Gestão, submissão de trabalhos para a XI Reunião da ABAVE aberta até 15 de julho. Não percam!

CHAMADA DE TRABALHOS / ABAVE - 2021

27 A 29 DE SETEMBRO DE 2021

VII CONBRATRI

Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item e Métodos Quantitativos em Avaliação

XI Reunião da ABAVE

Associação Brasileira de Avaliação Educacional.

A programação dos eventos da ABAVE prevê em sua definição a apresentação de Comunicações Orais e Pôsteres, contendo trabalhos originais, resultantes de atividades de pesquisa científica, teórica ou aplicada.

Os temas abordados devem referir-se à Avaliação Educacional, Teoria de Resposta ao Item e Métodos Quantitativos em Educação.

Os autores deverão submeter suas propostas, no formato de resumo expandido, selecionando a categoria:  Comunicação Oral ou Pôster, no período de 01 de junho de 2021 a 15 de julho de 2021, via plataforma EVEN3 pelo link https://www.even3.com.br/xiabave.

• Na categoria “Comunicação Oral” serão aceitos textos que apresentem pesquisas já finalizadas, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual e metodológico na proposta.
  • Na categoria “Comunicação Pôster” aceitam-se trabalhos que apresentem projetos de pesquisa em andamento ou relatos de experiências afetos aos temas propostos.

Normas gerais

• Serão considerados pelo Comitê Científico trabalhos (Comunicações Orais e Pôsteres) com formato consoante às normas de formatação e envio, constantes nesta chamada.
  • Pelo menos um dos autores do trabalho deverá se inscrever no evento. A inscrição é condição para que o trabalho conste na programação do evento.
  • Autores com o trabalho aprovado que não comparecerem ao evento terão seus resumos expandidos publicados nos Anais, mediante autorização prévia, mas não receberão os certificados de apresentação de trabalho e de participação no evento.
  • Os resumos expandidos aceitos como pôsteres e comunicações serão publicados, logo após o evento, nos Anais do Congresso. É facultada a possibilidade de declinar da publicação, desde que os autores comuniquem sua decisão à secretaria da ABAVE até 02 de setembro de 2021.
  • O conteúdo dos trabalhos apresentados é de exclusiva responsabilidade dos autores.

Normas de formatação e remessa do Resumo Expandido

Os interessados na apresentação de trabalhos deverão submeter à avaliação resumos expandidos de sua comunicação, com extensão de até 6 páginas formato A4, espaço 1,5, com fonte Times New Roman, tamanho 12, margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2,0 cm.

• Os textos devem conter, obrigatoriamente, as seguintes seções: resumo; introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussão, conclusões e referências, observadas as normas da ABNT atual.
  • O trabalho em formato de resumo expandido deverá ser enviado em dois arquivos. No primeiro arquivo NENHUMA informação de autoria deve ser inserida. O segundo arquivo deve conter as seguintes informações de identificação:
    •  Título do trabalho
    •  Nome do autor, acompanhado pela sigla da Instituição e e-mail
    • Nome(s) do coautor(es) – sigla da(s) instituição(es) (quando houver) e e-mail
    •  Agência ou Instituição Financiadora (quando houver)

A Comissão Científica só avaliará os trabalhos que estiverem de acordo com as especificações de apresentação contidas neste documento. Os resultados da avaliação dos trabalhos serão divulgados no Portal do evento, não estando sujeitos a revisão.

• A ABAVE disponibiliza um modelo do arquivo nos formatos Word e LaTeX
  • As comunicações orais aprovadas serão transmitidas durante o evento online, por meio de um vídeo de até 10 minutos (vídeos maiores serão limitados à 10 minutos) preparado pelos autores. A divulgação dos trabalhos aceitos se dará até 01 de setembro.
  • Cabe à Comissão Científica a possibilidade de reclassificar o trabalho submetido na modalidade “oral” para a modalidade “pôster”, a partir de critérios relacionados à natureza da pesquisa desenvolvida, como também por disponibilidade de espaço para alocação das sessões de apresentação oral.

Os seguintes critérios serão considerados na avaliação dos trabalhos:

• Relevância do tema para a área de estudo;
  • Clareza na exposição do objeto de estudo e na argumentação;
  • Consistência teórico-metodológica;
  • Redação adequada em termos ortográficos e gramaticais;
  • Adequação às normas estabelecidas nesta chamada;
  • Pertinência e atualidade da bibliografia.

Comissão Científica

Grupo de Associados da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE)