Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CSTGP apoia a ANEPCP na busca pela manutenção das Diretrizes Nacionais de Administração Pública

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública assinou a Nota Conjunta à Manutenção das DCNs específicas de Administração Pública, "instituídas pelo MEC/CNE/CES por meio da Resolução nº 01, de 13 de janeiro de 2014, enquanto legítimo normativo, fruto da construção coletiva democrática do movimento do Campo de Públicas".

Há um movimento no Conselho Nacional de Educação (CNE) para juntar as DCNs de Administração Pública com Administração, o que traz prejuízos reais para a formação do Gestor Público, pautada no ethos republicano. A ANEPCP - Associação Nacional de Ensino e Pesquisa no Campo de Públicas - lidera este movimento, mas é apoiada por inúmeras instituições, cursos de graduação e pós-graduação do Campo de Públicas. O Presidente da ANEPCP, Prof. Edgilson Tavares, encaminhou o seguinte relato:

"No último dia 12.02.2020, a Diretoria da ANEPC foi informada pelo CNE sobre a possibilidade de uma reunião da Comissão de Revisão das DCNs de Administração,  que entre outras coisas, visava a unificação dessas com as de Administração Pública (Resolução MEC/CNE/CES nº 01/2014), que ocorreria no dia 18.02.2020.  Desde então, a ANEPCP iniciou um processo de articulação interinstitucional sobre essa questão que afeta os mais de 350 cursos de graduação do Campo de Públicas. No dia 14.02.2020 foi confirmada a referida reunião.

Estiveram presentes a reunião o Prof. Edgilson Tavares (presidente da ANEPCP), a Profa. Suylan Midlej (ANEPCP/SBAP/ANPAD), Ana Marina de Castro (Pró-Pública Brasil), Matheus Felipe de Assis (FENECAP), Vitor Oliveira, Juliana de Sousa e Amanda Alves (Centro acadêmico, Empresa Júnior e Atlética da UnB). Compareceram também além do convidado Mauro Kreuz (Presidente do CFA), os presidentes do CRA –MA, CRA – RJ, CRA-DF, CRA-BA, CRA-SP, Eduardo Kondo (Presidente da Angrad) Luiz Roberto Curi (Presidente do CNE).

Manifestou-se a proposta de unificação das DCS e a ANEPCP entrou com pedido de retirada desta pauta conforme ofício anexo. Além disso, foram entregues: a “Nota Conjunta à Manutenção das DCNs específicas de Administração Pública”, assinada pela ANEPCP e mais 11 instituições representativas do Campo de Públicas e parcerias, e mais de 39 cursos de graduação e pós-graduação que subscrevem; moção de apoio ao Campo de Públicas feita pelo GT de Escolas de Governo do CONSAD."

Confira os documentos relacionados:

Ofício de solicitação de retirada da pauta do ponto sobre as DCNs específicas de Administração Pública

Nota Conjunta à Manutenção das DCNs específicas de Administração Pública

Moção de Apoio ao Campo de Públicas, à Manutenção das DCNs de Administração Pública e Reconhecimento da ANEPCP como entidade representativa dos cursos de graduação neste Campo

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página