Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Reverso

 

reverso montagem

Rerverso - edições 94,95,98 e 99.

Ao longo de suas 101 edições, o jornal experimental Reverso teve, e tem, um grande papel nas vidas dos estudantes de Comunicação Social – jornalismo da UFRB. Com coordenação editorial dos Profs. Drº. Péricles Diniz e Robério Marcelo e requisito avaliativo da disciplina Jornalismo Impresso, o jornal é resultado de uma práxis metodológica que une a teoria e a prática, reproduzindo a vivência de uma redação. 

O Reverso estimula os alunos a praticarem, dentro de diversas áreas, sejam elas na editoração ou criação de conteúdo, pautas que integrem a universidade à comunidade do entorno do CAHL. A realidade é mostrada através das notícias que são produzidas pelos alunos e transformadas em conteúdo acessível para a população, seja ela acadêmica ou Cachoeirana. Através do reverso online, que é uma outra plataforma do reverso, pode-se encontrar as edições em pdf na íntegra.

reversp 99 dentro

Edição 99 do Reverso.

Há ainda edições especiais, revistas feitas por turmas diversas, aos longo desses dez anos de curso. Os estudantes trabalham em sistema de rodízio de funções e tarefas, o que oportuniza experimentar novas posições dentro de uma redação. Quem já passou pela experiência de dar vida ao reverso conta que o jornal do curso é fundamental para a formação acadêmica de jornalismo e só agrega tanto em experiência quanto em currículo, já que participar da criação de um jornal garante uma ótima exposição para quem o faz. Hoje em dia o reverso é majoritariamente um jornal digital porém os planos de impressão e distribuição para a comunidade não são descartados.

A diversidade da universidade garante uma pluralidade ao jornal, visto que os estudantes são de todas as partes do Brasil e da Bahia, o que possibilita matérias sobre outras cidades vizinhas como Cruz das Almas, onde é localizada a sede da UFRB, além de Feira de Santana, Santo Antonio de Jesus, etc. 

Tudo isso só enriquece o trabalho e traz diferentes pontos de vista para serem debatidos por quem lê e quem faz o reverso. O jornal reverso tem então, um importante papel ao assumir-se como o meio de comunicação entre a universidade e as comunidades do recôncavo baiano, firmando suas raízes no factual e no interessante para todos.

Link para o acervo: https://www3.ufrb.edu.br/reverso/reverso-pdf/

 

Fim do conteúdo da página