Ir direto para menu de acessibilidade.
Busca
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

PPGCOM-UFRB na COMPÓS 2023

Por Lila Santos

Entre os dias 03 a 07 de julho de 2023, seis pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), estarão no trigésimo segundo (32°) Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação no Brasil (COMPÓS) de forma presencial, na Universidade de São Paulo (USP). Disputas e debates em torno da conformação do campo de pesquisa em comunicação, serão destaques na programação. Conversamos com três participantes que estarão no evento sobre seus respectivos projetos e expectativas.

A temática do encontro, que acontecerá na cidade de São Paulo, se norteará por questões relacionadas com a “Comunicação para a Vida”, onde serão destacadas a contribuição da comunicação para o desenvolvimento da ciência brasileira. Daniela Matos, atual coordenadora do PPGCOM, conta que o encontro representará um espaço importante e atrativo para o programa, por se tratar de campos de saber com objetos, problemas e fenômenos sociais. "O PPGCOM, apesar de novo, estará inserido no contexto nacional da pesquisa em comunicação no Brasil. O trabalho que irei apresentar, por exemplo, foi desenvolvido em parceria com colegas da Universidade Federal de Ouro Preto. Ao participarmos, estaremos estreitando relações com outras universidades e conhecendo novas pesquisas", diz Matos.

Expectativa

Como esse período é importante para o debate de temas centrais relacionados à área da comunicação, o evento gera expectativas das participantes que assim como a Daiane Santiago, discente do programa, acredita na aprendizagem e no compartilhamento oferecido pela agenda. "Estou animada com a possibilidade de troca e convívio de forma presencial junto a docentes e discentes de outros programas". Sua orientadora, a professora drª. Jussara Maia, está ansiosa para apresentar a proposta junto a sua orientanda. "É um grande prazer participar do GT com um texto produzido com a Daiane, sobre questões trazidas por sua pesquisa, e levar uma investigação tão relevante representando o PPGCOM da UFRB para um seminário de destaque nacional", comenta entusiasmada.

O objetivo desses cinco dias de partilha comunicacional é de incentivar, fortalecer a comunidade científica, desenvolver cada vez mais novas pesquisas, aumentar a qualidade educacional, circulação de informação, conhecimento e esclarecer minimamente fundamentos para uma vida social digna e justa. As produções dessas cientistas destacarão "o papel relevante que as diferentes atividades do campo da comunicação desenvolvem no âmbito da ciência brasileira" - proposta frisada pela comissão organizadora do evento.

Como funciona

Muito importante para o campo acadêmico, teórico e de relevância política, a compós busca pertencer a outros campos de saber de intersecção e diálogo que se diferenciam de outras pesquisas. A própria ideia da sociologia da comunicação, relação com a história, artes e outras áreas de conhecimento já destaca a instituição como autônoma e lida como um espaço importante de liderança. As atividades acontecem a princípio pelo envio dos trabalhos de forma completa. Cada artigo é relatado por outro pesquisador ou pesquisadora que está inserida em determinado GT (grupo de trabalho). Ao longo da apresentação, o autor/a possui 50 minutos para aprofundar suas respectivas pesquisas, seguida de um relato crítico, acompanhado de provocações. Em seguida, os autores e autoras já respondem algumas questões relacionadas a sua própria pesquisa e ao final, um debate é aberto com todas as pessoas presentes.

Para mais informações do evento, acesse o site: <https://compos2023.eca.usp.br/home/programacao-geral/>.

registrado em:
Fim do conteúdo da página