Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Conferência sobre Visibilidade com Mauro Carbone

A partir da centralidade da imagem na contemporaneidade, novas formas de visualização e de experiência visual se impõem. Diante dessa constatação, o professor italiano Mauro Carbone, atualmente da Université Jean Moulin (Lyon 3), tem tentado problematizar a noção de visibilidade, que será retomada na palestra inspirada em seu primeiro livro lançado em português (Ver segundo o quadro, ver segundo as telas), que traz o selo da Editora da Universidade de Caxias do Sul (Educs, 2019).

A atividade, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mídia e Formatos Narrativos, acontece no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cachoeira, na próxima segunda-feira, dia 16 de dezembro, a partir das 14h.

Interessado particularmente pelo pensamento do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, Carbone retoma especialmente as últimas obras do autor e procura se debruçar sobre a tese, esboçada por ele, segundo a qual haveria uma “precessão” recíproca da visão e do visível. A pintura e o cinema, especialmente, fornecem os elementos para as análises empreendidas por Carbone, culminando com a proposição da noção de “arquitela” – entendida, no livro que, agora, está sendo lançado no Brasil, “como o conjunto de condições de possibilidade de mostrar e esconder que, em nossa cultura, teria sido aberto pelo próprio corpo humano, como visível e vidente ao mesmo tempo”.

Mauro Carbone é fundador e um dos diretores da Revista Chiasmi International, publicação trilíngue sobre o pensamento de Merleau-Ponty. Entre seus livros, destaque para La chair des images: Merleau-Ponty entre peinture et cinema (Paris, Vrin, 2011) e Philosophie-érans (Paris, Vrin, 2016).

foto carbone

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página