Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Lucidalva C. de Jesus: quando o TCC sai do papel e contribui para a gestão pública em São Félix!

Em 10 de maio de 2022, a formanda Lucidalva C. de Jesus, Conselheira Tutelar no município de São Félix-Ba, apresentou seu trabalho de conclusão de curso (TCC, defendido com louvor em 17 de março do mesmo ano) para o Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA) do mesmo município. A apresentação aconteceu durante a reunião ordinária do CMDCA de maio e contou com a participação da ASCOM – Municipal.

O TCC, intitulado A percepção dos munícipes de São Félix sobre as atribuições do Conselho Tutelar, teve como objetivo geral analisar as semelhanças e divergências entre as atribuições do Conselho Tutelar previstas na norma e aquelas registradas nas atas do Conselho Tutelar em São Felix, percebidas pelos seus munícipes. A metodologia utilizada foi uma análise documental nos livros de registros de casos do Conselho Tutelar de São Félix (livros ata) nos anos de 2016 e 2017, a fim de descobrir qual a percepção dos munícipes sobre as atribuições do Conselho Tutelar. Foram analisados 221 casos.

A rica discussão dos resultados da pesquisa com o(a)s Conselheiro(a)s do CMDCA provocou a proposição de atividades de capacitação dos Conselheiros e sensibilização dos cidadãos sanfelistas, a se realizar em junho de 2022. Em depoimento ao Curso de Gestão Pública, Lucidalva declara: "a apresentação foi muito boa: o debate, a discussão, a conversa sobre o tema foi melhor ainda e o melhor de tudo foram os frutos que essa apresentação trouxe: a Coordenadora da Assessoria de Comunicação se colocou a disposição para estar fazendo a divulgação e levando a informação a partir de um material que devo fornecer. E também a Presidente do CMDCA se comprometeu a ver a questão da capacitação que estamos necessitando, não só o Conselho Tutelar, mas toda a Rede. Mês que vem ela se comprometeu a sentar com o Conselho Tutelar e juntos vermos uma forma de conscientizar os munícipes acerca das atribuições do Conselho Tutelar. Então, assim, para mim foi muito gratificante."

LUCI CMDCA

Foto 01: Formanda Lucidalva C. de Jeus apresenta e debate seu TCC no CMDCA-São Félix

 

Luci1

Foto 02: Conselheiro(a)s atento(a)s à apresentação de Lucidalva C. de Jesus

registrado em:
Fim do conteúdo da página