Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Processos Seletivos

PROCESSOS SELETIVOS

Inscrição para alunos regulares - 2023

Inscrição para alunos regulares - 2022

Inscrição para alunos regulares - 2020

Inscrição para alunos especiais - 2020

Inscrição para alunos regulares - 2019 

 


INFORMAÇÕES

O ingresso como Aluno Regular do Curso de Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena se dá através de processo seletivo, realizado anualmente, conforme calendário acadêmico da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI) da UFRB. Além disso, o aluno pode participar, semestralmente, dos processos seletivos simplificados para Aluno Especial.
 
Aluno Regular
É o candidato aprovado em uma seleção mais rigorosa que, após aprovado, ingressa como aluno permanente do programa. Assim, tem um prazo de 24 meses para concluir o curso, quando recebe o diploma de Mestre em Saúde da Polução Negra e Indígena, se aprovado. A cada semestre o Aluno Regular faz as matrículas nos componentes e atividades curriculares que julgar pertinente ao seu tema de estudo, após discussão com seu orientador. Caso não seja aprovado e não cumpra os requisitos no prazo estabelecido, o aluno perde o direito à matrícula e é desligado do programa. A seleção para Aluno Regular ocorre uma vez por ano. Atualmente, são oferecidas 10 vagas, divididas nas 2 linhas de pesquisa existentes no programa. A seleção é feita por linha de pesquisa e um dos critérios de avaliação é a adesão da trajetória do candidato e de seu Ante-projeto de pesquisa à temática da Linha.
 
Aluno Especial
É o aluno aprovado em uma seleção simplificada, realizada a cada semestre, que dá direito ao candidato que ainda não é Aluno Regular do curso a se matricular em até 2 componentes curriculares do curso por semestre, não podendo o candidato aprovado ultrapassar o limite de 4 componentes nesta condição. As vagas para alunos especiais podem ser oferecidas apenas para alguns componentes curriculares, a depender da disponibilidade do professor que o ministra. Assim, as seleções são feitas a cada semestre e variam de semestre a semestre e de componente a componente. A abertura destes editais tem por objetivo: divulgar o programa; possibilitar que possíveis interessados em ingressar como Aluno Regular se aproxime das discussões do programa, compreendendo a sua estrutura, linhas de pesquisa, projetos em desenvolvimento, corpo docente, temas de interesse e bibliografia utilizada. Assim, capacita o candidato para uma futura seleção para Aluno Regular. O vínculo do Aluno Especial com o programa é provisório e tem duração de apenas um semestre, podendo ser renovado nos semestres posteriores, desde que o candidato seja aprovado em nova seleção (observando-se o limite de 4 componentes, conforme já informado).

 


 

 

Fim do conteúdo da página