De pouco em pouco, o Campo de Públicas vai conquistando seu espaço: a contribuição do egresso Caio Almeida

O Campo de Públicas, de modo geral, e a Gestão Pública, de modo mais restrito, são ainda pouco conhecidos, até mesmo pela própria Academia. Cabe a cada um de nós, que integramos o Campo, contribuir positivamente para a consolidação do Campo, com seus princípios multidisciplinares e o respeito ao ethos republicano. Neste relato, Caio Almeida, egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, da UFRB, e atual discente na Universidade Estadual de Feira de Santana, relata como foi sua última contribuição:

"Quando estive na Gestão da Associação OXENTE -NE, que atua na representação dos estudantes e profissionais do Campo de Públicas (CP) aqui no Nordeste, eu pude ver a quantidade de concursos e processos seletivos que, apesar de se tratar de instituições e órgãos públicos, não incluia requisito o curso de gestão pública e os demais do CP.  À época, eu atuava como Diretor de Assuntos Jurídicos, e uma das atribuições do cargo era solicitar retificação dos referidos processos. Nesse meio tempo pudemos avançar bastante na inclusão dos cursos do CP, principalmente em cargos como função "Administrador".

Essa semana,  Lys Vinhaes (docente do CSTGP) me enviou um processo seletivo  de uma especialização ofertada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia em Gestão Pública Municipal, e solicitou meu auxílio na solicitação da retificação. Prontamente iniciei a elaboração da solicitação e para, nossa felicidade, a comissão organizadora nos respondeu nesse dia 15/04 apontando o deferimento da nossa solicitação.

Eu particularmente fico muito feliz, desde o dia que me inscrevi pra um Estágio no Gabinete do vice governador (com oferta de apenas uma vaga eu fui aprovado) e infelizmente não pude estagiar porque eles (o RH) não conheciam o curso. Eu me dediquei a alcançar a maior visibilidade ao curso e à formação, e  sigo até hoje nesse propósito.

Quero neste momento estimular a você que, ao ver um edital, um processo seletivo que esteja na vaga de administrador e/ou contemple a nossa área de atuação, solicite retificação. Nesses pequenos atos, conseguimos angariar muito mais visibilidade para nossos profissionais e egressos.

Sobre a especialização:

A Uesb, por meio do Edital 054/2021, abre seleção de aluno regular para Especialização em Gestão Pública Municipal, oferecida pelo Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA). Os interessados em participar poderão realizar inscrição entre os dias 15 e 24 de abril, exclusivamente, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A lista de toda a documentação necessária consta no referido Edital.

Serão disponibilizadas 30 vagas, distribuídas entre as quatro linhas de pesquisa do curso e reingresso de turmas anteriores.

Com uma carga horária de 390 horas, o curso está previsto para iniciar suas atividades em maio de 2021. Mais informações, acesse o Edital no link (http://www.uesb.br/noticias/selecao-aberta-para-especializacao-em-gestao-publica-municipal/) ou envie e-mail para o endereço informado acima."

Valeu, Caio!