MInha experiência na Comissão Organizadora do IV Encontro Nos Caminhos da Gestão Pública

Por Larissa Trindade

É de conhecimento geral o grande desafio de ter o curso de Gestão Pública reconhecido não só no campo de públicas, mas nas demais áreas também. No IV Encontro nos Caminhos da Gestão Pública isso ficou mais evidente desde a fala do palestrante até os relatos de experiência feito por graduandos e egressos.

Mesmo diante de um curso com nota 4 no Enade encontramos esse obstáculo, de sermos reconhecidos no mercado de trabalho, no entanto o evento veio nos mostrar que podemos conquistar nosso espaço como gestor público.

Todos os anos acontece no CAHL esse Encontro, estamos na 4ª edição, no qual o tema foi mercado de trabalho. As preparações para o evento começaram um mês antes sob a coordenação de alguns professores do curso de gestão pública. Foram 6 reuniões ao todo, na primeira foram distribuídas as atribuições entre os monitores, eu fiquei na comissão de divulgação, no entanto, como no evento passado, isso não me impediu de exercer outras funções. Como, por exemplo, no pós evento organizar a planilha de frequência para gerar o certificado de participação.

O primeiro passo foi planejar o evento, decidir o local de realização, definir a programação e os recursos necessários. Após essas definições começaram as discussões para elaborar a identidade do evento para, então, fazer os cartazes e começar a divulgação. ]

Flyer Facebook

Após a elaboração dos cartazes começamos a divulgação, primeiro nas redes sociais e depois nas instituições de ensino. Fomos a campo, principalmente nas escolas de ensino médio, conversamos com professores e alunos a fim de que todos pudessem participar.

Um dos maiores problemas enfrentados pela comissão foi o espaço disponível para o evento, auditório do Hansen. O local estava mal iluminado e com muita dificuldade de acessibilidade, pois para ter acesso ao auditório era necessário subir uma escada.

Nos demais aspectos o evento foi maravilhoso, participaram cerca de 200 pessoas, tivemos vários trabalhos submetidos, lançamento de uma tecnologia para contabilizar ACC, além de palestra, relato de experiência e atrações  culturais.

No primeiro dia houve a apresentação de trabalhos sobre gestão pública, políticas públicas e políticas sociais. Após esse momento de exposição de trabalho, tivemos a atração cultural com a  orquestra de berimbau de Cachoeira e depois a palestra sobre Mercado de trabalho com Felipe Drummond.

Quero destacar a palestra nesse primeiro dia, pois trouxe para os graduandos em gestão pública novas perspectivas de atuação, além de falar sobre a Pró-pública e sua carreira. Vale destacar que em suas falas, ficou notório o quanto foi importante o momento de graduação para ele. Felipe aproveitou ao máximo todas as oportunidades de estágio, de viagens e etc…

No segundo dia, apresentei um jogo didático sobre avaliação de políticas sociais. O objetivo do jogo é traduzir os jargões utilizados na gestão pública para uma linguagem mais simplificada e de fácil compreensão, tendo como pressuposto as diferentes relações que um gestor estabelece principalmente com os beneficiários dessas políticas públicas. O jogo foi bastante proveitoso e contou com a participação de estudantes e professores.

No dia seguinte do evento tivemos a última reunião, na qual fazemos o feedback e trazemos contribuições para o próximo. Desta forma encerramos nossa participação como membros da comissão organizadora. Desde o primeiro semestre participar da organização desse evento me ajudou a observar e aprender o trabalho que um gestor tem em planejar, organizar, lidar com situações fortuitas, a trabalhar com poucos recursos e principalmente, trabalhar em equipe. Enfim participar destes eventos é de suma importância para os graduandos.