Colegiado de Gestão Pública apresenta e discute a proposta para sua nova matriz curricular

Em 05.02.2014, no Auditório da Fundação Hansen, o Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (CSTGP) apresentou a proposta de sua nova matriz curricular. Na reunião, estiveram presentes mais de 70 alunos e todos os professores membros do Colegiado: José Pereira Mascarenhas Bisneto, Ivana Tavares Muricy, Siélia Barreto Brito, Pedro Augusto Pessoa Lepikson, Daniela Abreu Matos, Edgilson Tavares de Araújo e Lys Maria Vinhaes Dantas.

DSCN4606

Figura 01: Reunião de apresentação da proposta de nova matriz para o CSTGP. Cachoeira, 05.02.2014

A reunião foi conduzida pelo Prof. Jorge Antonio Santos Silva (Fig. 02a e 2b), Coordenador do Colegiado e do Núcleo Docente Estruturante do CSTGP. Após as boas vindas, Prof. Jorge iniciou o encontro relembrando os presentes sobre as principais áreas de conhecimento que contribuem para o Campo de Públicas (Direito, Economia, Administração e Ciência Política) e sobre as possibilidades de atuação profissional do gestor público.

A partir daí, contrastou o perfil do gestor público, declarado na matriz vigente, com o proposto para a nova matriz, ressaltando que as mudanças são no sentido do detalhamento sobre a atuação na formulação, implementação e avaliação de ações e programas públicos ou de interface com o setor público.

Figura 02

Uma vez apresentado o perfil, o Coordenador do Colegiado de CSTGP projetou a nova matriz, elaborada ao longo de sete meses pelos membros do Núcleo Docente Estruturante. Várias mudanças foram recomendadas, com objetivo de contemplar as quatro áreas do Campo de Públicas e de assegurar o caráter tecnológico ao Curso. Neste momento, foram analisados os eixos estruturantes (Fig. 03a e 03b), a nova grade, a distribuição de disciplinas por semestre (com a carga horária) e a proporcionalidade dos eixos na carga horária total do Curso. Foi proposto, por exemplo, um novo eixo de disciplinas obrigatórias, Direito, que, na matriz vigente, é representando por apenas uma disciplina obrigatória e três optativas.

figura 03

Na sequencia, Prof. Jorge relacionou aos presentes o leque vigente de disciplinas optativas e a relação de optativas para a nova matriz, dentre as quais muitas oficinas, de caráter profissionalizante e/ou tecnológico. Para finalizar a apresentação, foram tratados o TCC, as ACC e o Estágio. Além da redução da carga horária para as ACC e da ampliação do escopo de trabalhos a serem considerados como TCC, foi discutida a exclusão dos estágios e a entrada da atividade obrigatória Práticas de Intervenção.

A reunião foi então aberta para que os presentes pudessem complementar (no caso dos professores), perguntar, sugerir ou criticar a proposta. Prof. Edgilson fez um esclarecimento sobre as Práticas de Intervenção, atividade cujo principal objetivo é reduzir a distância entre a sala de aula e a realidade na qual os alunos irão atuar e que tem um vínculo direto com a Extensão. O aluno José Pinto ressaltou a necessidade de uma disciplina que aproxime os alunos da prática acadêmica e universitária e Profa. Ivana indicou a presença, na nova matriz, da disciplina Introdução aos Estudos Acadêmicos, a ser oferecida no primeiro semestre. Grande parte dos alunos participantes do encontro se manifestou para parabenizar o grupo de professores pela nova matriz, enquanto outros pediram esclarecimentos sobre quando a nova matriz entrará em vigor, tendo em vista a possibilidade de ainda se beneficiarem das melhorias nela agregadas. Após os esclarecimentos, que incluíram também aspectos relativos ao TCC e às ACC para os próximos semestres, a reunião foi encerrada. A nova matriz será então objeto de pauta da próxima reunião do Colegiado do CSTGP, em 19/02/2014, para apreciação formal.

figura04