Ir direto para menu de acessibilidade.
Busca
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Apresentação e Histórico

brasil 1  espanha



Sobre o Programa
 

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mídia e Formatos Narrativos (PPGCOM), nível Mestrado, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), iniciou suas atividades no ano de 2017. É o primeiro Programa de Pós-graduação em Comunicação localizado numa cidade de pequeno porte do Nordeste do Brasil, longe das capitais dos estados. 

Os estudos que resultaram na formulação da proposta do PPGCOM tiveram início em 2012. Em diálogo com os itens recomendados no documento da área de Comunicação e Informação da CAPES - Compromisso da Instituição, Condições Estruturais, Proposta do Curso, Corpo Docente, Produtividade Docente e Consolidação da Capacidade de Pesquisa -, ainda em março de 2012, estabeleceu-se como prioridade associar de forma articulada as pesquisas de professores dos cursos do Centro de Artes, Humanidades e Letras voltadas à Comunicação.

Em 2013, foi organizado o "Seminário Temático em Comunicação";, no qual os docentes, em seus respectivos grupos de pesquisa, puderam dialogar e delimitar similaridades temáticas e problemas específicos com os quais estavam trabalhando. Com essas particularidades identificadas, grupos de pesquisa foram reorganizados e conceitos-chave foram destacados - comunicação, arte, mídia, memória e sensibilidades - , que resultaram na delimitação de uma grande área de concentração, ou seja, Mídia e Formatos Narrativos, e duas linhas de pesquisa: Comunicação e Memória e Mídia e Sensibilidades, que passaram a nortear a estruturação do projeto do PPGCOM.

Outras ações também contribuíram para a configuração do curso no modo como ele funciona atualmente. Dentre elas, destacam-se: o seminário realizado com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFRB, em que se discutiu o perfil da proposta e o compromisso da UFRB em estimular e consolidar a pesquisa na instituição; o seminário com coordenadores de PPG’s em Comunicação e área afins, no qual debateu-se possíveis desafios, oportunidades e parcerias; e as visitas dos professores César Guimarães (UFMG) e André Lemos (UFBA), com os quais foram discutidos outros aspectos da proposta.

Assim, o PPGCOM é resultado do amadurecimento das pesquisas produzidas pelo corpo docente que, em sua maioria, envolvem dimensões sociais, identitárias, históricas e afetivas, interpenetradas pelas dinâmicas da Comunicação Social, como também pela interface com outras áreas de conhecimento presentes no CAHL, como as Ciências Sociais, as Artes Visuais, a Museologia, a História e o Cinema e Audiovisual. À pesquisa, soma-se ainda o histórico de eventos realizados no Centro, como festivais de cinema - a exemplo do Cachoeira.Doc, um dos principais festivais de cinema documentário do Brasil - seminários sobre identidades religiosas, debates acerca de manifestações culturais e exposições fotográficas, que elucidam a inserção social do corpo docente do Programa com a comunidade local.

O PPGCOM já foi sede de grandes eventos internacionais, como o IV Congresso Internacional sobre Cultura, realizado em 2018 em parceria com a Universidade Federal da Bahia e a Universidade do Minho e nacionais. Em setembro de 2017, promoveu o Historicidades nos Processos Comunicacionais – VI Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros, com o tema Movimentos Epistêmicos, Políticos e Culturais do Tempo, que contou com a participação de pesquisadores da UFBA, UFMG, UFRJ, UFRB, UFOP, UFPI, FIOCRUZ, UERJ e USP, paralelamente ao II RECOM – Comunicação e Processos Sociais,  evento regional que se tornou espaço de reflexão sobre temas contemporâneos a partir do olhar comunicacional. Em 2019, o Programa promoveu o COMÚSICA, com pesquisadores brasileiros voltados ao debate sobre temas relacionados às cenas musicais, à indústria da música, sua relação com as cidades, a criatividade e a crítica nas pesquisas acadêmicas. Em 2020, o PPGCOM realizou a terceira edição do RECOM, de maneira remota com o tema Mídia e Formatos Narrativos.

Em seus quatro anos de funcionamento, o PPGCOM tem feito um duplo esforço de diálogo com a área de Comunicação, de forma ampla, e com a realidade regional específica do interior da Bahia, numa perspectiva histórica, o que tem proporcionado o fortalecimento da sua especificidade identitária. Isso se reflete na procura pelo curso de estudantes procedentes do estado da Bahia, interessados em explorar, prioritariamente, temáticas de pesquisa voltadas para o estudo de expressões contra-hegemônicas da memória e das sensibilidades.



Mestrado

Objetivo geral

Formar novos pesquisadores na área de Comunicação, de forma a consolidar as redes de investigação existentes no Centro de Artes, Humanidades e Letras, proporcionando a ampliação da produção de conhecimento sobre a Comunicação Social no âmbito regional, nacional e internacional.



Objetivos específicos


a) construir conhecimentos voltados às demandas comunicacionais e culturais relativas às especificidades dos modos de vida relacionadas às populações e
organizações da sociedade regional, notadamente do Recôncavo da Bahia;

b) associar o estudo da comunicação, arte e memória com as desigualdades sociais, culturais e/ou estéticas, de modo a propiciar a análise comparada e os
intercâmbios entre a Bahia e outras regiões do Brasil e do mundo;

c) problematizar o campo da comunicação de modo articulado às múltiplas dimensões da vida social, política, econômica, tecnológica e cultural, em suas
acepções midiáticas, narrativas e mnemônicas;

d) investigar as transformações geradas na memória, nas sensibilidades e nas narrativas, considerando as interfaces entre diferentes meios, o cenário atual das tecnologias de comunicação, o big data e o consumo;

e) estimular a convergência de temáticas que dialoguem com a área da comunicação, mídia e memória;



Apresentação e Histórico HANNA

Foto: Hanna Rodrigues



Fim do conteúdo da página