Ir direto para menu de acessibilidade.
Busca
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Professora do Programa lança livro sobre beleza

Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura apresenta a coletânea no dia 28 de novembro em Salvador

O Belo Contemporâneo: corpo, moda e arte. Este é o título da coletânea organizada pela professora Renata Pitombo Cidreira - coordenadora do PPGCOM, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) -, que será lançado no próximo dia 28 de novembro, a partir das 15h no Museu Carlos Costa Pinto. A publicação celebra os 10 anos de atividade do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura, coordenado pela professora Renata Pitombo, e reúne 12 artigos de pesquisadores do grupo distribuídos em três grandes eixos temáticos: Criações visuais, Pluralidades Corporais e Aparências Midiatizadas, além da introdução do professor Monclar Valverde, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“A crítica que negava o belo no século 20 tem dado lugar ao questionamento sobre novas possibilidades de reconhecimento de novos padrões de beleza, redefinindo o seu papel nos processos de criação e fruição da atualidade. A partir desse cenário, os textos procuram apreender novas concepções da beleza, tendo o corpo vestido ou a composição da aparência como elemento norteador das discussões”, explica Renata Pitombo.

Bem recebido pelo público, o livro já foi lançado em Porto Alegre, no 15º Colóquio de Moda, em Cachoeira, no 6º Seminário Corpo, Moda e Performance e na Feira do livro de Feira de Santana. O Museu Carlos Costa Pinto, que receberá o lançamento em Salvador, foi o local que o grupo produziu a imagem da capa do livro que busca um olhar contemporâneo para a pintura do artista Johannes Vermeer "Moça com Brinco de Pérola" de 1665, na imagem de autoria do fotógrafo, Leto Carvalho.

 

Informações à imprensa:

 

Gina Reis – 71 99988 1358 / This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Larissa Molina – 75 99168 2598 / This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

Instagram: @gpcorpoecultura

cartaz lançamento belocontemporaneo

registrado em:
Fim do conteúdo da página