Ir direto para menu de acessibilidade.
Busca
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Corpo Docente Comunicação e Memória

brasil 1  espanha


IMG_20210326_160202965.png   Angelita Maria Bogado

Docente do Curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFRB. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Pós-doutorado no Departamento de Artes e Comunicação da UFSCar (DAC/UFSCar). Coordena, em parceria com o Prof. Dr. Jorge Cardoso Filho, o Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Artes (GEEECA)-UFRB/CNPq. Atualmente se dedica aos estudos dos cinemas periféricos com a pesquisa intitulada “Recôncavo da Bahia, uma estética da memória: corpo coletivo, afeto e futuro”.

Grupo de Pesquisa: GEEECA

Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. 


 
IMG_20210326_160202965.png   Daniela Abreu Matos

Possui graduação em Comunicação Social - Produção em Comunicação e Cultura - pela Universidade Federal da Bahia (1999), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2003) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Professora Associada do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: juventudes, periferias urbanas e narrativas identitárias. Também dedica-se a estudos voltados para gestão cultural, políticas culturais, elaboração de projetos sociais e captação de recursos para Organizações Sociais.

Grupo de Pesquisa: COMUM

Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. 



eu   Guilherme Moreira Fernandes

Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Bacharel em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009). Realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020). Professor Adjunto do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB). É pesquisador do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura (CNPq/UFRB). É presidente da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom - gestão 2019/2021) e coordenador do GP História das Mídias Audiovisuais da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). Associado da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Tem pesquisado sobre folkcomunicação, censura às diversões públicas e homossexualidade nas telenovelas.

Grupo de Pesquisa: Corpo e Cultura

Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. 


 

  Hérica   Hérica Lene Brito

Jornalista pela UFES, doutora e realizou estágio pós-doutoral em Comunicação e Cultura pela UFRJ, mestre em Comunicação pela UFF e especialista em Estratégias em Comunicação Organizacional (Faculdade Cândido Mendes de Vitória-ES). Professora do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CAHL/UFRB). Coordena o grupo de pesquisa "Comunicação, identidades e memória" e desenvolve, principalmente, pesquisas sobre história da imprensa. Recebeu, em 2007, o Prêmio Freitas Nobre, concedido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); e, em 2001, o 7º Prêmio Capixaba de Jornalismo. É autora dos livros "Jornalismo de economia do Brasil" (Editora UFRB, 2013) e "Jornais Centenários do Brasil" (Labcom/Universidade da Beira Interior - 2020).

Grupo de Pesquisa: COMUNIME

Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. 



foto jussara peixoto maia  Jussara Maia

Possui graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (Universidade Federal da Bahia -1992), com Mestrado (2005), Doutorado (2012) em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Universidade Federal da Bahia) e Pós-Doutorado em Comunicação (Universidade Federal de Minas Gerais). Professora Associada do Centro de Artes, Humanidades e Letras, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e pesquisadora associada do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC), da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência profissional na área de Comunicação Social e Jornalismo, com ênfase em Telejornalismo, Jornalismo Impresso e Comunicação Organizacional, áreas nas quais atua no âmbito acadêmico, em atividades de ensino e pesquisas que investigam as relações entre Comunicação, Cultura, Política e Sociedade.

Grupo de Pesquisa: COMUM

Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. 



marcha das vadias vha   Lilian Reichert Coelho

Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestre em Estudos Literários pela UNESP-Araraquara (2000) e doutora em Letras (Literatura Contemporânea) pela Universidade Federal da Bahia (2009). Docente do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (UFSB). Na pesquisa e na extensão, tem interesse em: literatura contemporânea em língua inglesa, literatura brasileira contemporânea, literatura e jornalismo, comunicação e educação populares. Desde 20 de abril de 2020, é Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Grupo de Pesquisa: COMUM

Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. 



marcha das vadias vha   Ludmila Moreira de Carvalho

Professora Adjunta do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias (CECULT) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Possui doutorado em Estudos Cinematográficos pela Université de Montreal - Canadá (2009), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2004) e graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo também pela UFBA (2002). Lidera o grupo Cinececult - Laboratório de Apreciação e Análise do Audiovisual, realizando atividades integradas de pesquisa e extensão na área de cinema e educação. Possui experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: história e teoria do cinema e da ficção seriada; cinema, infância e educação; cinema infantil; autoria no cinema e na televisão; teoria feminista do cinema; autoria feminina no cinema e na televisão. 

Grupo de Pesquisa: CINECULT

Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. 


 
9 Sergio Mattos   Sérgio Mattos

Doutor em Comunicação pela Universidade do Texas, Austin, Estados Unidos (1982), vem realizando pesquisas sobre o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa no Brasil desde a década de 1970. É professor aposentado da UFBA e docente do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Exerceu a função de superintendente da Editora da UFRB durante o período de março de 2010 a dezembro de 2019.

Docente aposentado

Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. 


Docente colaborador


marcha das vadias vha   Paulo de Jesus

Nascido na Boa Vista de São Caetano, Salvador - Bahia. Possui graduação em licenciatura em História (2001), mestrado em História Social (2004) e doutorado em História Social (2017), todos pela Universidade Federal da Bahia. Atua como Professor Adjunto no Colegiado de História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Tem experiência na área de História do Brasil Império, com interesse principalmente nos seguintes temas: Bahia, escravidão, comércio Atlântico e imprensa baiana do século XIX.

Grupo de Pesquisa: A Bahia e o Império: Política e Sociedade

Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. 


 Docente visitante


itania  Itania Maria Mota Gomes

Professora Titular Aposentada da Universidade Federal da Bahia, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e bolsista produtividade em Pesquisa do CNPq. Professora Visitante no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2000). Coordena o Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC). Membro titular do Comitê de Assessoramento Artes, Ciência da Informação e Comunicação (CNPq), mandato de 01/10/2015 a 30/06/2018, e coordenadora geral do CA-AC, de julho de 2017 a junho de 2018. Realizou Estágio Sênior na Columbia University/USA, 2013/2014, sob supervisão de Michael Schudson, e pós-doutorado em 2006/2007, na Université Sorbonne-Nouvelle (Paris III), sob supervisão de François Jost, ambos com bolsa CAPES. Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação/COMPÓS no biênio 2009/2011 e vice-presidente no biênio 2011/2013. Tem longa história de cooperação internacional, marcadamente com instituições francesas. Atualmente, coordena, pelo lado brasileiro, o IRP/AMIS - International Research Project (IRP) / ARCHIVES-MÉDIAS-IMAGES-SOCIÉTÉS, financiado pelo CNRS - Centre National de la Recherche Scientifique (França). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, mandato 2003/2005. É Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (1995), Jornalista, com graduação em Comunicação/habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1990), e Assistente Social, com graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1987). Coordenou o Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (www.telejornalismo.facom.ufba.br), entre 2002 e 2016. É pesquisadora na área de Comunicação, com ênfase em Cultural Studies, Comunicação Audiovisual, Historicidades e Temporalidades, Televisão, Telejornalismo, Estudos de Recepção, Teorias da Comunicação e Teorias do Jornalismo. 

Grupo de Pesquisa: TRACC

Email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.


 


RUA 13 DE MAIO CAMILLA COMUNICAÇÃO E MEMÓRIA


Foto: Camilla Souza





Fim do conteúdo da página