Sucesso nos Seminários TCC I em 2017.1

Nos dias 22 e 23 de agosto de 2017, foram realizados os Seminários TCC I, uma ação semestral promovida pelo Colegiado do CSTGP para incentivar seus alunos a apresentarem e debaterem seus projetos de trabalho de conclusão de curso quando ainda estão em processo de elaboração. Após a apresentação, o aluno recebe contribuições de outros professores presentes e de seus colegas.

selfietodomundo todomundo
Selfie da turma em 22.08.2017 Foto da turma em 23.08.2017

Em 2017.1, foram 19 as apresentações, que formaram um panorama muito rico de temas e abordagens de pesquisa e de propostas de produtos tecnológicos. Além das monografias tradicionais, os alunos trouxeram propostas de projeto de intervenção, projeto de marketing social, manual e cartilhas, muitos com proposta de utilização na atuação profissional após a graduação.

Vários trabalhos focaram a gestão pública municipal, em temas como trânsito, compras, atendimento, uso de material de consumo, rotinas e procedimentos para departamento de pessoal e prestação de contas. Outros trataram de temas como a situação do negro no Brasil, a carreira policial e os praças na UFRB, o aproveitamento de mão de obra qualificada, a gravidez na adolescência e o tão necessário marketing social para o CAPS. Outros ainda colocaram foco em questões como a inadimplência de impostos, o fomento à cultura, o PPA e o planejamento público, e o desenvolvimento local, analisado a partir do turismo, do cooperativismo e do artesanato. Clique aqui para conferir a programação do evento.

No dia 22.08, os Seminários foram coordenados pela Profa. Doraliza Monteiro e participaram as professoras orientadoras Siélia Barreto e Maria Inês Caetano. No dia 23.08, Profa Lys Vinhaes conduziu as apresentações em parceria com os Profs. Daniela Abreu e Jorge Antonio S. Silva. Profa. Doraliza também participou no segundo dia. Algumas fotos registram esses dois dias de muito trabalho, nervosisimo e muita parceria.

Seminários no dia 22 de agosto

alana audicienciaatenta
Rosana Souza abre as apresentações no semestre 2017.1, discutindo impostos Durante toda a tarde, uma audiência atenta.
lindomar sinho
Lindomar fala sobre mão de obra qualificada. Sinho (Jocelino) apresenta uma cartilha de atendimento público
kleber varjao
Kleber discute a municipalização do trânsito. Varjão propõe ação de fomento à cultura

todomundo1

Também no primerio dia apresentaram Josy, Clara, Franciele e Zé Raimundo.

Seminários no dia 23 de agosto

preparando leoleite
Antes de inciar, é necessário colocar os arquivos no computador. Olha só o nervosismo do pessoal.....  Leo Leite abre as apresentações refletindo sobre as razões que levam o praça da PM - Bahia a fazer educação superior na UFRB
 edna  daniel
 Edna discute a necessidade de capacitação dos departamentos de pessoal das prefeituras  Daniel propõe uma cartilha sobre avaliação de políticas da juventude
 rael  antonio
 Rael reflete sobre raça e direitos sociais no Brasil no período 1995-2017, usando os Racionais MC. Sua apresentação foi divulgada live no Facebook por Edna. Clique aqui para ter acesso. Antonio nos lembra o papel das cooperativas como agente de transformações economicas e leva sua pesquisa para Presidente Tancredo Neves, no Baixo Sul (Bahia).
 cleber  junior
Cleber propõe um manual para orientar organizações da sociedade civil a realizares prestações de contas adequadas.  Junior (Ednaldo) se volta para uma discussão sobre desenvolvimento local e o potencial turístico de Cachoeira. A apresentação de Junior também foi divulgada no Face, em uma gravação de Debora. Clique aqui para ter acesso.
 rogerio  debora
 Rogéro analisa o desenvolvimento de Maragogipinho (Aratuipe) e o papel do artesanato.  Fechando os seminários, Débora traz um projeto de marketing social para o CAPS em Cruz. Este trabalho será o primeiro no CSTGP com tal formato. A apresentação de Débora também foi divulgada live pelo Facebook por Edna. Clique aqui para acessar.

treinandoapose

E haja pose para a foto final do segundo dia!

Seminários TCC 1 em 2017.1: missão cumprida com sucesso. Que venha o TCC II