Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Mostra Desigualdade Social é Racismo - um registro

Por Lucineide Souza

A exposição Desigualdade Social é Racismo ocorreu na última terça-feira, dia 14 de agosto de 2018, elaborada e executada pela turma do quarto semestre do curso de Gestão Pública na área verde do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB. O produto da exposição é um resultado de seminários apresentados e temáticas discutidas em sala de aula, no componente curricular Desigualdades sociais e raciais ministrado pela Professora Dra. Maria Inês Caetano Ferreira.

 DesigualdadeRacismo

Mas será mesmo que existe racismo ou desigualdade social no Brasil? Foi a pergunta norteadora para tal Mostra que esteve exposta para apreciação de todas as turmas dos três turnos, visitantes, técnicos - administrativos e docentes que por ali passaram a caminho das suas atividades. Em função de ainda existir uma grande margem de dúvida em algo que está posto, foi escolhido como narrativa dados verídicos e de fontes de pesquisas conhecidas para mostrar em números qual a condição de vida e o lugar ocupado pela população negra no Brasil, tais abordagens apontaram para vertentes como baixo índice de negros (as) em cargos públicos, determinados cargos profissionais, parte da população assalariada, porém são maioria nas mortes por arma de fogo denominado genocídios, nos que não alcançaram o ensino superior, na violência sexual, moral, psicológica, contra as mulheres negras principalmente elas são as maiores vítimas da sociedade machista e racista que estamos inseridos.

Para complementar a exposição, as equipes utilizaram cores mais escuras, linguagens, músicas, áudios e objetos mais fúnebres para construção de cada um dos cenários com a intenção de realmente chocar e chamar atenção das pessoas para como a população negra vive nesse país e como essas discriminações raciais e preconceitos causam não só morte física, mais outra pior a morte social afinal qual o negro(a) que nunca foi apartado, segregado, excluído, maltratado, violentado a cada minuto isso acontece aqui mesmo nesse mundo de onde estamos falando. E por fim, para ilustrar essa experiência vivenciada citou – se uma frase utilizada pelo Professor Dr. Kabenguele Munanga: “Não é o negro que é um problema para a sociedade brasileira, e sim a sociedade brasileira que é um problema para o negro”.

emprego equipesjuntas
  ocachorrofoi
 poderpopular pretaparda
habitaao Tamara
 luto.JPG1  mourning
 cemiterio  lapides
 almir  luiz
   

avalie

 

Fim do conteúdo da página