2018.2 e suas defesas de TCC: parabéns a todos!

O semestre 2018.2 foi encerrado com seis defesas de TCC, todas aprovadas, de autoria de "três rapazes e três moças", um equilibrio diferente daquele visto na composição de turmas de ingressantes e mesmo de concluintes do CSTGP, nas quais tem sido observada a presença de mulheres em número superior ao de homens nos últimos anos.

Neste semestre, foram apresentados trabalhos em três eixos de pesquisa: dois em Perspectivas e desafios da gestão pública contemporânea, três em Políticas públicas e democracia e um em Gestão social e desenvolvimento local. Um único trabalho teve o formato produto (os demais foram monografias). O semestre também foi marcado por um número alto de desistências de defesa de TCC.

Estão de parabéns Clara Costa, Débora Nunes e Keila Reis; Anderson Silva, José Carlos de Jesus e Rogério Santana. Os temas escolhidos são muito interessantes e, em alguns casos, foram tratados pela primeira vez no CSTGP.

clara3 clara2
Clara Costa abre a temporada de TCC 2018.2, no dia 21.02.2019, com o trabalho GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: Motivações e Consequências da Gravidez para as Adolescentes de periferia no Município de Cruz das Almas -BA, orientado pela Profa. Maria Inês Caetano. Profa. Maria Inês lê a ata, com a aprovação do trabalho, que foi bastante apreciado pela banca.
clara banca clara1
Na banca de Clara, as professoras Marcia Clemente e Doraliza Monteiro, a primeira de Serviço Social e a segunda, Coordenadora do CSTGP. Profa. Sielia Brito veio dar o seu abraço.
Debora titulo  Debora leituraata
Na semana seguinte, no dia 27.02.2019,  é Débora Nunes quem inicia as defesas com o trabalho Mutcho loko: projeto de marketing social para mudanças comportamentos, atitudes e práticas dos jovens de Cruz das Almas sobre o CAPS, orientado pelo Prof. Edgilson Tavares. Prof. Edgilson lê a ata com a aprovação do trabalho de Débora, cujo tema foi tratado pela primeira vez no curso. Do mesmo modo, foi a primeira vez que um aluno do CSTGP apresentou um projeto de marketing social.
 Debora advinha  Debora banca
 Advinha se a pessoa ficou feliz com a nota!!!! De repente, o nervosismo foi todo embora....  Depois da dancinha, a foto clássica com a banca, formada pelas Profas. Lys Vinhaes e Doraliza Monteiro, além do Prof. Edgilson.
 ZeCarlos titulo  ZeApresenta
Na sequência, José Carlos de Jesus defendeu "Análise da política de Avaliação de Desempenho e Capacitação para os Servidores Técnicos Administrativos da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia", orientado pela Profa. Doraliza Monteiro.  Muita seriedade na apresentação de Zé.
 Ze leituraata  Ze banca
 Profa. Doraliza faz  a leitura da ata, com a aprovação do trabalho.  Na banca de Zé Carlos, as professoras Sielia Brito e Lys Vinhaes, além da orientadora Doraliza Monteiro.
 Keila apresenta  Keila atenta
No início da tarde, Keila Reis Santos apresenta e defende com muita garra "Potencialidades educativas de Cachoeira-BA: pensando Cachoeira como Cidade Educadora", orientado pela Profa. Lys Vinhaes. No formato monográfico, o trabalho "cutuca" Cachoeira a se apresentar e transformar em uma "cidade educadora".
 Cleydson discute  Keila banca
Na banca, a Profa. Daniela Matos, do CSTGP, e o Secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, Sr. Cleydson Sá Barreto. Ao final, o Secretário convidou Keila para uma discussão do trabalho na Secretaria.  A foto clássica com a banca de Keila. Profa. Daniela propôs levar para o Colegiado a demanda de encaminhamento do trabalho de Keila e de Larissa Trindade, defendido no semestre anterior, formalmente, à Sec Mul. de Turismo e Cultura.
 banca Anderson  sieliaavaliaAnderson
Na sequência de Keila, Anderson Silva apresenta "Uma análise sobre o papel dos burocratas de nível de rua na implementação do Programa Novo Mais Educação no município de Cruz das Almas-BA", e sua banca é composta pelas Profas. Sielia Brito, Doraliza Monteiro e Lys Vinhaes (orientadora).  O clima na avaliação de Anderson foi tranquilo. Na foto, Sielia apresenta suas considerações.
 Anderson ata  Anderson Lys
 Finalmente, termina o nervosismo: momento da assinatura da ata.  Missão cumprida!!!
 Rogerio leituraAta  banca rogerio
Fechando a temporada de TCC em 2018.2, Rogério Santana defendeu o trabalho

Artesanato e território criativo: o caso de Maragogipinho - BA, orientado pelo Prof. Jorge Antonio Santos Silva. Na foto, Prof. Jorge lê a ata de aprovação do trabalho.

Rogerio assina
 Na banca de Rogério, estão as Profas. Lys Vinhaes e Siélia Brito, além do orientador Prof. Jorge Antonio.
 Na foto, Rogério assina a ata da defesa.