Ir direto para menu de acessibilidade.
Busca
Acesso à informação
Início do conteúdo da página

Defesa de Mestrado | 17JUN

O que nos move: diálogos sobre a mise-en-scène com a série de documentário Retrato Íntimo
Leandro Santos Rodrigues

17 de junho - 9h | google meet

Este trabalho estuda o processo de criação da série de documentário de minha autoria intitulada Retrato Íntimo interessado em investigar como se dá a relação entre as mise-en-scènes dos sujeitos – quem filma e quem é filmado – nas diferentes etapas de realização de uma obra audiovisual. Retoma para tanto o conceito de mise-en-scène de Jean-Louis Comolli e utiliza como método de análise a Teoria dos Cineastas, buscando verificar na própria obra indícios de que as mise-en-scènes dos sujeitos filmados foram acolhidas por aquele que os filmou. Guiado pela Poética da Relação de Édouard Glissant, especialmente a sua noção de opacidade, o presente trabalho se debruça não apenas sobre a série enquanto obra acabada, mas também, e fundamentalmente, sobre os documentos de processo que a originaram, apropriando-se nesse sentido das ricas contribuições oriundas da Crítica Genética. Sendo Retrato Íntimo uma série que acompanha a jornada de cinco pessoas transgênero inseridas no mercado formal de trabalho, sua análise nesta pesquisa também aborda questões relacionadas à representação e à representatividade, especialmente à luz do debate sobre o conceito de trans fake.

Banca examinadora
Profª. Drª. Amaranta Emilia Cesar dos Santospresidente - UFRB
Profª. Drª. Tatiana Rodrigues LimaPPGCOM - UFRB
Profª. Drª. Ramayana Lira de SouzaUnisul

PPGCOM25 JUN post 02

registrado em:
Fim do conteúdo da página