Ir direto para menu de acessibilidade.
Busca
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

EVENTO! VII Seminário Corpo, Moda e Performance

VII Seminário Corpo, Moda e Performance reúne pesquisadores nacionais e internacionais

Diálogos contemplam relações entre corpo, moda, cotidiano, expressividade, identidade e imaginário 

O Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), promoverá em novembro, o VII Seminário Corpo, Moda e Performance com uma programação que contempla 30 pesquisadores nacionais e internacionais de diversas instituições para dialogar sobre investigações das relações do corpo e moda com a performance, cidade, patrimônio, expressividade, visibilidade e identidade. Entre os destaques, a conferência de abertura, no dia 03 de novembro, às 14h, com o professor de Sociologia da Universidade de Paris V – Sorbonne, Michel Maffesoli, considerado um dos maiores especialistas na pós-modernidade e referência nos estudos sobre o atual, cotidiano e imaginário. O professor irá retomar aspectos do seu livro intitulado "No fundo das aparências", no qual observa o hedonismo cotidiano, o culto ao corpo e a ênfase na aparência que fundamenta e sustenta toda a vida em sociedade. A conferência terá tradução simultânea.

O evento contará com oito encontros ao total que serão realizados remotamente e transmitidos online pela TV UFRB no Youtube. Os diálogos serão realizados em duas etapas: nos dias 03 e 04 de novembro e depois nos dias 10 e 11 de novembro, sempre com início às 14h e 16h. Após a conferência de abertura, no dia 03 de novembro, a partir das 16h, o evento seguirá com a mesa Corpo, Moda e Performance, com a participação de Rosane Preciosa (UFJF) e Joana Bosak (UFRGS), com mediação de Renata Pitombo Cidreira (UFRB).

No dia 04 de novembro, às 14h, Fabio La Rocca (Universidade Paul-Valéry - França) e Beatriz Ferreira Pires (EACH/USP) compõem a mesa Corpo, Imagem e Cidade que será mediada por Henrique Sena (UFRB). Em seguida, às 16h, Corpo, Moda e Patrimônio será com Rita Salvado da Universidade da Beira Interior (UBI- Portugal) e Rita Andrade (UFG) com mediação de Guilherme Fernandes (UFRB).

Já na semana seguinte, nos dias 10 e 11 de novembro, haverá as apresentações de pesquisas dos mestrandos, doutorandos e pesquisadores associados ao grupo de pesquisa. No dia 10 de novembro, às 14h, a mesa Corpo, Moda e Expressividade será com Gina Reis (UFBA), Andressa Borotti (USP), Etevaldo Cruz (IFMT) e Larissa Molina (UFBA), com mediação de Renata Leahy (UNIME). Em seguida, às 16h, a mesa Corpo, Moda e Visibilidade, vai reunir Naiara Moura (UFBA), que fará a mediação dos trabalhos, Helena Gabrielle Ribeiro (UFBA), Vanhise Ribeiro (UFBA), Armando de Oliveira (UFBA), Bárbara Anunciação (UFRB) e Pablo Portella (UFBA).

No dia 11 de novembro, às 14h, Mayane Carvalho (UFBA), Fernanda Barbosa (UFRB), Rose Sathler (USP), Vanessa Gonzaga (UFRB), Cícero Bernar (UFRB) e o mediador Matheus Ruffino (UFRB), compõem a mesa Corpo, Moda e Identidade.  A atividade de encerramento do evento, às 16h do dia 11 de novembro, será com o lançamento do livro “Censura no Brasil Republicano”, com participação de Igor Sacramento (UFRJ), Grimaldo Carneiro (Editora Sagga), Daniel Saraiva (UDESC) e Guilherme Fernandes (UFRB).

Em sua sétima edição, o Seminário Corpo, Moda e Performance é realizado a cada dois anos e, a cada ano, reúne pesquisadores vinculados ao grupo e de outras instituições de ensino e pesquisa, incentivando o diálogo e a troca de conhecimento, consolidando-se com uma das principais atividades do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura (Cadastrado no CNPq), coordenado pelas professoras doutoras Renata Pitombo Cidreira (UFRB) e Beatriz Ferreira Pires (USP). O evento conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Comunicação – Mídia e Formatos Narrativos (PPGCOM) da UFRB e do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As inscrições para os ouvintes que desejarem certificação são gratuitas e estarão abertas durante as transmissões do evento.

 

VII Seminário Corpo, Moda e Performance 

Onde? Canal da TV UFRB no Youtube http://www.youtube.com/ufrb

Quando? Dias 03/11 e 04/11 às 14h e 16h e dias 10/11 e 11/11 às 14h e 16h.

Dia 03, às 14h, Conferência Internacional de Abertura com tradução simultânea.

Gratuito – Inscrições durante as transmissões online

Mais informações, no Instagram: http://www.instagram.com/gpcorpoecultura  e na página do Facebook: http://www.facebook.com/grupodepesquisacorpoecultura

 

Programação - VII Seminário Corpo, Moda e Performance  

03/11/2021 

Conferência de Abertura – às 14h – No fundo das aparências

Michel Maffesoli (Paris V - Sorbonne) 

Mesa 1 – às 16h - Corpo, Moda e Performance

Renata Pitombo Cidreira (UFRB) - mediadora

Rosane Preciosa (UFJF)

Joana Bosak (UFRGS)

 

04/11/2021 

Mesa 2 – às 14h – Corpo, Imagem e Cidade

Henrique Sena (UFRB) - mediador

Fabio La Rocca (UPVM3)

Beatriz Ferreira Pires (EACH/USP) 

Mesa 3 – às 16h – Corpo, Moda e Patrimônio

Guilherme Fernandes (UFRB) - mediador

Rita Salvado (UBI)

Rita Andrade (UFG)

 

10/11/2021

Mesa 4 – às 14h – Corpo, Moda e Expressividade

Renata Leahy (UNIME) - mediadora

Gina Reis (UFBA)

Andressa Roberta Borotti (USP)

Theo Cruz (IFMT)

Larissa Molina (UFBA)

Mesa 5 – às 16h – Corpo, Moda e Visibilidade

Naiara Moura Pinto (UFBA) - mediadora

Helena Gabrielle Ribeiro (UFBA)

Vanhise Ribeiro (UFBA)

Bárbara Anunciação (UFRB)

Armando de Oliveira (UFBA)

Pablo Portella (UFBA)

 

11/11/2021 

Mesa 6 – às 14h - Corpo, Moda e Identidade

Matheus Ruffino (UFRB) - mediador

Mayane Carvalho (UFBA)

Fernanda Barbosa (UFRB)

Rose Sathler (USP)

Vanessa Gonzaga (UFRB)

Cícero Bernar (UFRB)

Atividade de encerramento – às 16h – Lançamento do livro “Censura no Brasil Republicano”, com participação de Igor Sacramento (UFRJ), Grimaldo Carneiro (Editora Sagga) e Daniel Saraiva (UDESC), mediação de Guilherme Fernandes (UFRB).

 

MINI CURRÍCULO | CONVIDADXS 

Michel Maffesoli

Professor emérito da Universidade de Paris V - Sorbonne, diretor do Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano (CEAQ) e das revistas Societés e Cahiers Européens de l’Imaginaire. Doutor em Ciências Humanas e Sociais, e em Sociologia, pela Universidade de Grenoble, na França. Também, integra o Institut International de Sociologie (I.I.S.) e o Institut Universitaire de France. Ao longo de sua carreira escreveu mais de 30 livros, entre eles: "O tempo das tribos", "O conhecimento Comum", "A Transfiguração do Político", "A ordem das coisas", “No fundo das Aparências”, entre outras.

Rosane Preciosa

Professora do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Mestra em Teoria da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1979. Dedica-se a pesquisas que cruzam campos de saber, adotando perspectivas minoritárias. Interessa-se sobretudo pelos modos de pensar-escrever, de vestir, de imaginar que inventam outros territórios de existência. 

Joana Bosak

Professora no Bacharelado em História da Arte e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Diretora do Museu Moda e Têxtil da UFRGS. Licenciada e bacharela em História (1996-97) e Mestra em História (2000) pela UFRGS. Doutora em Estudos de Literatura - Literatura Comparada pela UFRGS (2006) com estágio doutoral na Universitat de Barcelona, em 2003. Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS entre 2011e 2013. Professora visitante Erasmus+ na Università Ca'Foscari (Veneza), em 2016. Líder do grupo de pesquisa História da Arte e Cultura de Moda registrado junto ao CNPq.

Rita Salvado

Diretora Adjunta do Museu de Lanifícios e Professora Auxiliar na Universidade da Beira Interior (UBI). Doutorou-se em Engenharia Têxtil com doutoramento europeu – Portugal, França e Suécia – pela Université de Haute Alsace e pela UBI, em 2002. Foi coordenadora da licenciatura em Design de Moda da UBI entre 2006 e 2013, tendo recebido o prémio de Mérito Pedagógico da UBI-FE/CGD 2013. Em 2003, recebeu o prémio científico “The Fiber Society Student Award”. Atualmente desenvolve investigação na sinergia entre Engenharia Têxtil e Design, aplicada em têxteis interativos, tecnologia vestível (wearable technology) e em valorização cultural. 

Rita Andrade

Professora do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual e do Bacharelado em Design de Moda da Faculdade de Artes Visuais na Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG). Pós-doutoranda do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ). Doutora em História Cultural pela PUC/SP e Mestra em História da Indumentária e dos Têxteis pela Universidade de Southampton, Inglaterra. Interesses de pesquisa se concentram em indumentária em museus e patrimônio cultural; história da indumentária no Brasil, na América Latina e nos países de língua portuguesa.

Fabio La Rocca

Atua como professor de Sociologia na Université Paul-Valéry Montpellier III – França. Possui graduação em Sociologie pela Università degli studi di Salerno – Itália (2001), mestrado em Sociologie pela Université Paris Descartes Sorbonne (2002) e doutorado em Sociologie pela Université Paris Descartes Sorbonne (2008). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase nas temáticas de Sociologia do Imaginário, Comunicação e Mídias, Sociologia Visual, Cidades e Espaços Urbanos, Epistemologia e história do pensamento sociológico.

 

WhatsApp Image 2021 09 21 at 11.25.00

WhatsApp Image 2021 09 21 at 11.25.01

WhatsApp Image 2021 09 21 at 11.25.02 

WhatsApp Image 2021 09 21 at 11.25.03

WhatsApp Image 2021 09 21 at 11.25.03 1

WhatsApp Image 2021 09 21 at 11.25.04

registrado em:
Fim do conteúdo da página