Ir direto para menu de acessibilidade.
Busca
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Ações com a Comunidade

brasil 1  espanha


Em consonância com os princípios da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, o PPGCOM possui forte interação com os territórios de identidade onde atua, por meio do desenvolvimento de projetos e ações integrados à investigação científica, que geram diferentes impactos sociais, educacionais, culturais e artísticos. Seguem alguns dos projetos desenvolvidos pelo seu corpo docente.



Projeto de extensão “Emergência Cultural no Recôncavo”

Composto por docentes e discentes da UFRB com histórico de atuação no campo da gestão e da política cultural, que contou com a participação da docente do PPGCOM Daniela Abreu Matos. O projeto teve como público-alvo prioritário os gestores públicos e os conselheiros municipais de cidades do Recôncavo da Bahia e, como público secundário: artistas de diversas linguagens, produtores culturais e gestores e integrantes de instituições, coletivos, espaços e projetos culturais do Recôncavo da Bahia. A primeira etapa do projeto, realizada entre julho e dezembro de 2020, objetivou: 1. contribuir e assessorar os gestores públicos das cidades do Território de Identidade do Recôncavo da Bahia a desenvolver os instrumentos e os processos para receberem integralmente os valores previstos pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei n. 14017/ 2020), garantindo o acesso amplo dos beneficiários finais da lei (trabalhadoras e trabalhadores da cultura, organizações e espaços culturais); 2. incitar a participação da sociedade civil na implantação da lei; 3. contribuir para que os gestores públicos das cidades do Território de Identidade do Recôncavo da Bahia desenvolvessem, em parceria com a sociedade civil, estratégias mais estruturantes de enfrentamento da crise provocada pela pandemia da Covid-19, pensadas no médio e longo prazo, de forma articulada às ações emergenciais viabilizadas pelos recursos da Lei Aldir Blanc. Ao todo, o projeto teve a adesão de 186 participantes, entre gestores públicos e agentes culturais de 18 municípios do Recôncavo da Bahia.



Projeto de extensão “Juventude, Educação e Projetos de Vida”

No que concerne ao diálogo do programa com o ensino médio, destaca-se o projeto de extensão “Juventude, Educação e Projetos de Vida”, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Juventude – GEPJUV –, coordenado e também desenvolvido pela profa. Daniela Abreu Matos. Em vigência desde 2016, o trabalho tem sido realizado em parceria com escolas do ensino médio do município de Cachoeira, BA, sede do PPGCOM. Em 2020, ocorreu a implementação do plano de ação intitulado “Dialogando com jovens do Ensino Médio: projetos de vida e a pandemia do Covid-19. O que mudou?”, entre outubro e dezembro, que recebeu financiamento do Edital 04/2020 - Proext (Pró-Reitoria de Extensão), mediante a concessão de uma bolsa. No total, foram realizadas 06 oficinas de forma remota, tendo como público-alvo estudantes do ensino médio. A médio prazo, tal atividade objetiva estimular os jovens a acessar a universidade pública, em particular na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, bem como mostrar a importância das articulações coletivas para a criação e ampliação de políticas públicas voltadas à juventude, principalmente as oriundas das classes populares.



CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira

A profa. Amaranta Emília César dos Santos é responsável pela organização de um dos principais festivais do gênero documentário no país, pioneiro na região Nordeste. O festival tornou-se referência nacional por sua rigorosa curadoria e pelas reflexões em torno da prática curatorial, bem como pela sua firme atuação em relação aos cinemas contra-hegemônicos e na proposição de pressupostos de seleção e difusão em cinema contra-canônicos. Além disso, o CachoeiraDoc mobiliza anualmente uma rede nacional e internacional de realizadores, documentaristas, pesquisadores, críticos, jornalistas e ativistas. Nas oito primeiras edições, reuniu cerca de 17 mil pessoas, que assistiram a mais de 320 documentários, muitos deles inéditos na Bahia e no Brasil.



Programa de Extensão de Acompanhamento e Enfrentamento à Covid-19 (ufrb.edu.br/coronavírus)

Dentro do programa criado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), voltado à realização de ações direcionadas ao combate do novo coronavírus e à difusão de informações de interesse público, o prof. Guilherme Moreira Fernandes coordenou a realização do “Boletim CoVid-19” (ufrb.edu.br/portal/podcasts-coronavírus-covid-19), que teve por objetivo informar a população sobre os cuidados, os riscos e as medidas que estão sendo tomadas em relação ao novo coronavírus (Covid-19), por meio da realização de boletins para rádio, podcasts, spots e peças gráficas. As docentes Jussara Peixoto Maia e Daniela Matos também estiveram vinculadas a esse programa e, junto aos alunos do curso de Jornalismo, atuaram na elaboração de cards para as redes sociais, com o intuito de difundir informações sobre a pandemia e divulgar as atividades e ações realizadas pela universidade.



Representação em entidades da sociedade civil

A profa. Lilian Reichert atuou como representante institucional no Colegiado Territorial de Identidade Extremo Sul (2015-2018) e, atualmente, é representante institucional no Colegiado Territorial de Identidade Litoral Sul da Bahia (2018-2021). Trata-se de uma política pública de desenvolvimento do Estado da Bahia, importante por se caracterizar como uma tentativa de constituição de um fórum participativo, com o objetivo de influenciar as políticas públicas estaduais (2015-2021).



Registro do Bembé do Mercado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN

O prof. Danillo Silva Barata, em parceria com a docente Thaís Fernanda Salves de Brito (CECULT), coordenou uma investigação interdisciplinar que reuniu pesquisadores, professores e estudantes, voltada à elaboração do dossiê responsável pela instrução do processo de registro do Bembé do Mercado − um candomblé de rua realizado há 130 anos na cidade de Santo Amaro (BA) −, que resultou no seu reconhecimento como Patrimônio Cultural do Brasil na reunião do Conselho Consultivo do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional), ocorrida no dia 13 de junho de 2019. Esse trabalho foi viabilizado por meio de um Termo de Execução Descentralizada formalizado entre a UFRB e o IPHAN. Além da pesquisa historiográfica, o dossiê também contou com a produção de documentos fotográficos e um documentário audiovisual, intitulado “Bembé do Mercado - 130 anos”, que ganhou o prêmio de melhor filme de longa metragem do júri popular da mostra competitiva baiana do XVI Panorama Internacional Coisa de Cinema.



EMILLY DISSERTAÇÕES 1

Foto: Emilly Chaves




Fim do conteúdo da página