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Defesa de Mestrado | 29SET

FOTOGRAFIAS DE VIVÊNCIA: PERFORMANCES DO CORPO PENITENTE EM GUY VELOSO

CASSIO FELIPE DE LIMA SILVA VIANA

 

29SET - 09h | Google Meet

As visualidades de Guy Veloso sobre o universo dos penitentes constituem fotografias de vivência que revelam uma experiência estética a partir da relação tautológica. Esta dissertação pretende investigar a representação do corpo penitente a partir da iconografia “Penitentes: dos ritos de sangue à fascinação do fim do mundo” (Veloso, 2019) observando, em um conjunto de dez fotografias, as estratégias estéticas e poéticas por meio das quais, o artista torna visível e representa a interação que os corpos penitentes estabelecem com o invisível, bem como as formas que escapam e nos olham diante desse ato. Partilhamos um modo de ver a imagem enquanto acontecimento, em sua dimensão performativa. Esta operacionaliza a interpretação de modo menos asfixiante: não para esgotar os significados das fotografias de Guy Veloso, mas para expandir os horizontes do ver, retomar sensibilidades esquecidas num exercício de leitura e experimentação das imagens. Além da pesquisa bibliográfica e documental, da análise das mídias e da Performance como epistemologia e lente metodológica, irradiamos, como metodologia, a ideia de que podemos reconhecer a experiência estética na leitura das performances sociais através da categoria “mise-en-scene”, evocada enquanto “lugar de ver a performance” em produtos e processos comunicacionais. A escolha pelo ancoramento de uma escrita poética, performativa e de caráter etnográfico reafirma e se fundamenta a partir dos referenciais teóricos acionados em questão, mas sobretudo pela dimensão afetiva e identitária que atravessa a relação do apreciador-artista-pesquisador com o fenômeno dos penitentes, bem como das sensibilidades reapropriadas no processo de fruição e recriação com as fotografias. Traçamos, então, assim como os penitentes, uma deriva teórica e experimental enquanto peregrinação performática por “estações” para articular conceitos como Arquivo e Repertório, Corpo-imagem e Corpo-câmera, Experiência e Experiência estética, além das contaminações entre Fotografia e Performance inspirados por Diana Taylor, Didi-Huberman, Leda Maria Martins, Danillo Barata, Henry-Pierre Jeudy, Jonh Dewey, Jorge Cardoso Filho, Juliana Gutmann, Jorge Larrosa, Susan Sontag e Dénètem Touam Bona.

Banca examinadora
Prof. Dr. Danillo Silva Barata | presidente - UFRB
Profª. Drª. Nadja Vladi Cardoso Gumes | UFRB
Profª. Drª. Anna Karina Castanheira Bartolomeu | UFMG

PPGCOM23 SET post 05

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