Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Projetos de Extensão

A Extensão, em uma Universidade, significa produzir ações geradas a partir do ensino e da pesquisa, para fora da sala de aula, onde muitas vezes a comunidade externa pode participar ativamente, sendo beneficiada por tais ações, em eventos, em atividades que socializam o conhecimento.  

O curso de Jornalismo da UFRB tem  diversas ações de extensão, ocorridas ao longo do ano, promovidas pelos Projetos ativos. Aqui, alguns projetos do curso: 

 

Cine Arte (Disciplina: Comunicação, cultura e arte) 

Em andamento desde 2015, a proposta promove o debate sobre temas referentes à problemática da Comunicação, da Cultura e da Arte a partir da exibição de alguns filmes escolhidos previamente, concentrando a atenção no processo artístico, na percepção e na sensibilidade, na discussão sobre o belo, o gosto e a crítica. O projeto atende aos alunos da disciplina, que é ofertada no segundo semestre, e possui 7 estudantes de graduação envolvidos na produção.  

Coordenação: Renata Pitombo Cidreira 

 

Cine Teorias (Disciplina: Teorias da Comunicação) 

O projeto busca debater temas vinculados ao campo das Teorias da Comunicação a partir da exibição de filmes, concentrando a atenção no processo comunicacional, no excesso de artefatos tecnológicos, na relação comunicação e cultura, entre outros aspectos. O Cine Teorias atende aos alunos da disciplina, que é oferecida no primeiro semestre, e existe desde o ano de 2012, contando com 5 alunos de graduação na equipe.  

Coordenação: Renata Pitombo Cidreira 

 

Cine Estética (Disciplina: Estética da Comunicação) 

O terceiro projeto de extensão coordenado por Pitombo atende aos alunos da disciplina que é ofertada no terceiro semestre. O objetivo é trazer a discussão sobre temas da Estética da Comunicação, também a partir da exibição de filmes que concentram a atenção na criação artística, no processo perceptivo e na dimensão sensível, na discussão sobre a beleza, o gosto e a avaliação crítica. O Cine Teorias está em andamento desde 2012 e contém 5 estudantes de graduação fazendo parte da equipe. 

Coordenação: Renata Pitombo Cidreira 

 

Galeria Recôncavo (Disciplina: Fotojornalismo) 

O Galeria Recôncavo é um banco de imagens em creative commons, que sedia acervos imagéticos de patrimônio material e imaterial para uso gratuito das imagens, por instituições e ONGs, em material de pesquisa e divulgação. Ativo entre 2009 e 2011 como projeto de ensino, e  a partir de 2014 foi designado como projeto de extensão.  
A proposta realizou diversas exposições, como o Retratos do Recôncavo (2009), fotografia e pintura, como Diálogos Possíveis (2013), Imagens Vivas (2016) e Poéticas do Cotidiano (2016). 

Link do banco de imagens: https://www2.ufrb.edu.br/galeriareconcavo/ 

Coordenação: Alene Lins 

 

Mapas cotidianos do Recôncavo 

Iniciado no final de 2014, o projeto busca discutir as relações entre comunicação, comunidade e suas expressões culturais, vínculos identitários, éticos e estéticos, assim como as ações de mobilização cultural e política na cidade de Cachoeira-BA, e seu distrito, Santiago do Iguape, localizados no recôncavo baiano.  

Coordenação: Jorge Cardoso, Jussara Maia, Luiz Nova e Daniela Matos(Gestão Pública) 

 
 

Você na Rede 

Evento realizado em Cachoeira, Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas,  direcionado a estudantes de 12 a 18 anos,  cuja temática é o uso da auto-imagem nas redes sociais, abordando vantagens e desvantagens de viver se expondo. As redes mais populares são abordadas, como Facebook, Snapchat, Instagran e o aplicativo Whatsapp, em suas características, uso de pastas ocultas, e etiquetas. Também o jornalismo em redes é tema de debates.  

Coordenação: Alene Lins 

 

Mídia e Saúde- Interfaces 

Série de Seminários, voltados para debater as relações da mídia com as temáticas da saúde. Os debates em torno das relações mídia e saúde passam pelo  entendimento da mídia enquanto manifestação cultural que tem na saúde uma grande oportunidade de venda e lucro, disseminando informações de uma mercadoria legitimada por profissionais da saúde e instituições de pesquisa. Num contexto em que a informação é disseminada com mais velocidade e impacto pelas tecnologias digitais, percebe-se a importância que a mídia exerce não só na difusão de discursos e seus sentidos sobre a saúde, mas também a sua aliança com um complexo industrial, que abarca os produtos e serviços da saúde, propagando discursos que propõem uma vigilância constante ao corpo para evitar doenças, ser magro, manter-se jovem e saudável para  alcançar a longevidade. 

Coordenação: Márcia Rocha 

 
Fim do conteúdo da página