UFRB marca presença em evento na comunidade quilombola Vila Guaxinim

Publicado: Segunda, 29 Novembro 2021 15:11

evento fotosTatianaVelloso       Fotos de Tatiana Velloso

Nos dias 25 e 26 de novembro, ocorreram o V Diálogos Quilombolas da Comunidade Vila Guaxinim e o IV Diálogos de Povos e Comunidades Tradicionais do Município de Cruz das Almas, na sede da Associação Comunitária da Vila Guaxinim, com o tema “Impactos da pandemia e os desafios dos povos quilombolas e das comunidades tradicionais para seguir em frente”.

Os eventos foram palco para o diálogo entre o poder público e as comunidades tradicionais do município de Cruz das Almas sobre: políticas públicas de promoção da igualdade racial; intolerância religiosa; estratégias para o pós pandemia; criação de espaço de diálogo e parcerias entre movimentos sociais, instituições e grupos do Território do Recôncavo e do estado da Bahia; e criação de espaço com atividades culturais e educativas que retratem a identidade quilombola e do Recôncavo.

Na abertura do evento, as representações das comunidades Vila Guaxinim, Silvana Pedreira e Miriam Barros, e Baixa da Linha, Márcia Cristina Cavalcante, acolheram as representações institucionais: Rosemberg Pinto, Deputado Estadual; Elisângela Araújo, COTRAF/CUT; Orlando Pereira, ex-Prefeito do município de Cruz das Almas; professor Carlos Eduardo Carvalho, UNEB; Pablo Rezende, Ricardo Pinheiro, Thiago Chagas e Carlos Trindade, vereadores de Cruz das Almas; Fernanda Fonseca, Secretária Municipal de Políticas Especiais de Cruz das Almas; Geisa Novaes dos Santos, Secretária Municipal de Educação de Cruz das Almas; Denise Quaresma, SETAF Recôncavo; Mariana Câmara, CEAPA; Ednalva Fiuza, Associação da Pumba; Mária Regina Oliveira, projeto Azulão; Jailson Araújo, ADAB, Grupo Cultural 20 de Novembro; representações da Secretaria Municipal de Agricultura.

A UFRB esteve representada pelo Reitor Fábio Josué Souza dos Santos, professor Silvio Luiz de Oliveira Soglia, Reitor entre  2015 e 2019, Pró-Reitora de Extensão Tatiana Velloso, Coordenadora de Extensão e Universidade da PROEXT, professora Maria da Conceição de Menezes, e servidor do MEASB/PROEXT, Carlos José da Silva. Estiveram presentes estudantes do Grupo de Ação Interdisciplinar em Agroecologia (GAIA) e dos projetos de extensão Educa Rap e Agentes Populares de Saúde, além de estudantes de diversos cursos da UFRB.

O evento contou com a exposição de produtos das comunidades quilombolas da Vila Guaxinim e da Baixa da Linha, e de outras comunidades do Recôncavo, que retratam a diversidade de alimentos que garantem a segurança alimentar e nutricional das famílias e contribuem para o abastecimento da sociedade. Segundo dados do Censo Agropecuário do IBGE (2017), a agricultura familiar tem participação fundamental na produção de alimentos para o abastecimento interno, e constitui a base econômica de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes.

Na oportunidade, foram entregues equipamentos para a instalação de uma agroindústria de processamento de alimentos da CAR/SDR, e anunciada as ações de energia elétrica com extensão para as comunidades quilombolas da Vila Guaxinim e da Baixa da Linha. Houve a apresentação cultural do grupo Samba de Enxada e a Roda de Conversa, promovida por Eliene Gomes dos Anjos, professora do CCAAB/UFRB e integrante do projeto de extensão INCUBA/UFRB, com o tema “Diálogos com as mulheres quilombolas: empreendedorismo quilombola em tempos de pandemia e caminhos pós pandemia”.

Entre os compromissos firmados pela UFRB, destacam-se o compromisso com o andamento das ações de regularização fundiária das comunidades quilombolas da Vila Guaxinim e da Baixa da Linha, em conformidade com a Ata no. 02/2017 do Ministério Público Federal, sob responsabilidade do Procurador da República Dr. Leandro Bastos Nunes. A Universidade também se dispôs a promover ações formativas de articulação das políticas afirmativas, extensão, ensino e pesquisa para geração de trabalho e renda, a partir da implantação da agroindústria de processamento de alimentos e do fortalecimento dos quintais produtivos agroecológicos, articuladas com políticas públicas, como também a colaborar com a recuperação ambiental e garantia de infraestrutura e de serviços básicos para as comunidades.

fotos errivance00    Fotos de Errivance