"Jornais centenários do Brasil" é lançando como e-book pela Universidade da Beira Interior

Publicado: Segunda, 13 Janeiro 2020 11:20

O livro "Jornais Centenários do Brasil", de autoria da professora Hérica Lene, foi lançando em janeiro de 2020 no formato de e-book pelo Laboratório de Comunicação (Labcom) da Universidade da Beira Interior, Portugal. O link para fazer download gratuitamente é: http://www.labcom-ifp.ubi.pt/livro/342

A publicação trata dos jornais longevos do Brasil – que atingiram ou ultrapassaram a marca temporal dos 100 anos – e como estão lidando com os desafios da convergência, quais estratégias de sobrevivência vêm lançando mão no atual contexto de crise do jornalismo e busca por novos modelos de negócio de produção da notícia. Toma-se como base a lista da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) dos periódicos centenários em circulação no país. A pesquisa, iniciada em 2014 com o apoio do CNPq, foi desenvolvida no pós-doutorado em Comunicação e Cultura na UFRJ e considera a conjuntura desses impressos até o primeiro semestre de 2019.

A metodologia foi pesquisa bibliográfica e entrevistas com os dirigentes dos jornais (diretores, editores ou chefes de redação). Teve como aportes teóricos abordagens sobre memória, história, tradição, jornalismo, temporalidade e convergência cultural e midiática.

202001071425 capa mckp