplamente debatidos. Esperamos por vocês na IX Reunião da ABAVE, que tem como propósito ser um fórum privilegiado para a discussão dessas e de outras questões.


 

Chamada de Trabalhos

Além de trabalhos relativos à temática do evento, a IX Reunião Anual de ABAVE acolhe propostas de comunicações orais e pôsteres de trabalhos originais, contendo resultados de atividades de pesquisa científica ou de execução de projetos de avaliação educacional tanto da educação básica, quanto da educação superior, para apresentação durante a reunião. Os autores deverão submeter suas propostas em duas categorias: Comunicação Oral ou Pôster, até 15 de abril de 2017. Na categoria “Comunicação Oral” serão aceitos textos que apresentem pesquisas em andamento, com conclusões parciais, ou pesquisas já finalizadas, abordando temáticas novas ou já estabelecidas na área de avaliação educacional, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual e metodológico na análise. Na categoria “Pôster” aceitam-se trabalhos que apresentem projetos de pesquisa em andamento ou relatos de experiências na área de avaliação educacional.

As propostas de comunicação oral e/ou pôsteres deverão ser enviadas na forma de resumo expandido.

 

Normas gerais

- Serão considerados pelo Comitê Científico trabalhos (Comunicações Orais e Pôsteres) com formato consoante às normas de formatação e envio constantes nesta chamada.

- Pelo menos um dos autores do trabalho deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição no evento. Associados da ABAVE terão desconto na inscrição. O pagamento da inscrição é condição para que o trabalho entre na programação da IX Reunião.
- Autores que tiverem o trabalho aprovado e não comparecerem ao evento terão seus resumos expandidos publicados nos Anais, mediante autorização prévia, mas não receberão os certificados de apresentação de trabalho e de participação no evento.

- Os resumos expandidos dos trabalhos enviados pelos autores de pôsteres e comunicações serão publicados, logo após o evento, nos Anais do Congresso, sendo facultada aos autores a possibilidade de declinar dessa publicação, desde que comunicada à secretaria da ABAVE até 20 de agosto de 2017.

- O conteúdo dos trabalhos apresentados é de exclusiva responsabilidade dos autores.

 

Normas de formatação e envio do Resumo Expandido

- Os propositores que desejarem poderão submeter à avaliação resumos expandidos de sua comunicação, com extensão de até 6 laudas, espaço 1,5, com fonte Times New Roman, tamanho 12, margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2,0 cm.

- Os textos devem conter, obrigatoriamente, as seguintes seções: resumo; introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusões e referências, observadas as normas da ABNT.

- O trabalho deve conter apenas o título no corpo do texto. NENHUMA informação de autoria deve ser inserida no arquivo do resumo expandido. Conjuntamente, deve-se submeter um segundo arquivo, que deverá conter APENAS as seguintes informações de identificação:

a) Título do trabalho

b) Nome do autor, acompanhado pela sigla da Instituição

c) Nome(s) do co/autor(es) – sigla da(s) instituição(es) (quando houver)

d) Agência ou Instituição Financiadora (quando houver)

- Os arquivos dos resumos expandidos devem ser nomeados com o Sobrenome do primeiro autor seguido pelo nome, sem espaços entre eles, com a indicação se é um pôster ou comunicação oral. Exemplo: SobrenomeNome_poster; SobrenomeNome_comunicacao. Os arquivos com as informações de identificação devem ser nomeados com o Sobrenome do primeiro autor seguido de espaço e da expressão “identificação”, como no exemplo: Sobrenome_identificação.
- Os dois arquivos devem ser enviados como anexo para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., contendo no campo “Assunto” a indicação do nome completo do autor e da indicação se é um pôster ou uma comunicação oral. Exemplo: Nome e Sobrenome – Pôster ou Nome e Sobrenome – Comunicação Oral.
- Cabe à Comissão Científica a possibilidade de reclassificar o trabalho, a partir de critérios relacionados à natureza da pesquisa desenvolvida, como também por disponibilidade de espaço para alocação das sessões apresentação oral.

 

Critérios de avaliação:

  1. Relevância do tema para a área de estudo;
  2. Clareza na exposição do objeto de estudo e na argumentação;
  3. Consistência teórico-metodológica;
  4. Pertinência e atualidade da bibliografia.

 

Datas relevantes:

15 de abril: Data final para submissão de resumos expandidos, nas categorias “comunicação oral” e “pôster”.

01 a 31 de maio: julgamento dos trabalhos pela Comissão Científica.

15 de junho: divulgação do resultado final sobre os trabalhos aprovados.

Para maiores informações, por favor, contate a Secretaria da ABAVE

Telefone: (61) 2109-5852; e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página