“Pega a Visão”: programa de extensão fruto da parceria entre CAHL/UFRB e Programa Corra pro Abraço realiza oficina e evento em Salvador e Cachoeira

Com o objetivo de desenvolver produtos de comunicação adequados e acessíveis, voltadas para cuidados e redução de danos físicos e sociais para pessoas que fazem uso abusivo de drogas em contextos de extrema vulnerabilidade, ocorreu nas datas 02, 03 de outubro de 2018, na sede do Programa Corra pro Abraço, em Salvador, a oficina “Comunicação e Redução de Danos”, do programa “Pega a Visão: estratégias de comunicação para políticas públicas de cuidados e redução de danos para jovens e pessoas em situação de rua”, aprovado Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (PIBEX/UFRB).  O Corra pro Abraço é uma ação pública da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS), parceira neste PIBEX, atuando com ações de redução de danos, formação e defesa de direitos para pessoas que fazem uso abusivo de drogas em situação de extrema vulnerabilidade, tais como população em situação de rua e juventudes em Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana.

No dia 10 de outubro, aconteceu a segunda etapa da oficina com atividades de gravação no estúdio de som e de TV do CAHL. Além disso, os 15 participantes da oficina, assistidos pelo Corra pro Abraço, em sua maioria pessoas em situação de rua que já atuam como redutores de danos, realizaram visita cultural a Cachoeira e participaram de uma reunião ampliada com estudantes e professores contra o fascismo e pela democracia.

O “Pega Visão” está produzindo spots, VTs e podcasts para uso em celular e internet, buscando passar informações para “pegar a visão” (expressão popular sinônimo de orientar, prestar a atenção, ficar atento) com relação a temas como redução de danos, acesso à justiça, defesa de direitos, racismo, violência contra mulher e LGBTQI+, entre outros assuntos.

Segundo o coordenador do programa, Prof. Edgilson Tavares (Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública), “trata-se de uma parceria inédita entre o CAHL/UFRB, SJDHDS e COMVIDA, OSCIP responsável pela execução do Programa Corra pro Abraço, que propicia múltiplas aprendizagens para nossos estudantes, firmando cada vez mais o papel extensionista do nosso Centro. Estudantes vão às ruas e a população de rua e jovens em situação de vulnerabilidade virão ao CAHL para produzir conhecimento prudente para uma vida decente”. A equipe do projeto conta com 07 bolsistas (remunerado e voluntários) do PIBEX, estudantes de Serviço Social, Cinema e Jornalismo, além de técnicos do Corra pro Abraço.

No dia 31 de outubro (quarta), das 10h às 16h, no I Ciclo de Debates - Política sobre Drogas, no Auditório da Fundação Hansen, aberto a toda a comunidade acadêmica (em breve programação). O evento contará com a participação dos assistidos e técnicos do Corra pro Abraço como palestrantes, além do lançamento de alguns dos produtos de comunicação.  “Vamos iniciar uma ação muito importante para o CAHL que é propor debates e ações relacionadas a políticas sobre drogas no contexto universitário, numa perspectiva não proibicionista, não moralista, mas, acima de tudo, baseada na ética do cuidado”, complementa Tavares.

Texto de Edgilson Tavares e fotos de Adler Alves e Ligia Marques Franco (estudantes de Cinema).

nafrentedaCamara   juntosnoCAHL
 ematividade  Ematividade1