Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Defesas de TCC II em 2018.1, muita inovação, boas surpresas

2018.1 foi um semestre interessante. Pela primeira vez na UFRB, pelo novo Regulamento de Graduação, a média de aprovação foi aumentada para 6,0 (seis) e a prova final deixou de existir. Quanto aos TCCs, deixou de haver a possibilidade de uma aprovação condicionada, o que elevou a tensão nas defesas.

Tensão desnecessária. Os vinte trabalhos apresentados foram ótimos, sobre os mais variados temas, com boas contribuições para o Recôncavo, alguns para a própria Universidade e outros mais amplos, gerais. Todos foram aprovados. Houve uma mistura de formatos, entre as tradicionais monografias, as cartilhas, dois aplicativos (um protótipo e um cadastro), um e-book e três vídeo documentários, um tipo de produto apresentado pela primeira vez em Gestão.

As bancas tiveram a participação dos professores de Gestão e de outros cursos da UFRB (Mariela Vieira, Sergio Mattos, Dyanne Reis),do Diretor do CAHL, Jorge Cardoso, da Vice-Reitora da UFRB, Georgina Silva , e também de profissionais atuantes na Gestão Pública, a exemplo de Olivia Silveira (Secretária de Educação de Pojuca),  Liliane Carvalho Pacheco (Prefeitura de Feira de Santana), André Pamponet (UEFS), Emanuelle Santos Silva (Corra pro Abraço)  e Alfredo Pinto da Silva Junior (Pastoral da Juventude – Recôncavo).

Algumas defesas foram muito fotografadas, outras nem tanto. Na emoção, fotografar foi esquecido. As fotos a seguir registram as duas semanas intensivas de defesas de TCC em 2018.1 do CSTGP, entre 21 e 31.08.2018. É muito emociante ver as familias de sangue e de coração, que participam e que torcem, as pessoas da comunidade que estão presentes. Ao longo dos semestres, filhos/as, maridos e esposas, namorados e namorados, mães e pais, irmãos e irmãs passam também a fazer parte - nem que por um tantinho - do Curso de Gestão. É que o vemos nas fotos. 

 

      Anderson titulo                                                            Anderson familia sielia              
Anderson Costa abre a temporada dos TCC, antes mesmo do período previsto. Nada como terminar antes! Logo na primeira defesa, a primeira família no curso de Gestão: Anderson e Deisiane, que também defendeu em 2018.1, na foto com a orientadora Sielia Barreto e com a filha. A presença dos filhos foi uma constante neste semestre.
 Varjao titulo  varjaoecartilha
 Na primeira semana de TCC, é Edvaldo Varjão quem vem primeiro, com uma cartilha.  PROGRAMA FAZCULTURA: Cartilha orientadora para patrocinadores foi o título 
 plateiavarjao  Deise ata
 Família Varjão e comunidade na torcida pelo TCC.  Deisiane Cerqueira, também no dia 21 de agosto, defendeu o TCC O Sistema de agendamento eletrônico do INSS:  estudo de caso da Agência da Previdência Social do Município de Sapeaçu-BA
 Val  TurmaVal.jpeg
Na quarta, dia 22, Valdelice Santos apresenta uma pesquisa sobre o Uso do Whatsapp como ferramenta de comunicação interna: um estudo de caso na Prefeitura de São Félix - Ba  E durante a apresentação de Val, a torcida que se faria presente em tantas outras apresentações: Zé Carlos, Ana Qelli, Janay, Islane, Tâmara e Larissa.
Val nota1 ValeIslane
Durante a leitura da ata.... Val e Islane
 ValeDaniela  Mateus.jpeg
Val e sua orientadora, Profa. Daniela Matos De Mateus Carvalho, uma análise da implementação da política pública Pacto pela Vida na 27ª CIPM de Cruz das Almas sob o olhar do burocrata de linha de frente
Mateus leitura Mateus turma
Mateus e sua orientadora, Profa Lys Vinhaes  Colegas no apoio a Mateus, durante a defesa. No grupo, a presença de Leo Leite, egresso em 2017.2
 Mateus familia  esperando
Família presente! Incluindo Juliana Bonfim, namorada, egressa de Gestão Pública. O povo na fofoquinha do fundo da sala!!
 hudson.jpeg  Hudson banca
 A quinta feira, dia 23 de agosto, é iniciada com a defesa de um tcc sobre RAP, apresentado por Hudson Wesley. E rap tem relação com Gestão? Pode crer que sim!  Na banca de Hudson, os professores Jorge Luiz Cardoso e Lys Vinhaes e a orientadora Daniela Matos
 quebradapresente .jpeg  Hudson explica
 Rap na Quebrada Hudson explica e a plateia se encanta.
   
Hudson Daniela  janay.jpeg
Profa. Daniela dá os parabéns a Hudson pela aprovação do excelente trabalho. Janaiany Silva de Miranda apresenta um protótipo de aplicativo de rede social na busca por maior interação acadêmico-profissional do CAHL.
 plateia.jeg  foidez.jpeg
A plateia atenta observa a animação que Janay preparou para apresentar o aplicativo. Na banca, Prof. Jorge Cardoso, Diretor do CAHL, e Profa. Daniela Matos, Coordenadora do Colegiado de Gestão.  Advinha a nota da menina?
 lari.jpeg  entendeu Easy.jpeg
No início da tarde da quinta, Larissa Trindade defende sua monografia Quando a norma não se transforma em política:  o art. 136 da Lei Orgânica e a Lei 818/2009 nas rotinas acadêmicas do Fundamental Séries Iniciais de Cachoeira- Ba.  Entendeu?????
 esperandonota.jpeg  Larianotafoiboa
 Enquanto a nota não vem, a resenha é no corredor.  A nota foi boa, hein, Lari?
lari familia  Larissa apoioafetivo
No CAHL é comum irmãs fazerem cursos diferentes. No caso de Larissa, familia e comunidade acadêmica se confundem.  Lucas, o namorado, de tanto participar de tudo, até parece aluno de Gestão!
 Cris assinaaata  Defesa Cristiano
A primeira semana de defesas é fechada com duas ótimas apresentações, a primeira de Cristiano Queiroz, com um relato reflexivo sobre o Projeto de implementação e execução do cadastro municipal de pessoas desaparecidas de Feira de Santana: o gestor e seus desafios na garantia das políticas públicas  Na banca de Cris, Daniela Matos e Liliane Pacheco e a orientadora, Profa Maria Inês Caetano.
 bancaFranciele.jpeg  Rael depoisdefesa.jpeg
Para fechar o dia 24 de agosto, Franciele Reis apresenta o trabalho Análise comparativa das demandas da sociedade e as propostas do PPA 2018-2021 do município de Cruz das Almas – BA  A segunda semana é iniciada com quatro trabalhos defendidos no dia 29 de agosto, quarta feira. Pela manhã, Raell Costa defende seu e-book Negros dramas: iniciação ao autoconhecimento, cidadania e raça para a molecada da favela.
 Arguio Rael.jpeg  rael ata.jpeg
 A arguição do TCC foi diferente, em roda. Na banca, Profs Olivia Silveira e Daniela Matos. Profa Lys, orientadora de Rael, lê a ata de aprovação do trabalho.
 Raell larieJanay.jpeg  Danuza titulo
 Larissa e Janay, companheiras do grupo de pesquisa OrGPoP, foram prestigiar a defesa do e-book. A tarde, Danuza Chaves defende, pela primeira vez em Gestão, um documentário, chamado Três em uma vaga: reflexões sobre as políticas estudantis para mães-estudantes,com 12 minutos.
 tresemumavafa.jpeg  maesnadefesadeDanuza.jpeg
Três em uma vaga  Mães e filhos na defesa de Danuza
 bonde Easyjpeg  DidoPatnadefesadeDanuza
O Três em uma vaga não foi uma defesa, foi uma estréia! Patricia confabula com seu orientador sobre a apresentação de Danuza, visto que sua apresentação também de um documentário é logo depois.
 Islane titulo  Islaneaasinaaata
Na sequencia, Islane Silva apresenta o tcc Reforma do Ensino Médio: uma análise a partir do olhar do aluno, um estudo de caso sobre o CEPAG em Cachoeira.  Islane assina a ata, recebendo os parabéns de todos.
 Islane banca  Pat ttulo.jpeg
Na banca de Islane, as Profas Georgina Gonçalves e Olivia Silveira e a orientadora Lys Vinhaes. Fechando a quinta feira, o segundo video documentário, Permanecer e continuar..., de Patrícia Lorenzo
 Pat plateia  Day ttulo
A plateia assiste o video Permanecer e Continuar... O dia 30 de agosto é aberto com a defesa de Dayane Coelho, uma cartilha sobre a Intolerância Religiosa nas escolas
 Dayane banca  Rafa
Na banca de Dayane, os professores Maria Inês Caetano e Edgilson Tavares e a orientadora Daniela Matos. Ainda no dia 30 de agosto, Ronaldo Porto de Almeida defende o TCC  Conferência de Juventude: demandas e participação
rafaassinaaata tamara
Rafa (que é como todo mundo chama Ronaldo) assina a ata. O terceiro documentário do semestre,  Me vê diferente... Me vê normal... , foi apresentado e aprovado. Sua autora, Tamara Oliveira, foi orientada pelo Prof. Edgilson Tavares, na foto lendo a ata.
Tamara banca tamara turma
Na banca de Tamara, Profs. Edgilson Tavares e Daniela Matos.  Olha o bonde de novo aí, minha gente!
 Ru titulo.jpeg  Ru arthur.jpeg
Fechando a quinta, Russenaide Castellany defendeu Ofertas de Componentes Curriculares de Contabilidade Pública nas Graduações Presenciais do Campo de Públicas na Região Nordeste: lacunas e desafios  Novamente, a maternagem deu o tom às defesas de TCC no semestre. 
 Ru defesa jpeg  Ru torcida.jpeg
Defesa não foi necessariamente tensa Enquanto isso, a plateia torce com os olhos. Basta ver Raquel, Luzi e Rocson, mais ao fundo.
Ru Final.jpeg Ru banca.jpeg
Os agradecimentos na tela. Professores Doraliza Monteiro, Lys Vinhaes e o orientador Edgilson Tavares na banca de Russenaide.
 Lindomar titulo.jpeg  Lindomar banca.jpeg
 Na sexta da segunda semana, dia 31 de agosto, Lindomar Carlos Sodré da Silva defende o TCC Análise do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) no município de São Felix. Lindomar e sua banca, os professores Daniela, Edgilson e Doraliza Monteiro, sua orientadora.
 Daniel titulo.jpeg  Daniel depoisdaata.jpeg
Daniel Souza faz uma análise, a partir de sua própria experiência, das Políticas públicas de Juventude em Governador Mangabeira: O papel da Pastoral da Juventude - 2011 a 2018  O abraço após a leitura da ata.
 Daniel banca.jpeg  Daniel plateia.jpeg
 A banca de Daniel foi composta por Alfredo Pinto, Edgilson e Lys, sua orientadora  O abraço de amigos e familia.

 A banca de Daniel encerrou a segunda semana de TCC e a temporada de 2018.1

Fim do conteúdo da página