VI Congresso Internacional sobre Culturas - data limite para submissao de trabalhos se encerra dia 23.10

Confiram  o VI Congresso Internacional sobre culturas. As inscrições de trabalho vão até dia 23/10.

A Rede de Universidades dedicadas aos estudos das Culturas conforma uma importante iniciativa para o debate, a pesquisa e a promoção de atividades no âmbito da cultura. Entre estas iniciativas destaca-se o Congresso Internacional sobre Culturas, promovido anualmente por uma das universidades integrantes da Rede (Brasil, Moçambique e Portugal). Previsto para novembro de 2020, o sexto encontro será realizado em ambiente online em função das restrições de deslocamento e protocolos de saúde pública por conta da pandemia por Covid-19. Esta modalidade irá permitir, por sua vez, uma ampla participação, conferindo maior capilaridade e diversidade ao VI Congresso Internacional sobre Culturas. Sob o tema “CULTURAS PELA VIDA EM UM MUNDO ANGUSTIADO”, o congresso irá problematizar os inúmeros processos sociais, políticos, econômicos, comunicacionais, tecnológicos e de saúde que repercutem na cultura e por esta são agenciados.

São cinco eixos para submissão de trabalhos. Confiram aqui (informações retiradas do site do Congresso):

As propostas de comunicação para o congresso deverão ser coletivas, no formato de mesa, induzindo pesquisadores, estudantes e professores ao trabalho compartilhado. Os grupos foram constituídos a partir de macrotemas, considerando a necessidade de integração dos debates no ambiente digital.

GT1 - Cultura, Política, Democracia e Combate a Desigualdades e Opressões

Este grupo irá discutir os aspectos da política e da democracia, bem como os recentes movimentos antirracistas que, por meio da cultura, podem contribuir com práticas visando à preservação de direitos e liberdades e à plena convivência entre os povos. Irá tratar, ainda, dos diversos processos que afetam a cultura, as políticas públicas e as dimensões éticas do poder nas sociedades contemporâneas.

Coordenação: Albino Rubim (UFBA), José Rosa (UBI), Rita Aragão (UFBA), Rosa Cabecinhas (UMinho) e Urbano Sidoncha (UBI)

GT2 - Diversidade Cultural, Direitos, Gênero e Sexualidades

Este grupo pretende oferecer um panorama da diversidade nos âmbitos da cultura e suas transversalidades, sobretudo as temáticas de gênero e sexualidade. Assim, a compreensão da diversidade cultural possui uma centralidade enquanto elemento essencial ao estudo das culturas, considerando os movimentos pelos direitos LGBTQIA+, as políticas pós-i dentitárias e construções mediáticas ou contra hegemônicas das feminilidades e masculinidades.

Coordenação: Leandro Colling (UFBA), Linda Rubim (UFBA), Martins Mapera (UZ), Sónia Sá (UBI) e Zara Pinto-Coelho (UMinho)

GT3 - Cultura, Desenvolvimento, Redes e Tecnologias

Este grupo de trabalho está orientado ao estudo dos processos econômicos, tecnológicos e sociais que constituem os fenômenos culturais das redes. A “culturalização” de tais processos demonstra, por um lado, uma tentativa de responsabilização da cultura para além dos seus tradicionais vetores identitários e de integração social. Por outro, um amplo esforço de conjugar, por meio da cultura, o desenvolvimento e a justiça social. Assim, os trabalhos devem contemplar um arco de análise que vai da economia da cultura às redes digitais.

Coordenação: Adriano Sampaio (UFBA), João Correia (UBI), José Roberto Severino (UFBA), Madalena Oliveira (UMinho), Messias Guimarães Bandeira (UFBA)  e Paulo Miguez (UFBA)

GT4 - Cultura, Ciência, Saúde, Modos de Vida e Consumo

Este grupo irá oferecer um panorama da produção de conhecimento e da cultura considerando o contexto de saúde pública a partir da emergência da pandemia por Covid-19. Serão priorizados os trabalhos dedicados aos novos modos de convivência, cuidado e processos de redefinição do consumo num contexto de ressignificação da vida e dos afetos.

Coordenação: André Bonfim (UFOB), Anna Palacios (UFBA), Catarina Moura (UBI), Emília Araújo (UMinho) e Ivone Ferreira (UNL)

GT5 - Cultura, Comunicação, Artes, Sensibilidade e Saberes Populares

O grupo de trabalho pretende destacar as relações entre cultura, processos comunicacionais, estéticos e artísticos, refletindo a transversalidade da cultura e da ecologia dos saberes nas sociedades contemporâneas. Neste sentido, fazem parte do repertório os debates atuais sobre a dimensão do sensível nas variantes artísticas e as experiências ampliadas pelas diversas formas de expressão cultural.

Coordenação: Edilene Matos (UFBA), Francisco Paiva (UBI), Idalina Sidoncha (UBI), Renata Pitombo (UFRB) e Rita Ribeiro (UMinho)