Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Corpo Docente

Alene Lins

alenecolegiadopublicidade

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho em Braga, Portugal, em Semiótica Social e Fotojornalismo, na turma 2016. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e mestre pelo PRODEMA (Programa em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) da Universidade Estadual de Santa Cruz (2005). É Professora Assistente III da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, concursada desde 2006, onde leciona as disciplinas de Teoria da Imagem, Fotografia e suas variações (fotojornalismo, foto-publicitária), nos cursos de Comunicação (Jornalismo e Publicidade) e Artes Visuais. Tem experiência na área de TV e rádio (como repórter e produtora 1994 a 2003), assessoria de comunicação (foi coordenadora da Ascom da UFRB de 2006 a 2010) e fotografia profissional (cobertura de eventos e organização de acervos, de 1992 a 2002). Docência em comunicação audiovisual e imagem desde 2001 (UESC, FTC, UFRB). Participa do Grupo de Estudos em Plataformas Livres LINK LIVRE (http://www.ufrb.edu.br/linklivre/), onde coordena os Projetos Banco de Imagens Galeria Recôncavo (https://www2.ufrb.edu.br/galeriareconcavo/), e Projeto Laboratórios Virtuais, com o experimento da Rede de Blogs em Fotografia (http://teorizandofotografia.blogspot.com.br). É vice-coordenadora do Projeto Comunicação e Saúde no Recôncavo, onde trabalha com a temática da imagem e suas implicações na saúde (Gordofobia, gerascofobia, etc.). Foi coordenadora da área de comunicação (2014 a 2016) e vice-coordenadora do curso de Jornalismo (2016). Pesquisa fotojornalismo, aplicativos e imagem; educação e comunicação (colabora com o OBEDUC-UFBA) e fotografia e processos históricos (Projeto Luiz Amaral volta para casa - UESC e UFRGS).

 

Ana Luisa de Castro Coimbra

AnaLuisa

 Professora do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB). Doutora em Artes, na linha de pesquisa em cinema, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), com estágios sanduíches na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e na Universidad Nacional del Litoral - UNL, em Santa Fé, Argentina. É produtora audiovisual, pesquisadora de cinema brasileiro e membro da SOCINE - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Além da docência, já atuou em agências de publicidade e na produção de matérias jornalísticas.

 

 

Carlos Ribeiro

Carlos Ribeiro min 1

Carlos Ribeiro é graduado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia, onde também fez Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado, no Instituto de Letras, sobre a obra do cronista Rubem Braga. Atuou como jornalista free lance para os jornais A Tarde e Jornal da Bahia, além de colaborar com publicações nacionais e estrangeiras (Revista Geográfica Universal, Horizonte Geográfico, Ecologia e Desenvolvimento, Revista da Bahia, Ciência Hoje, BBC... Wildlife e Geomundo), nas áreas de ecologia e divulgação científica. Trabalhou durante 15 anos na Fundação Cultural da Bahia (Departamento de Editoração e Literatura, Museu de Ciência e Tecnologia e Projeto História dos Bairros de Salvador). Coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Casa do Brasil, organizando viagens de caráter educativo em reservas ambientais da Bahia. Criou o grupo Veredas no qual promovia caminhadas de aventura (trekking) em regiões naturais. E, também, o projeto de documentação dos parques nacionais da Bahia (Monte Pascoal e Abrolhos) e de diversas reservas ecológicas brasileiras, a exemplo da Estação Ecológica do Mamirauá, no Amazonas. Em 1986 realizou uma série de reportagens sobre as atividades científicas do Brasil na Antártida. De 2000 a 2003 trabalhou como repórter no Caderno 2 do jornal A Tarde. Além de reportagens, publicava resenhas de livros, artigos sobre literatura e contos. Possui 14 livros publicados, entre ficção (romance e conto), crônicas, ensaios e reportagens. É membro da Academia de Letras da Bahia e, desde 2006, professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, onde desenvolve um projeto de pesquisa na área de jornalismo literário.

 

Guilherme Moreira Fernandes

 Guilherme

Professor Adjunto do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB) e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRB. Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Bacharel em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Recebeu Bolsa Capes no mestrado e no doutorado. Participou da Rede de Pesquisa Obitel-Brasil. É integrante da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom) e da Sociedade de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Fokcomunicação, Teledramaturgia, Censura, Sexualidades e ensino de Radiojornalismo, Telejornalismo, Jornalismo Impresso e Teoria e Pesquisa em Comunicação. Atualmente é Presidente da Rede Folkcom (gestão 2019/2021) e realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

Hérica Lene

 FotoHerica

Jornalista pela UFES, doutora e pós-doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, mestre em Comunicação pela UFF e especialista em Estratégias em Comunicação Organizacional (Faculdade Cândido Mendes de Vitória-ES). É professora dos cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) desde 2011. No estado do Espírito Santo, atuou como repórter nos jornais A Tribuna, A Gazeta e Gazeta Mercantil; em assessorias de comunicação da UFES e da Chocolates Garoto; como free-lancer para as empresas Estilo de Comunicação e Cia de Comunicação; e como analista de Comunicação da Câmara Municipal de Vitória. Atua no magistério superior desde 2002 (Faesa, UFOP, UFES e UFRB). Recebeu, em 2007, o Prêmio Freitas Nobre, concedido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); e, em 2001, o 7º Prêmio Capixaba de Jornalismo. É autora dos livros "Jornalismo de economia do Brasil" (Editora UFRB, 2013) e "Jornais Centenários do Brasil" (Labcom/Universidade da Beira Interior/2020).

 

 

Jorge Cardoso

Jorge Cardoso Filho min

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA, e do mestrado em Comunicação da UFRB. Foi diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - PQ nível 2. Jornalista graduado pela UFBA (2004), mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA (2006) e doutor em Comunicação pela UFMG (2010). Realizou estágio doutoral (sandwich) sob a supervisão de Martin Seel, na Goethe-Universität Frankfurt am Main (2009).Membro da IASPM - Rama América-Latina e da INTERCOM. Autor dos livros Poética da música underground (2008) e Práticas de Escuta do Rock (2013). Organizador das coletâneas Experiência Estética e Performance (2014) e Comunicação e Sensibilidade: pistas metodológicas (2016). Tem experiência na área de Teorias da Comunicação e das Linguagens, atuando principalmente nos seguintes temas: Música, Estética da Comunicação, História dos Meios e Crítica Cultural .

 

 

Juciara Nogueira

Juciara Nogueira

 Juciara Nogueira é graduada em Educação Artística na Universidade Católica do Salvador. Assim que concluiu o curso, começou a trabalhar como designer e fotojornalista, tendo registro profissional na área. Por 12 anos foi proprietária da agência Voga Marketing & Propaganda, pioneira do ramo em Santo Antônio de Jesus e região. Durante este período continuou a atuar como fotojornalista por gostar de fotografar e à frente de sua agência trabalhou para a iniciativa pública e privada, tendo sido diretora da Associação Comercial e Industrial de Santo Antônio de Jesus por cinco anos. Decidiu seguir a carreira acadêmica quando passou em uma seleção para professora substituta da UNEB. A partir daí percebeu a importância da educação como instrumento de transformação social. Fez especialização em Metodologia do Ensino. Logo depois, fez Mestrado em Artes Visuais e doutorado em Cultura e Sociedade na UFBA, onde lecionou por alguns anos. Também lecionou nos cursos de Comunicação e Artes da UCSal antes de ingressar na UFRB. À frente do Grupo Arco, já desenvolveu projetos relativos aos imbricamentos entre arte, cultura e comunicação, orientou pesquisas e realizou eventos. Além disto, tem orientado diversos projetos de TCC e atualmente está se dedicando a um projeto de pós doutoramento.

 

 

Juliano Mascarenhas

 Juliano

 Juliano Mascarenhas é graduado em Publicidade e Propaganda com Ênfase em MARKETING pela União Metropolitana de Educação e Cultura (2006), Especialista em Docência do Ensino Superior pela FTC (2012) e mestre em Direção Estratégica de Marketing pela Universidad Internacional Ibroamericana (2015). Atualmente é professor do Ensino Superior concursado da UFRB, aérea de Comunicação (Cursos e Jornalismoe Publicidade e Propaganda). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: UFRB, jornal, regional, publicidade, propaganda, marketing, Cachoeira e CAHL.

 

Jussara Maia

Jussara

Jussara Peixoto Maia é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (Universidade Federal da Bahia -1992), com Mestrado (2005) e Doutorado (20012) em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Universidade Federal da Bahia), professora do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia. Com experiência profissional na área de Comunicação Social e Jornalismo, com ênfase em Telejornalismo, Jornalismo Impresso e Comunicação Organizacional, áreas nas quais atua no âmbito acadêmico, em atividades de ensino e pesquisas que investigam as relações entre Comunicação, Cultura e Sociedade. Atual coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFRB.

 

 

Leila Nogueira

 Leila Nogueira possui mestrado e doutorado em comunicação e cultura contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduação também pela UFBA. Professora da UFRB desde 2009, ela atuou no mercado de trabalho do telejornalismo, como repórter e produtora, e é nesta área que atua na docência e na pesquisa, principalmente nos seguintes temas: telejornalismo, discurso e webjornalismo audiovisual, sendo este último o tema de sua dissertação de mestrado, que recebeu o prêmio Adelmo Genro Filho de pesquisa em 2006. 

 

Luiz Nova

Luiz Nova Cachoeira

Luiz Nova éprofessor da UFRB, no Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL), Curso de Comunicação /Jornalismo. Doutor em Cultura e Sociedade pela UFBA, mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e  graduado em Jornalismo pela Facom/UFBA (1980). Tem experiência na área de Jornalismo, com ênfase em Comunicação, Política e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, política, cotidiano, mídia e televisão. Atuou no mercado de trabalho, primeiro no Diário de Notícias, jornal dos diários associados, do qual faziam parte também a TV Itapoan e a Rádio Sociedade; depois na sucursal do Jornal do Brasil, em Salvador, e na sequência na Rádio Jornal do Brasil, também em Salvador. Tem experiência na área de Jornalismo, com ênfase em Comunicação, Política e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, política, políticas estatais de cultura, cotidiano, mídia e televisão.

 

Márcia Rocha

Márcia Rocha é professora da UFRB desde 2010. Estudou Jornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez mestrado e doutorado no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade também da UFBA.
Tem experiência profissional de 23 anos em diferentes áreas e funções do jornalismo, com ênfase no Telejornalismo, área em que atuou como repórter, editora, chefe de reportagem, editora-chefe e apresentadora de programas de televisão.
Quando retornou à universidade para fazer mestrado, foi convidada para ensinar a disciplina Telejornalismo numa faculdade particular e aceitou o desafio. Descobriu com essa experiência que a melhor forma de aprender é ensinar. Desde então, passou a investir na trajetória acadêmica, aliada à sua experiência no mercado de trabalho. Na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), ingressou em 2010 para ensinar Telejornalismo. Seus projetos de pesquisa e extensão estão focados na relação mídia e saúde. Atualmente desenvolve um projeto de pesquisa sobre os enquadramentos da saúde em programas de televisão e o projeto de extensão Mídia e e Saúde-Interfaces, que consiste numa série de palestras/debates, abertas ao público, a partir de temas que norteiam as discussões teóricas do grupo de pesquisa.

 

 

Péricles Diniz

P ricles

Péricles Diniz é professor na UFRB desde 2008, onde leciona disciplinas jornalismo impresso I e II, formou-se na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no curso de Jornalismo. Enquanto estudante estagiou em algumas rádios em Salvador, rádio Excelsior da Bahia, rádio sociedade, trabalhou em algumas agências de publicidade da Propeg, e com a assessoria de comunicação de empresas do Polo Petroquímico, principalmente da CESI, Braskem e etc. Logo depois de formado retornou a rádio Excelsior da Bahia, em seguida entrou no jornal A Tarde, onde ficou por mais de 20 anos.
Para ele, o jornalismo é uma profissão que depende muito de vocação, é uma determinação muito forte, desde cedo se viu um curioso com a vida, lendo e escrevendo muito, e terminou assim, escolhendo a docência na área. Péricles atualmente coordena um grupo de pesquisa chamado grupo de estudos da mídia, que tem investigado basicamente em duas linhas: História da Imprensa, que é o que o leva para projeto do seu Pós-Doutoramento agora, justamente ligada as origens da imprensa no recôncavo, da imprensa baiana, do recôncavo particularmente; e uma outra linha de pesquisa que desenvolve é exatamente sobre as mídias no futuro, sobre o desenvolvimento das mídias, sobre esses caminhos, principalmente no jornalismo impresso e no online.

 

 Renata Pitombo

Renata Pitombo min

Renata Pitombo é graduada em Comunicação com habilitação em Jornalismo, possui mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, Pós-Doutorado em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V-Sorbonne. Entre 2003 e 2006, coordenou o curso de graduação em Comunicação e Produção de Moda da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Salvador.
Atualmente é professora associada na UFRB, ministrando as disciplinas Teorias da Comunicação, Estética da Comunicação e Teorias da Cultura. Lidera o grupo de pesquisa Corpo e Cultura, cadastrado no CNPq. Autora dos livros Os sentidos da moda (2005), A sagração da aparência (2011), As formas da moda (Annablume, 2013), A moda numa perspectiva compreensiva (EDUFRB, 2014) e As Vestes da Boa Morte (EDUFRB, 2015). Tem experiência na área de Comunicação, sobretudo em Estética da Comunicação, com ênfase nas investigações sobre a Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, estilo, aparência, figurino, corpo, sensibilidade, performance e cultura.
Atuou no mercado de trabalho Jornalístico como, Assessoria da Prefeitura de Feira de Santana, Jornal da Bahia Hoje/Caderno Ela, Jornal A Tarde/Coluna Pensando Moda e com Campanha política para a Prefeitura de Feira de Santana. No mercado da Moda atuou como Assistente de figurino e figurinista dos seguintes espetáculos: "Tambor de Damasco (peça de teatro), assistente de figurino,1999", "Prêmio Copene de Teatro (peça), assistente de figurino 1999.", e "Zaratustra e Nietzsche (espetáculo cênico-musical), figurinista, 2000."
Seus projetos de pesquisas são: - A moda enquanto fenômeno estético, - Jornalismo de moda na Bahia: especificidades, protagonistas e diálogos com a cultura local e - A moda no Jornalismo Cultural: Entretenimento, Crítica e Arte.

 

Robério Marcelo Ribeiro

Roberio

 

 

Atual coordenador do curso de Jornalismo da UFRB, Robério Marcelo Ribeiro é bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1974), e em Direção de Teatro pela mesma universidade (1967). Licenciatura plena em Esquema II pela Associação Prudentina de Educação e Cultura (1981), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Londrina (1978), especialização e mestrado interno corporis em Jornalismo Brasileiro e Comparado pela Fundação Cásper Líbero (1979). Doutorado em Ciências, área de Comunicação e Expressão, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1982). É professor titular na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Possui experiência na área de Comunicação e Artes, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes áreas: comunicação visual, jornalismo impresso, redação publicitária, extensão e produção de eventos em artes, comunicação e cultura.

 

Sérgio Matos

Sérgio Mattos min

Sérgio Mattos é bacharel em Jornalismo pela UFBA (1971), Mestre (1980)  e Doutor (1982) em Comunicação pela Universidade do Texas, Austin, Estados Unidos, com larga experiência no jornalismo diário onde atuou como repórter e editor, desenvolvendo projetos e produtos a exemplo do Jornal de Utilidades, A Tarde Municípios, A Tarde Rural  e a Revista  NEON,de Arte e Cultura. É professor aposentado na UFBA/ FACOM  onde começou a carreira docente em 1975 e desde então  está dedicado ao ensino superior. Ao sair da UFBA implantou e coordenou cursos de Comunicação em Faculdades privadas da Bahia.  Ingressou na UFRB por concurso no ano de 2008. Exerceu de 2010 a 2019  a função de Superintendente da Editora da UFRB, tendo sido o autor do projeto e implantação da mesma. Suas pesquisas estão concentradas  na área da História da Mídia, com foco especial na Televisão brasileira, tendo como estrutura teórica a contextualização socioeconômica, política e cultural, princípios da EPC – Economia Política da Comunicação.  Dedica-se também à prática do Jornalismo Literário, tendo produzido  algumas biografias. Além de ter publicado livros de poesias, de contos, romance e dezenas de artigos publicados em periódicos brasileiros e estrangeiros.

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página